Joint Stock Company Apresenta a Marinha russa a 1ª Embarcação Project 03160 “Raptor”

Raptor-Designed-and-Built-by-Pella-ShipyardTradção e adaptação: E.M.Pinto
Sugestão: Carlos Emílio

O estaleiro russo Joint Stock Company sediado em  “Pella”,Leningrado, lançou a primeira embarcação de patrulha d ealta velocidade do  projeto 03160 Raptor para a Marinha russa, no passado dia  15 de agosto de 2013. O navio foi totalmente construído pela Open JSC “Pella”.

A embarcação destina-se  a desempenhar as missões de:
»Transporte de um grupo de pelo menos 20 soldados;
»patrulha ;
»Interceptação e apreensão de pequenos alvos;
»Resgate;
»Área de navegação – zonas costeiras, estuários estreitos, a cerca de 100 milhas.

Todas estas missões sobre quaisquer condições meteorológicas.

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1avy2mL” standard=”http://www.youtube.com/v/u5NUcl1GeL0?fs=1″ vars=”ytid=u5NUcl1GeL0&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3057″ /]


Nota: Projeto 03160 “Raptor” parece ser uma versão licenciada do famoso projeto sueco classe CB90 embarcação rápida de ataque, projetado e construída em 1989 pela empresa sueca Dockstavarvet .

Project_03160_Raptor_high_speed_patrol_boat_Russian_Navy_2

O Raptor foi projetado para transportar pelo menos 20 soldados
Principais características do navio de acordo com  JSC “Pella”:
Comprimento máximo : 17 m
boca: 4,0 m
Altura : 3,5 m
Calado:  0,9 m
Tripulação: 2
Forças especiasi: 22
Velocidade: 50 nós
Potência total de 2000 hp

Project_03160_Raptor_high_speed_patrol_boat_Russian_Navy_1

Fonte:Shipbuildingtribune.

6 Comentários

  1. Comparem a tecnologia desta lancha com as lanchas brasileiras: sejam as que vem da Colômbia ou mesmo aquelas que a marinha construiu para serem usadas no lago de Itaipu. Sem comparação. Lógico esta é uma embarcação maior, porém possui detalhes técnicos que as menores também podem ter. Pergunto porque não é feito? É nítido que a qualidade da russa é superior, tanto em estabilidade e velocidade. Tem outra coisa: na construção com o casco raiado e se injetado ar nas raias diminui o atrito e aumenta a velocidade sobre a água. Quando os tupiniquins irão observar a natureza e minimamente copia-las seu conhecimento?

    • “Quando os tupiniquins irão observar a natureza e minimamente copia-las seu conhecimento?”

      Quanto tiver oportunidade!… Qualquer competição de ciencia e tecnologia no mundo os brasileiros estão nas cabeças!… Pode ir atrás!… em todas as modalidades… Aí pergunto, quantos deles continuarão aqui no Brasil?… E até mesmo os que ainda estarão o potencial de alavancagem da capacidade de construção de uma destas lanchas poderá crescer exponencialmente se tiver oportunidade na região pra tal. SE! não já tiver alguma empresa nessas condições, e que não conhecemos.

Comentários não permitidos.