Apesar de pedido de Patriota, Kerry diz que EUA manterão espionagem

meu amigo

Pouco antes da visita de Kerry ao Brasil, uma comitivatécnica brasileira foi aos Estados Unidos para ouvir explicações de técnicos americanos sobre espionagem Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

Diogo Alcântara

Mesmo diante da cobrança pública do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, que pediu a “descontinuidade” da espionagem dos Estados Unidos a cidadãos brasileiros, o secretário de Estado americano, John Kerry, afirmou nesta terça-feira, em entrevista coletiva, que os EUA manterão a prática, sob o argumento de garantir a segurança de seus cidadãos e de outros países contra ameaças terroristas.

“Estamos aqui agora e vamos continuar a ter esse diálogo. E continuaremos a ter esse diálogo até termos certeza de que o governo brasileiro entenda perfeitamente e concorde plenamente com o que achamos que precisamos fazer para dar segurança não só para norte-americanos, mas também para brasileiros e as demais pessoas do mundo”, afirmou Kerry ao lado de Patriota.

“Não posso discutir aqui questões operacionais, mas posso dizer que o Congresso dos EUA aprovou uma lei depois do (dos atentados de) 11 de Setembro (de 2001), depois que fomos atacados pela Al-Qaeda. (Uma lei) que respeitava os nosso padrões legais, e depois o programa foi implementado sob a supervisão do judiciário”, explicou o secretário americano.

Segundo Kerry, a coleta de informações de outros países não é uma exclusividade dos Estados Unidos. “O que os EUA estão procurando fazer é evitar que essas coisas aconteçam, sabendo de antemão. Os EUA recolhem inteligência estrangeira como fazem todas as nações. Acho que nossa coleta de inteligência ajudou nossa nação a nos proteger de muitas ameaças, e a muitos povos do mundo, como o brasileiro”, justificou.

Na mesma entrevista, Patriota afirmou que a relação bilateral com os Estados Unidos enfrenta “um novo desafio” por conta das denúncias de espionagem, declarando que os esclarecimentos do governo americano não são suficientes para contornar o mal-estar diplomático. “Os esclarecimentos não são um fim em si mesmo”, afirmou em declaração à imprensa, cobrando “descontinuidade” do processo, isto é, cobrando o fim da prática de espionagem no Brasil.

“Enfrentamos hoje um novo tipo de desafio em nossa relação bilateral, um desafio relacionado à notícia de interceptações de comunicações eletrônicas e telefônicas de brasileiros. E caso as implicações desses desafios não sejam resolvidas de modo satisfatório, corre-se o risco de se projetar uma sombra de desconfiança sobre o nosso trabalho”, disse o chanceler brasileiro.

Segundo Patriota, é necessário “descontinuar práticas atentatórias à soberania, à relação de confiança entre os Estados, e violatória das liberdades individuais que nossos países tanto prezam”. “O que nós consideramos é que os EUA não encontrarão melhor parceiro no combate do terrorismo internacional, à medida que as parcerias sejam levadas a cabo de forma transparente”, disse Patriota.

Há um mês, as denúncias de que os Estados Unidos, por meio da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), teria espionado milhões de e-mails e telefonemas de brasileiros, vêm movimentando o governo. Além da instalação de um grupo técnico para analisar as denúncias, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram incumbidas de investigar a suspeita e os contratos entre as empresas de telefonias brasileiras e estrangeiras para verificar se alguma cláusula facilita a quebra de sigilo telefônico dos usuários.

No plano político, o caso rendeu declarações assertivas da presidente Dilma Rousseff e ações diplomáticas junto a foros internacionais por parte do Ministério das Relações Exteriores. O vice-presidente americano, Joe Biden, chegou a telefonar para a presidente Dilma Rousseff a fim de prestar esclarecimentos.

Pouco antes da visita de Kerry ao Brasil, uma comitiva interministerial brasileira foi aos Estados Unidos para ouvir explicações de técnicos americanos sobre o caso. Os Estados Unidos quiseram convencer os brasileiros de que o teor dos e-mails e telefonemas não era acessado. Tese refutada pelo jornalista Gleen Greenwald, que trouxe à tona a denúncia do ex-técnico da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) Edward Snowden.

 

Fonte: Terra

97 Comentários

  1. O bom é que eles são sinceros, e quem tem um amigo assim não precisa de inimigo, “já ta arrumado”, faça o que eu falo (Pimenta no olho do outro é refresco), mas não faça o que eu faço.

    • Esse tapinha nas costas do Patriota, da até a impressão que o Kerry tá falando: ” Agora você fica de quatro…, que vergonha. ” Agora veem petista metendo o pau em PS… não sei o que, pra mim não estou conseguindo ver a diferença é tudo iqual, só mudou os mosquitos porque a merda é a mesma.

    • MENOS…MENOS….
      .
      .
      O governo brasileiro deveria deixar essa estratégia,se é que se pode chamar isso de estratégia;e aproveitar o gancho que os EUA deixou e usar a parafernália tec deles para combater o narcotráfico que massacra as duas nações…rsrsrsr.
      .
      Esse superlativos que fazem a tudo dos EUA é muito questionável,visto posto que se fossem tudo isso;creio que os talibãs e Al-Qaeda não tem a mesma visão que os americanófilos tem,como estes são incansáveis e massantes,quando ruminam como um mantra, a superlativação aos EUA…Rsrsrsr
      .
      Se a bisbilhotice americana fosse tudo isso ai;os EUA usariam para combater o crime organizado,como o narcotráfico e resolveriam o problema da droga que campeia por lá…Heheheh.

      .

  2. Tadinho, os norte-americanos foram malvadinhos com você? não ti deram o pirulito? Só porque você implorou para que eles parem de ler suas cartinhas e ouvir suas conversas? Governo de joelhos é assim, IMPLORA, mas o que podíamos esperar dos nossos poderes, a unica DEFESA que eles se preocupam é a defesa de seus próprios negócios junto ao poder publico. Enquanto isso o verdadeiro Big Brother, monitora tudo e todos.

  3. O cara pediu ? tipo moleke crido em apartamento : por favor não leve minha lancheira?
    E isto que devemos esperar dos vira latas do Itamaraty ? este (anti) Patriota e patético, se imponha, saja cordial mas firme, diga que se espionam, teremos uma contra espionagem eficiente aguardando ( sonho meu)
    Certos estão os Russos,apesar de eu discordar de muitos posicionamentos deles, tenho que reconhecer que fazem prevalecer sua soberania, sem precisar “pedir” e ouvir um ridiculo não na fuça.

    • Voce ainda não percebeu que o cara é florzinha e queima a rosca.
      Alias este governo tem um alto indice homossessual e narco-dependente.
      Eram machos ate que fugiram travestidos de mulheres para a Europa.La chegando se drogavam com barbituricos,anfetaminas e acido lisergicos.
      Ficaram chapadões e os gringos lhes defloraram os rabos e voltaram na anistia quebrando a munhéca.
      Agora querem introduzirem essa pratica de mqanipulação de massas boiolizando o povo e liberando drogas.
      “Chapadões unidos com briocos de leite abastecidos jamais serão vencidos”

      • RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS… imperdível sua fala… pergunta se o pé de poodle andou por lá… ele dá toda pinta que sim… rsrsrsrsrsrs… nóiado e fresco…

  4. Para quem critica tanto a parceira de Brasil e França dizendo que não são leais e coisa e tal, bem poderia criticar o ato americano né?

    • Talvez um dia voce e muitos outros entendam o que sempre externei em relação a assuntos de estado,politica externa,diplomacia e comercio envolvendo o Brasil com os EUA e a Europa Ocidental.
      Eles jamais permitiriam auto-suficiente e independencia tecno-cientifica a sua Galinha dos ovos de ouro.
      Do outro lado tem a Russia que a mais de uma decada implora-nos para ajudarem-nos a nos desenvolver e a xenofobia ideologica e o capaxismo impedem que realmente avancemos pois Jurassicos classificam isto como verder-mos nossas proprias almas a Satanaz nos transformando em comedores de criancinhas.
      Por outro lado acham lindinho a India se desenvolvendo e não a acusam de terem-se vendido ao comunismo.
      Cego e ignorante é todo aquele que não enxerga e nem adimite que se hoje India e China são potencias atomicas.aeroespacial e militar GRAÇAS A TECNOLOGIA RUSSA.

      • Mais estranho de tudo é que os Russos tem (ou deveriam ter) mais laços ideológicos com esse desgoverno brasileiro, afinal com o Putin governando por lá é tipo uma China.

      • Ai que vc se engana… os EUA hoje estão na mãos dos esquerdopatas fabianos, iguais os daqui… eu não duvido que de F-18 por causa disso… agora, se amanhã ganhar os republicanos, ai pode ser que as coisas mudem…

      • Também não é bem assim, os russos estão dispostos a nos “ajudar” se pagarmos muito bem para isso (e até aí muito justo). Agora isso de implorar para nos ajudar não é assim, veja que no caso do submarino nuclear não estavam dispostos a nos repassar a tecnologia do casco (claro direito deles, mas mostra que não podemos depositar toda a confiança em apenas um aliado).
        E o que temos que fazer é comprar aquilo que não podemos fazer aqui, seja dos EUA, França, China, Russia ou qualquer outro que queriam nos vender (nem digo nos ajudar, afinal pagamos essa “ajuda”).
        Um exemplo muito bom é exatamente a Índia que você mencionou, que compra de qualquer um sem preconceito ou ideologias apenas levando em conta o lado técnico. E é o que eu queria do Brasil que levasse em conta o lado técnico e até politico, mas sem preconceito e ideologias.

      • Carl meu caro os Russos e nem ninguem transferiam sensiveis a ninguem mas eles mudaram em relação a nós e se ainda não tivemos nada efetivo com eles é porque precisam terem a certeza de poderem confiar em nós quanto a propriedade intelectual deles.
        Esse é o motivo enquanto os mentirosos contavam outras coisas por midias e internet.
        Estão exigindo comprometimento quanto a respeito de propriedade intelectual e sigilo de segredos pois temos muitos capaxos doidinhos para repassarem informações a seus donos Americanos.
        Por isso ainda não saiu nada.
        O acordo entre governos Brasil-Russia em vigor desde 2009 engloba defesas aereas,misseis,foguetes,satelites e muito mais.
        Voce repassaria segredos a um historico baba-ovo Yankee?
        Russos e Brasileiros tem muito encomum,são corruptos e prostituidos,Indianos tambem.
        Que trina perfeita heim.
        Cada vez mais a velha tatica Anglo-Sionista de disseminar intrigas,discordias,esta fazendo tanto a China e a Russias se achegarem mais como faz os BRICS se unirem cada vez mais.
        Se o Brasil saisse do caminho BRICS seria para nós um irreparavel retrocesso.
        A joint venture esta deixando o governo e empresas Russas anciosos por contratosa com o Brasil.Ganham os dois lados e nós teremos o produzido aqui como material nacional restando somente encontrar-mos uma forma de respeitarmos a propriedade intelectual dos caras e mantermos resguardados segredos.

      • Sabe nisso dou 100% de razão “temos muitos capaxos doidinhos para repassarem informações a seus donos Americanos”. Mas ainda assim não acho uma boa ideia comprar armas só de um país, acho muito perigoso.
        sds

    • Realmente, mas prefiro os EUA que os franceses, Eles nunca demostraram confiança…. em nenhum acordo politico, financeiro, militar.. só basta ler as Historia.! Abraço a todos.

      • Para você ver que esse negocio de “vermelhos comunistas” é meio paranoia. Veja que o PT “comunista comedor de crianças” é muito mais próximo politicamente dos EUA, Inglaterra e França do que da Russia, China e Coréia do Norte. FATO!

      • Sua cabecinha ainda está nos anos 50/60, caro desmiolado… hoje a esquerda fabiana tomou conta do ocidente e é somente por isso que esses canalhas se criam por aqui… então fica óbvio o porque se dão tão bem com o regime do obamis… para seu governo, kerry é considerado nos EUA um esquerdista que sempre esteve a serviço da não tanto extinta URSS, já nos idos da guerra do vietnã… mas vc parece desconhecer esses fatos… típico de quem é muito útil nas fileiras esquerdistas mas somente se não souber nada e nada divergir…

      • Não é proximidade meu caro se fosse assim seriam mais proximos de Cuba,Venezuela,Bolivia,Equador,Argentina.
        Eles aplicaram o produto do roubo na Europa e tem o rabo preso la por isso e querem dar algo a Americanos achando que assim se blindarão com eles.
        Isso é apenas uma infeliz estrategia de uma organização criminosa que acha que todos vendem suas morais,carateres e principios as custas de beneficios.
        A Europa e os EUA cagam e andam para eles e queremmmais é que eles saiam e que entre os reacionarios de direita ou melhor ainda os ortodoxos protestantes para estes tirarem o brasil do caminho BRICS retornando-nos a subjugação,ao condicionamento,nos promovendo de escravos a serviçais relevantes e tem babacas que acham isso o maximo.

  5. Veremos em Outubro se esses Bolivarianinhos de merda irão disponibilizarem de vez o Brasil ao capaxismo total Yankee.
    Não adianta ficar putinho e como uma florzinha apenas lamuriar palavras.
    Um pais soberano e livre se faz com atitudes e não com retoricas e kaozadas para encher linguiça.
    Eu tenho quase que toda certeza que essa Organização Criminosa chamada Quadrilha dos Irmãos Petralhas pensa que o mundo todo é igual seus simpatizantes Africanos e Latinos que se vendem por propinas as custas do contribuinte Brasileiro enquanto nosso povo padece na insegurança e serviços ineficientes mal prestados pagos com tributos de nossos sacrificios.
    É vergonhoso vermos toda uma organização criminosa envolvendo politicos,privados e uma minoria militar que fazem seus jogos entregando a segurança e a defesa do Brasil com argumentos comerciais privados de criação de linhas de montagens,geração de empregos e contratos.
    Como entre pendengas de sindicalistas e patronais apos xilikinhos e latinos faz-se o jogo e a baderna transforma-se em festança.
    Esconderam o produto do roubo em sua maior parte em bancos Europeus.Acham que abrindo as pernas a Yankees se blindarão.
    Cagam e andam para o Brasil e os Brasileiros pois servem todos estes unicamente a suas tendencias e interesses ideologicos.
    E o que dizer de muitos que deveriam defenderem incondicionalmente a soberania e os interesses do Brasil e dos Brasileiros e que não passam de capachos e lambe saco de Americanos.
    Xaninhas no poder foi a maior cagada que pensamos ser a solução.Estas fanchonas do Planalto não prestam nem quando abrem as pernas,fecham as bocas e rebolam o que dira quando abrem as bocas e externam o que pensam com o grelo e ejaculam com os timpanos.
    Este poste foi um desabafo de uma Brasileira indignada com tudo e deveria ate mesmo ser objeto de materia.
    http://cironovaesfernandes.blogspot.com.br/2013/08/onde-voces-estao.html
    Resta-nos agora vermos a Vaka Loka comprando F18 carecas,banguelas e chipados para saciar a conta do Saito,encher a Embraer de contratos e lucros e ainda tem Brasileiro babaca achando ser lucro e os idiotas nem mesmo distinguem o que é uma estatal e o que é uma empresa privada quase que totalmente Americana nutrida as custas dos Brasileiros e tratada como bibelo cada vez menos arrecadando tributos aos cofres publicos nacionais.
    Depois de tudo isso e da desnacionalização imposta desde 2008 a toque de caixa e de toda depuração feita dentro dos comandos das forças armadas,eliminando e afastando todos os que pudessem serem criticos e opositores.Enobrecendo,condecorando,dando estatus e mordomias a aqueles que fazem o jogo dessa putada safada que apossou-se do Brasil e que vende os Brasileiros a quem der mais.
    Para fecharem com chave de ouro resta apenas entregarem de vez Alcantara como planejam fazerem e de lambuja entregarem aos Yankees o SISFRON.
    A quem servem todos estes filhos das putas politicos,privados e militares ?
    Onde estão os Brasileiros ?
    Ja brincaram demais com nosso povo e com nossos guerreiros.
    Não entendem que muitos interesses externos inexcrupulosos manipulam,influenciam e se aproveitam das indignações e dos anseios do nosso povo.
    Voces todos traidores do Brasil e inimigos dos Brasileiros despertarão o demonio e por ele serão todos devorados.

    PS: Agora me classifiquem como potencial terrorista,estou cagando e andando para todos voces pois sirvo incondicionalmente ao meu Brasil e ao povo Brasileiro.
    E voces que acham bonitinho minhas palavras mas faltam-lhes coragem não passam de cagões e os cagões indiretamente fazem o jogo.

      • Tal da coisa… Meu pai falecido me ensinou e eu levo para toda vida: “QUEM PODE MAIS, CHORA MENOS”.
        Patriota senta no pino, rebola e diz que gosta… isto é ser servil, para quem não faz o dever de casa, agora não adianta chorar ou fazer beicinho.

  6. Eles fazem a lição de casa em prol da própria soberania defensiva e na parte que nos compete a ofensiva.
    Fazem e quem não gostou que se lasque, devíamos nós fazer a lição de casa em vez de ficar com mu mu mu e xó ró ró. Ainda bem que o resultado disso nessa relação é cementar o tijolão.
    Na verdade eles trabalham numa relação unha e carne com o o reino unido e a décadas nas nossas barbas aqui no Atlântico Sul .

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Ascens%C3%A3o

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Echelon

  7. ATENÇÃO…

    Um submarino explodiu e afundou essa madrugada na India.
    Autoridades cogitam estar morta a tripulação pois o oxigenio deve ter acabado.
    Ainda não se tem detalhes.

  8. Foram sinceros em afirmar que irão continuar a espionar, cabe aos bisonhos governantes brasileiros investir no campo defesa nacional aplicando verbas para novos estudos e novas tecnologias e a mídia colocar assuntos desses cunho na vida dos brasileiros, pois somente com a mobilização de todos e com a ciência de todos a nação se torna forte. Particularmente gostei muito da notícia de espionagem americana nos brasileiros ter vazado, assim criou uma mobilização e mostrou a nossa fragilidade nessa área, pois até então muitos em seus gabinetes e em sua vidinhas não imaginavam que simples msn em facebook estariam sendo vistas.
    Lembro também que seria muito pertinente para o assunto defesa nacional se a penúria não só da FAB, mas das forças armadas brasileiras fossem estudadas e transmitidas pela mídia geral, assim todos os brasileiros saberiam de nossa fragilidade e que apesar de não termos inimigos por hora um pode aparecer a qualquer momento. Só se darão conta que o Brasil é um gigante pelado quando o frio vir. Observemos que uma simples rede rasgada é motivo para uma disputa ser travada, caso Gibraltar. E qual será nosso Gibraltar ou Malvinas?

    • Não creio em sinceridade mas sim em arrogancia.
      Espionar todo mundo espiona todo mundo fatos envolvendo assuntos de estado e segredos industriais mas espionar populações invadindo suas privacidades violando leis e soberanias de paises com a simples afirmação de evitar terrorismo é esquizofrenica intransigencia facista.
      Aos poucos o mundo se afasta deles ate que chegue um dia que a propria Inglaterra que é na verdade o cerebro de tudo isso fique entre a cruz e a espada por estar diante de uma Europa em crise economica profunda e sem perspectiva nenhuma de solução a curto prazo fervilhe em revoltas internas fracionando-se e sobrara para Ingleses.
      No final de tudo estarão apenas ainda juntos os verdadeiros Nazi-Fascistas do mundo,os verdadeiros extremistas,os mais terriveis terroristas EUA e ISRAEL.

    • Nao temos inimigos por hora….ta de brincadeira….nos temos um inimigo declarado amigo. os amicanus!!!! pois espionam e declaram isso abertamente, sabe porque….. nois nao temos nem um canivete para nos impor como pais…. todos os nossos avioes de caça eu disse todos, cabem em apenas um porta avioes deles…. tamo fu….!
      PATRIOTAS!!!!!! ESQUEÇAM ESSE PAIS NAO TEM SOLUÇAO!!!

  9. o governo brasileiro fez ,foi trazer um vice presidente americano a vir correndo vir informar em rede nacional e mundial que
    além de assumirem a espionagem dizer que continuarão fazendo!!!!
    isso para o governo brasileiro e para o resto do mundo significa que em reciprocidade
    significa que o único pais que teve a moral de chamar o vice americano vir correndo se explicar para o brasil e o mundo foi o nosso amado brasil
    agora os derrotistas do forum tem que espernear mesmo isso já é inerente deles

    • O vice presidente não veio correndo, a notícia da espionagem foi divulgada já a algum tempo e não veio dar explicações, o que ele fez foi colocar o dedo no nariz o Patriota e dizer: – Continuaremos a fazer!

      Se isso for ter moral, imagine a falta.

      • então me fala que pais que eles foi dar satisfação da espionagem além do brasil
        nenhum ,
        e sobre reciprocidade o brasil e o resto do mundo agora tem poder para agir da mesma forma
        os estados unidos apenas estão falando que para segurança de um pais vale tudo ,o mundo ira seguir os passos da espionagem tudo que sobe desce
        mas aposto que se o vice presidente americano estivesse ido la na Alemanha e desse essa mesma respostas
        a maioria iria estar falando ,que a Alemanha pelo menos fez o gringo ir la para dar explicações ,enquanto o brasil ,os derrotistas criticam
        antigamente um vice americano demorava uns 5 anos para vir no brasil hoje vem de dois em dois meses ,para dar explicação e atras de contratos
        quem é derrotista tem que espernear mesmo ,queria que ele viesse aqui e contasse uma mentira falando que nunca mais iria fazer isso ,que foi um erro nunca mais iria acontecer ,
        isso só lá nos filmes de holiwood!!!
        resumo ele veio aqui e falou a verdade ,melhor que contar mentira e os derrotistas acreditar e o brasil não iria acordar para se defender dessa ameaça

      • Jogaram a letra achando que o capaxo vai engolir.
        Comprar tecnologia careca,banguela e chipada e que so iremos comerçar a receber as primeiras unidades daqui a 4 ou 5 anos e atrelar o pais pelo menos 30 anos nisso com o produto de origem de um provavel adverso tem que ser muito burro,muito idiota mesmo.

  10. Resumo da viagem do Secretário dos E.U.A ao Brasil:

    Atrapalhou mais do que ajudou,e ele pode ter enterrado a Boeing com a declaração na qual ele diz não sei se por arrogância ou por não ter muito preparo para exercer tal cargo,ele disse que o Brasil deveria se preocupar com temas maiores do que a espionagem.

    • Caro Barca, não seja infantil… as coisas não se dão nesses termos… alguma coisa está emperrando o FX-2 e não será essa declaração do kerry que mudará o que está preparado… o negocio é saber o que…

      • Não estou sendo infantil caro Avatar,apenas acrescentando nessa equação o custo político,não sei o que está correndo por trás do FX-2 e se a Boeing vai melhorar a proposta,mas tendo em vista por base que as propostas são semelhantes,vc acha que algum político se arriscaria a comprar um produto de um país que o espiona,e a pouco mais de 1 ano da eleição de 2014,para que em plena campanha esse político seja bombardeado,e tem outra a agenda ecômica entre os E.U.A e Brasil é bem ampla,e caso a Boeing não vença não irá atrapalhar a Relação,fique calmo se a Boeing perder ou a Dassault perder não vai mudar a minha vida ou a sua,pra dizer a verdade quero que esse FX-2 acabe logo,se a FAB quer correr o risco de voar num avião que pode ter um KIT SWODEN o problema é dela,dos grandes projetos os que mais me prendem a atenção é o SubNuclear da Marinha e os novos sistemas de Defesa que o EB estão querendo comprar para o Brasil.
        E antes de chamar alguém de infantil,veja essa declaração do dito cujo,

        John Kerry:

        “Peço ao povo brasileiro que se concentre nas realidades importantes entre os nossos países, que compartilham valores democráticos”, disse, citando programas nas áreas de educação, meio ambiente, ciência e tecnologia e comércio exterior. “Vamos nos esforçar para que esse problema (espionagem) não interfira sobre todas essas coisas”

        E pra reforçar o meu argumento que esse senhor não é tão preparado quando a HILL ARY CLINTON,esse senho em seu discurso de posso disse que a América do Sul é um quintal dos E.U.A,sendo que o seu Presidente está fazendo um esforço para se reaproximar da America do Sul,e o sujeito solta uma abobrinha dessas.

        O meu argumento que esse senhor é despreparado para o cargo que exerce:

        “América Latina é nosso quintal(…) temos que nos aproximar deles de maneira vigorosa”

        OBS:Acho que não sou infantil nas minhas declarações né ?.

      • Ou seja, vamos colocar logo uma coleira nos cucaratchas (pois é assim que nos vêem)… Se é assim com a espionagem, imaginem vocês, como será em caso de prevenção de uso utilizarmos um aparelho que pode ter seu armamento ‘alterado’ via satélite em qualquer lugar do planeta? Volto a dizer, sem chance… se comprarmos SH vai ser só pra desfile de 7 de setembro. Não se enganem, se fosse diferente os europeus não estariam correndo atrás do Galileo e do Eurofighter Typhoon, mesmo tendo opção de compra pelo F-35. Este flerte é perigoso e em vez de nos ajudar pode nos colocar uma big coleira isto sim.

      • “””…se a FAB quer correr o risco de voar num avião que pode ter um KIT SWODEN …”””

        KKK essa foi soda … kit snowden vulgo dudu dedo duro… kkkk

      • Eu não sou fã do F-18… preferiria um Su-35 com armamentos nacionais ou nacionalizados e posteriormente sua nacionalização ou então PAK-FA ou F-35… fora esses dois últimos, acho que é comprar velharia… mas acredito que no final não vão comprar nada pelos motivos que já expus…

  11. tancredo neves, tinha em mente um pais mas forte militarmente, a pergunta e ; O QUE nos poderiamos fazer, como poderiamos organizar massas para este assunto,como iremos mobilizar a opniao publica. VAMOS pensar , nos juntarmos, tecer metas, e cobrar das autoridades. INDEPENDENÇIA TOTAL DE ARMAMENTOS DE DEFESA.

  12. quero ver oque o Brasil vai fazer agora!!! depois desse fora…
    estou certo que o governo deveria criar um banco de dados de REDE nacional…
    onde todos os dados deveria ser armazenado…

  13. O cara de cavalo deixou bem claro a seguinte mensagem:

    Manda quem pode,obedece quem tem juízo.

    O jogo é esse meu caro, se o Brasil quiser ser realmente independente que chute a proposta dos EUA.A eles não interessa que nosso país seja soberano e ande com as próprias pernas.

  14. Oa nefastos iankss estão certos, errado estão n ‘ortoridades’ q por incompetência e descaso, ñ tomara às necessárias medidas p coibir tais atos em terras tupiniquim…vide o descaso c à compra de caçs p a n FAB…poderão se queixar no futuro?!?!…Trágico.Sds.

  15. Huhauhauhauhauahuahuahuahauhauhauahuha

    Quer dizer que aquela gente sebosa da trilogia vai manter o emprego?

    .
    Olha… Nao há mal que dure para sempre…

    A história esta ai para demonstrar que impérios surgem e depois desaparecem…. E com os EUA nao vai ser diferente…

    Pode demorar mais ou menos, mas isso vai acontecer…..

    Os americanopatas podem chorar a vontade…

    Agora, eu queria ver os EUA darem esse tipo de resposta pra russia ou China…..

  16. Vader aparece meu amigo o secretário americano esta cagando nas relações Brasil e EUA, você ainda tem coragem de afirmar que vai dar Super Tijolo, vamos preparar para recebermos os Rafales com um largo sorriso de felicidade, por vir o melhor.

    • Não vai dar nenhum, nem outro, não vai dar nada.

      Quando os valentes F5 começarem a cairem dos ceus por extrema fadiga das celulas, vão comprar outra coisa usada mesmo.
      Só não ve quem não quer.

    • Em nome do povo brasileiro a presidente tem que cancelar o beija-mao com obama…. e o minimo ato de soberania possivel nesse momento….

      alias o mesmo que obama fez com putin……

      Eu acho particularmente que esse encontro nao sai….

      • Sai e será no oval da casa branca… eles são íntimos… todos socialistas… ou vc ainda não percebeu ???… vc não se recorda do obamis dizendo que o molusco era “o cara” ???… some um mais um…

  17. Na foto ficou a imagem do rico e do pobre, um que manda e outro com sorriso amarelo de quem obedece. O que esta faltado neste governo é coragem para chutar o balde.

  18. Eles espionam, ameaçam, matam sob os auspícios dos mais “nobres” pretextos num tipo de banditismo internacional jamais visto na história humana.

    Com esse tipo de Bandido. Se toma, é muito cuidado!

    Continuemos sorrindo! E vamos fazer negócios com resto do mundo (caças russos por exemplo).

    Tudo isso na diplomácia…

    • Russos vão nos tratar igualzinho, respeito se conquista não se pede.
      Vira-latas pedem respeito, pitbulls o impõem com o olhar.

      • Aí eu sou obrigado a concordar contigo, claro, a segunda parte da sua frase. Quanto a nos tratar igualzinho, temos algum histórico semelhante? Estou realmente perguntando porque desconheço.

      • William,
        já li algumas reportagens em que os Russos roeram a corda com seus parceiros, enfim não são muito diferentes dos americanos, o Brasil tem que fazer sua parte e correr da dependência de qualquer destes países, até mesmo da França.

      • Willian cite o que os Russos roeram a corda com seus parceiros.
        Falavam tantas coisas dos caras né ate que não transfeririam nada para nós e o que temos visto é o contrario se ainda não fechamos com eles é porque não conseguimos demonstrar a eles que somos serios em guardarmos segredos e respeitarmos a propriedade intelectual deles.
        A quantos anos todos os dias repetem os mesmos papos furados,fantasiosos e ate mentirosos a respeito da tecnologia Russa e de seus comprometimentos comerciais.
        Não conseguem inventarem uma estorinha nova não porque essa repetição não cola mais.
        A China lambe ate as bolas do saco deles unicamente para ter motores-tubina mais novos e os Indianos estes devem serem mesmo os mais otarios do mundo né por cada vez mais pagarem em barras de ouro no ato para terem tecnologia e acessoria deles.
        Ignorar que a China e a India são mkilitarmente potencias belicas,atomicas e aeroespaciais graças as tecnologias e acessoria dos Russos é pensar que o Brasil e o Brasileiro são mesmo otarios né !

      • É verdade Capa Preta , respeito se impõe, se conquista!! Que sabe a Exma. Sra. Presidente, resolve começar a impor respeito e , cancela a viagem , e a compra dos SH.

      • Que eu saiba os russos não oferecem o grau de perigo que eles nos oferecem (golpe de 64). Todo cuidado é pouco.

  19. É humilhação em rede nacional!E a grande líder vai compra aviões caça desse país, porque os franceses não votaram conosco para a OMC!Falta vergonha na cara dessa gente e senso de dignidade!O que poderíamos fazer? Fazer como a China faz, montar grupos de hacker via abinzinha pra espionar os americanos e seus segredos militares!A quem eles pediriam investigação? Ao governo, que poderia dar-lhe um grande tapa na cara!Só que se precisa de fibra e firmeza de propósito para isso, é o que falta nesse governo medíocre!

    • Belas palavras, o chinas sim levam sua soberania a serio, desenvolvem, não ficam mendigando miseros 36 aviões de caça.

  20. A verdade é que se o governo brasileiro espera que os americanos irão deixar de lado a sua segurança para vender 36 míseros caças para o Brasil, que espere sentado, porque vai cansar…

    Se o preço de garantir a segurança de seu povo for não vender 36 caças ao Brasil, e melar a parceria que pretendia colocar o Brasil á frente da América do Sul, é um preço barato a se pagar na ótica deles.

    Estão certíssimos os americanos e se estivéssemos no lugar deles e tivéssemos sofrido o maior ataque terrorista da história, EXIGIRIA que meu governo tivesse a mesma postura e espionasse mesmo todo mundo, custasse o quanto custasse.

    Quanto a nós, caberia ao BRASIL fazer a sua contra-espionagem, como aliás todo o mundo sério faz, e não ficar de nhém nhém nhém esperando que outros façam o que só nós podemos fazer por nós mesmos.

    Como sempre, invertemos tudo, e ficamos dando uma de bebês chorões, quando o correto seria levantar a cabeça e correr atrás do prejuízo.

    Ou alguém acha que a Alemanha, um dos alvos prioritários da espionagem americana, vai ficar de mu mu mu pelos cantos??? Vai é arregaçar as mangas e correr atrás de criar um sistema de contraespionagem melhor! E alemão quando quer fazer a coisa direito é imbatível!

    Mas por aqui, agência de inteligência serve mesmo é para espionar e montar dossiês fajutos contra opositores políticos do ParTido de plantão…

    Sim senhores, se a desculpa do governo do PT para não comprar o Super Hornet for de que os americanos espionam a internet brasileira, que se dane. Que venha o Gripen ou a jaca da Dassault.

    Lamento profundamente, mas prefiro meu país sem Super Hornet, e uma FAB com um AMX-2 sueco ou uma Rainha de Hangar cocote francesa, ou mesmo sem nada, a uma internet da qual terroristas se utilizem para atacar civis inocentes, seja aqui, seja nos EUA, seja em qualquer lugar do mundo.

    Saudações a todos.

    • Vader que kaozada heim esse papinho de 36 aviões ja deu.
      O Brasil não quer comprar 36 aviões e as exigencias do FX não se restringem a isso.
      O Brasil quer comprar tecnologia para a fabricação de caças.
      Voce desconhece isso é ?
      E mais é exigencia do FX2 que os caças sejam construidos em territorio Brasileiro e que toda a tecnologia dos mesmos seja repassada ao Brasil.
      Voces não falam disso né pois unicamente por paixões ou outros motivos defendem seus gostos.
      O fornecedor que for escolhido o Brasil estara ´preso a ele por no minimo 30 anos.Então essa escolha não é apenas tecnica ou politica mas acima de tudo estrategica.
      Por outro lado que feliz estrategia seria atrelar o Brasil por todo esse tempo a um fornecedor oriundo de um potencial adverso heim !

  21. Antes que eu esqueça; e o SH que seria anunciado como vencedor do FX segundo alguns colegas, o que aconteceu? Não foi?

      • Tem quem sente no restaurante e peça o menu. Tem quem vá ao famoso self service e existem aqueles que pagam 1,50 pelo ‘rango’ e ficam satisfeitíssimos. Infelizmente opção não é tudo na vida. Eu gostaria de acreditar que poderíamos ter uma parceria sólida com os americanos, mesmo porque temos mais haver com eles do que com qualquer outro país do mundo. Aqui só toca música de lá. Todas as frases midiáticas tem palavras em inglês. Cursos de inglês são os mais anunciados neste país. Quando eu era criança os ‘softwares’, sem exceção, eram em inglês… é, aqui realmente é o quintal deles, mas isto não me deixa nem um pouco confortável. Infelizmente vejo uma reação muito apática de nossa parte na resolução disto… estamos na mão dos outros, esta é a única verdade…. qual seria a diferença entre comprar qualquer um dos 3 finalistas? Ficou claro que com o que temos fechado com a França, antes de mais nada, foi para não chateá-los em caso de escolha de qualquer outro referente ao FX. Colegas, quanto custa cada EC 725 aos nossos cofres? Sem falar nos subs… O Gripen me deixa curioso por ter permanecido na lista. Com certeza chegamos ao limite permissível de compra dessas aeronaves tendo em vista nossa realidade. É, a tia vai chiar, mas acho que vai trazer alguns SH na mala e talvez mais alguns brinquedinhos. Volto a dizer, o Brasil pode desagradar os americanos de alguma forma, mas nunca totalmente, nunca vamos cortar laços com eles e eles sabem disto.

      • Se a ” tia ” ouviu a resposta que o comandante Saito deu a um senador quando este lhe perguntou : qual o melhor avião para o Brasil? A resposta foi :” é aquele que possamos construir juntos “. Dos três a Saab foi a única que propôs desenvolver e construir o avião junto !

      • É fato. O TB Saito realmente falou isso.

        Mas também entendi que em qualquer caso a aeronave brasileira seria “customizada”. Algo como os EAU fizeram com os seus Mirage-2000-9.

        Se fosse um Super Hornet, seria um F/A-18EBR. Se fosse francês seria um Rafale F3BR.

        A verdade é que a FAB fez suas escolhas, lá em 2010, e estas estão devidamente apontadas no relatório da COPAC.

      • A Russia oferece o SU35,SU27SM,SU50 e ate que paguemos a ssessoria deles para juntos planejarmos,desenvolvermos e fabricarmos do zero um caça totalmente nacional e de quinta geração.
        Um vetor unico nacional.
        Então qual é a melhor proposta que temos?
        Patra esses safados a melhor proposta é a que molhar mais os bolsos de politicos,empresarios e milicos.

      • http://www.youtube.com/watch?v=SNlGgQ6VEbY

        É disto que estou falando!

        Tomara que dê certo!

        Troque no video pelo f-18, e depois aquele que aceita biocombustivel futuramente e sim!… bases independentes de combustivel!…

        É DISTO QUE ESTOU FALANDO!…

        + Satelites brazucas! + data-link aereo proprio?

        SIIIMMM!!!

        Elemento surpresa chave! contra qualquer invasor… Ou ”tomahawks” pré-invasão! 😉

      • X-Tudo dessa short list vergonhosa e vendida o Rafale é o melhor caça pronto e o Gripen NG sempre foi o melhor pacote tecnologico e industrial.
        Famos muito da parte tecnica e dizem que a escolha sera politica.
        A escolha deveria se estrategica,pois esperaremos 4 a 5 anos para recebermos as primeiras aeronaves e estaremos atrelados ao fornecedor no minimo 30 anos.
        Dentro da short list a escolha do Gripen NG é a unica que não desagradaria a ocidentais e nem aos Russos e seria uma saida estrategica ja que o Brasil faz tudo para estar bem na fita com todo mundo.
        Como faltaria dar uma parcela do bolo aos Americanos pois são os unicos que ainda não levaram nada corremos o risco desse governo safado entregar a eles Alcantara e o SISFRON o que seria um desastre.

      • a Suécia está longe dos alardes ideológicos!… É territorio neutro, reunioes de grupos importantes sao feitas lá.. Seria um elemento a menos para o Brasil se preocupar ante decisões polêmicas.

        Mas tambem acho que deveria aliar ao fato da boeing ter feito um estudo grande sobre biocombustiveis em caças!… E o Brasil se quiser põe uma base com celulas de produção em qualquer canto do país. Uma integração de comunicação forte aliada a dispersão de poderio bélico pelo o territorio nacional. O invasor mais forte ia pensar nao 3 mas 20 vezes antes!… “Como vou ter menos perdas se o poderio belico e logistica dos mesmos estão tão dispersos assim” Pra isto sem duvida… Alcantara… Sisfron… Brasil! Né… Teria de ter uma independencia grande! nesta área.

        O Rafale eu torcia recentemente pra ele. mas é por todos os ovos numa so cesta! E a extrema-direita ta crescendo lá! O Socialismo está mostrando sua cara novamente!… Algum aventureiro pode por tudo por água abaixo.

      • É meu caro quantas vezes acreditamos nisso e nos enganaram e quantas vezes mais teremos que acreditarmos?
        Voce esta igual a Jesus : “Perdo-e quantas vezes for necessario”…kkkkk
        Não são so nossas opiniões mas são as vidas,os interesses de 200 milhões de Brasileiros que estão em jogo e não simplesmente pontos de vista comerciais e diplomaticos.
        A nossa oportunidade de nos libertar-mos dos condicionamentos e da subjugação nos flui pela primeira vez e seremos outra vez tolos ?
        É igual a Olivia Palito que grita socorro ao Popeye mas no fundo quer ser moida pelo Brutus.

  22. Tinha que tocar a música dos trapalhões pro Kerry ele mais atrapalhou do que ajudou.Mas ele foi bem realista os EUA sempre irão atuar na defesa de seus interesses e nós que façamos a nossa parte.
    Se ficarmos agindo feito vassalos e aceitado caças em final de carreira e ainda achando os mesmos a oitava maravilha do mundo que virá mais grampeado do que o Snowden possa imaginar e encoleirado que se cancele essa concorrência de uma vez por todas.Nunca confiei nos americanos mas admito e respeito sua sinceridade eles nunca enganaram ninguém e somos lacaios é por vassalagem da cúpula que toma as decisões erradas e escolhe velhos caças para novas ameaças e novos paradigmas.

  23. Espionagem total dos EUA contra o Brasil: Querem saber o quê?

    15/8/2013, [*] Nil Nikandrov, Strategic Culture
    “The US’ All-Out Espionage Against Brazil. To what end?”
    Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

    Ler também:
    1/7/2013, redecastorphoto, Nil Nikandrov em: “Quem agita o Brasil e por quê”

    Edward Snowden
    A primeira visita de estado da presidenta Dilma Rousseff aos EUA deve acontecer dia 23/10. A preparação para essa visita foi obscurecida pelas revelações de Edward Snowden. Documentos sugerem que o Brasil é o país, de todo o hemisfério ocidental, no qual o trabalho de inteligência dos serviços de segurança dos EUA é mais ativo. Segundo informações vazadas para a mídia, os norte-americanos interessam-se por tudo – da estratégia de desenvolvimento das Forças Armadas e os conteúdos de seus programas de cooperação técnico-militar com China, Rússia e Índia, à vida pessoal de líderes políticos e comandantes militares brasileiros. E grande parte do trabalho é tentar encontrar imundícies que envolvam a presidenta Dilma e as figuras de seu círculo mais próximo…

  24. Em décadas recentes, Washington tem considerado o Brasil como seu principal rival na região; o acelerado desenvolvimento do país em setores como modernas tecnologias, energia, indústria de defesa e tecnologia espacial ao longo dos últimos 20-25 anos, levou a vasta maioria dos países latino-americanos a consolidarem-se em torno do Brasil. O projeto de integração pan-americano concebido pelos EUA, o Free Trade Agreement of the Americas (FTAA) [Acordo de Livre Comércio das Américas] fracassou espetacularmente durante a Cúpula das Américas, na cidade argentina de Mar del Plata em 2005. Brasil, Argentina, Venezuela e outros países do continente disseram “não” a Washington e, em seguida, puseram-se a trabalhar na direção de uma verdadeira integração latino-americana. O Brasil tem papel legítimo de liderança na região, posto que, diferente dos EUA, jamais atuou como “polícia regional”.

  25. Dia 5/8/2013, os ministros de Relações Exteriores dos países do Mercosul reuniram-se com o secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, para manifestar preocupação e indignação contra ações dos norte-americanos nas operações de ampliação de seu sistema de espionagem global. O ministro venezuelano, Elias Jaua, falou em nome dos ministros regionais:

    Essa prática é completa violação da legislação internacional e da soberania dos países e agride os direitos fundamentais de todos os seres humanos, em todo o planeta.

    Todas as organizações regionais, inclusive a CELAC (Comunidade de Estados Latino-americanos e do Caribe) e a UNASUR (União das Nações Sul-americanas), também manifestaram seu protesto. E a ação avançará além dos protestos. Nos próximos dois ou três anos, o Brasil e outros grandes países líderes na América Latina planejam criar canais independentes de comunicação eletrônica, com servidores localizados fora de território americano. E tomar-se-ão medidas preventivas, que protegerão esses canais contra qualquer intrusão hostil.

    • nascimento o brasil é a pedra no sapato dos yankes ,se não fosse o brasil seria muito mais difícil para a américa latina essas tentativas de desestabilizar nosso continente ,vindo sempre dos ameircnos do norte
      para finalizar ainda tem uns desinformados que acham que o brasil não conduz a américa latina ,esses desinformados se você reparar são os mesmos vernes puxa saco de gringo junto comos sionistas do site e os nazistinhas disfarçados DE DIREITA ,MAS NO FUNDO NAO PASSAM DE SEPARATISTAS NOJENTOS
      QUE VIVEM RTORCENDO CONTRA O BRASIL

  26. Espionagem se combate com contra espionagem, apenas isso, e muito disso, o resto é mais uma oleosa e barbuda viagem na maionese do Itamaraty.


    Mas, off topic, e se os 5 maiores países do mundo fossem comparados com os cinco grandes animais africanos, quem seria quem…

    Elefante: os USA, sem nenhum opositor e andando por todo lado, rios, lagos, campinas, matas etc.
    Rinoceronte: a Rússia, quase sem oponente a altura, sem tanta mobilidade como os americanos, mas dando umas chifradinhas aqui e ali.
    Girafa: a China, tentando ser mais alta do que todos os outros, mas com bases frágeis que se quebradas a deixam ser vítima até de predadores bem menores que ela (Inglaterra, Japão e até Portugal – simples e antigos exemplos).
    Búfalo: a Índia, grande e poderosa, porém distante ainda do poder de um elefante, rinosceronte, e da abrangência de visão duma girafa.
    Hipopótamo: o Brasil, grande, pesado e eternamente atolado, com raio de ação super limitado e ainda por cima adorando crocodilagens alheias junto a si.

    Afinal, nem foi tão off topic!!!!

    • Vamos ver o que sai daqui pra frente… mesmo porque as eleições estão aí. Os mesmos defendem os EUA aqui são os mesmos que são a favor da ALCA.

      Me parece é, que nós espionamos eles e não o contrário. Dado o número de defensores.

    • o hipopótamo é o animal que mais mata ser humano na africa ,não é os leões não é os jacarés ,o que mais causa mutilações e mortes é o hipopotamo
      deve ser justamente por ele parecer um ser que fica quieto embaixo da aqua ,mas quando ataca é certeiro.

  27. A visita de Kerry ao Brasil trouxe um recado que a história ano após ano, mês após mês vem dado aos brasileiros: ACORDEM! O MUNDO NÃO É DE ALGODÃO DOCE! Se quer alguma coisa você tem ralar para conseguir, não é com conversinha fiada, não é com bom papo, não é esta diplomacia de merda que vai fazer diferença. É necessário atitude, instituições que funcionem, educação, centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Isto serve a questão da espionagem, da cadeira na ONU, ou em qualquer outra questão internacional. Kerry só faltou dizer: seus merdas se querem alguma coisa se virem, enquanto isto você é o pet do meu quintal!!

  28. Dentro do grupo dos BRICS a Russia é a economia mais fraca.
    Por isso eles buscam parceiros que entrem com a grana e eles com a tecnologia mas sabem que não devem fazerem isso com os Chineses então resta-lhes a India e o Brasil.
    Por varias vezes deixamos passar a oportunidade de atravez da tecnologia deles nos desenvolvermos e sempre acabamos optando pelos condicionamentos Europeu Ocidental e Americano.
    Jamais avançaremos desse jeito.

  29. penso que neste comentario do maluquinho tem uma boa verddade e faz mt sentido sobre o grupo BRICS e tbm sobre a parceria com a russia e sua tecnologia;poderiamos ter por base a tecnologia russa desenvolver a nossa. .

Comentários não permitidos.