Turquia acusa Israel de orquestrar golpe no Egito

Turkey's Prime Minister Tayyip Erdogan addresses members of parliament from his ruling AK Party during a meeting at the Turkish parliament in Ankara

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, acusou nesta terça-feira Israel de estar por trás do golpe de Estado no Egito que derrubou o presidente Mohammed Mursi e garantiu ter documentos que comprovam esta afirmação.

“O que eles dizem sobre o Egito? Que a democracia não está nas urnas. Quem está por trás disso? Israel”, afirmou Erdogan em Ancara durante uma reunião do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), de orientação islamita. “Temos a prova”, afirmou Erdogan, referindo-se a um fórum realizado na França antes das eleições de 2012 que conduziram ao poder a Irmandade Muçulmana de Mursi.

Neste encontro, segundo Erdogan, o ministro da Justiça israelense e um intelectual judeu afirmaram que, “mesmo se a Irmandade Muçulmana vencer as eleições, não sairá vencedora, já que a democracia não está nas urnas”.

A Turquia condenou a destituição de Mursi e adotou um tom muito duro em sua reação à repressão exercida pelas forças de segurança egípcias contra as manifestações de partidários do presidente islamita. A Turquia convocou seu embaixador no Cairo, o que fez o Egito responder chamando seu embaixador de Ancara, um reflexo da degradação das tradicionalmente boas relações bilaterais entre os dois países.

Erdogan, um crítico feroz do Estado hebreu, reforçou os laços entre seu país e o Egito sob a presidência de Mursi e fez do Cairo um de seus principais sócios em sua estratégia de influência regional.

AFP

Fonte: Terra

33 Comentários

  1. Gog E magogue vem do norte para invadir a terra santa de Israel.

    E isto já aconteceu, em 1948 !

    Quando os ingleses, vindos do norte, dominaram a palestina e depois em 1948, foi solidificada esta invasão com os impios/gentios, os falsos judeus asquenazes, também vindos do norte, que hoje sujam a terra santa.

    Como sinal de Gog e Magogue, temos na inglaterra um culto aos dois:

    Gogue e Magogue são descritos como gigantes, e suas imagens são carregadas em uma procissão tradicional no Lord Mayor’s Show para o Lord Mayor of London (Nobre prefeito de Londres). De acordo com a tradição, os gigantes Gogue e Magogue são guardiões da Cidade de Londres, e as suas imagens são carregadas no Lord Mayor’s Show desde os dias do Rei Henrique V. A procissão começa no segundo Sábado do mês de Novembro.

  2. A Turquia so sabe acusar acho que ela pensa que um dia possa liderar o mundo Arabe a seu modo.
    Porcos Turcos odiados,por Sirios,Libaneses,Curdos e Sauditas.

    • É verdade, como é muito provável que também seja verdade a acusação, afinal Israel troca inspirações com os States.

  3. a culpa é de israel mesmo ,para o mundo melhorar o correto é retirar israel do estado palestino
    eles os judeus ja mataram muitas crianças palestinas e além disso esse povo vai fazer a terceira guerra mundial começar ,apenas para mante-los naquele deserto

      • No tocante a Israel concordo que há uma razão para que esteja lá. A final após a destruição de Jerusalém pelo gen. Tito, qual povo disperso pelo mundo voltaria a se constituir como nação depois de tantos anos.

        O que vejo de problema agora é o fato de Israel estar se esquecendo de quem verdadeiramente o levou para lá, voltar totalmente a sua confiança aos carros e aos cavalos e deixar se levar pela rede de engano e manipulação dos seus ditos aliados.

      • vandrade estão lá apenas para tumultuar as terras árabes ,os ingleses anglo sionistas colocaram esses judeus novos tudo decendente de europeu apenas para gerar conflito no oriente médio ,e atrasar os árabes
        aqui no brasil também mandaram tanto refugiado de todos os lados , chega tudo arrastando a cadelinha agora quer pagar de pit bull .
        depois nascem os netos e esses ficam na escola dizendo ,’ porque meu avo veio para esse pais ? ‘ pergunta eles ,EU RESPONDO O AVO DE VOCES VEIO FUGIDO DE GUERRA PARA O NOSSO PAIS !!!! a resposta para esses fugidos ,nao estão satisfeitos voltem de onde vieram nao farão falta alguma !!!!
        brasil ou ame-o ou dexe-o ,cai fora !!!!!

      • Salve PÉ DE CÃO,

        Vou seguir o seu conselho e ficar por aqui no Brasil.

        Não sou neto de refugiado mas ainda que fosse não trocaria o Brasil por nenhuma outra nação.

        Das opções que você me deu, escolho amar o Brasil.

        Grande abraço.

      • Sua mãe é árabe ???… e o seu pai ???… claro que não… o motivo de vc se posicionar desse modo nessa questão é que se a opinião da internacional socialista sustentar que pedra é bom para curar vestígios de pensamentos conservadores, vc vai comer um caminhão de brita, seu alucinado… preocupadinho com os coitadinho dos ramas, do hezbollah e outros radicais islâmicos ???… afinal, já começou a rezar para Ala ???… claro que não… socialista é ateu desde pequenininho… ou seja, mané, se caíres em garras dos islamitas perderas o pouco que tens de cabeça… rsrsrsrsrsrs… vc não entende NADA de geopolítica… o alinhamento do islã com os esquerdopatas é só momentâneo… eles odeiam TODOS os que não professam a Sharia (A charia, chariá, xaria ou xariá (em árabe شريعة; transl.: sharīʿah, “legislação”), também grafada sharia, shariah, shari’a ou syariah, é o nome que se dá ao código de leis do islamismo. Em várias sociedades islâmicas, ao contrário da maioria das sociedades ocidentais dos nossos tempos, não há separação entre a religião e o direito, todas as leis sendo religiosas e baseadas ou nas escrituras sagradas ou nas opiniões de líderes religiosos.)
        … em Israel vc será bem tratado, apesar de sua estultices idiotas… já em Teerã, eu não garanto… rsrsrsrsrsrs… mané… lembrando que nem todo árabe é muçulmano…

      • Olha só se não é o Ultrabook com processador core I7.

        O SuperUltaMegaPatriota. O HÓ PÁTRIA MINHA

        Bela tentativa, você vai precisar se esforçar mais…

        Cara quanta baboseira (haja paciência) não poderia ser diferente para alguém criado com a avó em apartamento a reação seria essa mesmo. Quando desce para o play ground não sabe a diferença entre árvore e arbusto.

        Respondi ao PÉ DE CÃO porque a pesar das diferenças respeito a posição dele que habilmente nos dividiu entre os que amam o Brasil e os paga pau de outras nações.
        Enquanto ele se enquadra na primeira
        Você está para a segunda categoria.

        E graças a Deus como bem dito por você mesmo o peso do voto dele tem o mesmo que o seu, caso contrário ia ser…

        Melhor observar mais para saber o que falar, você falou tanta bos.. que me dá pena dos seus filhos.

        Internacional Socialista??? HAHAHAHAHAH cuidado com as influências criança.

        Olha, a partir de hoje vou te designar como AA, toda a vez que me referir a você direi ” Meu caro amigo AMÉBA AZUL” uma referência ao seu atual estágio evolutivo (numa referência teórica defendida por uns, contestada por outros).

      • é isso mesmo vandrade ,esse ai gosta de dividir os brasileiros em esquerda e direita
        o engraçado que ele fala umas coisas sobre a esquerda que eu nunca ouvi falar pois não sou esquerda na verdade ele é o maior propagandista da esquerda que eu já vi acho que foi abduzido por um ou perdeu a namorada para algum comunista rsrsrsrs
        eu já sou mais pratico e separo em brasileiros e anti brasileiros ,você pode reparar que nada esta bom para eles ,so sabem criticar e não são construtivas são apenas para enfraquecer a moral da nossa pátria,
        eu na verdade nem ligo para judeus mas vejo o defensor sionista dele criticar nossa nação com palavras tipo banandia potenfia sempre ironizando o pais e povo que deu guarida aos avos deles quando esses vinheram corridos
        e é por isso que eles ouvem criticas do pais deserto deles ,na verdade é eles lá no deserto e nois aqui no paraiso ,afinal deus é brasileiro

      • Core i7 !!!… rsrsrsrsrsrs… o meu já é quântico perto do seu pentium II… rsrsrsrsrsrsrs…

      • eles odeiam TODOS os que não professam a Sharia (A charia, chariá, xaria ou xariá (em árabe شريعة; transl.: sharīʿah, “legislação”), também grafada sharia, shariah, shari’a ou syariah, é o nome que se dá ao código de leis do islamismo. Em várias sociedades islâmicas, ao contrário da maioria das sociedades ocidentais dos nossos tempos, não há separação entre a religião e o direito, todas as leis sendo religiosas e baseadas ou nas escrituras sagradas ou nas opiniões de líderes religiosos.)

        Finalmente alguem falou da sharia! bravo!

      • eu sabia que iria ser fácil pescar um,só sabe defender o indefensável israel e a Inglaterra ,por que será né !!!!!!!!!
        que vira lata em terras brasileiras.

  4. Eu nao sabia que Israel tem este poder, acredito que este cidadao quer e´na verdade se promover,e ao mesmo tempo se garantir porque ele mesmo corre o risco de ser cassado pelos milicos turcos , ai esta uma prova cabal do caminho que segue a turquia,caminha a passos largos para o fim do secularismo,secularismo este que foi o grande responsavel pelo bom desempenho economico do pais ! Uma verdade precisa ser dita ,estes judeus poderiam ficar de boca fechada, ohhh boca maldita !

  5. Erdogan é um politico que mistura religião com Estado, uma versão turca dos fundamentalistas e ainda tem esquerdopatas arrotando merda.

    Israel é só um bode expiatório para os turcos tirarem o foco do governo de Erdogan que é ultra conservador e quer fazer reformas nas leis impondo mais religião e mais liberdades econômicas as empresas.

    Igual a Dilma com o caso do Snowden, ele quer é só tirar o seu da reta na Turquia. E os grupos que são contra ele, são grupos de tendência anarquistas e esquerda, obviamente que setores da sociedade prol democracia e também de direita estão na cola dele.

  6. =b Vai pra a ouvidoria da ONU!!!!… Kkkkkkkkk Pega a ficha e espera na fila.

    Num artigo recente de um funcionário da ONU este disse.

    “O Iraque nos ensinou que o mundo é mais violento sem a ONU” ?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    O IRAQUE ENSINOU QUE A ONU SERVE PRA P…… N……. !!!!!!!!!! Política de tergiversação hipócrita do caramba!!!

  7. Israel e Palestina,dois estados que poderia ser um bom exemplo para aquela região;se não fosse os sionistas e esse tipinho ai para dificultar a vida de todos por lá.

  8. Joâo
    20 de agosto de 2013 at 18:18

    Gog E magogue vem do norte para invadir a terra santa de Israel.=== Meu nobre amigo, vc está eskecendo q em Mateus27:51 o inefável YHWH ,o Deus dos deuse, rompeu o tratado c os judeus, conforme palavras de do Apóstolo Paulo p os Gal. 3:7,6:16 q em 33AC foi criado o ISRAEL Espiritual…e mt outros textos até no VT como já em Gên.22:18…+ de 3x e verdade absoluta…e tem mt + texto corroborando essa “nova” forma de Ver à vontade de Yaveh e seus novos tratos c nós ,os seres , “TODOS”… tem mais.Sds.

  9. A verdade e que Erdogan se encontra isolado no momento. Assad deve estar celebrando essa virada na situacao politica no Oriente Medio. A Irmandade esta derrotada. O Islamismo como forca politica em crise. Arabia Saudita e os paises do Golfo estao financiando o regime militar egipcio, responsavel para extirpacao do regime islamita no Egito. Recentemente os militares egipcio expulsaram os sirios membros da oposicao a Assad que se achavam refugiado no pais. Os EUA estao paralizados. Aqueles que viam na politica economica neoliberal que Morsi tentou adotar quando no governo estao exigindo que a Administracaso suspende o Auxilio financeiro que os EUA dao aos militares egipcio. E o caso do senador McCain, que campanha para a suspensao da ajuda na base que houve um golpe militar no pais. Obama como presidente e comandante supremo das forcas armadas quem que consultar o governo de Israel, e este esta apoiando o regime militar. A chamada primavera turcas, a recente rebeliao ocorrida no pais, foi uma tentativa para derrubar o regime semi religioso que Endorgan esta tentando seguir na Turquia. No momento ele conseguiu uma vitoria contra a oposicao. E por detras dessa oposicao popular, tal qual no Egito estao os militares esperando sua hora para entrar em acao. Quem esta contente com tudo isso e Putin, um adepto do jogo de xadres.

  10. Blue Eyes na resistência, pare de falar besteira, dizer que o Irã é intolerante e não aceita outras culturas, religião ou ideologia é muita falta de informação.

    Para se ter uma idéia, somente em Teerã existe nada menos que 25 sinagogas, depois quer chamar os outros de esquerdopata e outros adjetivos que só demonstra o tamanho de seu preconceito, lamentável.todos temos o direito de pensar diferente, esse é o princípio democratico que deve nortear a vida de todos nós, chega de intolerância, use ARGUMENTOS.

    • Pelo o que entendi não foi referente ao Irã.

      Mas sim às posturas radicais islaminas. Que um governo teocrático é mais suscetivel de ter!… E a Sharia! É uma realidade no mundo islamico. Aplicada a ferro e fogo em diversos países.

    • O pastor iraniano Yousef Nadarkhani foi preso em 2009, acusado de “apostasia” — renunciou ao islamismo—, e foi condenado à morte. Deram-lhe, segundo a aplicação da sharia, três chances de renunciar à sua fé, de renunciar a Jesus Cristo. Ele já se recusou a fazê-lo duas vezes — a segunda aconteceu hoje. Amanhã é sua última chance. Se insistir em se declarar cristão, a sentença de morte estará confirmada. Seria a primeira execução por apostasia no país desde 1990. Grupos cristãos mundo afora se mobilizam em favor de sua libertação. A chamada “grande imprensa”, a nossa inclusive, não dá a mínima. Um país islâmico eventualmente matar um cristão só por ele ser cristão não é notícia. Se a polícia pedir um documento a um islâmico num país ocidental, isso logo vira exemplo de “preconceito” e “perseguição religiosa”.
      Yousef Nadarkhani é um de milhares de perseguidos no país. Sete líderes da fé Baha’i tiveram recentemente sua pena de prisão aumentada para 20 anos. Não faz tempo, centenas de sufis foram açoitados em praça pública. Eles formam uma corrente mística do Islã rejeitada por quase todas as outras correntes — a sharia proíbe a sua manifestação em diversos países.

      • Oro para que Yousef seja liberto.
        Tem se mostrado um cristão verdadeiro, não nega a sua fé, uma vez convertido prosegue para o alvo, isto testifica o que disse o Stadeu “impossível exterminá-los”.

        Caso ocorra sua execução merece ser lembrado como um dos heróis da fé (livro que recomendo leitura).

        PS: este livro relata a perseguição sofrida pelos cristão protestantes durande inquisição e período posterior.

  11. Me inspirando na Síria, estou esperando o envio de ajuda internacional, armas e mercenários para a defesa da população do Egito contra o ditador déspota que está matando a população, kkkkk. haja hipocrisia nesse mundo.

Comentários não permitidos.