TAXA DE HOMICÍDIOS NO BRASIL SEGUE LÓGICA MATEMÁTICA

Violencia“A partir de uma análise estatística, entre os fatores identificados estão populações com menos mulheres que homens, altos índices de desemprego e uma produção de riquezas maior que a esperada para o tamanho da cidade.”
Taxa de homicídios no Brasil segue lógica matemática
BBC Brasil

 

Um pesquisador brasileiro criou uma fórmula matemática para tentar identificar os fatores relacionados à ocorrência de assassinatos em cidades do país. A partir de uma análise estatística, ele disse ter identificado fatores que podem ser relacionados a taxas maiores ou menores de homicídios.

Entre esses fatores estão populações com menos mulheres que homens, altos índices de desemprego e uma produção de riquezas maior que a esperada para o tamanho da cidade.

A pesquisa poderia, no futuro, ajudar gestores públicos a elaborar políticas para reduzir as taxas de assassinatos no país, segundo o físico Haroldo Ribeiro, um dos autores da pesquisa.

Porém, analistas afirmam que a pura análise quantitativa e matemática da realidade pode não ser o bastante para explicar a dinâmica da violência.

Leis matemáticas

info 2013-materia-o globo

Ribeiro e sua equipe analisaram dados do censo de 2010 sobre os mais de 5.500 municípios brasileiros. Ele afimou ter identificado “leis matemáticas” que relacionam a ocorrência de homicídios com o tamanho da população das cidades e com fatores sociais e econômicos.

O pesquisador afirmou ter criado fórmulas para identificar patamares médios para taxas de homicídio segundo o número de moradores de cada cidade.

Depois, essas médias foram cruzadas com o número real de assassinatos ocorridos em cada município, segundo dados do Ministério da Saúde, e relacionadas a fatores como riqueza, desemprego, saneamento básico e analfabetismo.

De acordo com Ribeiro, por exemplo, se o número de mulheres de uma cidade for inferior ao de homens, as chances de ocorrerem mais assassinatos no local sobem. De forma semelhante, se a quantidade de riquezas produzida no município for maior que a esperada para cidades de seu porte, a probabilidade de ocorrência de homicídios também sobe.

O pesquisador disse que não é possível explicar como esses fatores atuam exatamente, mas opinou que uma quantidade mas balanceada entre homens e mulheres facilitaria a formação de famílias – dominuindo a violência – e que a riqueza de uma cidade poderia atrair criminosos de outras regiões, aumentando o número de mortes.

“É complicado fazer correlação exata para explicar as tendências porque todos os índices estão relacionados”, disse.

Previsão de crimes

A pesquisa foi publicada no jornal científico internacional Plos One. Ribeiro afirmou que fórmulas semelhantes que levam em conta a população das cidades também podem ser aplicadas a outros indicadores urbanos, como trabalho infantil e renda familiar – para tentar explicá-los.

A análise de dados em larga escala já é usada por alguns departamentos da polícia americana e de algumas localidades da Grã-Bretanha para prever locais de ocorrência de crimes.

Mas, para Keith Hayward, um criminologista da Universidade de Kent, os dados de larga escala estão “distantes da realidade do submundo” do crime.

“Eu tenho um ceticismo considerável sobre o que pode ser inferido de análises quantitativas e abstratas baseadas em problemas sociais. Eu não estou dizendo que elas não podem ser uma ferramenta útil, mas algumas de suas conclusões são muito problemáticas’, disse.

Hayward afirmou se preocupar com o uso de metodologia quantitativa como ferramenta. Mas disse, por outro lado que revelar as relações entre o crime e outros fatores urbanos pode ajudar a guiar políticas públicas e, como consequência, contribuir para a prevenção da violência.

O crimilnalista afirmou que o Brasil está melhorando a forma como lida com o problema da criminalidade. Ele criticou, porém, a lentidão da Justiça, que contribuiria para espalhar a “cultura da impunidade”.

Gatilhos emocionais

O criminologista David Wilson, da Universidade de Birmingham afirmou que apesar dos homicídios “seguirem a tendência de se concentrar em partes da cidade com menores níveis de renda”, a ideia de uma fórmula matemática relacionada com o crescimento populacional “ignora completamente” os gatilhos emocionais que levam ao crime – o que ele classifica como fatores de primeiro plano.

“O assassinato geralmente está relacionado com humilhação, com circunstâncias nas quais homens jovens entram em um conflito no qual um deles acaba querendo vingança. Trata-se muito mais dos fatores de primeiro plano do que do contexto de fundo que esse estudo analisa”.

“Esse estudo não captura o fenômeno do assassinato, que é baseado na emoção”, disse Wilson.

Ele afirmou que relações estatísticas podem ser achadas em muitos tipos de dados “mas isso não prova causa e efeito”, disse.

Fonte: BBC Brasil 

8 Comentários

  1. O jovem hoje e levado pelo crime, não somente por condição social econômica, claro que isto influi, mas se todo mundo que for pobre no brasil matar e roubar, isto aqui seria inabitavel há muito tempo.
    Mas para quem como eu, que cresceu nas periferias de SP, e trabalha com segurança há doze anos, noto, e que o quadrado “ostentação ,poder, ideologia, desestrutura familiar” influi drasticamente no nosso quadro de degeneração social da juventude.

    Ostentação- Muitos criminosos, ao contrario do que diz o senso comum de esquerdalhas, não vai comprar remedio e leite para o povo da comunidade, mas sim gastar as benesses do crime com ,carrões, motos, roupas de masca, drogas bebidas e farras.
    Basta visitar qualquer baile Funk, para constatar o que digo, a degeneração social, infectada pela ideologia criminosa ” e melhor viver pouco como um rei, do que ficar tiuzinho como um marmiteiro” infecta mente de nossa juventude, em muito graças há “artistas grancistas depravados” que fazem apologia há criminosos o tempo todo, em musicas, cinema, televisão etc, eles não querem ser o rapaz normal que constroi uma vida embasada no trabalho estudo e família, mas sim o bam bam bam que consegue rápido, o que se constroi com de forma correta, com arte honestidade e sacrificio, mas os resultados são mais lentos .

    Poder- Imaginem para um jovem bombardeado pela midia, em filmes de ação, jogos e toda desconstrução social midiatica, que o fodão do pedaço, e aquele cara que faz sua próprias leis ? sempre rodeado de belas mulheres, carrões, aventura e respeitado por todos ? vejam o enredo de filme velozes e furiosos por exemplo, e pura apologia ao mundo do crime.
    Este jovem, bombardeado pelo relativismo moral secularista, vai querer isto para ele, e quando ele, e as vezes este relativismo moral, que a gente vé em frases tipo “antes a mãe dele chorar do que a minha” comete os mais perversos ato de de brutalidade, pois o crime e uma forma de transgressão para ele, le vai ser o comentado nos meios em que vive :
    “Você viu fulaninho?!! taaa apetitoso o mulek, sentou o dedo sem dó”

    Ideologia- O jovem hoje convive na era do marxismo cultural, sem nem notar, o terror revolucionário lhe e vendido o tempo, todo, como solução para sua condição, a culpa e do mundo, não dele, que acorda meios dia, fuma maconha o resto da tarde, e abraça ideologias caitadistas como desculpas de suas ações inconsequentes.
    A esquerda tem culpa capital nisto, pois o granmcismo nas escolas, deseduca ao invés de formar cidadães preparados para o mundo, basta ver a posição deles sobre crimes cometidos pelos ‘di menor” vendem a ideia que o elemento que comete um latrocinio, na verdade, não e um criminoso, mas sim uma vitima social lutando contra o status quo.
    criando assim um quadro de impunidade que existem em poucos lugares civilizados do mundo.

    A desestrutura familiar- Hoje em dia, a familia e vista como coisa burguesa pelo marxismo cultural, então vemos meninas de 14/15 anos tendo filho sem pai, crianças sem valores moais, criando outras crianças, apologia a promiscuidade geral, não poderia dar coisa boa mesmo.

  2. Com tudo isso ai,ainda há mané que quer liberá geral as droga e as armas…..com essa cultura de violência importada hollywoodiana, ai sim; será do jeito que o diabo gosta…rsrsrsr.

    • Já que os americanos gostam muito de bisbilhotar os brasileiros,o governo do Brasil bem que poderia pedir-lhes para bisbilhotar os traficantes de drogas e armas,seria uma boa para ambos povos pois assim como cá,lá a droga causa mortes e sofrimento a todos.

      • Como que o sócio dos traficantes de drogas e armas vão trair seus amigos pedindo para os yankes limparem a sujeira que eles mesmos criaram ???… não seja ingênuo ou mascarado… ”

        Victor JF

        08/01/2013 às 10:37

        É notório que o PT mudou de estratégia para dominar o país. Depois da descoberta do mensalão que seria o financiador de campanha milionárias para um projeto de poder absoluto, eles se concentram em sabotar prefeituras como em São Paulo com essa série de atentados praticados pelos braços armados do PT PCC e CV contra policiais trabalhadores que bravamente resistem a esses comunistas. O que me causa espécie é ver um congresso surdo, mudo e paralítico, um imprensa (salvo rarar exessões) vendida e o pior, As forças armadas, outrora motivo de orgulho no nosso país, imobilizadas fazendo como ensinou o “pai dos pobres” Eu não vejo nada. Eu não sei de nada. Quando resolvermos acordar será tarde estaremos vivendo em uma ditadura socialista declarada ao moldes soviéticos que sae até com Gulags instalados no nordeste do país para que os opositores do “REGIME” possam ser dizimados tal qual faziam os ídolos dessa corja Lenin e Stalim. O pior é ver quem deveria fazer alguma coisa inerte e o povo ignorante aplaudinho essa atrocidade!” (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/relacoes-perigosas-as-farc-o-pt-e-o-governo-lula/ e http://ernanegarcia.blogspot.com.br/2010/10/relacao-pt-farc-provas-reunidas.html)…

    • Essa ideia de liberação das drogas sempre partiu dos maconheiros da esquerda, tais como FHC, o líder do pt na Câmara Paulo Teixeira, entre outros que defendem a liberação do plantio de maconha e a criação de cooperativas formadas por usuários (http://www.acontecems.com.br/noticias/?id=1506)… que maravilha!!!… a esquerda progressista sempre trazendo novidades para a nossa sociedade seguir rumo ao inferno… parabéns vermelhos… as famílias dos drogados agradecem a “consideração” que vcs, as FARCS, fernandinho beira mar, pcc e comando vermelho tem por elas…

  3. Falange Vermelha – Uma Retrospectiva

    Relatório do comandante Nelson Bastos Salmon, diretor do presídio da Ilha Grande durante a década de 70 quando surgiu o Comando Vermelho. Ninguém acreditou nas análises e informações apresentadas pelo militar. Em 1979, ele disse que o Comando Vermelho iria se transformar numa organização criminosa capaz de controlar presídios.
    http://bibliotecaecosdoexilio.blogspot.com.br/2013/07/falange-vermelha-uma-retrospectiva.html#more

    Baixe o livro de graça no site acima… o nome COMANDO VERMELHO já diz a que veio e de onde veio… graças aos “presos políticos” que influenciaram e ensinaram os demais marginais a como se organizar em uma máfia dentro dos presídios cariocas…

Comentários não permitidos.