Cortes na Defesa

Mirage 2000 FAB (2)

Sugestão: Paulo Ricardo Paiva
Prof. Dr. Pio Penna Filho, da UnB.

Cortes na Defesa
Pio Penna Filho
 O Ministério da Defesa foi o segundo mais atingido pelo novo corte de despesas anunciado no começo dessa semana pelo governo federal. Pelo que foi dito, serão 919 milhões de reais a menos para um orçamento que já é insuficiente para as demandas da área da defesa do Brasil.
Chega a ser escandalosa a forma como sucessivos governos vem tratando o assunto da segurança nacional. Parece que nenhum deles, pelo menos desde o início da década de 1990, tem consciência de como a falta de investimentos nesse setor acarreta prejuízos de difícil e longa recuperação. Está aí a novela da compra de aeronaves de combate para provar como não há seriedade nesse assunto.
Enquanto milhões de reais somem pelo ralo da corrupção e muito dinheiro é enterrado em projetos e obras que nunca são concluídas (aparentemente de propósito) e valores absurdos são pagos em nome de uma dívida que ninguém que está no poder quer auditar, as Forças Armadas ficam à míngua, quase inoperantes e levando uma vida do tipo para “inglês ver”.
E é esse país que deseja, pelo menos no discurso, uma cadeira como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Ora, tratar a Defesa e, consequentemente, as Forças Armadas dessa maneira é dar um tiro no próprio pé. Enfim, não é uma atitude nada inteligente.
O Brasil não é um país pobre. Existem recursos, mas alguns gastos públicos beiram à irracionalidade e existe o costumeiro desperdício em nome de inúmeros privilégios aos donos do poder. A título de exemplo estão aí os escândalos da utilização de aeronaves da Força Aérea Brasileira por políticos e o execrável aparelhamento do Estado por uma coligação de partidos políticos que até outro dia se diziam de “esquerda”.
Os defensores do corte do orçamento da Defesa dizem que não existem ameaças ao Brasil e que tanto faz termos ou não Forças Armadas. Ora, esse tipo de pensamento é de uma miopia gritante, que beira a cegueira. As Forças Armadas não são um luxo, mas uma necessidade para um país da dimensão do Brasil. E as ameaças existem, sim. Vivemos num mundo em que os conflitos persistem e os grandes impõe a sua vontade pela força. Sem uma capacidade mínima de dissuasão, o país fica vulnerável e à mercê da vontade e dos interesses externos.
O pior de tudo é que o comportamento dos políticos e dos partidos brasileiros nos últimos anos tem demonstrado grande desinteresse e enorme falta de sensibilidade para um tema tão importante. Entra governo, sai governo e quase nada muda. Parece que esse quadro só mudará quando a sociedade estiver mais consciente da importância de termos Forças Armadas mais modernas, bem equipadas e treinadas. E para tudo isso é preciso dinheiro.
Em síntese, não existe uma cultura política voltada para a Defesa no nosso país e isso, pelo visto, ainda se arrastará por algum tempo. Por enquanto, temos que contar mesmo é com a sorte e com a determinação dos militares em atuar com os escassos recursos à sua disposição.

12 Comentários

  1. A unica coisa que tem verba garantida nas FAAS, e o GTE.
    O resto e vitima o revanchismo pós 1985 e da desinformação do povo,que esta pouco se lixando para defesa em sua gigantesca maioria, e como politicos não vem de Marte, são reflexos de seu povo…

    Agora alguém ouse cortar as verba do carnaval para você ver?!! a revolução idiotista que cobrirá esta nação.
    Para se ter uma ideia, um boato, de que o bolsa familia ( que deveria ser um programa emergencial provisório, acabou virando uma teta garantidora de votos, que já vai para as segundas gerações nas mesmas famílias) quase derrubou meia duzia de ministros.

  2. O povo Brasileiro nem sabe o que é cadeira no CS e nem se importa para isso.
    O que temos visto hoje são chorões de todos os tipos,uns querendo viajarem de onibus de graça com ar refrigerado tv de plasma e os bancos de traz liberados para queimarem um fuminho.Outros chorando que por serem negros,amarelos,mamelucos,cafusos sentem-se menosprezados e discriminados.Outros por gostarem de cortarem de outro jeito querem queimar a rosca e colarem vélcro onde tiverem vontade.Os trabalhadores choram por salarios e melhores condições de trabalho.Os milicos reclamam da falta de aparelhamento.
    Eu não conheço negros,viados,indios,quilombolas ou qualquer outra coisa.Eu conheço unicamente Brasileiros,iguais,com os mesmos direitos.
    Se nos roubam e sabemos de todos os descasos sabemos tambem que jamais com reclamações ou xororos iremos mudar nada.Eles se acostumaram a nos verem chorando ate cansarmos e desanimarmos e aceitarmos.
    Não tem jeito.Não basta apenas botarmos os que estão dentro pra fora se os que virão despois serão iguais ou piores.
    É preciso bota-los para fora e mudarmos todo o sistema.
    Não serão 36 caças que nos darão a cadeira do CS e nem dissuasão.Não serão bolsismos que resolverão os problemas do povo.
    O Brasil esta entregue a um banditismo generalizado e para mudarmos isso so é possivel com o nosso sangue

  3. Aspectos fundamentais de Defesa.
    Qualifico defesa como sendo todo o poder que alguém possa ter para evitar alegações de fatos inverídicos capazes de macular a honra, agressões, danos, perdas parciais ou totais, invasões, deposição de interesses principalmente os que por de direito são constituídos e garantidos, ações que imponham sanções o que impeça o acesso a determinado direito.
    Defesa é o obstáculo (barreira) apropriada á impedir acesso a determinada área particular, movimentos ou argumentos que inviabilização ações danosas contra os interesse resguardados por leis nacionais ou internacionais do individuo ou da coletividade.
    Defesa no campo militar é todo um conjunto de medidas capas de inviabilizar agressões, invasões, apropriações de bens ou de território, bloqueando o inimigo até ao ponto de imobiliza-lo ou aniquila-lo por total.
    Um aspecto relacionado ao individuo como pessoa capaz ou incapaz de expor, relatar fatos ocorridos, suas necessidades, seus traumas, contradizer uma acusação e redarguido de forma eficiente, expor uma possível injustiça sofrida (sem ou com) há capacidade de raciocinar o processo de situações vividas no cotidiano, sem noção dos direitos individuais ou coletivos, falto de compreensão logica das coisas, ou dos processos de como as causas se dão, destituído do raciocínio obvio, fraco na exposição (descrição de um fato), parco conhecimento histórico e baixo nível cultural, alterara à qualidade de vida, o gozo dos direitos e a tranquilidade no estado normal da vida com seus valores. Em suma, considero indefeso todo aquele que está contextualizada na descrição acima.

  4. O texto acima do Prof. Dr. Pio Penna Filho, da UnB,

    É passivel de duas considerações:

    Primeiro – tirando seu arremate, ele reforça e repete o que os comentaristas, aqui do PB, vem colocando em suas críticas sobre a Defesa brasileira ano após ano.

    Segundo – Sua síntese é equivocada… pois, sim, existe uma cultura política de defesa no Brasil, contudo ela é deveras infantil e ingênua… ao repetidamente considerar e pregar sua estruturação em vista apenas de nossos pequenos e limitados vizinhos de fronteira sul americana. E cuja tese de nos medirmos por baixo, justamente com quem sequer tem condições de empreender uma guerra contra nós, é tão fortemente defendida que até reverbera nos profissionais da FAs.
    O que nos aponta, então, um culpado, sim, pelo estado de Defesa inócua existente… nossos praças, os quais nada poderão fazer, nem com muita sorte, para nos defender, já que sem armas a altura das dos nossos possíveis inimigos não há milagre para garantir nosso país de uma desastrosa derrota e perdas de riquesas.
    E, esses nossos militares, são culpados sim por aceitarem calados essa estratégia de Defesa entreguista a favor dos lobos internacionais.
    A obrigação de mostrar ao povo brasileiro que ordem de armamentos qualitativa e quantativamente precisamos para nossa real soberania é deles, e não minha e dos demais comentaristas deste espaço, ou do povo civil, ou jornalistas de plantão, ou intelectuais brasileiros de universidades estrangeiras, ou diplomatas de escrivaninha.
    Assim, se nossos militares, aqueles que dariam a vida pelo país em combate, se calam em suas opiniões técnicas, ou se deixam arrastar por idéias de Defesa ineficientes, não será o restante da sociedade que reverterá essa agenda secular ineficaz de Brasil Pede Licença… Brasil Pede Por Favor… Brasil Lider Terceiro Mundista, em uma agenta positiva.


    Queridos militares vcs tem a Constituição… que mais vcs precisam?… independente de crises e disposições econômicas… é de vcs e de mais ninguém que deve se originar os parâmetros para nossa real Defesa.


    Quantos caças precisamos: Ora qual país pode bloquear nosso espaço aéreo? Que meios ele usaria para tanto? Será que ele mandaria para nosso litoral 6 NAEs? Com, uma média por baixo, de 50 caças em cada, o que daria 300 caças no total? Ora, logo para uma possível ameaça real dessas, nossa FAB então precisaria ter no mínimo 400 caças modernos, para termos 300 sempre operacionais.
    Isso seria uma estratégia de ataque? Não, apenas de defesa do nosso espaço aéreo de forma dissuasiva verdadeira. Portanto, continuariamos como um país defensivo, porém realmente com condiçoes de defesa para esse aspecto estratégico exposto.

    E, então?
    É tão difícil assim dizer e educar o povo brasileiro sobre o que nosso país precisa para realmente ter defesa a altura de uma possível tentativa de subjugação por força estrangeira?
    É claro que não.
    A quantificação de meios para nossa defesa é um simples paralelo para confronto de uma força de ataque. Basta escolher que força de ataque seria essa. O senhores tem alguma dúvida de qual poderia ser?

    O resto, salientado pelo professor acima, é só mais do mesmo de sempre, de uma lavagem cerebral de estratégia entreguista jogada aí na cara de quem quer ver.

    • Porque na hora de reivindicarem cobram do povo que desconhece tal assunto ?
      O povo Brasileiro é o zero a esquerda que serve unicamente para trabalhar e pagar todas as contas deste pais e se apenas reclamar da escravidão toma tapas na cara,tiros e bombas das forças de segurança que quando choram dizem defende-los.
      Quantas vezes estes politicos no poder e os parlamentares transgrediram a constituição,tentaram altera-la segundo proprias conveniencias e beneficios e os arautos defensores e guardiães da constituição simplesmente não fizeram e não fazem nada.
      Quanta hipocrisia em um pais que se diz democracia livre mas que não passa de uma organização criminosa a viver as custas do sacrificio do povo que doutrinado e manipulado em grande parte é tambem omisso e acostumou-se a bolsismos.
      Infelizmente neste pais para que haja realmente justiça,igualdade e um sistema verdadeiramente limpo sera preciso morrer muitos filhos das putas e muitos inocentes.

  5. “…valores absurdos são pagos em nome de uma dívida que ninguém que está no poder quer auditar…”
    ———-
    Quase não se fala sobre, más isto deveria estar destacado em letras garrafais !

    Infelizmente as empresas de mídia nacionais (e dos outros países tb) se calam, porque são financiadas por banqueiros, pelo setor financeiro/especulativo transnacional.

    Não há ralo para o orçamento federal maior do que este, todo o resto dos desvios, comparativamente, não passa de trocados…

    • Tudo faz parte do sistema meu caro inclusive as idias e são elas que iludem,manipulam e desviam o foco.
      Quando voces entenderem que esta tudo dominado e para acabar com isso so com guerra civil me avisem.
      Jamais kaozadas e xororos destruiram a escravidão.
      A liberdade custa sangue.

  6. Revistas, jornais, rádios e TVs, são pagos para fazer “operações boi de piranha”
    colocam um boi sangrando (um escândolo de corrupção qualquer) no rio, para atrair a atenção das piranhas (a opinião pública), enquanto atravessam a boiada inteira (juros e amortizações da dívida) em outro ponto do rio..!

    • Hummm…Ta começando a entender né.
      daqui para a frente todos se acusaram e veremos tsunamis de podridões atirados aos quatro cantos,mas apos as eleições todos voltam a lamberem e chuparem-se nos bastidores.
      Esta é a pratica do capitalismo.
      A pratica do comunismo é parecida apenas diferenciando o bolsismo usado como supusitorio de xilocaina para aliviar a tensão.
      Sempre existe e existira um grupo que se beneficia do todo e uma parcela que contenta-se com migalhas.

  7. So um escravo assumido,omisso e sem vergonha engole um sistema filho da puta onde so tem bandidos de todos os lados.Se enriquecem as custas do sacrificio do povo e privilegiam privados nacionais e estrangeiros que lhes dão vantagens e beneficios.
    Jamais estivemos mergulhados em um momento tão desumano como estamos agora.O preço da nossa liberdade custara nosso sangue e nossas vidas mas a liberdade não tem preço.
    A hora que estourar uma guerra civil no Brasil tudo o que for vinculado a todos os tipos de ideologias e de sistemas bandidos sera exterminado pela furia do povo.
    A anos eu afirmo que a humanidade jamais presenciou e jamais presenciara um evento tão horrivel e genocida como a guerra civil Brasileira.
    O povo lutando por liberdade,justiça,igualdade e etica moral do que é nosso o nosso Brasil.

Comentários não permitidos.