F-15SE surge como o grande favorito no FX da Coréia do Sul

F15SECom a licitação perto do “fim” para a próxima geração do programa de caças em andamento na Coréia do Sul, o preço de aquisição de 8,3 trilhões de Wons (US$ 7,5 bilhões) coloca o Boeing F-15 Silent Eagle (SE) na posição de concorrente direto.

No entanto, observadores militares dizem que a seleção com foco apenas no preço para 60 unidades do F-15 SE pode condenar o objetivo da Força Aérea coreana de aumentar a sua força devido à capacidade menores do caça em relação ao que se pretende.

F15-Silent-Eagle-Fighter-Korea-Brochure_Page_07

O F-15 concorre contra o F-35 da Lockheed Martin e o Eurofighter Typhoon Tranche 3 da EADS, num programa da Força Aérea para aquisição de 60 aviões de combate para substituir sua envelhecida e obsoleta frota de caças F-4 e F-5.

A licitação de três dias começou terça-feira e está prevista para durar até sexta-feira(16/08).

A DAPA (Defense Acquisition Program Administration) realizou um total de 55 sessões de licitação por três semanas entre junho e julho, mas nenhuma proposta ficou dentro do orçamento disponível, tendo a Boeing alcançado a melhor posição, aproximando muito da meta de valores.

FONTE: The Korea Times/Kang Seung-woo

TRADUÇÃO livre a partir do texto original: CAVOK

22 Comentários

  1. A rigor o F-15SE perde apenas para o F-35, e isso em alguma capacidades não todas. Creio que esse não é o momento do F-35 na Coréia do Sul. O F-35 irá substituir os caças F-16 quando estes começarem a sair de serviço.

  2. Que escolha difícil dos coreanos!!!!
    Acho que neste momento eu iria de F-15 SE,que ao meu ver ainda dá no couro em muito caça mais novo por aí.

  3. O que uma boa vizinhança não faz pela FA´s , Coreia do Norte, China um odiosinho pelo Japão e por ai vai a Coreia do Sul se armando. Aqui não sei se isso é bom ou ruim, o que temos para nossas necessidades por ENQUANTO dá, fico imaginando se a Coreia do Sul não gostaria de estar em uma situação fronteiriça como a nossa

    • O problema é que temos uns retardados governando a Venezuela e outra na Argentina (não que eles queiram fazer alguma coisa mas, nunca se sabe!) – pensando bem: os nossos verdadeiros inimigos estão em Brasília.

  4. a coreia do sul ,´pais que tem bases militares dos estados unidos come na mao dos yankes ,so poderia escolher o que os yankes querem que ele escolha
    nação de joelhos essa é a coreia do sul
    o mais correto é se juntar com a do norte assim estariam com uma força militar invejável pelo japao

    • PÉ DE CÃO…

      E o norte iria querer se juntar ao sul? Creio ser difícil que o governo comunista do norte tolere unir-se ao do sul, com consequente perda de poder…

      E qual o coreano do sul vai querer pagar a conta para unir-se a um norte, cuja economia é pequeníssima…?

      Ademais, depois da Guerra da Coréia e da devastação causada pelo norte no sul e vice-versa, mais fácil ficar como estão.

      Por fim, o poderio militar convencional do sul já é imenso… A única coisa que seguraria as pontas para o norte seria uma arma nuclear mesmo ( que terminaria sendo uma arma do juízo final… ), pois se fosse depender de poderio convencional, a coisa seria complicada para o norte…

    • Estariam com uma força invejada pelo Japao e com a populaçao passando fome,dependendo de seus inimigos para alimenta-las,kkkk,VOCE definitivamentemente E`UM PIADISTA PANDEGO HILARIO aioaioaioaioaioaioaioaioaioaio,meu coraçao nao aguenta este tranco kkkkk

    • Pé de cão, compare a qualidade de vida, ensino, emprego, saúde da Coreia do Norte e da Coreia do Sul ?!

      Melhor, sai na rua e veja o nivel tecnologico de um Hiunday, e depois va ate o bom retiro e converse com um norte coreano fungitivo daquele regime socialista maluco ?!!
      Eu já fiz esta experiencia, e o que vi foram lagrimas.

    • PÉ DE CÃO está certo.
      A ideologia serve para dividir as nações, na verdade serve para as grandes “”potências”” com seus falsos reis , rainhas, governantes e ou profetas compartilharem suas riquezas , seu território e suas mentes.
      A ideologia, a partir da Guerra Fria, começou a dividir o mundo :
      Pacto de Varsóvia /Otan, Coréia do Norte e Sul, Vietnan do Norte e Sul , ETC ETC ETC …até a corrida espacial era uma divisão , pasmem da LUA; a Colômbia hoje está dividida na América do Sul.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria

      Há planos maquiavélicos que visam a divisão do Brasil que usarão a ideologia para isso ou pelo menos tentarão. As passeatas já desproporcionais ao contesto podem estar fazendo parte desse plano ;
      os imbecis não ouvem o que dirá enxergar qualquer coisa no reino falta de cultura mais básica chamado Brasil e isso se deve aos atuais imperadores … dos nossos palácios .
      É incrível a imbecilidade divisionária que visa na verdade : poder -honra-glória, atributos esses que devem pertencer somente a DEUS.
      A divisão ela é saudável quando visa a ORDEM e o PROGRESSO / a IGUALDADE a LIBERDADE e a FRATERNIDADE.
      E tudo isso só pode ser conseguida por um CAMINHO da VERDADE que conduza a VIDA .
      Lógico que isso não será fácil até os últimos dias e essa luta pode redundar em lutas e guerras que redundam pelo lado físico também.

      http://4.bp.blogspot.com/_ku_UXiUqaUc/Ss_CyCTi8II/AAAAAAAAAB4/IS_Mi8vPLyU/s1600-h/Davi%2Bvence%2Bgolias.JPG

      • Como sempre, caso isso realmente aconteça, os comunistas transformarão sua parte na miséria que todos conhecemos mundo afora, tais como coreia do norte, cuba, miamar, e o outro lado, dito capitalista, transformarão sua parte em um país realmente rico, como é a CORÉIA DO SUL, JAPÃO, CANADÁ… adivinhem de que lado estarei ???…

      • o zoinho azul de que lado você samba? na verdade esse barriga verde vai estar com a barriga deitado na grama ,esperando para ver e a barriga fica bem verde para ele ganhar um green card
        continua puxando o saco de gringo
        sobe as coreias ,tem quase o tamanho do rio de janeiro com famílias dos dois lados
        manifestações a favor da unificação ,dentro da coreia do sul além de pedir isso eles pedem o fim do governo entreguistas que eles tem
        quem é o estranho no ninho é os anglos sionistas
        e para finalizar quem gosta de divisão é separatista

      • Pé de Cão ,
        Esse é o jogo do Grande Reino, dividir para governar.

        Só como exemplo, esses caras conseguiram dividir a Alemanha pela ideologia, sendo que o próprio Hitler também abominava os comunistas/socialistas, então como ele se voltou contra o ocidente (?).
        A Alemanha reagiu a inveja, ganância e humilhação que sofreu, ia dar no que deu.
        Não se esqueça do que foi dito aqui, há um plano para a DESINTEGRAÇÃO NACIONAL.
        “Alguns ” vão ter que pegar (no) pesado.
        Abs.

    • Vader,

      Não vejo dessa forma…

      No F-15SE, os americanos simplesmente aplicaram o que foi aprendido com sua experiência em furtividade e eletrônica avançada para incrementar o poderio do Eagle e suas chances de sobrevivência… Simplesmente pegaram uma aeronave consagrada e melhoraram seus parâmetros, além de aplicarem outros conceitos já testados…

      Enfim, uma aeronave que já poderia ser considerada equiparável a qualquer variante do Flanker, torna-se superior até mesmo ao Su-35 em muitos conceitos…

      • Amigo RR, a experiência que a Boeing tem em aviões furtivos deve ser bastante menor que a Lockheed Martin e a Northrop Grumman, por motivos óbvios. De maneira que não dá para se comparar em termos de furtividade um F-35 (exemplo) com esse F-15SE aí.

        Lembremos que não se constrói uma aeronave furtiva sem se mexer profundamente em suas formas.

        Na minha modesta opinião esse F-15SE pode até ser uma solução razoável para quem já opera F-15, caso dos coreanos.

        Para quaisquer outros, seria uma tremenda furada.

        De qualquer maneira, para enfrentar os MiG-21 e 29 da Coréia Comuna tá de bom tamanho. E, claro, ainda dá um belo caldo nos ching-ling.

        Sds.

  5. Rezar pra que acerte além do horizonte ou nao seje detectado… porque se for um dos caças russos com super-manobrabilidade… chegando perto… é “tchau e benção”!!

  6. FX-2 esta na adolescencia, com seus 15 aninhos, e se continuar Dilmona estara completando 24 anos no final de mandato. Ate la a FAB sera uma transportadora de autoridades e levarao vacinas aos 4 cantos do Brasil, com aquele KC-390 tinindo de novo e 85% com pecas do estrangeiro, enquanto o Starfighter A-29 patrulha as fronteirras atras de um ou dois teco tecos carregados de muamba. Brasilia sera defendida pelas Milicia leninista do Povo Trabalhador , MLPT, armados com fuzis modelo 1908, de 4 tiros. Seremos igual a Venezuela e Cuba; os favelados marchando pelas avenidas com seus chapeus com fita vermelha e fotos de Che estampada no peito…”Unidos, jamais seremos vencidos, unidos jamais seremos vencidos”..eita Brasil..

Comentários não permitidos.