Brasil está pronto para dar proteção ao jornalista americano Glenn Greenwald

gleen

Jornalista americano Glenn Greenwald

Denise Chrispim Marin

O Brasil está pronto para dar proteção ao jornalista americano Glenn Greenwald, colunista do jornal The Guardian, após seu depoimento, na terça-feira, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, sobre a espionagem dos Estados Unidos. Uma autoridade do governo brasileiro disse ao Estado que se impressionou com as declarações de Greenwald sobre as vantagens extraídas pelos americanos com a espionagem no Brasil.

Para obter a proteção oficial do País, Greenwald, morador do Rio de Janeiro, terá de solicitá-la. Na avaliação do governo brasileiro, ele não poderá retornar aos Estados Unidos sem enfrentar o risco de ser enquadrado judicialmente pelo mesmo tribunal secreto que vem autorizando o monitoramento da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) no território americano e no exterior.

Durante a audiência no Senado, Greenwald afirmou ter cerca de 20 mil documentos repassados por Edward Snowden, ex-agente da NSA responsável pela revelação do esquema de espionagem, asilado temporariamente na Rússia.

Conforme disse a senadores brasileiros, a iniciativa americana não está centrada apenas no combate ao terrorismo, como o governo do presidente Barack Obama vem argumentando, mas na obtenção de informações comerciais sigilosas, que não seriam superficiais, como tem alegado a Casa Branca.

“O desempenho de Greenwald foi muito corajoso”, afirmou a autoridade brasileira. “Ele mostrou estar de posse de um volume extraordinário de informações. O que saiu até agora foi apenas um aperitivo”, completou, ciente dos estragos já acumulados pelo governo de Obama nas suas relações com China, Rússia e aliados europeus.

Kerry. O depoimento do jornalista acentuou o atrito entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos no momento de preparação da visita da presidente Dilma Rousseff a Washington, marcada para 23 de outubro. A chegada do secretário de Estado americano, John Kerry, a Brasília para tratar do encontro está marcada para terça-feira.

Embora a diplomacia brasileira mantenha seu tradicional costume de separar as questões de atrito em sua agenda com outros países, o ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota deverá pedir explicações a Kerry, dessa vez com maior ênfase, sobre a espionagem americana no Brasil. Até a noite de ontem, a visita de Kerry aâoinda não havia sido formalmente confirmada pelo Departamento de Estado americano. No fim de abril, sua visita a Brasília foi cancelada.

O governo brasileiro terá o cuidado de não permitir que o episódio de espionagem atrapalhe os acordos e as parcerias a serem definidos com os Estados Unidos a partir do encontro entre Dilma e Obama – sobretudo nas áreas de comércio, investimentos e defesa.

Os Estados Unidos tampouco querem piorar os estragos já feitos com o escândalo de espionagem. O Brasil tornou-se um dos maiores provedores de superávit comercial para os americanos e oferece oportunidades para o aumento do comércio bilateral.

Na área de Defesa, o Brasil está disposto a reabrir as negociações com os Estados Unidos sobre o uso americano da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão. O País teria, como ponto de partida, de retirar da pauta do Congresso o acordo assinado em 2000 entre os dois governos e definir um novo patamar para a negociação. Sem chances de ser aprovado pelos congressistas brasileiros, o acordo anterior permitia total sigilo sobre as atividades americanas na base e proibia a participação de brasileiros no projeto.

Fonte: Estadão

10 Comentários

  1. Ele não seria tolo em dizer que esta de posse de varios documentos ainda não revelados se não tivesse um escudo para poder botar a cara de fora no Brasil.
    As revelações ate agora indicam uma atuação espiã intensa no Brasil e na India e isso não é mera conhicidencia onde são essas duas nações verdadeiramente as mais importantes e as lideres reais dos paises em desenvolvimento e dois paises pobres e ambas com alto grau de influencia entre eles e sobre suas regiões geograficas.
    Percebo todo um movimento articulado BRICS neste episodio.
    Certamente Russia,Chine,Brasil e India,principalmente agem em segredo sobre este caso e a simples intenção do Brasil declarar publicamente a possibilidade de blindagem do jornalista ja demonstra essa teoria.
    E tudo isso evidencia mais ainda.Tchauzinho F18 NO THANKS e como Rafales são os olhos da cara vem ai ou SU35 cancelando o FX2 e fechando direto com produção consecionada aberta o que nos seria excelente ou vem ai FX3 com SU50MKBr na cabeça.Ou na pior das hipoteses,SU30MS de pronta entrega com algumas vantagens (so a Russia tem esses vetores que estão um pouco abaixo do SU35 pois são tambem 4.75).
    E vou mais alem,alem das defesas aereas vem tambem o tão desejado SISFRON Russo com joint venture com boa porcentagem nacionalizada.
    Apesar de indicarem conversações sobre Alcantara para mim não passa de blefe pois seriamos muito idiotas abrindo-a para justamente aqueles que sempre nos dificultaram e são abertamente contra nossos avanços por auto-suficiencia e independencia aeroespacial.
    Aconcheguem-se nas poltronas dondocas,não se esqueçam das boias pneumaticas para alivio hemorroidal e do piniquinho entre a mesma pois muitos vão borrarem-se todo com o indigesto que ainda vem por ai.

  2. Não acho que o f18 SH será descartado, não se faz politica externa assim, e o que está envolvido entre a embraer e a boing é muito grande para ser descartado.trata-se apenas de se relacionar com os EUA da mesma forma que eles,olhando apenas para as vantagens que possamos alcançar, o que não impede de fecharmos tb com a rússia a compra de SUs 35 ou do Pak-fa,acho inclusive essa a melhor forma,pois não ficariamos dependentes de um só senhor,juntariamos a expertise dos dois e partiríamos para o nosso caça brasuka, uns 120 F18Sh mais uns 50 SU 35 não faria mal algum ao brasil.

    • Nada é maior do que a soberania do Brasil e os interesses dos Brasileiros meu caro e rifar nossa defesa e segurança cok o simples papinho de que faz bem a privados é uma vergonha.
      Acho que você é daqueles que pensam que a Embraer é o Brasil né!Com certeza desconhece que ele é uma empresa privada onde o Brasil é seu sócio minoritário apenas tendo poder de veto.
      A defesa e a segurança,os interesses e a busca por auto-suficiencia e independência são inquestionáveis e inegociáveis.Isso não é o sindicato dos trabalhadores e muito menos entidade patronal para decidir-se um assunto de segurança de Estado condicionando-o a trocas e compensações comerciais.

      • COMPLEMENTANDO…
        Troca de compensações comerciais com repasse de SECUNDARIOS kkkkkk
        Brasil o alegrezinho serviçal secundário que se contenta com geração de empregos e porcentagem nacionalizada de secundários kkk
        Deste jeito seremos eternos escravos felizes por terem carteira assinada kkkk

  3. Maluquinho sempre sonhador, vc acha mesmo que existe pais bonzinho brô?, acorde para jesus irmão, e dê o dizimo,pois até a igreja quer a sua parte, tire a panela da cabeça e cresça, meu comentário é cristalino,comprar dos dois russia e america, tirando p máximo deles e depois partir para algo nacional, leia antes de criticar,pois aqui não é revista em quadrinhos.

    • kkkkk dizimo meu nem o capeta leva…Amiguinho voce é apenas mais um que fantasia encima de materias engrossando o corinho do é dando que se recebe kkkk…No caso do jornalista é evidente que existe uma sincronia entre Russia,China,Brasil no caso.
      Quanto ao FX2 meu caro a maioria de todos voces penas viajam na maionese do achismo e da kaozada e demonstram estarem por fora das regras do mesmo que são duas e bem colocadas nas exigencias da licitação : 1-REPASSE TOTAL DA TECNOLOGIA A SER ADIQUIRIDA…2-FABRICAÇÃO DAS AERONAVES EM TERRITORIO BRASILEIRO.
      Alias não são apenas os bostéricos e os ´peidabundarios que comentam NET afora este assunto mas ate mesmo a midia geral ou desconhece ou finge desconhecer estas exigencias e acreditam ser possivel fazerem as cqabeças das pessoas com kaozadas e papinhos de vendidos entreguistas….”Oh vamos ter percentual nacionalizado de secundarios”…”Oh quantos maravilhosos empregos serão gerados”…”Oh como nunca antes na historia deste pais depois que o Lula descobriu o Brasil a companheira Dilma o esta catequizando,com as bençãos dos lideres evangelicos que ela e o Lula deram passaportes diplomaticos para eles terem como sairem com as malas de dinheiro arrecadadas atravez de ESTELIONATO COLETIVO INDUZIDO em templos as custas do desespero e dos anseios dos simples kkkk.
      Não so politico pois politic não entende nada de assuntos de estado e nem de tecnologia e estrategia militar,mas todo aquele que é militar e faz o jogo buscando influenciar politicos e privados para que seja adiquirido as custas do contribuinte Brasileiro,tecnologias e armamentos que não venham a proporcionarem ao Brasil auto-suficiencia tecno-industrial-cientifica e que não traga ao mesmo real poder de dissuasão deveriam serem é fuzilados pois fazem como os politicos e privados podres vendendo o Brasil e os Brasileiros ao cobiçador estrangeiro.
      Amiguinho Alexandre.So existem duas nações capazes de fornecerem o necessario a auto-suficiencia.Russia e EUA.Os EUA não transferem nada para ninguem nem para seus aliados mais chegados.A Russia ja cansou de declarar publicamente que transfere tudo o que o Brasil quiser e que jamais transferiu para ninguem MAS ISSO TEM UM PREÇO e a questão alem deles não confiarem totalmente em nós pelo alto indice de capaxismo Yankee no Brasil onde segredos e tecnicas poderiam serem repassadas.
      Ser capaxo ou ser eis a questão…
      Todo povo de merda tem o governo de merda e as forças armadas de merda que merece ter…

  4. SIM o brasil esta pronto ,para dar proteção ,pois precisamos das informações ,pois isso afetou a segurança nacional ,tem que encaixar ele no programa de proteções a testemunha

    • Porque voce acha que o cara correu primeiro pra China e depois pra Russia e a pessoa a qual ele repassou tudo esta no Brasil???
      Matar o caguete ou o divulgador de suas delações kkkkk vai ser jogar a merda no ventilador pois existem outros com copias e olha que ainda nem mostraram o que realmente pode desestablizar relações diplomaticas.
      Tudo isso é um jogo e estamos indiretamente e diretamente tambem dentro dele.
      Muita coisa rola enquanto o resto segue a via do pão e circo.

  5. Maluquinho,seus comentários são tão recalcados e de uma pessoa frustada, sem capacidade intelectual e até mesmo sem educação que simplesmente não consegui ler até o final, a nova palavra descrita em 1 mão por vc “peidabundário” foi o ápice para minha paciência, acredito que tal palavra cai bem para defini-lo,vc quando pensa peida e quando fala caga, continue com sua intelectualidade de vaso sanitário esperando sentado por um caça SU 35 e achando que os interesses da embraer serão deixados de lado, saudações .

Comentários não permitidos.