Defesa & Geopolítica

Nagasaki recorda ataque nuclear realizado pelos EUA na 2ª Guerra

Posted by

japaohomenagemnagasaki02apOs sinos tocaram enquanto sobreviventes da tragédia, líderes governamentais e representantes estrangeiros observaram um minuto de silêncio no momento exato da explosão – Foto: AP

Nagasaki lembrou nesta sexta-feira o ataque nuclear realizado pelos Estados Unidos há 68 anos – durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial – que transformou o porto japonês em um inferno de chamas.

Dezenas de milhares de pessoas participaram da homenagem para as mais de 70 mil pessoas que morreram na explosão da bomba atômica, que atingiu Nagasaki às 11h02 local (23h02 de quinta em Brasília).

Os sinos tocaram enquanto sobreviventes da tragédia, líderes governamentais e representantes estrangeiros observaram um minuto de silêncio no momento exato da explosão. A bomba de plutônio, chamada de “Fat Man” pelos pilotos americanos, destruiu Nagasaki no dia 9 de agosto de 1945.

Na terça-feira, milhares de pessoas lembraram a primeira bomba nuclear lançada sobre o Japão, na cidade de Hiroshima, onde morreram 140 mil pessoas. Os bombardeios de Hiroshima e Nagasaki precipitaram a capitulação do Japão e o final da 2ª Guerra Mundial, no dia 15 de agosto de 1945.

AFP

Fonte: Terra

3 Comments

shared on wplocker.com