Bispo de Aleppo teme “guerra mundial” em caso de intervenção militar

Monsenhor Antoine Audo

O bispo católico de Aleppo, monsenhor Antoine Audo, advertiu nesta segunda-feira que uma intervenção armada na Síria representaria o risco de “uma guerra mundial” e o jornal do Vaticano criticou a falta de “prudência” dos ocidentais que contemplam esta possibilidade. “Se houver uma intervenção militar, isto representaria, na minha opinião, uma guerra mundial. Novamente existe este risco. A coisa não é tão fácil”, advertiu Audo em declarações à Rádio Vaticano.

“Esperamos que a intervenção do Papa para favorecer um autêntico diálogo entre as diferentes partes do conflito, para encontrar uma solução, possa ser um primeiro passo para que as armas não sejam utilizadas e se atue de maneira que as pessoas possam viajar, se comunicar, dialogar”, recomendou este bispo católico caldeu, que também preside a organização humanitária Cáritas Síria. “Isso é o que esperamos: uma força internacional que ajude a dialogar e não a fazer a guerra”, insistiu.

O jornal do Vaticano, o Ossservatore Romano, criticou nesta segunda-feira os governos ocidentais. “Os ecos de uma intervenção armada dos países ocidentais são cada vez mais insistentes e menos contidos pelo dever de prudência. Diversos representantes dessas nações se dizem convencidos do caráter fundado da acusação de uso de armas químicas pelo Exército sírio, uma questão sobre a qual está em andamento uma investigação da ONU”, ressalta o jornal do Vaticano.

O papa Francisco pediu no domingo que “o barulho das armas seja calado” na Síria ao denunciar a “multiplicação das matanças e atrocidades”, e pediu que a comunidade internacional encontre uma solução.

AFP

 

Fonte: Terra

19 Comentários

  1. O bispo católico de Aleppo, monsenhor Antoine Audo, advertiu nesta segunda-feira que uma intervenção armada na Síria representaria o risco de “uma guerra mundial” e o jornal do Vaticano criticou a falta de “prudência” dos ocidentais que contemplam esta possibilidade. “Se houver uma intervenção militar, isto representaria, na minha opinião, uma guerra mundial. Novamente existe este risco. A coisa não é tão fácil”, ===== Espero q ñ ocorrar tal barbaridade. Na Siria armas químicas, ação orquestrada pelos rebeldes, nessa III WW às mesmas armas químicas + nuclear, ou seja um erro localizado e um mr > planetário..será às trevas, é, talvez, a destruição de + de 8-0% da humanidade e suas sequelas…quem viver verá( talvez desejasse estar morto).Sds.

  2. KD a coragem intransigente unilateralista Americana ! Seus experts militares avisam a seu governo ” not come into Syria or know the real disgrace “”

  3. E a Europa bem alí do lado!… Por isto eu acho estranho tamanho apoio a frentes armadas naquela região!… Dependendo da substancia quimica/biologica… o próprio vento!… Pode carregar o perigo pra o atlantico norte… estão brincando com fogo!… Prato cheio para os radicais do islã que pretendem exterminar qualquer outra forma de religião por aquelas bandas.

    Não chego a outra conclusão senão a que são loucos!.. estão loucos!.. Este Bispo é mais sensato que todos os presidentes juntos!….

    • E desde qndo política internacional se faz com sensatez ???… veja o caso do senador boliviano… foi feito o certo, ainda que a contra gosto e aparentemente sem autorização do governo petista… insensato mas correto… a coisa é complexa de analisar mas sempre há o jeito correto de se conduzir uma questão envolvendo nações ainda que tenha que se tomar medidas duras… como sempre dissemos, entre nações há somente interesses…

  4. LUCENA.
    .
    .
    O grande Mal monsenhor é o grande mal….isso a tempos que já vinha sendo esboçado e os malvados não irão se contentar só com essa matança,se somado com as tantas na Líbia,Afeganistão,Paquistão e as demais que virão.
    .
    A 3° guerra mundial,espero que não aconteça,mostrar que a do Hitler será uma fichinha,as dos novos fascistas,terão um Holocausto global,só Jesus para intervir contra esse mal que aterroriza o planeta.

    • Acham que Jesus vai descer na terra e salvar todo mundo!… NÃO VAI! Não é assim que funciona!! Ele nos deu LIVRE-ARBITRIO que é um poder dos Deuses!
      Em um minuto alguém pode tanto fazer algo pra destruir a terra como para salvá-la!…

      • Deus sempre mostrou o seu poder em cima daqueles que se achavam como deus,assim foi com Nirod (torre de Babel) e com o faraó do Egito(êxodo),ambos se achavam deuses.
        .
        A vezes,o Senhor dos exército, coloca nestes o espirito de engano que os deixa envaidecidos e assim; Deus mostra todos a sua glória,mostrando a muitos,que esqueceram Dele, que é o Senhor de todas as glória.
        .
        Essa guerra não é de homens contra homens más de caídos conta o altíssimo.

      • 😉 Ok… Espera aí o seu Deus, igual os milhões de pessoas “más” sofrendo porque “estão sob judice dos decaídos”!…

        Em um minuto poderiam fazer mais por elas mesmas do que conjecturar um salvador em suas vidas. Igual milhões e milhões de pessoas.

  5. Eu ainda acho que os EUA devem deixar os sírios se matarem entre si, com a ajuda de russos, iranianos e árabes. Mas essa é minha opinião pessoal…

    Porém, se tiver que vir uma guerra mundial por causa da Síria, que venha! Que se botem as cartas na mesa, e se veja quem tem mais garrafa pra vender. Simples assim.

    O que não se pode é deixar Munique acontecer de novo. Isso nunca!

    E nem deixar que população civil seja bombardeada com gás Sarin só pra manter o poder do babaca do Assad e a influência de russos e iranianos sobre sua marionete.

    Mas não tem problema não: na “hora do pau torar” a Rússia sempre afina e fica na surdina oferecendo armas e treinamento. Ela nunca entra em uma guerra que sabe que não pode ganhar: ela sempre manda os “outros” lutarem as guerras pra ela.

    A bola da vez será o Irã…

  6. Amigos,

    Poderá realmente ocorrer uma guerra de maiores proporções, caso os americanos intervenham. Mas daí para uma guerra mundial, com a escala da Segunda Guerra Mundial ( SGM ), é algo extremamente improvável… E existem razões para não temer a esse ponto…

    Tamanha é a disparidade de poder pelo mundo, que uma guerra verdadeiramente mundial teria que envolver diretamente duas ou mais grandes potências em lados opostos. Daí que hoje somente EUA tem capacidade real de projetar poder convencional em larga escala em qualquer parte do mundo… Some a isso o fato de que qualquer outra potência não se arriscaria a uma guerra direta com a OTAN ( o perigo de aniquilação mútua… ), e ver-se-á a improvabilidade de um conflito mundial com a escala da SGM…

    Um outro motivo: guerras custam caro… Manter guerras durante longos períodos simplesmente destroça qualquer economia a médio/longo prazo… Mesmo os EUA não são exceção… De fato, não creio que o mundo sobreviveria economicamente a uma outra guerra mundial… E isso, qualquer político com um pouco de miolos na cabeça tem consciência…

    A rigor, mesmo que a OTAN e outros países do Oriente Médio entrem diretamente na contenda, o medo natural da ampliação do conflito ( com as consequências temíveis do que seria um ataque direto a outros territórios ) tenderá a manter o mesmo localizado na Síria…

    O que pode se esperar realmente é uma ampliação da atuação de organizações extremistas em diversas partes do mundo, com um aumento do risco de ataques por parte dessas organizações em outros países, mas daí a levar a uma guerra mundial é outra história…

Comentários não permitidos.