Nos EUA, petroleiras já obtêm, por dinheiro ou junto aos parlamentares, leis e acordos que impõem censura sobre contaminação ambiental

A imagem é verídica, um residente de uma região de exploração de Shale gas, abre a torneira e acende, o lençol freático está totalmente contaminado, assim como o solo.
A imagem é verídica, um residente de uma região de exploração de Shale gas, abre a torneira e acende, o lençol freático está totalmente contaminado, assim como o solo.

Sugestão: Lucena

Fracking é um processo ainda quase desconhecido no Brasil. Empregado cada vez mais largamente nos Estados Unidos, é visto, lá, como uma das apostas para recobrar “soberania energética”. Consiste em injetar, em certas regiões do subsolo, água, areia e um coquetel de produtos químicos, em altíssima pressão. Permite recuperar depósitos de petróleo ou gás existentes em rochas subterrâneas, mas que não podem ser extraídos por métodos normais de extração. Agora, o fracking pode tornar-se conhecido, em todo o mundo, por outros de seus produtos. Veto total à produção de evidências a respeito de seus efeitos sobre o Ambiente e a Saúde. Silêncio forçado, imposto inclusive a crianças, em troca de dinheiro. Leis adotadas, sob forte influência de lobbies empresariais, para silenciar também os médicos. Em síntese, novas formas de   bloquear três elementos essenciais da democracia: informação pública, transparência e possibilidade de influenciar a formulação de leis.

O último episódio de censura veio à tona ontem, no site norte-americano Alternet e no jornal londrino The GuardianEm audiência judicial, um casal — Chris e Stephanie Hallowich, do Condado de Washington, na Pennsylvania — revelou ter assumido, em acordo judicial com uma operadora de fracking, cláusula que os obriga a silêncio, até o fim da vida, sobre os danos causados pelo processo a sua saúde. A censura perpétua estende-se, segundo os termos do contrato, a seus filhos, então com sete e dez anos de idade.

Em entrevista ao Alternet, Sharon Vion, ativista da organização Earthworksque se opõem ao fracking, explica por que este tipo de pressão é eficiente. O casal Hallowich vivia em uma pequena chácara, próxima a um dos locais em que se adotava este tipo de extração. Depois que os trabalhos começaram, a família passou a apresentar sintomas como queimação nos olhos, ulcerações na garganta, dores de cabeça e ouvidos. A água da propriedade ficom contaminada. A empresa ofereceu-se para comprá-la, por 750 mil dólares. Impôs, porém a cláusula de silêncio. O casal aceitou-a, para poder mudar-se. O caso veio à tona por pressão de um jornal local e porque os Hallowich estão preocupados com a impossibilidade prática de calar as crianças.

Há centenas de acordos deste tipo, continua Sharon. E graças ao silêncio das vítimas, a indústria do fracking tem sido capaz de alegar, em juízo e em audiências legislativas, que “não há evidências concretas” da contaminação. Seria, certamente, fruto de exageros… A mesma desculpa é adotada por autoridades favoráveis à extração.

Um terceiro texto, na revista The Atlanticrevela que é ainda mais vasta a intervenção, nas decisões políticas, das empresas de fracking — entre elas, a Halliburton, fortemente ligada ao Pentágono e à guerra contra o Iraque. Alegando “segredos industriais”, obtiveram, do Congresso, o direito de não revelar, com exatidão, que mistura de produtos químicos injetam no solo. Estão desobrigadas de obedecer, também, dispositivos que exigem transparência em relação aos riscos de contaminação da água. Sabe-se já que entre os compostos estão alguns de alta toxicidade, como benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno. Em doses baixas, produzem o tipo de sintomas sentido pelos Hallowich. Com o tempo, ou dependendo da dosagem, causam câncer.

Talvez o caso mais bizarro de silêncio forçado seja, porém o que envolve os médicos da Pennsylvania. The Atlantic revela que o legislativo estadual aprovou, no ano passado, lei que determina às empresas de fracking fornecer, a estes profissionais, informações necessárias a seus diagnósticos. Porém, impõe-se uma cláusula de confidencialidade. Os médicos não podem revelar o que souberam das operadoras a ninguém — nem mesmo aos pacientes que estão tentando tratar…

É de estranhar, nestas condições, que tantos vejam tal tipo de “democracia” como farsa?

 **********************************

.

Fonte:Outraspalavras

14 Comentários

  1. Eu não nego os problemas advindos da prática do Fracking, mas cabe a engenharia cuidar disso e tornar a exploração do gás de xisto economicamente viável e ecologicamente sustentável. Mas sinceramente não dá para confiar em uma matéria oriunda de um blog que elogia Robert Mugabe…..

    • Tudo tem seu preço… qndo os soviéticos secaram o mar de Aral para plantar algodão não ligaram para a mãe natureza… foi o maior desastre ambiental produzida pelo homem que se tem noticia na história… então, cada um com seus problemas… bom que não temos ainda necessidade disso por aqui…

  2. bom texto ,lucena é o que me faz achar o plano brasil um dos sites que tem mais futuro
    sobre os gringos estarem de olhos fechados ao ambiente ,é porque pimenta nos olhos dos outros é refresco
    na época que no golfo do mexico ficou com vazamento de óleo negro por meses ,eu fiquei esperando essas ongns fazerem algum protesto
    não achei nada ,muito menos em nossos telejornais com essa nossa imprensa quase toda sionistas
    já falei aqui que além de óleo os estados unidos vao vir atraz do nosso aquífero guarani pois com essas contaminações eles vao ficar com falta de aqua
    a onu já alertou que nesse século as guerras serão também pela falta de aqua no planeta
    e pensar que os gringos fazem isso pois eles querem pelo menos diminuir momentaneamente ao dependência ao óleo ,isso vai durar até as nossas reservas serem leiloadas ,com essa medida eles esperam que nosso governo leiloe as reservas em baixa ,pois para alguns mocotrevas esse tal de gás de xisto chegou para abalar ,é a melhor coisa do século ,vai entender até aonde vai esse viralatismo todo
    brasil acima de tudo ,abaixo somente de deus!!!!

  3. AMERICAN DREAM
    .
    .
    A questão maior é que a população americana esta engodada nas teias maléficas das grandes corporações,onde os direitos individuais como a saúde publica americana e assim como muitas coisas publicas americanas que deveriam ser universalizada e gratuita para a população,virara a muito tempo um empreendimento do propósito de uma ínfima casta social que pouco se preocupam com a nação americana,os EUA virou uma imensa S/A….Rsrsrsr..
    .
    O governo democrático deve governara em prol da maioria e com a saúde,educação e o bem estar coletivo não se brinca e nem se vende más levada a sério.
    .
    Para um país que sempre empunhou a bandeira da democracia,do politicamente correto,dos direitos humanos;chegando a invadir outros países pela causa por tais bandeiras e agora se vê o grande engodo e mentira que se tornou os EUA;com os seus centros de tortura espalhados pelo mundo,as suas bisbilhotices no mundo,seu Guantánamo e as sua ditaduras de governos fantoches pelo mundo,ei a grande meretriz apocalítica.
    .
    Assim como fora as sua florestas e seus índios,massacrados em nome do “bem- estar” da iniciativa privada,agora é a vez do seu lençol freático,das sua águas e já vejo mais do que nunca a floresta amazônica ser lembrada pelos parasitas ecológicos mundial.
    .
    Quê pesadelo…Rsrsrsrs

    • Discursinho esquerdista… VERDE, A NOVA COR DOS SOCIALISTAS… me engana que eu gosto !!!… qndo os soviéticos secaram o mar de Aral para plantar algodão não ligaram para a mãe natureza… foi o maior desastre ambiental produzida pelo homem que se tem noticia na história… agora vcs, puxa-saco dos marxistas, por interesses escusos, saem com essa bandeira de politicamente corretos… não enganam mais ninguém… cadê o tal aquecimento global antropogênico ???… vcs já avisaram a natureza ???… rsrsrsrsrsrs…

      • Cada um no seu quadrado… o que temos com os problemas deles ???… mal damos conta de resolver os nossos… qntos desastres ambientais nossa petroleira já causou e nem por isso deixamos de retirar petróleo… tudo tem um custo e não será negando o fato que iremos corrigi-lo… tecnologia é a solução… para tudo há uma saída técnica, basta usá-la…

      • zoinho azul veio correndo defender os estados unidos kkkkk
        faz isso sem perceber ,deve ser a idade do munrar
        quando os russos secaram o mar fulano de tal usaram o sal para secar o cérebro do munrar rsrsrs
        as ongns estrangeiras são financiadas pelos estados unidos Inglaterra e canada ,os países anglo saxiao que você adora abanar seu rabinho

      • Os soviéticos, para quem vc adora dar o seu rabinho, é que são gente boa, né… rsrsrsrsrsrs… conta outra, COMUNISTAZINHO de merda…

      • kkk não sou comunista zoinho ,vai tentando um dia talvez você consiga fazer eu ficar nervoso pelas suas idiotices ,e me chamar de comunista também não me abala
        você deve ter sido abduzido por algum comunista !!!!!!
        mas para deixar bem claro não tenho nada contra a quem seja comunista .
        eu tenho contra a quem seja vira-lata abana rapo para yanke esses eu gosto de caçar em fóruns!!!!!

      • A quem vc quer enganar, vermelhuxo ???… no mínimo vc é um MELANCIA… e já tá podre… rsrsrsrsrs…

  4. Para um pais ser democrático igual os EUA,e só fazer coisas erradas com o apoio da lei e proto. 🙂
    Estados Unidos vai virar uma China da vida,Ditadura democrática.

Comentários não permitidos.