40 anos da entrada em serviço do tanque T-72

t72

Ilia Kramnik

Este ano se comemoram os 40 anos da entrada ao serviço do tanque T-72, que foi inscrito no Livro de Recordes do Guinness como o tanque mais fabricado da atualidade. O T-72 também foi reconhecido como o melhor tanque do último quarto do século XX. As suas várias modificações estão ao serviço dos exércitos de mais de 40 países.

“Igual a esse, mas mais simples”

Na segunda metade dos anos 60, as tropas blindadas soviéticas começaram a receber o tanque T-64. Esse carro de combate, com uma blindagem combinada de camadas múltiplas, um canhão de alma liza de balística elevada com carregador automático e excelentes características dinâmicas, se tornou num dos primeiros tanques de combate base do mundo a combinar a proteção e o poder de fogo de um tanque pesado com a mobilidade de um tanque médio.

Esse blindado, desenvolvido em Kharkov, definiu a imagem de todos os tanques de base soviéticos (e russos) principais até ao T-90 inclusive. Os traços determinantes do novo carro de combate eram as suas dimensões e peso reduzidos, quando comparados com as dos seus congéneres ocidentais, uma tripulação reduzida para três elementos e a sua estrutura compacta. O T-64 foi em muito um tanque revolucionário, mas a sua produção esteve associada a muitas dificuldades: o motor, o quadro e uma série de outras partes e sistemas da nova geração obrigaram a distribuir novas capacidades e equipamentos por muitas fábricas. Entretanto, a capacidade do complexo de Kharkov nem sequer era suficiente para suprir as necessidades das Forças Armadas, quanto mais para criar uma reserva para mobilização.

“A fábrica de Kharkov iria demorar alguns 20 anos a reequipar as tropas de blindados com o tanque de nova geração”, considera o perito em blindados e coronel na reserva Viktor Murakhovsky, editor-chefe da revista Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria). “Durante todo esse tempo, teríamos de utilizar blindados da geração anterior T-55 e T-62”, acrescentou.

Entretanto, o aumento da produção do T-64 com a sua distribuição por outras fábricas era difícil até por razões econômicas. Os dirigentes do país reconheceram a necessidade de um tanque de nova geração mais barato.

O protótipo desse blindado foi o “artigo 172M”, criado pelos especialistas do gabinete de projetos de construção de blindados dos Urais que ainda hoje é o “cérebro” da “cooperativa de tanques” dos Urais. Com uma estrutura algo mais simples e um motor já experimentado V-2, esse tanque praticamente não era inferior ao T-64 pelas suas capacidades de combate, mas permitia reequipar rapidamente o exército com tanques de nova geração. Entretanto, esse blindado começou imediatamente a ser aperfeiçoado, aumentando as suas capacidades.

t722

Inauguração do monumento aos criadores do T-72

No final dos anos 70, o T-72 passou a constituir o grosso das forças de blindados no Ocidente e era ativamente exportado para os países do Pacto de Varsóvia e aos aliados da URSS fora dessa aliança e, em alguns casos, com a transmissão de licença para o seu fabrico (Polônia, Iugoslávia, Romênia, Índia e outros países).

Segundo a avaliação feita por muitos militares, ele acabou por ser um tanque ideal, combinando a simplicidade à fiabilidade com elevadas características e potencial de modernização: as últimas versões do T-72 com sistemas de comando de fogo modernizados e blindagem reativa já não eram em nada inferiores ao T-64 e ao seu sucessor T-80. Porém, as especificidades do planejamento econômico soviético não permitiram que o tanque de base T-72 fosse o único a ser fabricado e a equipar as tropas. Paralelamente continuava a ser produzido tanto o T-64 (até 1987, quando a fábrica de Kharkov passou a fabricar o T-80UD), como o T-80, que começou a ser fabricado em 1976, em Leningrado, e que terminou já com o T-80U, em Omsk, em meados dos anos 90.

Do 72 para o 90 com a esperança no Armata

Depois do desmoronamento da URSS, a Rússia teve de enfrentar uma escolha: manter a produção simultânea do T-72 e do T-80 era claramente inviável para um país enfraquecido. O papel de tanque principal para o Exército Russo era disputado pelo T-90 dos Urais, com equipamento modernizado e localização da produção na Federação Russa, e pelo T-80UM de Omsk.

A favor do T-90 funcionou, tal como 20 anos antes a favor do T-72, a sua estrutura mais simples e o seu preço inferior. Esse tanque acabou por começar a ser fabricado em série e a ser fornecido tanto às Forças Armadas Russas como para exportação. A encomenda indiana no limiar entre os anos 90 e 2000 era a única fonte de financiamento da sua produção.

t723

T-90AM (versão de exportação T-90SM)

Com o passar do tempo, o T-90 continuou a ser modernizado, se afastando do Ural de base. Contudo, as possibilidades econômicas não permitiram o seu fabrico nas quantidades necessárias e por isso o T-72 continua a ser o carro de combate principal do Exército Russo. O desenvolvimento tecnológico, porém, e o aumento do orçamento da Defesa permitiu começar a modernizar o parque de T-72 existente adaptando as suas características ao nível do seu sucessor. Nesse aspeto, grandes esperanças são depositadas no novo compartimento de combate com a nova torre desenvolvida para o tanque T-90AM (versão de exportação T-90SM).

t724

Ela pode ser instalada tanto nos T-90 das séries mais antigas, como nos T-72, acrescentando-lhes qualidades de um tanque geração seguinte com meios de detecção, de comunicação e controle de tiro de capacidades muito superiores. Também aumenta em grande medida a proteção do novo tanque, tanto graças à nova torre, como as placas de blindagem reativa de nova geração a instalar no corpo. Nessa versão, os T-72 modernizados poderão continuar no ativo até serem substituídos pelo tanque de nova geração, desenvolvido pelos construtores dos Urais na plataforma de combate Armata.

Fonte: Voz da Rússia

13 Comentários

  1. “Os Russos ainda são os melhores construtores de Armas e outras ”

    Não dá para acreditar nesses comentários. De onde onde tiram essas bobagens.

    O T-72 em todas as suas variantes tem um histórico de combate ridículo e vergonhoso, e mesmo o T-90 ainda é muito inferior aos M1A2, aos Leopard 2 e ao Leclerc.
    Não sei como as pessoas podem dar opinião sobre assuntos dos quais não tem a menor idéia.
    Haja paciência…

    • Bobagens escreve voçe, os russos nunca estiverama atras nas tecnologias militares gerais ao ocidente, e sempre tiveram projectos eficientes, robustos e com grande potencial de melhoamento. O t-72 foi um projecto be elaborado e a sua ultima versao, t-72b nao perdia em relação ao novos tanques ocidentais como m1a1 e leopard, o t-72 só teve um mau registo porque era usado em paises de terceiro mundo que nao treinavam nem modernizavam e mantiam adequadamente os tanques e tripulações, nos cenarios onde lutou foi sempre contra um adversario bem superior qualtitivamente em taticas e treino e tecnologias de comunicação, vide o exemplo da guerra do golfo, os eua tinham meios de observação, ataque aéreo e blindados estado de arte, os iraquianos tinham versoes modelso de macaco inferiores aos originais, sem miras termicas, blindagem reativa e munições de ma qualidade, as tripulações tinham pobre treino e falharam redondamente na capacidade de lutar contra os bem treinados pilotos americanos, que tinham ainda apoio aéreo. Noutros exemplos foi a mesma coisa. Voçe nao é sério se falar assim mal das armas russas, que sempre sao bem referenciadas por especialistas, se falasse com os especialistas ele iria responder a altura. Contiuando, o t-72b e t-80 eram os mais avançados tanques nos finais dos anos 80 na urss, e eram temidos pelos ocidentais porque sabiam que junto com a grande quantidade de tanques, armas de longo alcance, blindagem reastiva que protegia de todas as munições de tanques e misseis atacms ocidentais na europa, houve mesmo tanques que confirmavam esse facto. Os russo sempre foram inovadores e procuravam nao só nao ficar atras como ficar a frente. E pro favor… t-90 muito inferior ao mia2 e analogos, vou fingir que nao li. os americanos só tiveram um tanque melhor que os russos com o m1a2 mas isso ja nao acontece com o t-90ms, que vendo as informações é superior nas casracterísticas gerais, só acho o leopard por enquanto superior, e mesmo assim um t-90ms pode muito muito bem derrotar esses tanques usando a arma de longo alcance de misseis refleks, nova blindagem reativa e manobrabilidade. ate me da pregiça responder mais a comentariso deste, tente nao se enterrar mais e nao critique os outros pelos seus comentariso

      • Nem vou iniciar uma discussão, mas você está completamente errado. Se tivesse uns livros sobre os T-72 veria claramente que esses tanques são muito inferiores aos ocidentais. você não tem a menor idéia do que está falando!!!

        Nem vou perder meu tempo dando explicações, mas querer comparar o T-72 com os tanques ocidentais é muita ignorância. jÁ ESTÁ PROVADO QUE VOCÊ É MAIS UM QUE NÃO SABE NADA SOBRE O ASSUNTO

        DIZER QUE O t-72 E ATÉ MESMO O t-90 se equiparam aos tanques ocidentais É MUITA BOBAGEM. Vá estudar, compre livros, pois você não sabe do que está falando.

        O t-72B é muito inferior aos modelos ocindetais em blindagem, sistemas de contole de fogo e no canhão! Sem contar que explode inteiro quando atingido. É uma vergonha e uma porcaria de tanque!

      • Não não, eu sei bem do que falo, e estou a compartilhar informação que ja vi e é fiável. Livros escritos por ocidentais e denegrir os equipamentos sovieticos e nem sequer falam de como propriamente e de que forma os t-72 foram destruídos, todos esses eram versoes de exportação sem blindagem composta, reativa e sistema de proteção ativa, esses t-72 sim sao inferiores so ocidentais mas as versões originais junto com o t-80 eram temidos no cenario de guerra europeu dos anos 80. E voçe por acaso sabe porque eles explodiam? as munições ficavam situadas na torre e sem divisão entre os pilotos, os projecteis, ao impactarem na torre sem blindagem reativa e blindagem composta fazem explodir a munições e matam so pilotos, mas isso é mais comum nos tanques obsoletos de exportação. Veja este video, http://www.youtube.com/watch?v=Z0GnspaRQFA , os tanques russos na chechenia mesmo sendo obsoletos conseguiram suportar varios hits de diversas armas anti-tanque, como rpg e morteiros, é dos melhores videos que comprova o mito da fraca blindagem russa de tanques. Chama outros de ignorante mas quem diz que o t-72 é uma porcaria de tanque nem merece escrever num site antes de procurar ver a informação verdadeira do que quer escrever.Vá estudar? ja vi bem que sei bem mais que voçe sobre o assunto, e nao preciso de livros pro americanos,

      • “ja vi bem que sei bem mais que voçe sobre o assunto”

        Sabe nada!
        Se soubesse não escreveria esse monte de coisas erradas.
        Quanto ao T-80, só era temido pq a OTAN não o conhecia, depois da abetura verificou-se que o canhão, a blindagem e o sistema de controle de tiro eram muito inferiores.
        enquanto os ocidentais usavam sensores de ima gem térmica os russos ainda usavam lanternas de infravermelho como nos anos 50.

        Você não sabe nada…

    • Não perca seu tempo meu caro, lamentavelmente entre os comentaristas aqui do PB tudo que é russo é “o melhor do mundo” e tudo que é Ocidental é um lixo, especialmente se for americano: aí não é nem lixo, é xurume.

      Ideologia, sacomé… 😉

  2. Você não tem a menor idéia do que está falando. quem diz que os t-72, T-80 e t-90 são inferiores aos tanques ocidentais são os próprios russos.

    Continue se enganando e escrevendo bobagens!

Comentários não permitidos.