Novo Su 30 SM da Força Aérea Russa

SU35SM (1)

Rustam, Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/171fb1v” standard=”http://www.youtube.com/v/U_pglUeaKzI?fs=1″ vars=”ytid=U_pglUeaKzI&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7704″ /]

A MAKS-2013, que inicia-se em 27 de agosto em Zhukovsky, terá pela primeira vez a ilustre participação do novo caça polivalente Su-30SM. A aeronave será parte integrante da exposição aérea e efetuará acrobacias aéreas.

Su-30SM

O Su-30SM é uma evolução da família de aviões de combate Su-30MKI, dos quais a Força Aérea Russa encomendou recentemente cerca de 60 aeronaves. As primeiras aeronaves foram entregues ao cliente em 2012.

SU35SM (2)

O Su-30SM tem boa capacidade de manobra, está equipado com um radar de antenas PESA, e possui  motores com controle de vetorização de empuxo. O caça possui capacidade de efetuar ataques simultâneas aos alvos tanto no ar como no solo. A aeronave tem um grande alcance e ainda conta com sistemas de  reabastecimento em voo, é apta a receber todos os arsenais de armas inteligentes hoje operados pelas Forças Armadas Russas.

SU35SM (3)

32 Comentários

    • tassios,

      O radar AESA é algo bem mais complexo… Diferente de outros tipos, ele dispõe de centenas de módulos receptores/transmissores ( TRMs ) que operam de forma completamente independente, cada um gerando sua própria onda de radar em sua própria frequência, sendo controlados por computador para emitirem nas direções desejadas, salvo engano, através da variação de fase do sinal de cada TRM. Mesmo que algumas TRMs parem, o radar continua a emitir.

      O PESA, por outro lado, dispõe de antena de fase, com uma fonte de radiofrequência central, cuja energia produzida passa por módulos de fase e é enviada para diversos emissores na frente da antena. A variação de fase nos emissores da antena permite direcionar o feixe de ondas na direção desejada sem ter que mover a antena, sendo isso controlado por computador. Mas diferente do AESA, se a fonte de radiofrequência parar, perde-se o radar… É algo menos difícil ( e suponho ser menos custoso ) de se fazer…

      • oi rr valeu pelo texto.
        eles realmente parecem substancialmente mais dificeis de se construir mas muito mais praticos no campo de batalha.

        da pra entender a demora
        abraços meu velho!

  1. Que inveja, pura inveja…é a n FAB totalmente sucateada, precisando de um vetor p o n tempo. A Venezuela c Su-30MKs aos montes…qual o problema do BRASIL?!?!Sds.

  2. O SU30SM é o caça perfeito para substituir os M2000 e ainda viriam com tecnologia de manutenção.
    Apenas a Russia possui esta aeronave,começou a recebe-la no segundo semestre do ano passado.
    Uns 18 desses para Anapolis ja estaria de bom tamanho.
    Ele é 4.75

    • 1maluquinho,

      Dificilmente essa aeronave seria de uma geração mais avançada que Rafale ou qualquer outro geração 4.5… Poderia até, como todo o Flanker, ter desempenho excepcional em manobra, com uma capacidade de detecção brutal e carga fenomenal, mas seu radar PESA o coloca tecnologicamente como uma aeronave de geração 4++, se muito.

      Até onde sei, essa variante é de uso da VVS. Teoricamente, não seria para exportação…

      • _RR_ ele tem tecnologias 5.0 embarcadas como o SU35 por isso é um 4.75.
        É um modelo novo mais avançado que o SU30MKI.
        O SU27SM3 também é um modelo novo mais avançado que suas outras versões.
        E por falar nisso desde 2012 a Russia oferece o SU27SM3 ao Brasil com um leque maior de repasses que o SU35.Oferece também o SU30SM este com assessoria de desenvolvimento de manutenção e serviços.
        A Russia tem as melhores ofertas de caças ao brasil.Caças que so ela começa a terem agora e que ainda não venderam pra ninguém.
        Não sei as configurações possíveis no SU30SM mas o SU27SM3 inclusive pode ter configuração anti-submarinos como no SU34 Fullback.
        Eu acharia para nos desenvolvermos se pegássemos o SU27SM3 como escolha de programa com o SU30SM vindo de pronta entrega.
        Não so o governo federal como o comando da FAB tem demonstrado capacitar o Brasil contra possíveis superiores agressores e neste contesto os mais eminentes são oriundos da OTAN.Então porque adquirirmos tecnologias e serviços de caças de fornecedores oriundos da OTAN que jamais nos repassaram sensíveis,sempre nos condicionaram e poderão nos deixarem na mão!
        Percebesse que a escolha que começou técnica,passou a ser politica mas encaminhasse para ser uma escolha estratégica pois estaremos atrelados e dependentes da escolha por no mínimo 30 anos,então há a necessidade de maior ganho possível para auto-suficiencia e nesse caso a única possibilidade é a Russia.
        Não afirmo meus pensamentos por ideologias,simpatias ou gostos e sim olhando mais a frente enquanto a grande maioria viaja na maionese do sonho aficionado ou na pura esquizofrenia ideológica.
        O Brasil é muito mais importante que tudo isso e tanto a China como a India nos servem de referencia pois eles somente alcançaram desenvolvimento militar,aeroespacial e atômico graças as tecnologias Russa e isso prova que os demônios vermelhos não são monopolizadores como sempre foram conosco os Ocidentais.
        A aqueles que insistem no papinho de doutrina ou compatibilidades,interesses comerciais privados e etc O BRASIL É MUITO MAIOR E MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE TUDO ISSO.
        Não estamos querendo comprar aviõezinhos e sim ter a capacidade de produzirmos Caças.
        É clausula determinante do FX2 que seja repassado ao Brasil totalmente as tecnologias do caça a ser escolhido e que os mesmos sejam construídos em território Brasileiro.
        Ao longo de todo esse tempo todos os tipos de filhas das putas possíveis tentaram manipular e induzir suas determinações.
        Ou levamos adiante nossa ambição por autossuficiência tecno-industrial-cientifica ou continuaremos sendo o que sempre fomos e que os safados querem que continuemos a ser nos vendendo para continuarmos linha de montagem e eles mamando para apensa termos um percentual nacionalizado secundário.
        Trairas,vendidos e capachos este Brasil tem demais.
        Vendem a própria nação,vendem o próprio povo.

      • 1maluquinho,

        As aeronaves tecnologicamente mais próximas da quinta geração contam basicamente com radares AESA, sistemas de link de comunicações para operar em rede, sistemas integrados de defesa, capacidade de operar mísseis de quinta geração e, principalmente, um desenho concebido para ter detectabilidade reduzida em relação a quarta geração…

        Dentre todas as aeronaves atualmente disponíveis no mercado, a que mais se aproxima hoje dessas características é o Rafale, o que o coloca de fato como o mais próximo da quinta geração, se analisarmos os conceitos gerais expostos acima. A rigor, somente Rafale e Typhoon nasceram como aeronaves puras de geração 4.5. Todas as demais aeronaves são adaptações ( aí se incluindo Flanker, Eagle, Fulcrum, Falcon e suas variantes ) ou grandes modificações de desenhos mais antigos… Podem até incorporar outros sistemas, mas a menos que se faça uma alteração drástica no desenho ( como F-18E/F ) para melhorar a furtividade, não creio que poderiam ser considerados como sendo os mais próximos da quinta geração… E não tem milagre. Ou se altera drasticamente o desenho para permitir uma verdadeira redução do RCS, ou simplesmente poderá ter uma detectabilidade proibitiva…

      • Esta é a nossa concepção Ocidental meu camarada que nos faz acreditarmos que tudo o possivel esta contido no Google kkkkk

      • 1maluquinho,

        Essa não é somente a visão ocidental… É para tanto que russos, chineses e outros lutam para ter modelos de aeronaves de reduzido RCS…

      • 1maluquinho,

        As potenciais ameaças enfrentadas pelo Brasil HOJE seriam mais com relação a sua própria vizinhança ou uma revolta interna, como já ocorreu no passado… Em um futuro mais remoto, digamos em algum momento entre 2040 e 2050, quando potências hoje emergentes expandirem e consolidarem sua projeção de força ( e a consequente diminuição da influência da OTAN ), o Brasil poderá entrar em um choque de interesses com alguma grande potência, uma vez que o mundo tornar-se-ia mesmo mais multipolar ( embora não creia em invasão ou a um ataque direto a nosso próprio território por parte de algum país; seria um suicídio econômico, com o potencial fechamento de um mercado consumidor em expansão, e do qual o mundo dependeria para manter o equilíbrio econômico )…

        De toda sorte, como o adversário poderia ser qualquer um dentro dessa multipolaridade mundial, o melhor caminho para o Brasil seria desenvolver sua própria tecnologia, sem contar com ninguém… A rigor, o Brasil já possui alguns centros de excelência. O que se deve fazer e expandi-los, de todas as formas possíveis…

      • Meu camarada.
        Nossos vizinhos nem entrando uns por dentro dos rabos uns dos outros para se acharem toddynhos dariam para o gasto contra nós mesmo no estado atual.Poderiam ate fazerem graçinhas no começo mas a retaliação seria massiça e sanguinaria.
        E não engane-se,as ratazanas que nutrimos hoje nos trairão e seus territorios serão usados como base de operações contra nós.
        Qual foi a vez que vimos a Russia ou a China sairem de suas areas de atuações para virem atacarem ou chantagearem com exibição da força qualquer outra nação?Nunca ocorreu isso,ja Ocidentais…
        2040,2050 meu caro talvez no Brasil nem habitem mais Brasileiros.Estas prognosticando a moda Jabuti do Serrado igual o governo federal e essa cupula arcaica desatualizad das a Forças Armadas é ! kkkk
        Reveja materias pasadas onde um Almirante palestrava se não me engano na FIESP e que ao final de toda sua profissional explanação produz esta bosteridade : “A China agiganta-se navalmente para vir nos tomar o pré-sal”
        O jurassico desconhece que prospectamos,desenvolvemos tecnologias,construimos infraestruturas e extraimos no pré-sal graças a nossos investidores Chineses e se não fosse as aplicações deles não estariamos construindo o complexo petroquimico em Itaborai e o mega laboratorio no fundão.
        Do que adianta possuirmos alguns centros de excelencia se não detemos propriedade intelectual e a maior parte de tudo é importado e expandir isso é expandir a dependencia meu caro.
        Precisamos é pagarmos acesso e desenvolvermos encima e so sera possivel com mudança de doutrina,padrão e temem retaliações industriais.
        Aquele que teme alguma coisa e assume dependencia sera eternamente fonte de materias a pagar produtos.
        Uma forças armadas que não tem capacidade de adaptar-se,versatilizar,ousar e progredir por si mesma pode fechar as portas e transformar-se em grupo de escoteiros a preparar-se para campeonatos de desatação de nós.

  3. Essa imagem do Su-30, vindo da pista em direção a câmera, parece até que rebaixaram a “suspensão” kkkkkkk

    pimp my jet kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. Caramba! Lindo mesmo! Belíssimas tomadas!! Sonho de qualquer piloto! Fizeram tudo que queriam com o caça em vôo!

    Uma pergunta leiga aqui: Se tem o su-35 porque encomendam o Su-27… Su-30? O SU-35 não é o melhor de todos pra a força aérea?

    • X-tudo,

      Apenas complementando o que já disse o 1maluquinho… Assim como o Su-35 estaria mais para o F-15C, o Su-30SM estaria mais para o F-15E em emprego; isto é, uma aeronave um pouco mais otimizada para o ataque, ao passo que o Su-35 teria como missão prioritária a defesa aérea. Poderiam, em teoria, cumprir as mesmas missões, mas a necessidade de um segundo tripulante se faz sentir no caso de missões de ataque, com uma divisão melhor das tarefas, o que permite mais eficiência…

  5. Quando fazem comparações de caças Russos com Ocidentais em combate usam experientes pilotos Ocidentais combatendo modestos pilotos na maioria Arabes pilotando aeronaves em mal estado de conservação e não armadas com suas possiveis configurações maximas.
    Se com F5BR e AMX deixamos Americanos loucos a ponto de chamarem nossos pilotos de os melhores caçadores do mundo o que não fariam nossos Bravos em um SU30SM,SU35M,SU27SM3 heim ! Perguntem aos Rafalécos téco-técos kkkk A Carla Bruni sabe a resposta Lamour…
    Ainda digo mais avoces,sou mais nossos Senta Puá em Gripens NG contra F15,F16,F18,F35.
    Ja citei que pouco antes da posse da Dilma havia vazado em jornal de interior Russo de um fonte militar para um reporter e isso chegou a ser publicado no Washington Post uma unica vez e depois foi abafado,que a Russia havia desenvolvido um caça 5.0 em segredo,menor e mais em conta que o PAK-FA e que o mesmo havia sido oferecido ao Brasil e posteriormente seria oferecido a India.Logo apos a posse da presidenta ela recebeu uma correspondencia secreta de Medvedev que muitos sabem que recebeu mas jamais foi ventilado o conteudo e que quando se encontraram em Beijing ele quando saia de uma sala com ela onde tiverem uma conversa privada ele sussurou : – E ai?…e ela lhe respondeu : -“Conversaremos tambem com os Indianos”.
    Essas coisas são tratadas em segredo e pela profundidade das mesmas levam muitos anos para serem firmadas.
    So para comprarmos o SIVAM levamos mais de 10 anos.
    Tem muito otario que acha que adiquirir o que queremos adiquirir é como ir a um shopping,escolher uma mercadoria e paga-la no caixa.
    Ainda bem que não vão pelas cabeças destes bostéricos que precionam de todas as formas para que compremos suas vontades.Nós queremos comprar capacidade de desenvolvermos e fabricarmos caças proprios e isso não envolve apenas transferencia de tecnologias,sensiveis e tecnicas mas tambem propriedade intelectual e é justamente isso que ainda impede um contrato com a Russia.Se não encontarmos uma forma de demonstrarmos respeitar a propriedade intelectual deles não se fecha nada e tudo o que eles mais querem é fecharem ate com joint ventures pois a deficiencia deles é e sempre foi a falta de verba para investirem em produção e criação.
    A Russia tem entre os BRICS a economia mais sensivel e o Brasil não sabe aproveitar isso para se beneficiar.

  6. Ano passado quando citei o oferecimento ao Brasil do SU27SM3 uma pessoa me ironizou dizendo desconhecer este vetor e ainda disse que quem sabe é ele que mora la.
    Desde o final do ano passado é so alharem materias antigas eu cito o SU30SM que so agora sabem da exiistencia dele né!
    Então sou agente secreto ou comedor da Cossacazinha e ela me fala tudinho heim !
    Em inteligencia o primordial é a observação,dedução e percepção.Isso tem 1 kadinhu de Sun Tzu né ! O amarelinho comedor de arroz com palitinhos que marcava embates e não comparecia deixando seu oponente cansado de esperar e desanimado,investindo de subito contra sua fraqueza desguarnecida.

  7. 1maluquinho, ( 25 de agosto de 2013 at 22:54 )

    Eu não falei especificamente em um ataque dos países sul americanos ao Brasil… Estou falando basicamente do risco de um conflito entre eles e que por ventura pudesse causar imenso dano econômico ao Brasil… Por tanto, convém ao Brasil ampliar sua capacidade de dissuasão, para garantir pronta resposta para apaziguar os ânimos, caso se faça necessário…

    No tocante a países de outros continentes, os que não vieram por essas bandas só não o fizeram ainda porque não podiam… Era uma época em que a OTAN sempre se fazia presente e o domínio dos EUA no hemisfério ocidental era absoluto e incontestável… Contudo, com o crescimento da capacidade econômica de outros países e a concentração de recursos da OTAN no Oriente Médio e Mediterrâneo, essas potências ascendentes, que antes eram limitados a sua vizinhança, podem convergir para Atlântico Sul, visando notadamente a África ( que é e sempre foi a bola da vez, ao contrário do que muitos pensam )… Amigos, amigos; negócios a parte, sempre…

    Os centros de excelência de que falei são justamente empresas/instituições que podem desenvolver tecnologia por si mesmas… Quem quer tecnologia sem depender de humores alheios, cria a sua própria. Simples assim… Por tanto, deve se investir pesado nesses centros. Uma força armada só pode se desempenhar no máximo de seu poderio e eficiência quando ela é dotada de equipamentos produzidos localmente, que sejam concebidos com seus requisitos particulares.

    • O unico risco de conflito entre paises sulamericanos ate envolvendo o Brasil é o maior soho dos EUA e da Otan para justificarem seus corsarismos em intervenções humanitarias.
      Ate a cupula da FAB que é reconhecidamente baba ovo Yankee ja ve Ocidentais como os mais possiveis adversos ou então Saito Jaspion Usaf Medalha encenou muito bem no congresso né kkkkkk.
      _RR_ que podem não quer dizer que podem.
      Durante os governos militares não podiam mas desenvolviam propria tecnologias.
      De la pra ca mudou,hoje a filosofia não é mais a antiga que ate corrompia para se ter o que se precisava.Hoje todos esperam serem corrompidos para abrirem as pernas a quem der o maior lance.
      Acabaram com a excelencia Brasileira como estão ate conseguindo acabarem com a excelencia da Petrobras que é estatal so no papel e não passa de empresa de capital aberto cada vez mais mergulhada em dividas onde a garantia é o que ainda nem se extraiu e ja esta comprometido para pagamentos de emprestimos e investimentos externos principalmente Chineses.Isso a Rede Bobo não mostra e o otario Brasileiro se ilude achando que a Petrobras é realmente nossa e que seus lucros são aplicados aqui.
      Falar da Embraer ultimamente ate me recuso.
      Acorda pra vida amiguinho o mundo so é blue visto do céu.
      Entre o deve-se e o esta-se existem trocentos anos luz de distancia.
      Como te falei acima vivemos de achismos e para Brasileiro isto é facil pois vivemos um eterno carnaval repleto de fantasias.

      • _RR_ at as msnifestações no Brasil são usadas por interesses externos onde entidades ativistas internacionais manipulam nossa juventude usando dos anseios de nosso povo para introduzirem doutrinação sem fronteiras,sem credos,sem nacionalidades.
        Introduza isso nos paises Ocidentais e veras o radicalismos deles para tratar desses problemas.
        Entidades ativistas internacionais no Brasil e na America do Sul trabalham direta e indiretamente para a CIA mesmo as de extrema direita,neo-nazistas,neo-facistas,como as de esquerda,anarqui,comunismo negro e etc.
        O patrão é um so e so não ve quem é cego,onde todas as opções estão sobre a mesa.
        A terceira guerra mundial que achamos ser uma cruzada mundial contra o voraz gafanhoto devorador Chines sera na verdade o mundo contra Anglos onde a Inglaterra no momento mais critico vai tirar o rabo fora mas não sera poupada.
        A tão falada profecia de Nostradamus que alguns acham que ate ja aconteceu,quando ele diz : “”Uma importante cidade do velho mundo e uma importante cidade do novo mundo serão atacadas e os dois irmão gemeos sucumbirão””…não é as torres gemeos como alguns pensaram,mas Londres e New York serão atacadas e a Inglaterra e os Estados Unidos da America sucumbirão.
        Quanto ao camelo beber agua no Sena sso ja vem acontecendo eapesar o radicalismo da nação mais segregacional e intransigente da Europa Ocidental (FRANÇA) ela vem se tornando cada vez mais Islamica naturalmente.Alias o Islã se alastra no mundo Ocidental rapidamente porque o que menos historias da Carochinha conta para o povo e tem mais austeridade tão necessaria ao equilibrio de sociedades,enquanto as outras so tem escandalos,prostituições e pervertimentos.
        O supusitorio de carne é bem mais avantajado do que imaginamos ser.
        VIVA SNOWDEN O MARTIR DO POVO kkkkkkk

  8. 1maluquinho ( 25 de agosto de 2013 at 23:18 )

    Quanto as habilidades dos pilotos do Oriente Médio, elas nunca deixaram a desejar em relação a pilotos ocidentais. Os próprios americanos, por exemplo, em combates na primeira Guerra do Golfo, mostraram bastante respeito pelos pilotos iraquianos, descrevendo-os como taticamente muito bons… Durante a Guerra Irã-Iraque, sempre houve muito empenho de ambos os lados no conflito, com testemunhos reais de verdadeira noção tática e estratégica demonstrada por ambos os lados…

    Sobre as aeronaves russas exportadas para o Oriente Médio, uma boa porcentagem sempre era de modelos novos, recém saídos das fábricas, embora normalmente fossem variantes de padrão para exportação mesmo…

    Não se surpreenda muito com resultados de exercícios… Mesmo que em combate próximo aeronaves possam lograr êxito, o fato é que no combate a média distância ( onde o combate aéreo se inicia de fato ), aeronaves com sistemas mais avançados ou com RCS menor estariam em franca vantagem.

  9. Ate voce _RR_
    Não houveram combates aereos entre Americanos e Iraquianos na primeira do golfo.
    Eram de modelos novos né,para paises onde manutenção operativa nunca foram levadas a serio e no caso do Iraque e outros onde demoliam suas economias com covardes embargos impostos unilateralmente na ONU né.
    Fala serio amiguinho não existe nenhum argumento possivel capaz de dar sustentação para compararem caças Russos nas mãos dos outros contra caças Ocidentais.
    Então exercicios não valem nada né mas embates contra sucateados valem né kkkk.
    Nunca houve uma guerra moderna envolvendo potencias hegemonicas para servir de referencia de comparação de caças avançados de combate.
    Eu te afirmo,nem precisam Shukois.Sou muito mais nossos bravos caçadores com Gripens NG do que qualquer piloto de qualquer força aerea pilotando qualquer outro caça.
    Americanos vivem babando os ovos deles lhes afirmando que são melhores do que eles com caças defasados.

    • 1maluquinho,

      Na Primeira Guerra do Golfo, em 1991, houveram sim combates entre aeronaves americanas e iraquianas… Houve pelo menos um caso isolado no qual um Mig-25 iraquiano teria supostamente derrubado um caça F-18C da USN… Aeronaves da USAF confrontaram-se contra aeronaves da Força Aérea do Iraque, notadamente nos primeiros momentos da operação Desert Storm. Os detalhes são controversos, mas existem relados de que pelo menos um B-52 e um F-111 da USAF teriam sido danificados pela caça iraquiana e dados em perda total…

      Os treinamentos definem como se vai lutar, mas no final é no combate que as táticas se provam acertadas ou não…

      De fato, nunca houveram combates aéreos recentes entre grandes potências, mas existem casos na história nos quais equipamentos dos mais avançados foram jogados uns contra os outros em épocas distintas.

      Guerra da Coréia ( caso no qual pilotos russos bateram-se contra americanos em aeronaves de desempenhos muito próximos ), Guerra dos Seis Dias ( onde Mirages bateram-se contra Mig-21; duas aeronaves equivalentes em praticamente tudo ), e mesmo nos combates no Vale do Bekaa os sírios contavam com tipos russos muito avançados na época, como o Mig-25 ( embora em número muito reduzido para fazer alguma diferença ).

      Mas se há um caso no qual o melhor do equipamento russo encarou de frente o melhor do equipamento americano, esse foi a guerra Irã-Iraque… De um lado, os iraquianos, com ampla gama de equipamento russo e francês; e do outro os iranianos, com farto equipamento americano… Foi um conflito que, de certa forma, acabou servindo de laboratório, principalmente para os russos, que testaram diversas armas e aeronaves durante aquele conflito ( inclusive alguns tipos de uso exclusivo ), com resultados variados… O equipamento americano, por outro lado, sempre mostrou-se bom o bastante, principalmente os F-14 Tomcat…

  10. Como esperamos investimentos em infraestrutura e pesquisas se neste pais a esfera politica e a esfera privada apenas visam lucros proprios,beneficios e contratos?Ou sera que os otarios acham que os gringos repassarão o pulo do gato por sermos linhas de montagens dos mesmos!
    A diversificada industria Brasileira caga e anda para o Brasil e so quer saber de contratos.
    Todas as nossas riquesas estão nas mãos da iniciativa privada que importa-se apenas em exporta-las e embolsar lucros.
    A maior patre de nossas industrias pesadas são estrangeiras.
    Nossa economia é perene alicerçada em impostos de consumo.
    Por isso apesar da crise mundial financeira o Brasil sempre continua sendo o mercado mais atrativo a aplicações e o porto seguro de investimentos.
    E o que o Brasil ganha com tudo isso?Nada!
    Somente um povo capaxo e escravo assumido prostitui-se alegrezinho com a possibilidade de geração de empregos e bolsismos.
    Tudo o que esta contido no subsolo desta nação pertence ao Brasil e aos Brasileiros e não a filhos das putas nenhum,isto esta na constituição,é lei magna.
    Todas as riquesas do Brasil deveriam pertencerem ao Estado ou estarem sob controle do mesmo onde o Estado deteria 51% e o restante sub-dividido entre privados e investidores estrangeiros.
    Hoje usam dos xororos gerais unicamente para causarem comoção social que leve aos caos para justificarem intervenções pois na realidade a finalidade não é a moralização e a ética e sim a ganancia e o radicalismo capaxo.
    Hoje ate embutem neo-liberais nas reclamações mas ontem curtiam seus capaxismos,entreguismos e achavam lindinho quando lhes presenteavam com sucata defasada Americana de terceira.
    O Brasil sera realmente grande não territorialmente mas como potencia em ascenção apenas depois de verter-se todo o sangue imundo nele contido.
    São como carrapatos rodoleiros mordendo atraz de nossos sacos escrotais bem no talo do pinto a sugar-nos nutrientes.
    Onde estão os Brasileiros heim !
    Nosso inoperante sistema acostumou-se aos previlegios e beneficios do Estado

Comentários não permitidos.