Rússia adia entrega de mísseis S-300 à Síria

AF4

A Rússia fabricou uma parte dos mísseis terra-ar S-300 destinados à Síria, mas sua entrega, prevista para a primavera de 2013 (do hemisfério norte), foi adiada para 2014, embora Damasco já tenha pago um adiantamento, informou nesta sexta-feira o jornal Vedomosti.

De acordo com o jornal, que cita relatórios das empresas fabricantes de armas russas, uma parte do pedido já está pronta, mas segue retida na Rússia, embora a Síria já tenha realizado o pagamento de várias centenas de milhares de dólares.

O contrato para a entrega à Síria de quatro complexos de S-300 por 1 bilhão de dólares foi fechado em 2011.

No dia 4 de junho, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que Moscou não havia entregado “até o momento” os S-300 à Síria para “não romper o equilíbrio de forças” no conflito do regime de Bashar al-Assad com os rebeldes.

O vice-primeiro-ministro sírio, Qadri Jamil, declarou no fim de julho durante uma visita à Rússia que os acordos de entrega de mísseis S-300 seguem “vigentes”.

A entrega destas armas capazes de interceptar em voo aviões ou mísseis guiados, um equivalente russo dos Patriot americanos, preocupa em particular Israel, que teme que possam cair nas mãos do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado de Damasco.

A instalação de um sistema de defesa terra-ar deste tipo complicaria o projeto dos Estados Unidos ou de seus aliados de realizar eventuais ataques aéreos, estabelecer uma zona de exclusão aérea em céu sírio ou investir para proteger ou desmantelar armas químicas.

AFP

Fonte: Terra

14 Comentários

  1. Cara de pau esse Putin…

    Para não romper o “equilíbrio de forças”? Que “equilíbrio de forças” se os rebeldes não tem força aérea???

    Eles estão é com medo de Israel. Porque a verdade é que Israel NUNCA permitirá a uma Síria completamente conturbada possuir uma arma antiaérea avançada dessas. No primeiro indício de que estão sendo armadas Tio Jacó vai lá, solta suas bombas e boa.

    Se o Assad pretende receber estas armas, melhor ele acabar com os rebeldes antes.

    • Vader,

      Creio que Israel jamais permitiria tais armas nas mãos de um país que pode terminar fornecendo cobertura aérea aos grupos radicais contra os quais luta, de uma forma ou de outra…

    • Exatamente Vader! E o principal catalizador da decisão russa foi o ousado ataque ao porto de Latakia, executado pelos submarinos da Classe Dolphin. A Rússia viu ali que não apenas Israel possui os meios para fazer valer seus interesses e seu direito de defesa como também tem a disposição.

    • Esse papo de não romper o equilíbio de forças é mero mimimi de Putin, para não reconhecer seu receio…

  2. entao vader na verdade russia faz isso por simplesmente ser aliada de israel assim como eu sempre disse, russia nao fara “algo” na siria sem antes ter o consentimento de israel, os ortodoxos russos são extremamente ligados a israel.
    (e israel sabe que assad é o melhor para eles ali no comando da siria, por isso ficaram neutros nesta “aventura”).

    “”Se o Assad pretende receber estas armas, melhor ele acabar com os rebeldes antes.””, é exatamente isso o que vai acontecer.

  3. Vader e HMs, vocês estão todos enganados. O Assad não precisa desse S-300 para ganhar dos rebeldes. A Russia está esperando a Assad destruir os terroristas para depois enviar esses mísseis e ASSAD está ganhando. A Russia não enviou esse mísseis não por medo do Israel, mas pelo fato do exército Sírio está em vantagem em relação aos terroristas , além disso o risco de intervenção na Síria é minimo. Outro fator também é que esse S-300 é um armamento complexo e necessita de tempo para fabricar e treinar os operadores, isso não se faz de um dia para noite.

    Não fiquem pensando que o fato de Assad não ter respondido os ataques de Israel é questão de covardia.Israel está aproveitando a fragilidade da Síria para atacar, porém Assad sabe que abrir uma frente com Israel nesse momento não é vantagem para Síria, pois isso pode enfraquecer o seu exército e beneficiar os terroristas. Depois que tudo isso terminar, a Síria vai se concentrar em se defender dos ataques do Israel..

    • Equivocado está você! O ataque ao porto de Latakia mostrou aos russos a disposição de Israel em impedir que qualquer tipo de armamento dessa natureza seja enviado aos sírios. Ademais, havia o risco de técnicos russos serem mortos em um ataque dessa natureza. O papinho furado de que a Rússia está esperando Assad vencer os rebeldes não se sustenta.

  4. Desde quando o Israel determina que tipo de arma que a Síria deve ter? Mesmo que seja arma de ataque, Israel já mais deveria se meter na soberania da Síria. Israel usa argumento mentiroso dizendo que essas armas estava indo para mão do Hezbollah. Será que vão dizer que S-300 vai parar na mão do Hezbollah também??

    Israel perdeu feio para Hezbollah e ainda quer uma guerra com a Síria…. Deixa Assad recuperar as forças para o Israel ver a resposta. Assad já jurou que Israel vai ter a resposta na hora certa.

    • Teu ufanismo não se sustenta perante os fatos. Vá ver a história dos conflitos entre Israel e Síria antes de falar bobagens por aqui meu caro Edu!

    • Edu Cazins,

      Essas armas podem muito bem ser utilizadas para dar cobertura a grupos extremistas… Em teoria, uma bateria de S-300 posicionada próxima a fronteira, poderia interceptar e destruir aeronaves de Israel em espaço aéreo israelense!

      Israel tem razão em se preocupar com essa arma, pois ela ameaça diretamente a soberania do seu espaço aéreo.

      Quanto a capacidade de Israel… Pode ter certeza que se os guerrilheiros engrossarem, Israel engrossa junto. E entre um Estado organizado e com forças armadas das mais profissionais, como Israel, e um grupo de extremistas que, embora organizados, não estão nem próximos de ser o que é a IDF, creio não haver duvida de que os israelenses estão em total vantagem… Quanto aos sírios, imersos em guerra civil e com um país inteiro para reconstruir, nunca mais serão adversários para Israel ( não como eram… ).

  5. O ataque ao porto de Latakia foi com medo de que mísseis Yakhont fossem usados por grupos militantes hostis (entendo que se referia ao Hezbollah), segue o link da matéria aqui no PB.
    .
    http://www.planobrazil.com/israel-lancou-ataques-perto-de-importante-porto-sirio/
    .
    Como o Yakhont é um míssil antinavio e de ataque terrestre, até entendo a preocupação de Israel, mas impedir o uso de baterias antiaéreas que é um equipamento defensivo seria meio exagerado, paranoica e arrogante e Israel não é nada disso não. Ou é?

    • Falha minha, não muito claro.

      Considero a vitória de Assad como certa, e meu comentário anterior se baseia nesse cenário, quanto ao jeito fofo de ser de Israel vale para qualquer TO.

Comentários não permitidos.