Defesa & Geopolítica

União Europeia suspende entrega de armas e equipamentos de segurança ao Egito

Posted by

egito

Colagem: Voz da Rússia

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) decidiram nesta quarta-feira suspender as licenças de exportação de armas e equipamentos de segurança ao Egito.

Em uma reunião extraordinária em Bruxelas dedicada à crise no Egito, os chefes da diplomacia da UE também decidiram revisar a ajuda ao país africano ante o agravamento da violência que deixou centenas de mortos na última semana, segundo as conclusões dos chanceleres.

Os países da UE “acordaram suspender as licenças de exportação de todos os equipamentos que possam ser utilizados na repressão interna”, indica o texto. A ajuda no âmbito da segurança “será reexaminada”, afirma.

A maioria dos países da UE também havia anunciado a suspensão da entrega de armas ao Egito devido à crise.

A chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, indicou que a UE reexaminará a importante ajuda fornecida ao Cairo, mas que “a ajuda aos mais desfavorecidos será mantida”.

“Afirmamos nosso apoio ao povo do Egito (…) que é um sócio essencial” da UE, ressaltou Ashton após a reunião. “Condenamos fortemente todos os atos de violência e estimamos que as ações recentes levadas adiante pelos militares foram desproporcionais. Convocamos todas as partes a colocar fim à violência”, acrescentou.

AFP

 

Fonte: Terra

UE vai rever programas de ajuda ao Egito

A União Europeia vai rever os seus programas de ajuda econômico-financeira ao Egito, decidiram esta quarta-feira os líderes da diplomacia dos 28 países, numa reunião em Bruxelas.

“Também concordámos em reconsiderar nossa assistência ao Egito, tendo em consideração que a ajuda às pessoas mais carenciadas deve continuar”, disse a chefe da diplomacia europeia, Catherine Aston, no fim da reunião extraordinária de ministros.

 

Fonte: Voz da Rússia

3 Comments

shared on wplocker.com