União Europeia suspende entrega de armas e equipamentos de segurança ao Egito

egito

Colagem: Voz da Rússia

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) decidiram nesta quarta-feira suspender as licenças de exportação de armas e equipamentos de segurança ao Egito.

Em uma reunião extraordinária em Bruxelas dedicada à crise no Egito, os chefes da diplomacia da UE também decidiram revisar a ajuda ao país africano ante o agravamento da violência que deixou centenas de mortos na última semana, segundo as conclusões dos chanceleres.

Os países da UE “acordaram suspender as licenças de exportação de todos os equipamentos que possam ser utilizados na repressão interna”, indica o texto. A ajuda no âmbito da segurança “será reexaminada”, afirma.

A maioria dos países da UE também havia anunciado a suspensão da entrega de armas ao Egito devido à crise.

A chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, indicou que a UE reexaminará a importante ajuda fornecida ao Cairo, mas que “a ajuda aos mais desfavorecidos será mantida”.

“Afirmamos nosso apoio ao povo do Egito (…) que é um sócio essencial” da UE, ressaltou Ashton após a reunião. “Condenamos fortemente todos os atos de violência e estimamos que as ações recentes levadas adiante pelos militares foram desproporcionais. Convocamos todas as partes a colocar fim à violência”, acrescentou.

AFP

 

Fonte: Terra

UE vai rever programas de ajuda ao Egito

A União Europeia vai rever os seus programas de ajuda econômico-financeira ao Egito, decidiram esta quarta-feira os líderes da diplomacia dos 28 países, numa reunião em Bruxelas.

“Também concordámos em reconsiderar nossa assistência ao Egito, tendo em consideração que a ajuda às pessoas mais carenciadas deve continuar”, disse a chefe da diplomacia europeia, Catherine Aston, no fim da reunião extraordinária de ministros.

 

Fonte: Voz da Rússia

3 Comentários

  1. É isso ai….o cerco esta se fechando,Síria de um lado,Egito do outro e dentro o Líbano(hesbolá),Cisjordania,Faixa de Gaza (fatá) e Israel bem no miolo…rsrsr….do jeito que o diabo gosta….más está escrito,é ali onde o bem e o mal irão se encontrar,o santo Vs profano.

  2. deveriam era jogar uns nukes ali naquela região e acabar com essa palhaçada!
    um nuke no vaticano também não seria nada mal!
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  3. Russia e Siria de Assad sao os paises que mais se beneficiam com essa crise.Se Europa corta ajuda financeira, Arabia Saudita e os paises do golfo estao la ja financiando a junta. Se suspende o comercio, China esta la para substitui-la. Petroleo? creio que nao sera problema. Na verdade os paises imperialistas do ocidente estao paralizados. Nao sabem o que faz. A irmandade pode ser fascista, fundamentalista islamica, mas sua politica economica era neo liberal. Tentaram ate privatizar o Canal de Suez. Creio que o grupo em torno do senador norte americano McCain percebe isso, dai sua campanha contra a junta militar. Europa dirigidas por eunucos baseiam sua politica de acordo com o que eles percebem ser a vontade dos norte americanos, mas esses sob a direcao de Nego Obama parecem nao saber o que querem.Os principes que controlam Arabia Saudita e os Sultoes do golfo parece ter decidido que chegou a hora de enfraquecer os islamitas fundamentalistas, que na verdade sao ameacas a eles proprios. Dai o isolamento de Endorgan na Turquia. Israel sabe o que quer. Apoia os militares. Eu creio que o General Sisi, nao depos Morsi sem anter ter consultados os generais do Pentagonos. Eu creio que foram estes e Cia que decidiram que chegou a hora de acertar contas com a tal de primavera arabe. E a unica forma de acabar com as agitacoes, demonstracoes, greves que tem paralizado o Egito nos ultimos 3 anos, e um golpe a la Pinochet. Alguem na Wall Street escreveu que desejaria que o General Sisi imitasse Pinochet tambem na politica economicas, isto e que ele entregasse a politica economica a um de economistas formado pela Escola de Chicago. Nao sei se isto sera possivel. Privatizar a economia egipicia vai contra os interesses dos militares, que afinal controlam 40% dessa economia. Da industria belica e hotelaria e postos de gasolina.

Comentários não permitidos.