Governo acerta vinda dos primeiros médicos cubanos para o Brasil

Cuba

Cerca de 300 profissionais estão preparados para desembarcar no país no próximo dia 26; Ministério da Saúde afirma que negociações para acordos coletivos em Cuba e outros países seguem em andamento

Empenhado em amarrar acordos coletivos com outros países para abastecer o programa Mais Médicos, o governo federal está acertando a vinda de uma primeira leva de profissionais estrangeiros para o Brasil. O iG apurou que um grupo de aproximadamente 300 médicos cubanos está pronto para desembarcar no país, o que poderia ocorrer já no próximo dia 26.

Esses profissionais se somam aos demais 938 médicos brasileiros e 715 estrangeiros que participaram da primeira etapa de inscrições do programa. Esses casos, entretanto, se referem a profissionais que se inscreveram individualmente no programa.

Leia também: Mais da metade dos brasileiros aprova contratação de médicos estrangeiros
Importação de médicos, engenheiros e … professores e pipoqueiros?
Ministério informa que 715 médicos estrangeiros foram selecionados para o SUS
Dirigentes de entidades médicas criticam modelo do Mais Médicos

Oficialmente, o Ministério da Saúde confirma apenas que as negociações para acordos coletivos com outros países, entre eles Cuba, estão sendo conduzidas pelo ministro Alexandre Padilha. Essa abordagem, segundo a pasta, é prioritária na nova etapa de recrutamento de profissionais para o Mais Médicos. Segundo o ministério, entretanto, os acordos ainda não estão fechados.

Os profissionais que serão trazidos dentro do programa Mais Médicos serão encaminhados a municípios onde não houve nenhum candidato interessado em trabalhar, após seleção inicial realizada pelo Ministério da Saúde. Padilha vai anunciar na manhã de hoje um balanço detalhado dessas primeiras convocações. O número de participantes ainda está muito distante das 15.460 vagas que precisam ser preenchidas em todo o país, de acordo com os dirigentes municipais.

O programa Mais Médicos foi lançado há pouco mais de um mês pelo governo federal como uma aposta para resolver a escassez de médicos em áreas isoladas ou de risco. Além de atrair estrangeiros para o Brasil, o projeto prevê a abertura de mais vagas de Medicina, aumento de bolsas em residência e mais investimentos em infraestrutura.

A atração de médicos estrangeiros para atuarem no Brasil, que será supervisionada por professores universitários e fará parte de um programa de especialização, não agrada a grande parte das entidades médicas. Em maio, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, chegou a anunciar que 6 mil médicos de Cuba viriam trabalhar em regiões pobres. Mas a polêmica em torno do assunto levou o governo a recuar. As críticas versam sobre temas que vão desde a forma como o governo cubano gerencia a categoria até questionamentos sobre a qualificação desses profissionais.

Veja mais:  Médicos e estudantes de medicina protestam em Brasília contra Mais Médicos
Governo vai pagar R$ 400 para aluno de Medicina fazer Revalida
Governo discute atuação de médicos do Exército no SUS
Mais Médicos seleciona apenas 6% da demanda total de profissionais no País

Entre os que defendem a atração de profissionais vindos de Cuba, o argumento é de que as críticas são reflexo de “preconceito”. “Eles possuem uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo. Há muito preconceito”, diz o deputado Rogério Carvalho (PT-SE).

Coordenador da Associação Médica Nacional Maíra Fachini, composta por brasileiros formados em Cuba, o médico Wesley Caçador Soares, defende a atuação dos profissionais no Brasil durante o período de especialização. Ele, que revalidou seu diploma na Universidade Federal do Ceará, conta que a associação possui cerca de 300 médicos brasileiros cujos diplomas cubanos não foram revalidados no país. “Deles, 95% se inscreveram no Mais Médicos. Somos defensores do SUS”, afirma.

Fonte: Último Segundo

67 Comentários

  1. Porque não os Portugueses e os Argentinos?Porque Cubanos?enham,se não corresponderem as espectativas nem o Capeta os manterão aqui.

    • Eles devem ter visto a experiencia da Prefeitura de Niterói,que por sinal deu certo,posso atestar pois vivo em Niterói.

    • O cronograma do programa foi o seguinte – médicos brasileiros se inscrevem e ocupam as vagas. As vagas que sobram são ocupadas por estrangeiros – Existem vários médicos Argentinos, Portugueses, Uruguaios, … Espanhóis inscritos que devem ser selecionados. Os cubanos são um caso meio fora da curva, o pais tem segundo dizem grande disponibilidade de profissionais na área de saúde – dizem que é uma politica de estado forma-los – aqui nós gostamos de formar advogados.
      Acredito que a maioria dos estrangeiros sera de cubanos, pela disponibilidade e a ausência da lei do mercado lá na ilha dos Castros e também pelo interesse de Cuba em enviar tais profissionais que irão ajudar a ganhar a simpatia pela ilha, uma especie de contra propaganda.
      Ao contrario de muitos que se deixam levar por ideologia – nem Céu, nem inferno – acredito que eles vão fazer um bom trabalho de medicina aqui, principalmente na área de prevenção e também vão conseguir fazer uma contra propaganda que é a parte politica de tal envio.

    • Desde o inicio a intençao era trazer estes enfermeiros para o brasil, os fdptas criaram esta palhaçada para justificar uma assistencia a ilha de fidel pois ja sao publicos e notorios que a medicina de la´esta no seculo 19,ta´ferrado o desgraççado que precisar daqueles pulhas cumunistas !!

  2. Sejam bem vindos todos os cubanos ou qualquer médico que queiram medicar a população carente deste meu Brasil imenso,a população carente e desassistida que estão nos sertões e ricões deste Brasil varonil agradece.

  3. parabéns ao governo brasileiro e aos cubanos sejam bem vindos
    mais um chute no saco dos separatistas nazistinhas e sionistas do site

  4. Excelente e inteligente iniciativa do governo brasileiro, vamos ter médicos bons e prontos para atuarem onde precisamos deles, sem termos investido um centavo na formação desses médicos que estão felizes por poderem cuidar do povo brasileiro.

  5. Os médicos cubanos, e qaisquer outros, serão bem vindos. Mas os salários dos médicos devem ser pagos diratamente aos mesmos. Não podemos permitir que os salários dos médicos cubanos sejam pagos ao governo de cuba.

    • Vc acha que isso vai acontecer ???… duvido… eles são PROPRIEDADE DO ESTADO CUBANO = fidel… trabalham para sustentar seu deus barbudo…

  6. Como já disseram aqui, não serão somente médicos cubanos…

    Más um fator positivo em relação aos médicos cubanos é sua grande experiência em medicina de base e preventiva, bem como sua formação orientada a atuarem com relativamente poucos recursos de alta tecnologia, com o embargo eles tiveram que aprender a se se virar! A diagnosticar e tratar com relativamente poucos recursos, metodologia ideal para os rincões profundos deste nosso Brasil…

    Já os médicos brasileiros atuais estão sendo formados nas faculdades para atuarem com uma alta utilização de onerosos equipamentos de alta tecnologia…

    Acredito que uma formação ideal seria aquela que proporcionasse capacidades aos nossos médico de atuarem, em medicina de base, com poucos recursos e também operar com equipamentos de ponta, sempre que necessário…

  7. Sou usuário do sistema público de saúde e quero médicos para me atender. Podem ser do inferno, que não me importo.

    • Ilya Ehrenburg

      Realmente, para quem precisa de tratamento o que importa a nacionalidade do médico?

      Imagine que o “Blue Eyes, Na Resistência”, tivesse um prego no meio da bunda, e o único médico para atendê-lo fosse um cubano bem comunista.
      Duvido que ele se importasse com a nacionalidade do médico ou com suas preferencias politicas. Bem, talvez ele deixasse o prego lá, mas por outros motivos…

      • Fale por vc rapaz… minha santa bundinha não costuma frequentar os mesmos antros que a de vcs esquerdalhas… não corre esse risco desnecessário que vcs cotidianamente procuram… rsrsrsrsrsrs… não a toa, vcs adoram cuba… começam levando na primeira silaba da palavra o que fidel lhes deu atrás da horta… rrsrsrsrsrsrs… viva la revolucion… e toma charuto cubano no sumidouro esquerdista…

  8. Diante do exposto acima pelos colegas!

    Venho trazer meus votos de muito sucesso a esta iniciativa. E que venham médicos de outros países, não só de Cuba.

  9. A verdade é que a medicina virou um grande negócio nesse nosso país,por isso a relutância de alguns médicos em aceitarem a vinda de profissionais do exterior !
    A medicina no Brasil já teve bons médicos no passado,como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas, Vital Brasil entre tantos outros,mas atualmente só vemos coisas ruins quando se fala de medicina aqui no Brasil,por isso sou a favor que venham médicos de onde for pode ser de Cuba,Gabão.Burundi,etc oque não podemos permitir é que brasileiros fiquem sem atendimentos médicos nesse nosso BRASIL !

  10. Vai continuar as ambulancias quebradas… durante meses… as novas estacionadas embargadas a meses por causa da burocracia… os remedios estragados!… Mas!.. Vão investir em infra-estrutura… bolsas… e médicos descentes! Claro! Somente são descentes os médicos cubanos!… P-I-A-D-A!!!

    • “A verdade é que a medicina virou um grande negócio”

      A quem interessa um serviço publico de saude funcionando?… Os médicos?… Consultas a 200 reais?…

      Sabe qual é a maior? Não resolverão o problema =) Igual quase todas as “soluções” do governo. São paliativos que ficam bonitinhos nas estatisticas. Mas o “buraco é mais embaixo, e continua lá!”…

      Médicos cubanos virão. Mas os medicos brasileiros continuarão em suas situações. Os no setor publico, com deficiencia no sistema, e os no setor privado lucrando.

      os médicos cubanos ficaram sob clausula! Somente serviço publico!… Então parem com estas ideologias ridiculas, porque senao de fato em questão de tempo migrariam para o setor privado tambem… 😉

  11. Chegou a hora da derrocada… sinto muito meu país… estás entregues nas mãos de Deus, pois a hora da besta chegou… fomos invadidos… DEUS SALVE O BRASIL, PÁTRIA MINHA… não sei se amanhã nos lembraremos que um dia fostes a pátria dos brasileiros… estamos entregues ao demônio e sua orda… que Deus tenha piedade de nós, pois os comunistas não terão… acabou a liberdade no horizonte do Brasil… dias negros virão… será que um dia o Senhor proverá um Moisés para libertar o seus filhos brasileiros que agora colocam correntes em seus pés ???… a hora é de planto e ranger de dentes…

    • Deixa de bobeira amigo….. o mundo nao vai acabar..
      alias, o que vai diminuir um pouco talvez, sera a oligarquia dos medicos que matam centenas de pessoas sem atendimento.

      e nao vale falar de ambulancia e falta disso e daquilo pois o que verdadeiramente nao temos sao medicos…

    • estamos entregues ao demônio e sua orda…… a hora é de planto e ranger de dentes…
      ———————

      Ah! Que isso?
      Elas estão descontroladas
      Ah! Que isso?
      Elas estão descontroladas
      Ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada
      Elas estão descontroladas
      Ela sobe, ela desce, ela dá uma rodada
      Elas estão descontroladas
      Não para, não para, não para, não!
      Não para, não para, não para, não!
      Não para, não para, não para, não para, não para
      Até o chão!
      Vai, vai
      A paradinha, a paradinha, a paradinha
      A paradinha, a paradinha, a paradinha
      A paradinha, a paradinha, a paradinha…vai
      vai…elas estão descontroladas
      vai…vai…elas estão descontroladas

      KKKKKkKKKKKKKKK

    • Falou a piada em pessoa.
      O SuperHiperMega patriota, continua tentando, um dia desses talvez você consiga se fazer acreditar, no PATRIA MINHA.

      Você está atirando para tudo quanto é lado e a única coisa que tem acertado é o próprio pé. Patético.

      Larga a mão de ser ridículo.

  12. Edição do dia 15/08/2013
    15/08/2013 09h05 – Atualizado em 15/08/2013 09h05
    Médicos estrangeiros terão aulas de saúde pública brasileira e português
    Eles chegam este mês ao Brasil. Depois de avaliados, vão receber registro profissional provisório porque serão dispensados do exame Revalida.

    Mais de 300 médicos estrangeiros começam a trabalhar no Brasil até o fim de setembro. A adesão foi baixa ao programa “Mais Médicos” nesta primeira etapa.
    Apenas 10% das vagas foram preenchidas. Entre os estrangeiros, a maior parte vem da Argentina, da Espanha e de Cuba. Ou seja, falam espanhol.
    Assim que chegarem ao Brasil, vão ter aulas de saúde pública do Brasil e também de português. Um cursinho intensivo de três semanas.
    Os médicos estrangeiros vão receber um registro profissional provisório.
    Carlos foi um dos 1.618 selecionados para participar do programa “Mais Médicos”. O número corresponde a pouco mais de 10% das vagas abertas. “Espero da minha parte contribuir da melhor forma possível”, declara Carlos Madureira, médico.
    Os médicos vão atuar em 579 municípios do país. A maioria nas periferias de capitais e regiões metropolitanas; 47% em cidades carentes do interior. É o caso da médica sanitarista Marta Damasco, que vai para uma região rural, em Goiás. “Talvez você esteja sendo mais útil até porque vai estar evitando que várias doenças se agravem. Eu acho assim, que posso ajudar bastante”, diz Marta Damasco, médica sanitarista.
    Dos selecionados até agora, 1.096 médicos se formaram no Brasil, 522 têm diplomas do exterior. Destes, 358 são estrangeiros. De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais vêm de 32 países, principalmente da Argentina, Espanha, Cuba, Portugal e Venezuela.
    Os estrangeiros devem chegar ao Brasil ainda este mês. Durante três semanas terão aulas de saúde pública brasileira e de português. A expectativa do governo é que comecem a trabalhar na segunda quinzena setembro. Depois de avaliados, eles vão receber um registro profissional provisório porque serão dispensados de fazer o exame de revalidação do diploma, medida que os conselhos regionais de medicina vão questionar na justiça.
    “Tem que fazer a revalidação do diploma para equiparar a carga horária e ver se realmente o médico está preparado para enfrentar a população brasileira”, declara Iran Cardoso, presidente do CRM-DF.
    O ministro da Saúde diz que o programa ainda não conseguiu médicos para 700 municípios do país, e que por isso é preciso trazer profissionais do exterior.
    “O Brasil não tem número de médicos para atender todas as áreas do nosso país. Para isso, vamos usar todas as estratégias legais que o ministério tem para fazer isso”, declara Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
    Na semana que vem começa uma nova etapa de seleção para os profissionais que quiserem se inscrever no programa “Mais Médicos”.

    http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/08/medicos-estrangeiros-terao-aulas-de-saude-publica-brasileira-e-portugues.html

  13. Ah tá que médico português, espanhol e até argentino vai aceitar trampar no cudumundistão, em Gerimboca da Serra, sem estrutura alguma. E se chegar a vir algum não vai durar mais de um mês e vai pedir o pinico pra voltar pra terrinha…

    Esse programa foi feito desde o princípio para trazer pro Brasil os brasileiros incompetentes (muitos com estudos financiados pelo PT, MST, CUT, etc.) que não conseguiram passar numa pública aqui e foram se formar na Bolívia, em Cuba, etc. E de quebra os agentes de saúde cubanos que, estes sim, venderiam até a mãe só pra poder sair um pouco da Ilha-Prisão dos Irmãos Castro.

  14. Mas pensando bem os médicos brasileiros merecem esse tapa na cara. Conheço um monte de médico PeTralhinha que apoiava o PT até debaixo d´água.

    Toma! Bem feito!

  15. MUITA MENTIRA E MUITA MANIPULAÇÂO
    A maioria dos medicos Brasileiros não conseguiram inscreverem-se no tempo exigido pois alem do canal de inscrição pela Internet encontrar dificuldades simplesmente não conseguiam concluirem suas inscrições.
    Este governo inexcrupuloso mente e manipula encher o pais com medicos Bolivarianos,Cuba,Venezuela,Nicaragua,Equador,Bolivia principalmente e tambem de seus correligionarios Africanos.
    O que esses imbecis querem implantarem realmente no Brasil???

  16. Não vou dizer quem, mas tem gente vem ao espaço para transmitir suas risíveis opiniões preconceituosas e desiquilibras, já que são paus mandados de regimes falsamente democráticos, já que na democracia que defendem as criticas sérias são varridas do mapa e das praças.
    Esses elementos são risíveis mesmo, com seus vaticínios e suas lamurias completamente apartadas do sentimento de solidariedade as áreas mais pobres do País, e ainda querem ser levados a sério. São uma piada de humor negro.

    • Humor negro vc verá daqui algum tempo… é devagar, é devagar, é devagar, devagarinho… qndo nos percebemos a trolha já entrou até o talo…

      • Vao as favas seus desocupados!!!!!!!
        tem que trazer medicos do exterior mesmo, por que os daqui sao uns mercenarios… e ainda batem ponto com dedo falso de silicone ou simplesmente nao vao aos plantoes e recebem sem trabalhar.
        sao tao mercenarios que recebem dos planos de saude uma merreca de 25 a 35 reais por consulta, mas cobram 350,00 numa consulta paga avista so pra manter o statos de bom..
        E PRA TER REVALIDA QUE SEJA COMO a OAB ou seja todos revalidam seus diplomas apos formados!!
        mesma prova para os inteligentes medicos BR e os burros importados…

    • Mimimimimi. Mimimi. Mi. “Temux qui sê solidáriu” Mimimi…

      Ah vá…

      Afinal, é “Júlio” ou é “BrasileirA”? Ato falho, hein minha querida? 😉

      Vergonha…

      • Esperar o que de um sujeito que adota a imagem de um personagem do filme infantil Guerra nas estrelas, só mesmo boçalidade. Só poderia mesmo vir um ato infantil como o de tentar fazer “buling” por um simples erro na gráfico na hora digitação, tentando denegrir a sexualidade de um sujeito que honra a calça que veste, com filhos e netos entregues a este país. Isso é o que dá o sujeito viver na infância se agarrando a suas fantasias e buscando transferir aos outros algo que vai no recôndito da própria alma.
        Abobado, Tua mãe ainda te pega pela mão para atravessar a rua ou já es capaz de fazê-lo sozinho?

      • Esperar o que de um sujeito que se utiliza da imagem de um personagem de filme infantil americano? Essa sua natural tendência infantiloide de fazer bulling, se apegando a um erro de grafia, só mostra um tipo imaturo, um tanto reacionário, meio imbecil como a maioria dos adolescentes. Se já fores adulto um tanto quanto pior, demonstra um certo retardamento.
        De qualquer modo, meu caro abobado, eu sou um sujeito que honra a calça que veste e de onde venho tem um ditado galinha que canta primeiro é a que bota o ovo. Quem sabe não seja essa sua forma de expor sua sexualidade, se escondendo enquanto ataca outros. Faça coisa melhor com sua existência, meu abobado predileto, provavelmente nesta sua fútil trajetória de vida oculte que ainda precise ser dirigido por seus país,

  17. Com os medicos cubanos, o Brasil ja pode ir preparando a papelada, porque muitos nao vao querer voltar a prisao Fidelista..e carta marcada trazer Cubano no pais…vao pedir asilo mais cedo ou mais tarde. No final, 60% tem destino marcado; Miami, apeasr que medico formado em Cuba e lavador de prato e considerado igual pelos orgaos controladores da Medicina nos EUA. Aquele diploma de medico Cubano nao vale a tinta em que foi impreso, aqui nos EUA.

    • Gostei Carlos, acho que médico cubano tem valor só pra turma do PT, que quer enviar dinheiro para aquela ilha de qualquer maneira. Aquela porcaria de ilha é o modelo a ser seguido pelos petista.

      • A ilha é tão boa que os cubanos enfrentam tubarão e mar bravio para chegarem ao inferno de Miami… eita povo masoquista… rsrsrsrsrsrsrs…

  18. Podem apostar que no meio da Cubanada tem muito “medicos politicos” que irao ao Brasil para o bem de Cuba e suas ideologias fajutas.

    • Mas claro, pode botar na conta que metade dos que vierem são “cirurgiões cerebrais” pra vigiar a outra metade e de quebra ainda lavar a cabeça do povão com a mentiralhada comunista.

  19. Eu agradeço à Deus todo dia, mas do governo eu me nego à depender, minha família não pisa os pés em hospital público até onde eu puder trabalhar e pagar algo melhor, porque vejo como as pessoas são tratadas… existe um hospital na zona sul de são Paulo que ‘todas as pessoas que eu conhecia’ que entraram lá saíram foi dentro de caixão… se por falta de recurso ou competência já não me cabe julgar porque desconheço, mas que é muuuito estranho, a isto é.

    Gente, agora, trazer médio de fora porque aqui não temos… isto me parece colocar durex pra segurar peça de avião…. que loucura…

    • Sem contar que, apesar de vc gastar do seu bolso com saúde, tem que pagar a conta dos demais que dependem do sistema publico falido de saúde… é a socialização dos que tem para os que não tem, mal gerido por aqueles que desviam o que deveria ser empregado para diminuir essa diferença… GOVERNO BOM É GOVERNO NANICO… tende a custar e desviar menos e a ser mais competente…

      • Saúde Pública TEM QUE ACABAR. Só com os impostos que pagamos dá muito bem para pagarmos um plano médico particular.
        O problema é que saúde pública DÁ VOTO. Mexe com a esperança do ‘povão’. MIL VEZES o governo investir em EDUCAÇÃO DA SAÚDE (educação de fato, sem manipulação política, etc) do que investir num sistema QUE NÃO FUNCIONA.
        Já tive experiência de usar hospital público e no meu caso, valeria mais a pena ter ficado em casa e procurado meu médico particular no dia seguinte!
        Já participei de ajuda social e posso afirmar que BOA PARTE das doenças e males da população carente se dá pela MÁ GESTÃO alimentar da família e pela CARÊNCIA de informação útil para os cuidados da boa saúde. Perguntei para uma moça o que ela fazia com o pouco dinheiro que ganhava (na época não rolava essa farra com as bolsas ‘nãoseioque’ que temos hj) ela respondeu: compro carne, pão, macarrão e refrigerante e guando dá, uma cervejinha. Detalhe: mãe solteira com DOIS FILHOS. Pois é né!
        Enfim senhores, queremos resolver o problema da saúde? Privativa, deixe bem claro ao povo carente de que ELES SÃO RESPONSÁVEIS PELA PRÓPRIA SAÚDE e invista em serviço social SÉRIO, ESCLARECEDOR, PRÁTICO e EFETIVO.

  20. A população só agradece,agr, aumente o piso salarial dos técnicos em enfermagem, pois temos de trabalhar em 3 lugare ou mais p termos uma renda decente, apesar da carga de 12h em cada…Trabalhando assim , como poderemos estudar?C essa carga horária toda ñ temosa condições. Existe uma lei de 30h q está esperando à aprovaçao de vários governadores..afinal, são sempre os mesmos os beneficiados…uns poucos c n trabalho escravo.Trágico.P ontem.

    • Conhecimentos meus tecnicos em enfermagem já disseram a mesma coisa. E pior…

      Médicos que não matam gente por desconhecimento porque algum tecnico em enfermagem experiente os impede. Em muitas das vezes… o orgulho é maior, e acaba por matar os pacientes. Perguntei se era so nos centros publicos. Resposta. Não!… Nos privados também. E foram citando nomes e casos!…

      Deveria haver para todas as profissões um exame teorico e prático efetivo de suas funções antes de adquirirem responsabilidades inerentes à profissão.

      Mas estamos falando do Brasil… CORRUPÇÃO E INEFICIÊNCIA É REGRA! NÃO EXCESSÃO. Se tentar remar contra a maré pode ir se preparando pra virar herói… com todos aspetos bons e ruins deste título.

      Não fico mais admirado com os discursos e sorrisos nas campanhas. Pois estes já se encontram chafurdados na lama… e acostumaram-se a sorrir fedendo a estrume. Por isto desejam o mesmo à população, e é isto que pretendem. Um ciclo vicioso, e a sociedade rumo à lama. Com eles claro!… “Felizes” se aproveitando… Mas na Lama!… Infelizmente os maus exemplos estão cooptando pessoas boas e fazendo-as se deixar levar pela a maioria. Por isto o sr. que apesar de tudo deseja ser honesto, correto, não se deixe levar… pois o sr. não é trouxa!… eles que são ou aprenderam a ser verdadeiros animais irracionais, consequentemente… não honram a própria raça humana!… vão de encontro ao que eles próprios são na essência!…

  21. Embora não sejem só médicos cubanos que estão vindo para o Brasil, os cubanos provavelmente são os mais competentes e aptos a prestarem atendimento médico à população brasileira. Conhecem as mazelas do comunismo e estão acostumados a lidar com a escassez de recursos e improvisações criativas e exitosas, as imperfeições do sistema e sabem muito bem lidar e controlar as imperfeições do ser humano (tais como a ganância, o materialismo inescrupuloso e a selvageria ) vícios da maioria dos médicos oriundos de sistemas capitalistas – que gera o descaso, a indiferença com o sofrimento do povo brasileiro.

    • Você acha correto o salario deles ser pago diretamente a Cuba, enquanto os demais medicos de outras nacionalidades ficarão com a totalidade dos 10 mil que lhe serão dados ?
      Não desconfia de nada não ?

      • Quem financiou os estudos desses médicos cubanos? Se foi o povo cubano, ao menos 50% dos honorários médicos sejem pagos ao povo cubano!!! Quanto aos demais médicos, se seus diplomas forem procedentes de uma universidade pública, da mesma forma, 50 % dos vencimentos deveriam ser pagos aos povos que custearam a formação desses médicos. Se forem provenientes de universidades particulares, os vencimentos, em sua totalidade deveriam ser pagos diretamente aos respectivos médicos.

  22. Al Carvalho
    16 de agosto de 2013 at 13:45

    Embora não sejem só médicos cubanos que estão vindo para o Brasil, os cubanos provavelmente são os mais competentes e aptos a prestarem atendimento médico à população brasileira. Conhecem as mazelas do comunismo e estão acostumados a lidar com a escassez de recursos e improvisações criativas e exitosas, as imperfeições do sistema e sabem muito bem lidar e controlar as imperfeições do ser humano (tais como a ganância, o materialismo inescrupuloso e a selvageria ) vícios da maioria dos médicos oriundos de sistemas capitalistas – que gera o descaso, a indiferença com o sofrimento do povo brasileiro.==== Além da grd capacidade profissional, conhecem às mazelas deles q são bem idênticas às nossas ou pior…Sds.

  23. Poderiamos abrir mais concursos para medicos do exercito e darmos atrativos a recem formados e universitarios de medicina e te-los todos na Amazonia.
    Não me agrada medicos estrangeiros na Amazonia principalmente Cubanos interagindo com uma população carente que viveu sempre sem assistencia do Estado onde a unica mão amiga sempre foi e é o exercito Brasileiro.
    Esses estrangeirois Cubanos alem de introduzirem o comunismo na população Amazonica estaram conhecendo e levantando a mesma.
    Não estranhem se alguns deles começarem a sumirem,basta serem flagrados espionando ou induzinho que vão de ralo ou voces acham que estarão livre,leve e soltos heim tolinhos !.

    • “Não me agrada medicos estrangeiros na Amazonia principalmente Cubanos interagindo com uma população carente que viveu sempre sem assistencia do Estado onde a unica mão amiga sempre foi e é o exercito Brasileiro.
      Esses estrangeirois Cubanos alem de introduzirem o comunismo na população Amazonica estaram conhecendo e levantando a mesma”

      Matou a charada no ninho maluco.

      • O interesse e este mesmo, cooptar mentes, e desconstruir o trabalho de inclusão que o exercito faz com populações ribeirinhas e indigenas, lhes enfiar na mente o veneno revolucionário separatista, depois aparece nego aqui dizendo que ‘nunca antes na história deste pais ,tivemos um governo tão patriota” ridículo, primeiro foi a raposa serra do sol, agora isto, nunca tivemos um governo tão comunista e entreguista omo este.

  24. Os 4 mil escravos de jaleco do Partido Comunista de Cuba custarão ao Brasil R$ 40 milhões por mês. Deve ser o maior escândalo do PT em quase 11 anos de governo

    Nunca, leitores, nunca mesmo!, os subestimem. Quando vocês acharem que eles já chegaram ao limite do tolerável, fiquem certos: eles darão mais um passo, mais dez, mais mil. Não param nunca! Não têm compromisso com a palavra, com os fatos, com a razão, com a decência, com o bom senso, nada! Neste fim de semana, chega o primeiro lote de escravos-médicos de Cuba. Serão 400 de um total previsto de 4 mil. Por enquanto! Uma operação dessa magnitude não se planeja da noite para o dia.

    Alexandre Padilha jamais deixou de cuidar do assunto, muito especialmente quando anunciou que o governo havia desistido da ideia. Pasmem! Isso aconteceu no dia 8 de julho — há menos de um mês e meio. Enquanto dizia ao país uma coisa, tramava outra. O que ele quis foi impedir a reação dos críticos. Por isso agiu à socapa, à sorrelfa, por baixo dos panos, transformando um projeto de governo quase numa conspiração.

    Já lembrei aqui que o ministro da Saúde não criou um maldito estímulo que fosse para a interiorização dos médicos brasileiros. E não o fez porque seu projeto era outro. A decisão de importar os 4 mil escravos do Partido Comunista cubano, que também serão agentes do petismo, soma interesses de natureza ideológica, política e eleitoral. Esclareço.

    Quem são?
    Os médicos que chegarão ao Brasil já atuaram em democracias bolivarianas exemplares como Venezuela, Bolívia e Equador. Conheço bem a questão por razões que não vêm ao caso. Se os jornalistas investigativos forem apurar (eu só investigo a falta de lógica), vão descobrir que Cuba tem uma espécie de exército de jaleco para trabalhar mundo afora. Todos eles, sem exceção, são filiados ao Partido Comunista e considerados “quadros” do regime. Não! Não se trata de inferir que, no Brasil, tentarão fazer a revolução ou implantar o comunismo. Isso é besteira. A questão é de outra natureza.

    Em todos os países onde atuam, eles se tornam, aí sim, prosélitos do governo que os importou. Se assim não agem por vontade, fazem-no porque não têm alternativa. Os países que os abrigam não fazem contrato com eles, mas com ditadura cubana. A Organização Pan-Americana de Saúde entra na história apenas para, como direi?, lavar a natureza do acordo indecente. Indecente?

    Sim! O Brasil pagará R$ 10 mil por cubano importado — e esse dinheiro será repassado a Cuba. A ilha, então, se encarregará de pagar os médicos. Esse mesmo tipo de contrato vigorou com a Venezuela, Equador e Bolívia. Os médicos chegam sem suas respectivas famílias. Nem sonham, portanto, em desertar. A atividade, no entanto, rende um pouco mais dinheiro do que permanecer naquela ditadura paradisíaca.

    Atenção! Embora trabalhando para o sistema público de saúde no Brasil, os médicos obedecem ao comando de cubanos. Estarão por aqui, mas sob a estrita vigilância de bate-paus do Partido Comunista. Deles se exige que, no contato com as comunidades pobres, sejam agentes de propaganda do governo. É evidente que, caso criasse as condições para interiorizar médicos brasileiros, Padilha não contaria com essa sujeição.

    E por que os cubanos se submetem? Ideologia? Não necessariamente. É que não têm alternativa. Para o seu futuro e o de sua família, ficar na ilha é pior. O Brasil não terá nenhum controle dos médicos que vão entrar ou sair. Serão os cubanos a decidir quem fica e quem vai . Como eles não terão o seu diploma validado aqui, não têm como, por exemplo, abandonar o programa e passar a clinicar por conta própria.

    ENTÃO VEJAM QUE MARAVILHA! OS CUBANOS SÓ SÃO CONSIDERADOS APTOS A TRABALHAR AQUI SE ESTIVEREM LIGADOS AO GOVERNO DA ILHA. SEM ISSO, NÃO!

    Contra a terceirização?
    Lembro-me do escarcéu que petistas e outros esquerdistas vulgares fazem contra a administração de hospitais públicos por OSs (Organizações Sociais). Os vigaristas costumam dizer que se trata de privatização do bem público e outras bobagens. E o que faz o PT? Na prática, terceiriza 4 mil postos médicos, entrega-os ao controle dos cubanos e alimenta aquela tirania com R$ 40 milhões por mês. Ora, poderia haver terceirização pior do que essa, com os médicos obrigados — alguns certamente por gosto e ideologia — a fazer proselitismo político, sob pena de ser mandados de volta ao hospício de Fidel e Raúl Castro? É um escândalo, a meu juízo, sem par na era petista.

    A importação dos médicos se dá a pouco mais de um ano da eleição presidencial e para os governos de Estado. Dilma deve tentar um segundo mandato. Padilha vai disputar o Palácio dos Bandeirantes. Em recente encontro do PT, Lula afirmou que o ministro tinha antes de trazer os médicos para, aí sim, anunciar a candidatura.

    Vamos ver, insisto neste ponto, o que fará o Ministério Público do Trabalho, sempre tão diligente quando se trata de apontar trabalho semelhante à escravidão em fazendas ou oficinas de costura. E no caso dos médicos? Resta evidente que o governo de Cuba os mantém atrelados ao regime, entre outras razões, porque dispõe de instrumentos para puni-los caso se rebelem — e a família é um argumento bastante forte.

    Não sei, não! Tenho para mim que, num exame cuidadoso das leis, não será difícil chegar à conclusão de que esse acordo é ilegal. Numa entrevista, Padilha reafirmou que repassará a Cuba R$ 10 mil por médico, mas que a remuneração dos doutores é decisão daquele país; o Brasil não teria nada com isso. Como não? Então vamos encher as burras de Cuba com os recursos de um programa público de saúde, vinculado ao SUS, e ignorar que boa parte desse dinheiro será surrupiado?

    Curioso, não é? Segundo as leis brasileiras, uma loja de departamentos que compre roupas de uma oficina que explore trabalho degradante pode passar a ser corré (essas novas regras do hífen são de matar…) numa ação ainda que ignorasse o fato. E se vai tolerar que a presidente de um país e seu ministro da Saúde sejam beneficiários de um trabalho em tudo similar à escravidão?

    No encerramento deste texto, é forçoso que eu lembre: Hugo Chávez evidencia a excelência da medicina cubana, e Lula e Dilma, a da medicina brasileira. Na hora do pega pra capar, os petistas não apelaram nem aos cubanos nem ao SUS. Preferiram o Sírio-Libanês.

    Por Reinaldo Azevedo

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/os-4-mil-escravos-de-jaleco-do-partido-comunista-de-cuba-custarao-ao-brasil-r-40-milhoes-por-mes-deve-ser-o-maior-escandalo-do-pt-em-quase-11-anos-de-governo/#comments

Comentários não permitidos.