Brasil e Argentina apoiaram a Bolívia para matar Che Guevara.

che guevara-foto-muerto

Documentos desclassificados do período da ditadura militar no Brasil (1964-1985) revelam que os regimes deste país e o argentino colaboraram com a Bolívia para combater a guerrilha e assassinar Ernesto “Che” Guevara.

O governo militar da Argentina de Juan Carlos Onganía (1966-1970) entregou bombas de napalm e outras armas ao governo militar boliviano, enquanto os brasileiros treinaram quatro pilotos bolivianos no Rio Grande do Sul em operações específicas para combater a guerrilha, segundo o Portal Vermelho, na internet.

Os depoimentos recopilados de agosto de 1967 assinalam que o regime brasileiro monitorava os movimentos das forças insurgentes, lideradas por Guevara, por temor de que a atividade se estendesse a este território, indica a fonte.

Segundo atas do Estado Maior das Forças Armadas (EMFA), o treinamento de pilotos militares da Bolívia não era oficial, mas uma ação estratégica informal.

Os dados do EMFA mostram que os Estados Unidos e a Argentina entregaram ao regime boliviano ao menos 100 bombas de napalm de 100 libras cada uma para aniquilar os guerrilheiros.

Esses artefatos dinamiteiros foram os mesmos utilizados pelas tropas estadunidenses contra o povo do Vietnã nas décadas de 1960 a 1970.

Che foi assassinado no dia 9 de outubro de 1967 na Higuera, Bolívia, após ter sido ferido e capturado em uma emboscada pelo exército boliviano.

Fonte: Prensa Latina

40 Comentários

  1. O porco fedorento achou que em outros lugares do mundo as tropas eram frouxas que nem na Cuba do Fulgêncio Batista.

    Que bastava vestir a boininha ridícula e sair matando crianças de doze anos que os governos cairiam a seus pés.

    Foi pra Angola e escapou por um triz de virar presunto.

    Aí veio pra América do Sul e encontrou seu destino, em boa hora tendo sido mandado para sentar no colo do pai, o Satanás.

    Bem feito.

      • o $ das camisas e boinas ajudam a pagar o mal que ele causou e ainda de quebra desviam o focos dos comunalhas que sobraram

    • Teve o que merece todo ASSASSINO FRIO… gostava de dar tiros em nuca alheia… qual o destino de seu corpo fedorento???… esse não merecia um enterro cristão… até porque era ateu marxista… devia ter ido para o paredon como costumava fazer com seus dissidentes… até crianças matou… PORCO…

      • Ele era ateu… meu sol é JESUS, O CRISTO, enviado do meu DEUS… vc, pelo que pude investigar é politeísta ou pagão… desconheço quem seja shamash… se falas do dragão, com certeza acredito na sua existência, mas não sou seu servo como vc aparenta ser… sou servo do ETERNO… saudações…

  2. Destino merecido ao ateu assassino comunista .

    Pretendiam criar ditaduras comunistas absolutas e sanguinárias.

    Veja a quantidade de EXECUÇÕES no mundo :

    20 milhões na União Soviética
    65 milhões na República Popular da China
    1 milhão no Vietname
    2 milhões na Coreia do norte
    2 milhões no Camboja
    1 milhão nos Estados Comunistas do Leste Europeu
    150 mil na América Latina
    1,7 milhões na África
    1,5 milhões no Afeganistão
    10 000 mortes “resultantes das acções do movimento internacional comunista e de partidos comunistas fora do poder”

    http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_Negro_do_Comunismo

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Memorial_das_V%C3%ADtimas_do_Comunismo

  3. Discordo do titulo “Brasil e Argentina apoiaram…” Na verdade o grupo cartesiano formado pelos Yankes, que estiveram no poder do país nunca representaram o todo da cidadania do país, representaram mais a meia dúzia de grandes famílias e corporações estrangeiras e nacionais e seus interesses, e não podem ser considerados a consciência da cidadania, exceto pela meia dúzia de “Anen” que pululam por ai, com seus discursos rançosos e repletos das mesmices culturais de aculturados colonizados. De resto o Chê representará algo que muitas pulgas humanas jamais entenderão, que foi seu desprendimento na luta por seu ideal de liberdade com igualdade, mesmo parecendo utopia.

    • Ele assassinou um garoto de 12 anos em cuba, que defendia seu pai, de forma muito ‘humana, desprendida e libertária ”
      Vocês esquerdistas são pateticos.

      • Esse tobi é emblemático… típico esquerdopata fanático dos barbudos… deve dormir sobre uma colcha com a imagem do jumento morto… ainda que queiram transformar esse animal em gente não conseguirão dada a farta documentação sobre os desatinos do mesmo… terá sim, um pedestal junto a hitler, stalin, mao, pou pot, fidel… só gente boa…

      • É por que vocês não viram as crianças atrocidades pela a grande e idolatrada vaca sagrada e seus drones no Afeganistão, Paquistão,Iraque,……etc.
        .
        É interessante como os satanistas de hoje,se horrorizam com aqueles do passado..Hahahahah

      • Enquanto a propaganda e seus propagandistas dizem que ele fez isso, sem que nenhuma foto tenha sido mostrada, apenas palavras de assassinos, em frente as câmeras diante do mundo vi um pai agarrado a seu filho sendo bombardeado por uma canhão israelita, também vi fuzileiros yankes, de dentro de seu helicóptero, fazendo de alvo um grupo de civis incluído jornalistas, matando a todos com muito riso e diversão. Patético são os que acredita em versões e negam os fatos.

      • Uma atrocidade não exclui outra, o que as tropas estadunidenses fizerem no Iraque, Vietnan etc, foi desastroso e desumano em muitas operações, mas negar os crimes deste animal demagogo que era Ernesto Guevara, que se não tinha registros tecnologicos, ate pela robustez das operações de guerrilha, mas contam com dezenas de testemunhos por escrito e gravados, e alem de uma falta de respeito, também distorcer a verdade dos fatos.

      • Taí uma coisa que concordo. Um crime não justifica o outro. Mas se você ler atentamente o que escrevi verificará que disse faltar provas materiais para a afirmação, que o que existe são versões. A não ser o disse me disse, inclusive esse tal Diário atribuído a ele pelo infantiloide “Anen”.
        Alias, diários podem existir aos montes , esse, que afirmam ser dele, tem atestado de autenticidade passado em cartório? Ou foi mais um “documento” trazido a publico pelos seus executores, para justificar seus atos heroicos, que levaram a morte o “facínora” símbolo de um ideal de independência e liberdade, esse covarde que com meia dúzia de guerrilheiros enfrentou um batalhão do exercito Boliviano, após serem emboscados.

      • As versões que existem, não são somente as do diario megalomaniaco dele, mas sim de testemunhas oculares, e parentes de vitimas.

      • Meu caro Pastor Alemão, não vou duvidar de tua certeza diante dos testemunhos das vitimas que, dizes, foram apresentadas. Diante desses fatos, e das convenções atuais, onde a consideração do que v em a ser crime é tão relativo, o fato pode até ficar caracterizado crime. Mas sabemos, você e eu, que em situações de conflito como as que vemos, inclusive hoje, a sobrevivência pode ter que falar mais alto que as teóricas convenções humanas tão afeitas as conveniecias. E, não podemos ser ingênuos a ponto de ficarmos debatendo em torno dos atos, tão praticados por tantos de tantas vertentes ideologicas, enquanto esquecemos as mensagens essas que tantos distúrbios e contradições causam. Para sermos honestos, como alguém já citou, não podemos fechar os olhos, nunca, para seguirmos no sentido da evolução, mas isso nos obriga a também e principalmente olharmos atentamentos para os que jugamos aliados, quando praticam ignominias que, teoricamente, condenamos na pratica apenas quando vem de nossos teóricos adversários. Mas não é o que se vê. Pelo menos para mim. Desculpa-se muitos crimes, muito piores, quando praticados pelo lado que nos são simpáticos, cria-se, quando interessa, muitas historias para enlamear aqueles que podem ser símbolos, e este o Che é um simbolo que veio ao natural. Se o Che cometeu crime em sua pratica militar, como você o diz, teve o merito de ser o portador de um bom sonho em sua pratica politica, daqueles que inspiram jovens idealistas sonhadores de cidadanias sem donos e sem canga, países sem dominadores. E isso, em que pese os males eventalmente por ele causado, o difere de muitos que estão por ai, recebendo créditos e apoios e criando a cultura da hipocrisia do predador vencedor.

      • Tire o “brasileiro” do seu nick, seu MELANCIA… vc suja o bom nome do povo brasileiro… esquerdopatas doente não merecem usurpar do civismo brasileiro que desconhecem… APÁTRIDAS, ATEUS e VENDIDOS… afinal, devia assinar julio cubano, dada a paixão pelos barbudos comunistas…

      • Olha seu pera, você é quem deveria incluir o yanke após a resistência no seu. Afinal, como um goiaba que és, você demonstra total falta de sinceridade para defender o Brasil.

      • É que para ser brasileiro tem que “aparentar” ser nativo, gostar de musica de baixa qualidade e acreditar em ideologias furadas… então vc é mais brasileiro que todos aqui… não me esqueci do churrasquinho na laje com direito a pagodinho emblemático… para quem gosta de estereótipos vc se enquadra…

      • Tens razão, pelo menos nisso que disse. Gosto de tudo isso que você, com sua mente alienígena, aculturada com certeza, não gosta.
        Mas isso só reforça nossas diferenças, e a verdade inconveniente, para você, sou um estereotipado brasileiro e você um estereotipado Yanke.

  4. Vaia con lo diablo, comandante de mierda… como todo revolucionário só destruiu e nada construiu… liberdade e igualdade somente para si e seus asseclas… para os demais correntes e chicote… somente os iludidos não aceitam essas verdades… ideal de bandido é pilhar e destruir… tão preparado que caiu na vendeta do barbudo mentiroso… lhe meteu na cabeça que deveria “distribuir liberdade” mundo afora, lógico, longe de cuba… OTÁRIO…

  5. Enquanto olhavem pela janela da cela o Che gritava ao garoto:” ajoelhe se”
    O garoto responde :” Se vc vai matar me , mate me eu estando em pe; Homem morre em pe”.
    Da janela da cela os prisioneiros gritavam:ASSASSINO
    Enquanto o Guevara coloca a sua pistola no pescoco do garoto decapitando com tiros. a crianca .
    Das celas os prisioneiros continuavam gritando :ASSASSINO
    ” Finalmente o Che olha em nossa direcao e esvazia com tiros a sua 45 em nossa direcao, muitos dos prisioneiros ficaram feridos.”
    (testemunho de Pierre San Martin, sobrevivente e refugiado em Miami).

  6. Certa manhã, o som o horripilante daquela porta de aço enferrujado
    quando abria nos pôs de pé, e os guardas do Che empurraram um novo
    prisioneiro para dentro da cela. Era um menino, talvez com uns 12 ou 14
    anos. Seu rosto estava machucado de sangue. ‘O que você fez?’,
    perguntamos-lhe, horrorizados. ‘Tentei defender o meu pai’, balbuciou o
    menino sujo de sangue. ‘Mas eles o mandaram para o paredão'”. (…)

    Che posicionou-se atrás do garoto e disse: ‘Pois você é um rapaz
    corajoso…’. Então vimos Guevara sacar sua pistola. Ele encostou o cano
    atrás do pescoço do garoto e disparou. O tiro quase arrancou sua
    cabeça.

    http://overdadeirocheguevara.blogspot.com.br/2010/12/o-verdadeiro-che-guevara.html

  7. Pra mim Anglos,Sionistas e Comunistas fedem iguais.
    Vala pra todos eles.
    Viva Anita Garibaldi,essa sim tinha carater,principios e era muito mais guerreira que todos estes pórcos juntos.

  8. CHE ,o cara foi um excelente soldado ,deu a vida pelo que achava certo ,pela sua causa
    para mata-lo pediram até ajuda dos ets ,e juntaram quase metade do mundo atrás dele
    mas no final a causa dele em querer uma américa latina unida produziu efeito
    se cuba não tivesse ido a africa defender angola e os africanos ,o apartaid estaria até hoje na africa
    só isso já mereceu medalha para fidel e che
    podem espernear o quanto quiserem para escrever o seu nome na historia mundial você tem que dar sua vida pelos irmãos
    essa turma não gosta do che ,mas enche a boca para falar daquele velho baitola do churtil da Inglaterra aquele gordo biba maldito !!!!
    e so para completar não sou esquerda ,mas dou valor para quem lutou por alguma coisa que achasse justo para ele e para os demais ,
    agora os admiradores de sionistas e anglos ,serão por mim combatidos ,odeio vira lata puxa saco de americanos traidores da raça latina

    • No meio dos que lutam por bobagens e mentiras sempre há guerreiros incansáveis, mas nem por isso estão com a razão, apesar de acreditarem estar prestando um “grande serviço” a humanidade… deve ser seu caso também… por isso nos te chamamos “idiotas úteis”… deve ser o caso dele… morreu traído pelo seu chegado… se na época houvesse gps, fidel teria passado para os bolivianos as coordenadas precisas para acharem o seu alvo… não precisaria nem pedir ajuda aos yankes…

      • O quinteto fantástico dos vermelhuxos se revezam em suas sandices… agora é a vez do fluflu… ta certo, vamos aos fatos… útil a humanidade sempre seremos pois, quem irá consertar os desatinos dos revolucionários ???… nós, os que conservam o mundo de pé… idiotas são os que estão sendo enganados e não outros… não foram os conservadores que prometeram o paraíso na Terra de Santa Cruz… o que prometemos é trabalho, propriedade, segurança jurídica e crescimento econômico sustentável, coisas desconhecidas dos socialistas utopistas… como diz o vetusto Carlos Argus, quem viver, verá…

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Brasil e Argentina apoiaram a Bolívia para matar Che Guevara. | Veja, Brasil
  2. Brasil e Argentina apoiaram a Bolívia para matar Che Guevara.

Comentários não permitidos.