MÉDICOS MILITARES

medico-militarCarta de Ruisdael Antonio Mello do Rio de Janeiro para o jornal O Globo:

“Senadores da base aliada com apoio da Presidente Dilma aprovaram a populista e eleitoreira PEC 122, que autoriza médicos das Forças Armadas a um segundo emprego no SUS.

Oficiais altamente qualificados das FFAA e seu comandante precisam ser consultados, para decidirem se esta medida pode prejudicar as forças militares.

Como ficarão hospitais e policlínicas militares já sucateados, onde incansáveis companheiros médicos trabalham com falta de pessoal e muitas deficiências?

Imaginem os (localizados) no interior do Brasil… Eu e muitos outros que servimos em fronteiras conhecemos o problema da saúde nessas regiões.”

Fonte: O Globo, Dos Leitores, Página 13, Segunda-Feira, 12/08/2013

25 Comentários

  1. Eu já li algumas matérias sobre o assunto, mas sinceramente, do jeito que a medida foi editada, me pareceu bem razoável. Aliás, achei que os próprios militares fossem apoiar a ideia. Alguém poderia me explicar o que de tão sombrio e perigoso existe nela?

  2. Ou seja, o governo revanchista de “ideias sovieticas” brasileiro, vai estuprar ainda mais as Forças militares, já não basta o corpo de engenharia, que faz das tripas coração para cobrir os rombos nas obras do (EM)PAC, que as empreiteiras que financiadoras do partidão deixam pelas metades.

    O legal e que os médicos militares já fazem isto, pergunte as populações isoladas e ribeirinhas, que tipo de medico elas conhecem?!
    A incompetência deste governo populista demagogo lixo, e evidente, com um orçamento gigantesco de 87 bilhões por ano, maior da união, tem que cogitar fazer gambiaras e trazer profissionais de outros países, pois não consegue oferecer o minimo em infra estrutura para o país.

    • Sem panfletagens….

      O que parece estar acontecendo é uma dificuldade das F.A de manterem médicos em quantidade suficiente em suas fileiras, por causa da concorrência que mercado de saúde aquecido ocasiona, provocando uma debandada de médicos militares para o setor civil, buscando maior remuneração….

      O raciocínio parece ser que possibilitando estes médicos trabalharem simultaneamente nos setores militar e civil, pode ajudar a mante-los nas F.A.

    • Amigo Fábio, já pensastes que o buraco pode ser mais embaixo ???… primeiro eles trazem para cá médicos cubanos… depois saem com essa que está faltando médicos no Exército brasileiro, e no momento certo criam a possibilidade de alistar médicos cubanos nas fileiras do Exercito para preencher possíveis vagas faltantes, tipo 10.000 cubanos oficiais médicos em nossas FAs… seria tudo que eles sonham… essa camarilha é ardilosa e as FAs tem que estar atentas a esse tipo de orquestramento… todo cuidado é pouco qndo se trata de comunistas…

      • Outro problema é o comunismo reinante nas forças armadas, que obriga um oficial médico altamente especializado a ganhar o mesmo salário de um intendente. Cito ainda o Major astronauta brasileiro, que tinha que se contentar com o salário comunizado. Mais, um sargento especialista em eletrônica de bordo, que deve ganhar o mesmo que um infante. Isso, fora o nepotismo e o clientelismo, praga de toda organização brasileira, pública ou privada, civil ou militar.
        Não é necessário que existam miseráveis ou pobres para que a criatividade e a liberdade de iniciativa sejam incentivadas e protegidas, mas sua total ausência leva à acomodação e ao sentimento de injustiça daqueles que fazem por merecer destaque.

      • Não creio Blue Ryes, acredito que eles sejam “agentes doutrinadores”mesmo, a ideia e conquistar a confiança das populações interioranas, ( o que melhor que um medico para isto, as igrejas se utilizam bem disto com padres e pastores) e aos poucos induzir neles ideias anarquicos de desconstrução social e revolta, criando assim terreno fertil para o surgimento de “lideres” ( oportunistas) criarem suas guerrilhas.
        Já tentaram antes, no araguaya, mas o militares acabaram bem com a festa, hoje não tenho tanta certeza.
        o que o governo “social revanchista” pretende para os militares, e justamente o que estão fazendo gradativamente, silenciosamente como manda Gramsci, Sucatea-los, sub utiliza-los, humilhar-los, e desconstrui-los socialmente, torna-los caricaturas do que deveriam ser.
        Logo veremos os “movimentos sociais” estrategicamente pedindo o fim do serviço militar obrigatório,

  3. Lá vem … apodrecer o resto que funciona no país.

    Tirar os poucos que vão rios adentro de ano em ano…

    Diminuir a qualidade da medicina militar nos hospitais… tirando gente…

    Tudo como paliativo!… Pois pra resolver acabaria sangrando o corpo até a morte! De tantos vampiros sendo retirados.

    Souberam?! Mais um recorde de lucro dos bancos! 😉 😉

    Viva o Governo dos Pobres! 😉 😉

  4. “elite corporativista teme mudança de foco que abale o nosso sistema mercantil de saúde. A virulenta reação do Conselho Federal de Medicina contra a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha, que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde”.

    Inevitavelmente, no Brasil existe a concentração (de médicos por m2) só nas grandes cidades. Dos 371.788 médicos brasileiros, 260.251 estão nas regiões Sul e Sudeste. Mesmo com a oferta de vencimentos bem superiores aos pagos nos grandes centros urbanos.

    E isso não acontece por acaso. O próprio modelo de formação de profissionais de saúde, com quase 58% de escolas privadas, é voltado para um tipo de atendimento vinculado à indústria de equipamentos de alta tecnologia, aos laboratórios e às vantagens do regime híbrido, em que é possível conciliar plantões de 24 horas no sistema público com seus consultórios e clínicas particulares, alimentados pelos planos de saúde.

    Que venham os militares. Alias eles já estão pelos rincôes do Brasil a bastante tempo…

  5. O cólera vermelha, por onde passa deixa destruição e mortandade… agora encasquetaram com os médicos, uma das poucas profissões onde o indivíduo não precisa do estado para viver… querem a todo custo faze-los dependentes do monstro que tudo gere e ingere… essa falácia que querem trazer médicos cubanos para acabar com a carência de médicos no interior é a maior mentira dos últimos tempos… o que pode um médico em um rincão brasileiro sem os insumos e demais itens necessários a um bom diagnostico e assistência ao necessitado da saúde, uma vez que o estado não arca com esses itens por pura incapacidade, incompetência e desvios de verbas???… é claro que a importação desses médicos, em especial os cubanos, NADA tem a ver com saúde e sim com destruição do corporativismo médico com a penetração em meio a seus profissionais de médicos DESQUALIFICADOS, que não passam em uma prova medíocre como o revalida (antes de afirmar isso consultei amigos médicos) e que estão acostumados a perceber uma miséria em seu país de origem e que aqui passam a ganhar $ 2.000 dólares acham que estão no paraíso… sem falar que o fidel fica com metade… então não me venham com xurumelas mentirosas que aqui não tem bobo não… os médicos cubanos, na verdade estarão aqui para outros fins, senão aquele que honra a todos os profissionais médicos do meu Brasil… serão 6000 agentes ideológicos cubanos no seio de nossa sociedade, criando um câncer que corroerá nossos valores pátrios por dentro… uma infâmia…

    • Concordo, medico cubano, vai vir para curar o o povo humilde do interior do “livre mercado, e da liberdade burguesa”
      medico que não tem nem gaze e esparadrapo para trabalhar ? pura jogada ideologica, vão e plantar o terror revolucionário no humilde povo do interior, que carece e de educação e oportunidade, e não de ideologia nefasta falida do sec. retrasado.
      O MST e o partidão agradecem.

  6. Os militares brasileiro sempre demonstram um grande profissionalismo em tudo que fazem,em detrimento de uma minoria que no passado se envolveu com o que era de mais sórdido na sociedade civilizada,ocasionando a maior tragédia da história contemporânea brasileira,o golpe militar de 64;más haviam ali, nas sua fileiras, homens honrado e cumpridores do seu dever para com o povo brasileiro.
    .
    Os médicos militares brasileiros prestam um excelente serviço a nação brasileira nos lugares bem longínquos e fora do Brasil também; onde os mercantilistas da saúde não desejam trabalhar;é só bravos e cocientes do seu dever para com a nação brasileira e para com a vida humana,é que vai.
    .
    O governo esta de parabéns em querer que a saúde universalizada, vá a todo canto do país,custe o que custar pois,governo democrático é isso ai,solidário aos sues mais necessitados.
    .
    É esse o Brasil que o brasileiro quer,com justiça social para todos,seja pobre ou rico,branco ou preto,coisa que nem os países tidos como “supra-democráticos” como os EUA tem capacidade de fazer para com a sua gente menos afortunada.
    .
    .
    ******************************
    .

    POR QUE OS MÉDICOS CUBANOS ASSUSTAM
    .
    Elite corporativista teme que foco na prevenção abale mercantilização da saúde. Números revelam injustiça orçamentária no ensino e prática da Medicina
    .
    (*)Por: Pedro Porfírio, no Cebes.
    .
    .
    . A virulenta reação do Conselho Federal de Medicina contra a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha, que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde.
    .
    Essa não é a primeira investida radical do CFM e da Associação Médica Brasileira contra a prática vitoriosa dos médicos cubanos entre nós.
    .
    Em 2005, quando o governador de Tocantins não conseguia médicos para a maioria dos seus pequenos e afastados municípios, recorreu a um convênio com Cuba e viu o quadro de saúde mudar rapidamente com a presença de apenas uma centena de profissionais daquele país.
    .
    A reação das entidades médicas de Tocantins, comprometidas com a baixa qualidade da medicina pública que favorece o atendimento privado, foi quase de desespero.
    .
    Elas só descansaram quando obtiveram uma liminar de um juiz de primeira instância determinando em 2007 a imediata “expulsão” dos médicos cubanos.
    .
    .
    Sem compromisso em retribuir os cursos públicos
    .
    Há no Brasil uma grande “injustiça orçamentária”: a formação de médicos nas faculdades públicas, que custa muito dinheiro a todos os brasileiros, não presume nenhuma retribuição social, pelo menos enquanto não se aprova o projeto do senador Cristóvam Buarque, que obriga os médicos recém-formados que tiveram seus cursos custeados com recursos públicos a exercerem a profissão, por dois anos, em municípios com menos de 30 mil habitantes ou em comunidades carentes de regiões metropolitanas.
    .
    .
    Cuba é reconhecida por seus êxitos na medicina e na biotecnologia
    .
    Em sua nota ameaçadora, o CFM afirma claramente que confiar populações periféricas aos cuidados de médicos cubanos é submetê-las a profissionais não qualificados. E esbanja hipocrisia na defesa dos direitos daquelas pessoas.
    Não é isso que consta dos números da Organização Mundial de Saúde.
    .
    Cuba, país submetido a um asfixiante bloqueio econômico, mostra que nesse quesito é um exemplo para o mundo e tem resultados melhores do que os do Brasil.
    .
    .
    .
    Para ler o texto completo :
    .
    Fonte: [ outraspalavras.net/outrasmidias/destaque-outras-midias/por-que-os-medicos-cubanos-assustam/ ]

    .

    • O conselho Federal de Medicina não é contra a vinda de médicos cubanos ou de qualquer outra nacionalidade. Ele é contra a vinda de “médicos” que não se submetam ao revalida, que é um exame de conhecimentos mínimos para quem se entitula médico. Já tive o desprazer de trabalhar ao lado de um médico cubano e presenciei coisa bizarras..

      “retribuir os custos”… seus pais pagam impostos asfixiantes e quando se filhos vão estudar medicina querem obrigá-los ao trabalho semi-escravo para custear o SUS que se recusa a contratar médicos por salários dignos e sem nenhuma condição de trabalho.
      Bem, se for assim, poderiamos dizer que todos que se formarem no segundo grau tem que dar “uma compensação a sociedade com um ano de trabalho semi-escravo” para “ressarcir a sociedade” pelos “custos do seu ensino”.
      Quem adorava essa conversar era STALIN na décadas de 30.

      Se for investigar melhor o assunto cuba possui alguns êxitos em medicina que são pontuais e única e exclusivamente para propaganda do regime, pessoas Inocentes e leigas acabam acreditando que isso se estende para toda rede de saúde, mas a verdade é que o sistema de saúde de Cuba como um todo é miseravelmente falido… investigue por si só de fontes apoliticas.

  7. mas outra atitude correta do governo brasileiro
    e mais um chute no saco do bando de separatistas que fingem ser de direita!!!!
    esta faltando a matéria do satélite !!!! parceria certa.
    chupa entreguistas!!!!

    • Explique-me como você confunde separatistas (nojentos) com nacionalistas ?
      E como uma UNASUR não seria entreguista, já que faz parte da pauta do FORO de SP, sendo formado por partidos socialistas, e o socialismo em sua origem e apatrida por natureza, prega a revolução sem fronteiras.

      Sabe porque não teremos caças novos ? porque os lideres da Foro de Sp já consideram que a UNASUR tem uma força aerea bem equipada, ela consiste de caças SU-30, e provem de caracas.

      • Caro CP, esse acima é desprovido de neurônios… é um caso de pesquisa científica… nunca antes na história médica um bebe acéfalo durou tanto… conseguiu chegar aos 30 sem o mínimo de massa encefálica… ele decorou meia dúzia de frases prontas e as vomita noite e dia…

      • Existem pessoas raras que simplesmente gostam de irritar os outros, para isso não tem o menor pudor para escrever ou falar coisas sem sentido, que muitas vezes nem elas acreditam ou acham correto.

      • tem sim capa preta ,fique atento que você ira perceber
        só sabem desdenhar o nosso pais ,pode ser no que for
        fazem um marketing ruim do pais fomentam a desunião ,e a moral baixa

Comentários não permitidos.