CIA admite que esteve por trás de golpe de Estado no Irã em 1953

iran usa

A CIA (agência de inteligência americana) admitiu formalmente que esteve por trás do golpe de Estado contra o primeiro-ministro iraniano, Mohammad Mosaddeq, em 1953, segundo documentos divulgados neste domingo pelo Arquivo de Segurança Nacional.

Embora sempre se soube da envolvimento dos Estados Unidos e do Reino Unido na deposição de Mosaddeq, esta é a primeira vez que a CIA “admite formalmente que ajudou a planejar e executar o golpe”, indicou o Arquivo de Segurança Nacional, um centro de pesquisa sem fins lucrativos vinculado à Universidade de George Washington.

No passado, agentes da CIA tinham assegurado que a maioria dos documentos relacionados com o golpe de 1953, em plena Guerra Fria e após a nacionalização da indústria petrolífera iraniana, tinham desaparecido ou foram destruídos na década de 1960.

Mas os pesquisadores do Arquivo de Segurança Nacional conseguiram acesso a documentos recentemente desclassificados pela CIA e que incluem vários escritos de propaganda preparados pela agência de espionagem para tentar fazer uma má imagem de Mosaddeq, informou em comunicado.

Segundo o Arquivo, um dos documentos, intitulado “Serviço de espiões de Mosadeq”, acusava o primeiro-ministro iraniano de “pretender ser o salvador do Irã” mas que, por outro lado, este iniciou um vasto aparelho de espionagem contra praticamente todos os setores da sociedade, incluindo o Exército, os jornais e líderes políticos e religiosos.

O Arquivo elogiou a decisão da CIA de desclassificar os documentos, mas argumentou que esse material podiam ter sido desclassificado de forma segura “há muitos anos sem o risco de prejudicar a segurança nacional”.

A publicação dos documentos aconteceu na véspera do 60º aniversário da destituição de Mosaddeq, e a referência explícita ao papel da CIA figura em um documento intitulado “A batalha pelo Irã”, que data de meados da década de 1970.

Em 1981, a CIA já tinha divulgado uma versão dos eventos em resposta a um pedido da União de Liberdades Civis dos EUA, mas o documento tinha omitido todas as referências à “TPAJAX”, como era conhecida a operação secreta liderada pelos EUA, disse o Arquivo.

Embora os documentos joguem luz sobre as operações de inteligência da CIA antes e depois da operação encoberta, alguns pormenores sobre quem planejou e realizou o golpe de 1953, e quem o apoiou dentro do país continuam causando disputas, segundo os pesquisadores.

EFE

Fonte: Terra

18 Comentários

      • CAPA PRETA, esse aí foi o maior… rssss…
        Depois, pra se manterem, foram dados mais alguns. De menor vulto.
        E aí, ficamos com tantos reis aqui dentro que… que… que… o de fora manda mais que os daqui de dentro… rsssss….
        Abraços.

      • O maluco é inteligente, mas tem hora que fala umas merdas… parabéns CP… conhecimento de causa é que faz a diferença… o resto é peidabundancia e mimimi…

    • Pior foi a juventude meu caro que foi usada por astutos para praticarem crimes e assaltos grana que engorda contas externas de quem eles ate hoje nem sabem quem.
      E o pior de tudo é que os iludidos achavam que lutavam por liberdade e democracia.
      Reveja a entrevista de Gabeira a Marilia Gabriela quando ele foi o unico ate agora que foi sujeito homem em admitir que não lutava por democracia e sim para implantar a ditadura do proletariado.
      Tanto os milicos quanto a juventude da epoca foram ambos usados por interesses externos.
      Os milicos quando sacaram isso na segunda metade dos anos 70 se afastaram dos EUA.
      Ate hoje o EB tem os EUA como o adverso mais provavel contra nossa soberania e a MB e a FAB olham os EUA e a UK como amiguinhos.
      Baba ovos de Americanos no EB so os jurassicos que se cagam de medo de serem queimados em praça publica.
      Nossos jovens soldados se empenham na selva para se especializarem em combate para combaterem os inimigos mais provaveis para o invadirem o Brasil,a OTAN.
      O interessante que a entidade mais repressora dos anos de chumbo evoluiu muito mentalmente enquanto as femeas que rasparam as perninhas e se travestiram de mulheres para fugirem cacarejando foram anistiadas e hoje almejam vingança.
      Sosseguem as hemorroidas e evoluam mentalmente,se ontem foram bonzinhos a ponto de vermos bandidos hoje roubando e iludindo o povo se o bicho pegar de uma hora pra outra tenham todos uma unica certeza.Dessa vez não tem complascencia e vão todos de ralo mas todos mesmo tanto bundas vermelhas quanto bundas azuis pois são todos vermes oriundos de um mesmo coco cagado por uma mesma bunda.

      • Zé ruela, é a digníssima m@e. Você não tem respeito por ninguém aqui no site. Olha a educação cara, você não passa de um lambe botas americano. Um mané que se esconde atras de olhos azuis que aliás, lembra muito o nazistas. Não sei que é você, nem me interessa, mas o “dono” ou moderador do site devia te advertir de vez em quando. Você não debate, você agride. Um leitor a menos, não vai fazer falta aqui, fique com os seus….. e acho que já vou tarde. Tchau, no estilo americano.

      • kkkkk tem um homenzinho vermelhinho escondinho debaixo da cama desse bósterico e quando ele dorme o homenzinho vermelhinho manda o ovo na veia bosterica dele kkkk

      • Um vermelhuxo a menos… simpático mas vermelhuxo… um pouco sensível demais… se ele ouvisse o que já ouvi aqui, não ficava tão chateado… volta vermelhuxo, volta… uma a mais ou um a menos não vai tornar esse mundo melhor…

  1. Putz o que a materia em questão que trata de um golpe militar com participação da CIA tem haver com um golpe induzido por latifundiarios e deputados oportunistas que fizeram as cabeças de dois Generais DÉSPOTAS que vieram a se tornarem os dois primeiros ditadores desta Republica de Ratazanas,a meu ver nada.
    Voces misturam as coisas,viajam na maionese,disvirtuam o debate e se constesta-los introduzem bosteridades esquizofreinoides ideologicas de chupadores de salsicha e babadores de ovos de hot dogs Yankees kkkk “Bob quer catchupa na salsicha” kkkk “Deixa eu babar seu ovinho” kkk “Lambuza minha cara todinha de maionese que eu gamo” kkk
    deixa na reta pedi pra ser entronchado kkkk

    • Falando merdas DE NOVO ???… use sua alta inteligência com moderação… rsrsrsrsrsrs… mas tens razão no que assiste aos motivos que ensejaram a CONTRARREVOLUÇÃO de 64… naquele tempo se tinha Generais com bolas roxas e G maiúsculo, como se diz no jargão militar… hoje em dia, xiiiii… só MELANCIAS…

      • O babaca o que golpes orquestrados pela CIA Irã,Brasil e etc tem haver com a traição de dois déspotas para proclamarem a republica no Brasil e sou eu que falou merda.
        Se liga bosterico ta esquizofrenico e dispara bosteridades pra tudo o que é lado.
        Generais com bolas roxas porra nenhuma se tivessem bolas roxas tinham passado o rodo e hoje não teriam bandidos governando o brasil.
        Deram foi mole e hoje ficam pelos cantos se borrando com medo de irem pra guilhotina.
        O bostérico emprenhe sua veia peidabundaria com outro kkkkk

Comentários não permitidos.