Polícia científica brasileira em xeque

digital

Renato Jakitas

A investigação forense nunca foi uma ciência levada a sério no Brasil. De sorte que, fosse uma série de televisão, nossa polícia científica estaria mais inclinada às trapalhadas do Agente 86 do que à eficiência pragmática dos agentes de CSI em Nova York e Miami.

Essa constatação explica em certa medida o tumulto em torno de dois incidentes trágicos que, recentemente, ganharam destaque no país. O primeiro, a morte de uma família na periferia de São Paulo (quatro adultos e um adolescente) no dia 5 de agosto último. E o segundo, que poderá colocar em xeque um crime passional cometido em 2008, o caso Isabella Nardoni, menina que morreu aos cinco anos assassinada pelo pai e pela madrasta, segundo a justiça.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, respetivamente pai e madastra, foram condenados por homicídio qualificado em 2010. O caso foi um dos mais noticiados da história da crônica policial local. De acordo com a acusação, valendo-se, sobretudo, do laudo pericial dos forenses paulistas, a menina teria sido espancada pela madrasta, que teria tentado sufocá-la. Pensando que ela estava morta, o pai cortou com uma tesoura uma rede de proteção da janela de um quarto do apartamento do casal, na zona norte de São Paulo. Em seguida, Alexandre apanhou a menina e a atirou pela janela. A criança caiu no jardim do prédio.

Acontece que agora o resultado de um laudo feito nos Estados Unidos pelo diretor do Instituto de Engenharia Biomédica da George Washington University, James K. Hahn, pode provocar uma reviravolta nessa história. Encomendadas pelo criminalista Roberto Podval, que defende Alexandre e Anna Carolina, os exames feitos pela equipe do professor concluíram que as marcas no pescoço da menina não foram causadas pelas mãos de Anna Carolina. Nem de Alexandre. Tampouco foram mãos humanas.

Segundo Podval, as marcas de esganadura no pescoço, na verdade, podem ter sido provocadas durante a queda de Isabella, provavelmente quando ela passou por uma pequena palmeira no jardim. É uma suposição do advogado, já que o laudo é inconclusivo nesse ponto. Mas o fato é que a partir desse erro, o Podval pretende entrar com uma ação de habeas corpus para o casal. Ele considera que, depois do surgimento de uma dúvida mais do que razoável de que Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá tenham cometido o crime, a espera na cadeia é algo que a Justiça deve evitar.

Menino assassino?

Curiosamente, a possível revolução no caso de Isabella Nardoni apareceu na mesma semana em que um garoto de 13 anos foi apontado pela polícia como sendo o responsável por assassinar pai, mãe, tia e avó, ir para a escola no carro roubado da família e, depois, se suicidar.

O leitor há-de convir que, por si só, a sequência dos fatos narrados acima já tem potencial de sobra para ocupar as manchetes de qualquer jornal. E assim foi, evidentemente, no dia 6 de agosto, um dia após o crime. Com um agravante: pouca gente acreditou na versão da polícia.

Mesmo que a sequência dos fatos faça todo o sentido, que o menino canhoto tenha sido encontrado caído em cima da arma e com um tiro do lado esquerdo da cabeça, que seu melhor amigo diga que o adolescente sonhava em ser matador de aluguel, chamou a atenção das pessoas o curto período de tempo em que a polícia estabeleceu o protagonismo do garoto: menos de 36 horas. Isso para uma polícia habituada a arrastar investigações por dias, semanas e meses e, mesmo assim, acumular um histórico de menos de 39% de casos solucionados.

Para a opinião pública, o fato dos pais do adolescente serem agentes de segurança pública – o pai, inclusive, integrava um batalhão de elite da Polícia Militar –, somada à suspeita que a mãe seria testemunha em um caso que apontava colegas policiais em crimes bancários, deita por terra a hipótese dos técnicos da polícia.

E não importa dizer que a análise das pegadas do garoto indique que ele esteve no quarto das tias mortas depois de assassinar os pais, nem é levada em consideração a informação de que nem toda pistola acionada deixa vestígios nas mãos – não foram encontrados resíduos de pólvora no garoto. Enfim, pode até ser crível a perícia. O fato é que o brasileiro parece não acreditar nela.

Título original: Dois crimes colocam em xeque a polícia científica brasileira

Fonte: Voz da Rússia

 

20 Comentários

  1. Polícia científica no Brasil não existe. Ainda estamos na Idade do Tijolo Lascado em matéria de investigação criminal. E é por isso, entre outros motivos, que a criminalidade grassa solta.

    • Discordo, Vader… muita coisa de CSI são fantasiosas e nossa pericia técnica, em sua maioria, é competente… e a criminalidade grassa solta por causa da certeza da impunidade e por que nossa legislação penal é fraca e corrompida pela questão ideológica da esquerda que está umbilicalmente ligada ao banditismo, tanto aqui como nos EUA, onde o obamis tem ligações com os mafiosos de Chicago, por exemplo… a policia prende, mas o judiciário é obrigado a soltar porque não tem amparo legal para manter preso quem muitas vezes não se tem duvidas que é o autor e por questões técnicas processuais escapa a aplicação da pena… nosso país está entregue a bandidos que corrompem o poder legislativo e administrativo com muita grana para lhes beneficiar…

  2. Pela experiência que tenho em investigação de homicídios, no caso do garoto de 13 anos, em tese assassino da família, posso afirmar com certo grau de expertise que o mesmo teria condições psicológicas de cometer o crime, dado o grau de amadurecimento que possuía e pela quantidade de evidencias que corroboram essa assertiva, fico propenso a acolher a tese de que, realmente, o adolescente foi o autor do fato… um homicida perturbado, perturbado a ponto de, após o ato, dormir ou esperar no veiculo da família, por horas, até chegar a hora de ir a escola, abandonar o veiculo e voltar a pé para sua residência… se houvesse interferência externa, haveria um mínimo de vestígios deixado por terceiros na cena do crime… mas como se trata de policia investigativa de São Paulo, uma das melhores do país, acredito que não tenham deixado passar tal possibilidade… com o uso de luz negra e outras técnicas de detecção, dificilmente algo que tivesse contaminado a cena do crime passaria despercebido… mas sempre é possível estarmos errado, ainda mais qndo o assunto é investigação criminal…

  3. para a policia, é bem simples, se for na favela, morre por trafico ou acerto de contas,
    se for em bairro nobre foi latrocínio. caso resolvido

  4. A perícia é subordinada à secretaria de segurança do estado. precisa dizer mais?…

    A quem interessa polícia corrupta?…

    • – Tem que verificar a placa dos carros que passaram antes e durante a passagem do garoto pela camera. ( estas cameras so filmam com movimento)

      – Quebra de sigilo telefonico, e verificar pra quais numeros os afastados pela a denuncia ligaram até semanas antes do crime.

      mas tem 30 segundos de filmagem, ja consideram uma obra de hollywood!… o chefe dela foi desmentido pelo o superior quando depois não disse o que tinha dito sobre as denuncias!

      Os tiros dados na posição em que se encontram os corpos, não foram efetuados naqueles mesmos locais! mostrado pela a linha de tiro de cada disparo a partir da perfuração nos corpos.. sem falar da não letalidade de alguns tiros como foram dados. Os cartuchos das balas estavam em um cinzeiro.. dificulta mais ainda pra saberem a situação do tiro… e nabo! pode ser usado pra enganar a luz negra!..

      Somente uma perícia idônea vai constatar que a própria polícia tem uma máfia danada!… que rotula com 157-abuso aqueles que denunciam!… esta sigla por sinal estava riscado no portão da casa. Ainda puseram este aviso de sacanagem!… “157-abuso” Que no meio policial quer dizer: agressão a um superior.

  5. E la vem kaozada.
    No caso da menina vizinhos confirmam com depoimentos terem ouvido os gritos da menina e dos adultos e as provas colhidas ajuntadas ao testemunho das pessoas apontam mesmo para o desfecho da elucidação e ponto.Não sera exame comprado pela defesa no exterior que ira reverter esse caso.
    No caso da familia de policiais foi infeliz optarem por uma unica linha de investigação.Existe a mais de um ano investigação secreta na policia de S~]ao Paulo sobre grupos de bandas podres que estariam eliminando policiais decentes.
    Eu tenho certeza que o crime e a cena do mesmo foi meticulosamente montado.
    O pai morreu horas primeiro e os outros depois.Então podem terem ate armado sobre ameaça para o menino seguir procedimentos que viriam a incrimina-lo posteriormente.
    A POLICIA DE SÃO PAULO ALEM DE SER UM COCO E FACISTA SEGREGACIONAL É PODRE.

  6. Quem confia na policia seja civil ou militar no Brasil é porque não a conhece!Tem elementos bem intencionado dentro dela, e só!Ela é viciada, corrupta, perigosa e não está qualificada para um Estado democrático de direito, ainda respira os valores da ditadura!E pior, entre esses medíocres que nos governam, ninguém tem coragem de desmilitarizar a policia militar por exemplo, que é simplesmente uma excrescência numa democracia!Precisamos repensar as instituições de segurança publica nesse país, desde as policias, o sistema prisional e o próprio judiciário e suas regras punitivas, que estão superadas e não atende mais aos anseios do povo, de um conceito eficiente de segurança publica!Ninguém quer mexer nesse vespeiro porque não dá voto e corre-se o risco de se terminar morto pela própria força policial!

  7. a policia cientifica esta correta ,agora querem inocentar o muleque pois ele era branquinho filho de pms ,se fosse filho de alcolotras estava resolvido
    quanta hipocrisia
    tem pessoas que acham que se não existir policia tudo seria resolvido ,iria virar um caos
    a policia tem os boinas azul da corregedoria para punir quem se desviar ,
    mas são 100 mil policiais militares em são Paulo
    logico que tem muito pm corrupto ,mas a sociedade mundial é toda corrompida em todas as profissões
    sou a favor da pm com investimento na corregedoria forte
    pois sim saco de cal alicate ferramenta de sapa em viaturas extermínio ,corregedoria neles parar viaturas abordar e fazer o procedimento o mais correto agora ficar a corregedoria com uma viatura para uma região inteira
    para pm que se envolver com crime organizado presidio normal ,romao gomes para crimes não organizados
    muito policial batizado sim tem!!!
    mas tem também na civil tem !!!! roubo de cargas tem!!!!!
    o que fazer corregedoria neles aumentar o investimento nas corregedorias das policias
    sobre o fim da pm como a onu tinha mandado o brasil fazer , parabéns ao governo que não caiu nessa palhaçada e não aprovou essa patifaria
    não é as instituições que estão erradas ,mas sim comandos ,mas sim a cultura do extermínio e falar que era ,que foi o trafico e na verdade foi algum cabo bruno
    porque mataram o cabo bruno ,porque sabia demais ,hoje quem mandou matar esta de terno ,ele apenas executava ordens ,isso é um aviso para os praças que seguem ordens esdruxulas
    os praças que mataram no Carandiru ,seguiram ordens
    o Fleury esta sendo processado NAO
    O comandante da operação esta sendo processado não
    mas os praças SIM ,se um praça não seguir as ordens de seus comandados o superior pode dar um tiro na perna do seu comandado e mandar ele tirar os cardaços na hora
    resumo o muleque é culpado ,e o casal nardoni também
    hoje tem uma indústria de contra provas para aliviar qualquer criminoso é só ter dinheiro que surge contra provas de todos os lados
    e se não fosse a choque que suportou todas humilhações para segurar essas manifestações de todo tipo de gente junta desafetos de vários tipos ,hoje talvez seriamos uma síria em guerra civil ,a pm merece uma medalha pelo modo que segurou a baderna dessa democracia ao extremo que contaminou o brasil via fakebook da CIA
    TEM QUE COMPRAR UNS BRUCUTU jato de tinta na cara de arruaceiro para identificar e punir quem rasga a bandeira quem põem fogo no carro quem esta saqueando etc etal

  8. As policias civis brasileiras, sofrem do mesmo mau das instituições publicas civis em geral, corrupção, peculato, e principalmente burocracia.
    A policia que deveria ser responsável pela parte investigativa, pelo fundamento do processo legal, se tornou no estado inchado e cehio de come e dormes brasileiro, uma policia burocratica, desleixada, batedora de carimbo. o resultado e que nos brasil, crimes de homicídios, tem menos de 10% de solução por parte da policia investigativa, um dos mais baixos indices do mundo.
    Culpa os policiais ? também! Mas principalmente de um estado viciado, inchado e preguiçosso.

  9. A policia militar brasileira não e o problema, e a solução, o militarismo não afeta nada o papel policial com o trato para com o povo, pelo contrario, o espirito de corpo, a diciplina e ordem unida ,e o que ainda sustenta a ordem publica e segura a bandidagem selvagem ( que esquerdistas consideram como revolucionários) e o pais minimamente civilizado.
    Não e tornando a policia toda desleixada, e com vies miliciano partidario, que vai se fazer a cisa andar, mas sim questionando os encastelados do judiciario, e legislativo, a policia brasileira enxuga gelo, com este “codigo penal socialista envergonhado” que temos, onde um policial me relatou, que somente em um anos, prendeu um meliante duas vezes me flagrante, e acabara de cruzar com ele na rua, NO MESMO ANO.

    Sem contar que as policias militares brasileiras, tem um fator estratégico importante para a soberania nacional, segundo nossa constituição, as PMs são forças auxiliares do exercito, passando a responde em caso de agressão externa, não mais aos governadores, mas sim aos generais, tornando nosso efetivo em pronta resposta, e formado na ordem unida, aumenta em centenas de milhares se necessário.
    Mas e justamente isto que esquerdistas e seus anseios internacionalistas, querem tanto combater com esta baboseira de desmilitarização, e para isto estão usando seus idiotas uteis anarquistas, que são filhos bastardos de Marx.

  10. A polícia no Brasil além de ser mal equipada tem ainda o agravante da má vontade de resolver as coisas, eu ví um caso que um cidadão foi sepultado com a identidade de alguém que estava vivo e a polícia nem deu o trabalho de conferir as impressões digitais do cadáver para ter certeza de quem era a pessoa !
    Fato esse que criou um problema para o cidadão que possui um atestado de óbito embora esteja vivo !
    Aqui tudo é pros cocos ,lembram a maquinação para soltar os corintianos presos em Oruro, arranjaram um ”menor” para servir de laranja para salvar a cara do verdadeiro assassino do jovem boliviano !

  11. Na boa… recentemente vimos um caso de um sujeito que ficou preso no lugar do irmão porque NÃO SE DERAM AO TRABALHO SEQUER DE CONFIRMAR A IDENTIDADE DO DELINQUENTE, QUANDO ESTAVA PRESO.

    Ele simplesmente disse que era o outro, e quando fugiu, a polícia foi atrás do outro. Mesmo depois de constatado o erro, ninguém quis assumir a responsabilidade de soltar de imediato o inocente… todo mundo só queria QUE O PROCESSO CORRESSE COMO MANDA A LEI…

    Nós estamos mal mesmo… certo estava o Charles Bronson em “Desejo de Matar”… já que os ratos e baratas tão fazendo a festa, e ninguém faz nada, quem vai dedetizar sou eu…

    E é incrível como aparece policial e investigador quando alguém vai a luta e mostra o que dá pra fazer quando se tem vontade… se der mole bota a corporação inteira em cima do sujeito… mas atrás dos salafrários, nunca há recursos, nunca há pessoal…

Comentários não permitidos.