Defesa & Geopolítica

Comparações Brasil / Venezuela, uma revisão dos últimos cinco anos: VBTP-MR Guarani x BTR-80A 8×8.

Posted by

oxygino_guarani_disparo

O Plano Brasil, apresenta mais um “super Trunfo” de autoria de Rustam que visa demonstrar ao leitor, o atual estado das forças armadas do Brasil em relação aso seus vizinhos e para tal faremos um comparativo  entre Venezuela e Brasil, das viaturas blindadas de transporte sobre rodas BTR-80A  e VBTP-MR Guarani .

 Leia Também

Comparações Brasil/ Venezuela, uma revisão dos últimos cinco anos: MSTA-S x M109A5

Autor: Rustam, Moscou

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

 VBTP-MR Guarani

A missão original da viatura blindada de transporte de pessoal Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas, VBTP-MR Guarani é substituir a atual frota de veículos blindados do exército brasileiro, hoje praticamente composta por veículos EE-11 Urutu e EE-9 Cascavel.

IVECO GUARANI (1)

A nova viatura também será a plataforma base para uma nova família de veículos blindados de rodas que poderá ter até dez versões diferentes, incluindo, os veículos de reconhecimento, centro de comando de emergência, comunicações, oficinas e primeiros socorros, entre outros.

O desenvolvimento do Guarani remonta a 1999 quando o Exército Brasileiro emitiu um pedido (ROB # 09/99) para a avaliação e desenvolvimento de uma nova família de veículos blindados de combate, cujas especificações determinavam uma viatura anfíbia e design modular, permitindo a incorporação de diferentes tipos de armas, sensores e sistemas.

IVECO GUARANI (2)

O veículo apresentado possui capacidades:

  • Anfíbia
  • Aerotransportabilidade a bordo de um C 130 ou KC 390
  • Capacidade para transportar um grupo de combate completo
  • Proteção blindada básica contra munições de 30mm para tiro de fuzil 7,62mm M1 porém o veículo pode receber blindagem adicional.
  • A massa do veículo é máximo de até 25 Toneladas em condições de combate
  • Tração 6×6 expansível para 8×8 com duplo esterçamento.
  • Autonomia de até 600 km
  • Velocidade máxima de 90 km completamente armado
[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/16WDWIz” standard=”http://www.youtube.com/v/gE7csjwJaHU?fs=1″ vars=”ytid=gE7csjwJaHU&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8876″ /]

O requisito foi atendido pela IVECO, que assinou no dia 18 de Dezembro de 2009 o contrato de produção do Projeto da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR).

Em 2011, o protótipo da viatura foi apresentado ao público geral na ocasião da feira internacional de defesa, LAAD, Latin American Aero & Defence, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

IVECO GUARANI (3)

O primeiro lote de 16 unidades do veículo começou a ser entregue em 2012 e a partir de então será iniciada a produção em série. Cerca de cem unidades serão entregues por ano até 2029, num contrato que prevê a fabricação no Brasil de cerca 2.044 unidades da VBTP-MR, pelos ´róximos vinte anos.

Além da IVECO principal contratante do projeto está envolvida no programa, a israelense que com sua filial sediada no Brasil produz os seus sistemas de armas. Participam também as empresas brasileiras, USIMINAS e Villares que desenvolveram e produzem o aço estrutural balístico do veículo desenvolvimento totalmente nacional. Destaca-se que o veículo possui cerca de 60% de itens nacionais o que inclui o sistema de chassis e suspensão.

IVECO GUARANI (4)

O VBTP-MR Guarani é capaz de transportar até 11 tropas. Possui peso bruto de 18 toneladas, transmissão automática, tração 6×6 e é impulsionado por um motor diesel Cursor 9 FPT Industrial, com 383 hp capacidade máxima.

As dimensões do veículo são 6,91 metros de comprimento, 2,7 m de largura e 2,34 metros de altura.  A viatura é equipada com equipada com a mais recente tecnologia de detecção automática eliminação de até 8 alvos simultâneas, capacidade de operação noturna de série, posicionamento global por satélite GPS), sistema de ar condicionado, proteção balística, e ergonomia.

O veículo se enquadra na categoria das viaturas de transporte de tropas, Patria AMV, Mowag Piranha, Pandur II, Véhicule de l’Avant Blindé, Pindad Panser – ANOA 6X6 APS.

VBTP-MR Guarani

Tipo Viatura de combate Blindado de Transporte de Pessoal Anfíbio
Origem Brasil- Itália
Utilizadores Brasil
Fabricante Iveco e Exército do Brasil

Especificações

Massa vazio 18 ton
Massa Máxima 24,5 Ton
Comprimento 6,91 m
Largura 2,70 m
Altura 2,34 m
Tripulação 3+8
Tipo de blindagem Básica Aço
Armamento Canhão 30 mm, metralhadora 7,62 mm (canhão principal em definição para a viatura de reconhecimento)
Motor Iveco FPT Cursor 9, 383 hp, 285 603 W
Suspensão Hidropneumática 6×6
Velocidade máxima 90 km/h

 

BTR-80A

BTR80A (3)

O BTR-80A é uma viatura baseada no seu antecessor BTR-80, um Veículo Blindado Anfíbio 8×8 sobre rodas projetado em 1986 que veio a substituir os veículos BTR-60 e BTR-70 do exército soviético . A versão BTR-80ª produzida pelo construtor russo GAZ, entrou em serviço em 1994. Sobre a designação de fábrica GAZ-59034 “Buynost”.

A principal diferença encontrada no BTR-80A está no seus sistemas de armas mais modernos e mais poderosos, armado com canhão 30 mm 2A72 automático o veículo ainda possui uma metralhadora 7,62 mm. As armas possuem capacidade de disparo horizontal de 360º e verticais de  -5 a 70º, o que o possibilita engajar alvos não só em terra, mas também alvos aéreos à baixa velocidade e altitude.

BTR80A (2)

Armazenado na torre, o estojo de munições recebe cargas das mais variadas que vão desde munições traçantes até munições especiais para perfuração de blindagens especiais. O carregamento é automático e a alimentação de um “cinto de munições” para o outro, é feito instantaneamente, permitindo envolver rapidamente os alvos humanos e blindados bem como posições de tiros de oponentes.

A carga do canhão principal consiste em 300 cartuchos, e metralhadora em 2000 cartuchos de munição. Controle de fogo é feito por um sistema integrado que inclui visão noturna 1PZ 9 e dispositivos de inspeçãoTPN-3-42.

O BTR 80 A segue a linha dos veículos blindados russos quanto ao seu chassis 8×8. De fato o veículo pode ser considerado um intermediário entre o BTR-80 e o veículo mais avançado o BTR-90. Atualmente, o BTR-80A está em serviço na Rússia, Hungria, Indonésia, Sudão , Venezuela e outros países não identificados.

A blindagem frontal do veículo protege contra  munições 12,7 mm. O veículo possui proteção QBM e está equipado com sistemas geradores de fumaça para dispersão e ocultação aos sistemas de busca visual e laser.

BTR80A (1)

A tripulação é composta por três tripulantes e pode transportar até sete tropas. Os ocupantes podem entrar e sair do veículo através de portas laterais ou escotilhas superiores. Cada soldado de infantaria é fornecida com porta e periscópio disparando para mirar. Os ocupantes podem disparar suas armas individuais de dentro do casco blindado.

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1d0aJ5H” standard=”http://www.youtube.com/v/32aYdoTJdLg?fs=1″ vars=”ytid=32aYdoTJdLg&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9091″ /]

O BTR-80A possui um motor diesel YaMZ-238m2, desenvolvendo 240 cv. O veículo é totalmente anfíbio e na água é movido por um hidrojato, o veículo possui um alcance de 600 km.

BTR80

O exército Venezuelano adquiriu cerca de 120 +30 BTR-80A, todos já entregues até 2012.

O BTR-80A pode ser considerado um veículo da categoria dos veículos, AMX 10 RC, Pandur II, B1 Centauro, LAV 600, Mowag Piranha, LAV III, Stryker, NZLAV, FNSS Pars, ASLAV, LAV-25, BTR-90, Patria Pasi aka Sisu Pasi, Patria AMV e Pindad Panser

BTR-80A

Tipo Viatura de combate Blindado de Transporte de Pessoal Anfíbio
Origem Rússia
Utilizadores Hungria, Indonésia, Sudão , Venezuela
Fabricante GAZ

Especificações

Massa vazio 14,4 Ton
Massa Máxima Não especificado
Comprimento 7,7 m
Largura 2,95 m
Altura 2,8 m
Tripulação 3+7
Tipo de blindagem Básica Aço
Armamento Canhão 30 mm, metralhadora 7,62 mm
Motor YaMZ-238m2 diesel 240 hp
Suspensão Hidropneumática 8×8
Velocidade máxima 90 km/h

 

42 Comments

shared on wplocker.com