1978 – Reunião do EMFA Almirante Guálter Magalhães: “Sou da opinião de que não devemos mais comprar Exocet.”

ara exocet

Marcelo de Moraes

Arquivo secreto do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) indica a irritação dos militares com a venda de mísseis Exocet pela França. “Sinto no Estado-Maior da Armada meus oficiais preocupados porque a Argentina colocou um Exocet em navios sem expressão”, narra na reunião do EMFA, em 1978, o comandante do Estado-Maior da Armada, almirante Guálter Magalhães. “Sou da opinião de que não devemos mais comprar Exocet.”

“Porque, no final, os franceses ficam vendendo Exocet, ganhando dinheiro e insinuando a outros países, por baixo do pano, para fazerem encomendas secretas”, explicou. “Faturam alto e nós ficamos acumulando um arsenal de material de guerra sem ganho nenhum, porque a caixa preta eles não nos dão. Então, não interessa”, lamentou.

O míssil se tornou conhecido por sua larga utilização pelos argentinos na Guerra das Malvinas, em 1982.

Fonte: Estadão

14 Comentários

  1. Eu acho que a idéia já naquele tempo era muito clara com relação a aquisição de tecnologia para independência e soberania :

    “””porque a caixa preta eles não nos dão”””

    A estratégia Nacional de Defesa busca isso com prioridade, tanto é que o FX-2 está empacado e se as coisas não acontecerem com absoluta transparência para o Brasil sou a favor de seu cancelamento e buscar um novo short list.
    Esse papo de “””suficiente “” não interessa.

    http://tv.estadao.com.br/videos,PRECISAMOS-DE-TECNOLOGIA-BRASILEIRA-DIZ-CELSO-AMORIM,205851,260,0.htm

    http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/defesa-nacional/defesa-nacional-e-prioridade-do-brasil.aspx

  2. Esse documento histórico apenas reforça minha convicção de que estou certo, com minhas duras críticas ácidas, contra essas FAs de mentirinha que estão aí.
    Pois mostra pela inconformidade desse Almirante Guálter Magalhães que, sim, existem brasileiros que desejam um país com FAs de verdade. E não se deixam levar por concepções de defesa inócua, formulada por estrategistas medíocres (ou vendidos?) que enxameiam nossa mídia.

  3. Não sei se é verdade (REPITO: não sei se é verdade) mas ouvi dizer que teve um caso com um míssil Francês para o Mirage III, onde nossos militares não tiveram acesso aos sistemas (não sei como se fala). Mas a FAB foi criativa (jeitinho Brasileiro). Ela colocou um funcionário para borrifar ácido numa pequena parte do míssil enxugando logo em seguida. No final, conseguiram perfurar a estrutura e fizeram (com uma câmera) uma ‘endoscopia’ nos mecanismos do interior do equipamento. Não sei se conseguiram replicar ou desvendar o que queriam, mas isso irritou bastante os franceses. Quando foi não sei, mas se pensarmos bem, nossos M-III ficaram desdentados praticamente pela década de 90 inteira. Eram aviões metralhadoras com velocidade supersônica.

    Quem souber mais e quiser comentar ou desmentir, por favor.

    Sds.

  4. No amor e na guerra vale tudo, esse mote já é velho, os EUA sempre copiaram tecnologia dos outros e todo mundo faz isso, o Brasil sem constrangimento deve fazer o mesmo também, agora não pode anunciar aos quatro ventos! Chega de ser bom moço pra agradar os estrangeiro, devemos fazer como os israelenses, tem arma nuclear e tudo! E quem mete a boca? Ninguém!

    • Qnta bobagem !!!… eles, os EUA, sim, sempre foram copiados… todos, TODOS os que tem memória e sabem ler, que não sejam analfabetos, que leram livros que tratavam do tema, sabem que quem manteve e mantém o oriente em questão de tecnologia é o ocidente, mais precisamente os EUA… não engulam essas falácias como se fossem verdades… é feio engolir qualquer bobagem e depois vomita-las sem saber sua origem…

      • Não com tanta sede ao pote. É verdade que os EUA mantem a vanguarda de muitas tecnologias. Eles investem em educação e tecnologia. Mas não são santos, dê uma olhada nos equipamentos que os EUA copiaram da Alemanha após a segunda guerra mundial. Muito esclarecedor.

  5. se não fosse os alemães nem bomba atômica o gringos teriam
    mas voltando ao caso da reportagem antiga então porque compraram ,então porque não compraram de outras fontes
    resposta nessa época so podia se comprar de quem os gringos mandasse
    e sobre essas reportagens antigas vai la no site assuntos militares e vai ver algumas outras que porvam que o regime pipocou na hora de fazer a bomba
    pipocou na hora de fazer o sub
    pipocou na hora de investir em armamentos
    e pipocou com um corte na hora do nosso reaparelhamento o coronel do regime vetou o orçamento para forças armadas
    e isso esta vindo a tona em 2013 ,mas se tivéssemos ainda no regime com certeza nem o plano brazil existiria eles iriam censurar vários sites
    so iria sobrar puxa sacos vira latas velhos abanadores de rabo para eles os ditaduras e paa seus chefes os yankes
    fora os puxa vira latas mais ninguém iria se expressar
    hoje o brasil faz parceria com a africa do sul e desenvolve misseis ,antes era proibido
    pois a nossa metrópole yanke só deixava fazer comercio com quem eles queriam

  6. E depois nego vem querer me convencer de que os franceses são parceiros confiáveis… Que são nossos grandes “parceiros estratégicos”… Que nunca tivemos problemas com eles…

    • Não recebo jabá de Francês. Mas qualquer acordo internacional que envolve MUITA GRANA e vantagem ESTRATÉGICA vai ter problemas de toda natureza. É a diferença de uma boa e da má gestão. Os problemas devem ser mitigados e o resultado alcançado.

  7. ”porque a caixa preta eles não nos dão”
    É interessante lembrar que quatro anos após essa afirmação do almirante Guálter Magalhães, a França entregaria os códigos de desativação desse míssil a Inglaterra,traindo a sua então cliente Argentina !
    Dando a sim uma enorme vantagem aos ingleses frente aos argentinos !

      • Fato que se houvesse ocorrido, talvez a situação na América do Sul estaria diferente. Para melhor ou para pior. Afinal, uma postura destas não levaria outros países sul americanos a guerra?

Comentários não permitidos.