O amigo-inimigo chinês

China BrasilSugestão: Lucena

A atitude dos governos desenvolvidos em relação à China está marcada pela ambivalência. Por um lado, as nações europeias procuram seduzir o país para que invista em seus territórios e abra seus mercados para ajudá-los a sair da crise iniciada em 2007-2008. Por outro, a China é percebida como um perigo para as democracias ocidentais. Por Marcelo Justo, de Londres

Marcelo Justo

Londres – A China se converteu no amigo-inimigo do mundo capitalista. Cortejada pela Europa que necessita de seu mercado interno e de seus investimentos, favorita das multinacionais dos países desenvolvidos, é também o novo adversário mundial, centro de suspeitas por espionagem, foco de temores por causa de suas ambições imperiais.

Segundo acaba de revelar o “The Australian Financial Review”, a aliança da inteligência ocidental conhecida como os cinco olhos (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) vetou, desde 2006, o uso de computadores da empresa chinesa Lenovo para sua rede de informação confidencial por temor de uma manipulação do circuito eletrônico que facilitasse o acesso à informação.

A rede vincula a informação altamente confidencial que circula nas agências de inteligência dos cinco países e, segundo membros da inteligência britânica e australiana, estava ameaçada por supostos “circuitos maliciosos” e problemas de segurança nos chips de computadores produzidos por uma empresa com fortes vínculos com o governo chinês. Em 2005, a Lenovo adquiriu a operação de computadores da IBM, intensificando as suspeitas das agências encabeçadas pela CIA e pelo britânico GCHQ.

A Lenovo desmentiu categoricamente nesta quarta-feira que houvesse interferência em seus produtos, mas a empresa não é o único caso deste vínculo entre o setor produtivo e o governamental, característico do sistema econômico chinês, que preocupa as agências ocidentais. O ex-chefe da CIA, Michael Hayden, disse ao “The Australian Financial Review” que o gigante de telecomunicações Huwei, a segunda maior empresa chinesa, espionava para o governo chinês e constituía um perigo para a segurança dos Estados Unidos e da Austrália. Entre 1995 e 2005, Hayden foi diretor da National Security Agencia (NSA), a agência que dirige a inteligência eletrônica estadunidense. “Creio que este é o tipo de situação na qual o Estado tem que intervir: quando está em jogo a segurança nacional”, assinalou Hayden.

O tom escandalizado de Haypen pode parecer uma ironia vindo do ex-chefe de uma organização que espionou governos aliados europeus e seus cidadãos, segundo as revelações de Edward Snowden, que segue à deriva em Moscou esperando que se decida seu destino. Mas o certo é que a atitude dos governos desenvolvidos em relação a China está marcada pela ambivalência. Por um lado, as nações europeias procuram seduzir a China para que invista em seus territórios e abra seus mercados para ajudá-los a sair da crise iniciada em 2007-2008 que, segundo diversos cálculos, projetará sua sombra até o final desta década, pelo menos. Por outro, a China é percebida como um perigo para os princípios da democracia ocidental com um sistema autoritário regido por um Partido Comunista que, por mais práxis capitalista que adote, continua qualificando-se como marxista. O dilema está claro no diálogo pelo twitter que o editor de temas internacionais da BBC News, John Simpson, conduziu esta semana sobre esse tema. O título do diálogo era eloquente: “China, amigo ou inimigo?”.

Esta ambivalência não é estranha ao mundo em desenvolvimento, ainda que se expresse de outra maneira. O dilema que existe na América Latina e na África é se o investimento e a demanda da China, que tem sido fundamental no crescimento de ambas regiões nos últimos anos, é uma benção ou um novo neocolonialismo. No caso da América Latina soma-se a este dilema o conflito global entre Estados Unidos e China, que está se expressando, segundo alguns analistas, na confrontação entre dois projetos, o neoliberal da Aliança do Pacífico (Colômbia, Chile, Peru e México), e o do Mercosul e da Unasul, mais focado na integração regional.

Derrotada a integração neoliberal proposta por George W. Bush – a ALCA – na cúpula de 2005, em Mar del Plata, Argentina, muitos analistas assinalam que a estratégia dos Estados unidos hoje é conter a China na América Latina e em outras regiões do mundo com tratados de livre comércio.

O novo projeto estadunidense se completa com a negociação do TPP que pretende integrar três países latino-americanos – Chile, Peru e México – com Estados Unidos, Austrália, Brunei, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Singapura, Vietnã e Canadá. No artigo “O cisma do Pacífico”, o professor de política econômica na Universidade Federal do Rio de janeiro, José Luís Fiori, assinala que o Brasil deveria assumir sua liderança regional para evitar o destino de ser uma “periferia de luxo” e conseguir uma integração que evite esta ALCA II que é o que a Aliança do Pacífico quer ser.

Tradução: Marco Aurélio Weissheimer

Fonte: cartamaior

28 Comentários

  1. Deixando a China um pouco de lado, mas enquanto Chile, Peru e Colômbia irão turbinar suas economias através da aliança do Pacífico, o bananão aqui vai afundar junto com seus parceiros bolivarianos no MERDOSUL.

    • Sem dúvida… mas os esquerdalhas não tão ligando… vejam o exemplo de cuba… o que importa para fidel é deter o poder, nem que para isso o povo tenha que comer lama…

    • Sr.HMS_TIRELESS,
      .
      O qu o Brasil,que o senhor sempre se refere de forma pejorativa más que te dá guarida,comida,liberdade de expressão,de locomoção pelo imenso território que tem e de admirar a sua exuberante natureza tropical,…..em fim;o quê o Brasil tem haver com um mercado de países do Pacífico,se fosse do atlântico vá lá…más do pacífico ?
      .
      Por que a China não configura nessa aliança ?…o senho saberia dizer ?

      • Pois é… Eu penso o seguinte: Ridicularizar um partido político é perfeitamente válido, ainda mais diante das imbecilidades e corrupções acompanhadas por todos. Ridicularizar o (a) presidente é feio, por pior e mais patético que seja, o (a) sujeito(a) é chefe de estado e devemos o mínimo respeito a essa instituição que bem ou mal é democrática, criticar com certeza, ridicularizar é mais complicado. Agora, eu não consigo conceber o que se passa na cabeça de um cidadão para adotar esse tom desrespeitoso para com seu país, é vergonhoso.

      • Depende de que país vc está falando… o dos PETRALHAS ???… COM CERTEZA MERECE SER RIDICULARIZADO… o meu país, dos grandes brasileiros, como Rui Barbosa, Estácio de Sá, Tiradentes, Tom Jobim, Cesar Lattes, entre outros ilustres BRASILEIROS, esse sim, merece todo o nosso respeito… não criticamos o país em si, mas esse DESGOVERNO que não é só do pt, mas também das demais siglas esquerdistas que NÃO QUEREM UMA NAÇÃO BRASILEIRA, pois são VENDIDOS, APÁTRIDAS E CORRUPTOS, merecem o pior dos designos… os ignorantes que ladeiam essa corja sabem que eles não querem uma nação brasileira forte, antes fraca para poderem tomar conta e integra-la FISICAMENTE na URSAL mas se fazem de mortos… eles querem acabar com a nossa SOBERANIA e LIBERDADE… só os tolos não conseguem enxergar isso… mas infelizmente a população ignorante também é parte culpada desse estado de coisas… eles são cooptados diariamente pelo falso profeta midiático que lhes convence que ser amoral, ignorante e semianalfabeto é bom para eles… se tivessem valores edificantes de uma sociedade cristã não teriam aceito colocar no poder essa CAMARILHA que ai está… saudações…

      • Blue eyes, permita-me discordar de alguns pontos. Recuso-me terminantemente a aceitar vários Brasis… Não existe tal coisa como Brasil PeTralha, o Brasil de Rui Barbosa e Santos Dumont é o mesmo Brasil de Lula e Sarney. A cisão é o que não permite uma visão clara do problema, separando “nós” e “eles” evitamos confrontar a realidade das razões da doutrinação ideológica da esquerda. Já conhecia o vídeo sobre a “Agenda” comunista pairando sobre a America… vai me desculpar mas é exatamente esse tipo de abordagem que causa o descrédito da ala “conservadora” o tom alarmista e pouco fundado em considerações econômicas e sociais, calcado “apenas” na moral cristã não convence (infelizmente!). Precisa-se urgentemente de um grande pensador para a centro- direita brasileira, alguém sem medo e com convicções claras, podendo apresentar através de uma linguagem didática a premente necessidade de revitalizar o Brasil.

      • Caro Guga, não há outro viés a ser levantado… tudo passa por técnicas de engenharia social pensadas para abater pessoas que não se emolduram nas características que convém a um esquerdista… sobra quem???… os cristãos e judeus que não admitem entregar suas convicções em troca de “garantias” econômicas e sociais… para que a esquerda efetive seus planos são necessários alguns quesitos a serem encontrados na sociedade, quais sejam: ATEÍSMO; somente o estado tem o monopólio da atenção psíquica do indivíduo; não pode haver nada maior ou melhor que o estado;
        FIM DO NÚCLEO FAMILIAR TRADICIONAL: o estado não pode permitir que alguém lhe tome o lugar na educação e orientação de seus entes; os laços familiares devem ser cortados e religados ao estado; este e somente este deve passar informações e princípios que lhe convier a seus súditos; LIVRE INICIATIVA ECONOMIA: somente o estado deve dirigir qualquer iniciativa econômica e não é dado ao indivíduo essa prerrogativa; não há liberdade em criar, desenvolver ou progredir em NENHUM aspecto individualista no sistema socialista… e por ultimo, a CRIAÇÃO DE UMA NOMENKLATURA: os santos senhores que tem o poder de dirigir os caminhos da nação e do estado; pessoas que provaram fidelidade canina ao sistema e por isso são considerados agentes dignos de tomar a frente e governar os demais; nada mais ditatorial… O TOM ALARMISTA EXISTE PORQUE SE FAZ PRESENTE O PERIGO… só por isso… quem desacredita tal aviso age como o povo que sucumbiu ao sofrimento apesar da visita de profetas que avisaram da urgência de mudanças e não foram ouvidos… NÃO HÁ SALVAÇÃO PARA NAÇÕES OCIDENTAIS FORA DO CRISTIANISMO LIBERAL CAPITALISTA, queiram os esquerdistas ou não… o resto vai dar em barbárie, como a que estamos vivendo nesse exato momento: 50.000 brasileiros mortos por n causas que podiam ser evitadas mas são incentivadas pela esquerda cruel… com um pouco de análise isenta dos fatos pode-se verificar esse quadro de destruição social…

      • Lucena:

        Acho que você não é lá muito perspicaz. Obviamente que eu não ridicularizo o país chamando-o de bananão mas sim o estado de coisas atual. E sim, se temos aspirações a ser “putênfia” devemos inicialmente exercer liderança no continente. E como você explica que o Brasil nada faz para acabar com a paralisia do MERCOSUL. Pelo contrário,continua tomando todo tipo de bolada nas costas de nossos sedizentes parceiros de bloco?

  2. deixando um pouco de lado ,gostaria de saber quando as pessoas vao parar de ler apenas o titulo ,para fingir que entendeu alguma coisa rsrsrs
    lucena hoje ta com a corda toda texto legal principalmente quando mostra os estados unidos com medo de comprar computadores da marca lenovo antiga ibm que os chinas compraram a empresa ,pois para os yankes eles os chinas podem colocar alguma coisa no circuito eletrônico da maquina
    é esses estados unidos para pensar desse jeito com certeza faz isso tambem
    sobre achina amigo e inimigo ,isso é coisa de yanke pois o sadam hussem era amigo virou inimigo ,o bin laden era amigo virou inimigo ,rsrsrs
    o mais correto é ser apenas conhecido pois os amigos vocês já viram como eles tratam
    e essa aliança do pacifico feita pelos yankes vai cair de joelhos como a alca caiu
    todos os países dessa aliança do pacifico tem a carteirinha de observador do mercosul guardada como garantia ,
    para o bem de todos os Hermanos somente o mercosul dará o devido valor a todas as nações latinas e isso não só do nosso continente.!!!!!!!

    • Correto… Aliança da América é o Mercosul, porém é preciso avançar, ficar apenas assistindo e agindo conforme a demanda não adianta, é preciso mais protagonismo nas ações. Fortalecer os laços econômicos internos com ferrovias entre os países da América, algo que não acontece, ou seja, não estamos fazendo o dever de casa. Nem internamente temos ferrovias o que dirá o resto. Agora estão privatizando os portos e verão no futuro, bem próximo, o caos do contrabando e tráfico…aguardem cenas do próximo capítulo. Tá tudo dominado…

  3. Assim como o mundo conta com prováveis um bilhão de consumidores chineses, os chineses contam com outros bilhões de consumidores pelo mundo… A questão é que os chineses, que se dedicaram basicamente a exportação e não propriamente ao consumo interno, simplesmente não estão preparados para consumir produtos ocidentais no ritmo que se deseja…

    Em suma, uma parte da “salvação da lavoura” para os países desenvolvidos do ocidente se encaixa na América Latina. Por tanto, nada mais lógico para os países do Ocidente que fomentar o comércio com a América Central e América do Sul, como uma forma de manter e aquecer suas próprias economias…

    O Brasil, obviamente, poderia tirar grande proveito disso. Intensificar as relações comerciais com países da Europa e EUA, aproveitando a situação e propondo acordos de comércio que pudessem ser verdadeiramente vantajosos. Enfim, dinheiro é dinheiro…

    • _RR_ correto meu caro acontece que essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas pra onde pensa ir pensam sempre levarem mordendo nossos sacos esses carrapatos rodoleiros Latinos.
      O lance é fazer como estão pensando fazerem.Fazermos acordos diretos com nossos interesses,como no caso com a União Europeia.
      Eu sempre defendi isso que deveriamos caminharmos por nossas proprias pernas sem nos atrelarmos a nada e nem a ninguem e interagindo diretamente com nossos interesses.

    • X- tudo zoeiro… rsrsrsrsrsrsrs… essa é uma “gracinha”… será que o furiculico dela também é vermelho ???… rsrsrsrsrsrsrs…

  4. Pow Tireless a tua saida é disvirtuar o foco da materia para a União Andina kkkkkkk
    Alo alo meu Brasil vara a mil deixa de ser chorão e cagão,faqz o dever de casa e torna-te competitivo e nada e nem ninguem te subjugara.
    Aqueles que vivem esquizofrenizando contra a China,as associações da mesma com empresas Brasileiras são feitas dentro da lei vigente dos 30% para o percentual estrangeiro.
    Eles tem 30% do nosso Nióbio.
    Aplicam fortunas astronomicas em muitos setores que o diga a Petrobras que ja mamou nuitas dezenas de bilhões de dolares dos caras.
    De 2009 ate 2012 eles construiram no Brasil mais de 12 mil quilometros de ferrovias.Numeros que a Rede Bobo não mostra.
    Todo competidor para ser bem sucedido deve ser agressivo.
    Deveriamos nos associarmos a eles nas areas cibernetica e aeroespacial ao enves de ficarmos como vira-latas sarnentos lambendo os ovos e o saco do Dog Americano que so joga bola nas nossas costas.

  5. “OU SE TEM TRANSPARENCIA OU TODO NOSSO TRABALHO SERA EM VÃO”
    Essa foi a letra que o Patriota cantou hoje na cara do Bob Burgão hoje em Brasilia e o Bob Burgão com cara de picles da Pensilvania repetiu a mesma retorica de sempre que não pararão as espionagens e as invasões de privacidade.
    Ja é a hora de mostrarmos nossa resposta para eles fechando com armamentos,caças e defesa aeroespacial Russa epriorizando a China em cibernetica e aeroespacial.
    Contagem regressiva para o Harakiri Baiano que bostéricos fãnzócas do Roger Rangers vão cometerem em praça publica introduzinho os indicadores nos tonhos e rasgando-se.

Comentários não permitidos.