“No Oriente Médio, Ocidente se comporta como um touro em loja de porcelana”

medvedev

Medvedev: “Essa atitude mancha a reputação dos povos que iniciaram a operação militar nessas regiões”.

Em entrevista ao canal Russia Today neste domingo (4), o primeiro-ministro Dmítri Medvedev criticou a interferência do Ocidente no Oriente Médio, descrevendo-o como “um touro em uma loja de porcelana”. Segundo ele, alguns países ocidentais empurram nações inteiras a um ponto sem volta, no qual é muito difícil convencer os lados em conflito a tentar negociações.

“Nossos parceiros ocidentais às vezes se comportam como um touro numa loja de porcelana – destroem tudo e depois não sabem o que fazer. Fico surpreso com a opinião de seus observadores e quão inconsistentes são os projetos estimulados por seus líderes, bem como com os resultados atingidos”, disse Medvedev ao entrevistador do RT.

“Se formos sinceros, qual benefício trouxe a Primavera Árabe para a região? Trouxe liberdade? Um pouco, na melhor das hipóteses. Na maioria dos países, levou a um derramamento de sangue sem fim, mudança de regime e agitação contínua. Não tenho ilusões sobre nada disso”, acrescentou Medvedev.

Os acontecimentos na Líbia e no Iraque e atualmente na Síria mostram que há um desmantelamento forçado do sistema político de um país sob o pretexto da luta pelos interesses nacionais, segundo o premiê, “mas na verdade trata-se de uma intromissão nos assuntos internos para promover um regime político leal a eles”.

“Nada de bom saiu desses movimentos. Sabemos o que aconteceu e podemos ver o que está acontecendo. A situação no Iraque é muito volátil, dezenas de pessoas são mortas todos os dias. É claro que estamos fazendo o nosso melhor para dar apoio ao Iraque”, completou Medvedev.

“A Líbia foi dilacerada pela guerra, e ainda há regiões onde as autoridades centrais não conseguiram recuperar o controle completo, exatamente como esperávamos. Sem falar do que aconteceu com [o líder líbio Muammar] Gaddafi. Essa é outra mancha na reputação dos povos que iniciaram essa operação militar”, continuou o primeiro-ministro.

A Síria também está à beira de uma guerra semelhante, garantiu Medvedev. “Basicamente, não há uma guerra civil assolando o país. Há um desastre. Sempre acreditei que o poder de resolver os problemas da Síria deveria ficar com o seu povo. Mas a interferência ativa que vemos agora pode potencialmente levar aos mesmos problemas e criar outro país em estado permanente de guerra civil.”

Publicado originalmente pelo The Moscow Times

 

Fonte: Gazeta Russa

5 Comentários

  1. Eis ai palavras de um homem sensato que enxerga a maracutaia “yanke-otan-anglo”
    de longe só faltou ele dizer “AONDE ESSES METEM A MÃO OU SE SECA OU SE MORRE MAS SEMPRE DÁ ALGUMA MERDA”

  2. Quando lhe convém!… Sinceridade… Sensatez…

    Porque no caso da Líbia antes e durante o conflito ficou encima do muro o tempo todo!

    • É amigo X-Tudo, pois é…

      A verdade é que as potências globais e cito especificamente OTAN de um lado e Rússia e China de outro fazem do OM seu campo de batalha moderno, como foi o sudeste asiático nas décadas de 60/70.

      Não tem NINGUÉM bonzinho ali. São potências se digladiando pelo controle de tudo aquilo lá. É a Rússia, depois de ter perdido a Líbia, querendo tornar a Síria num estado-satélite seu (já era em boa medida, mas agora vai virar de vez), colocando um seu títere (Assad), um ditador sanguinário, no poder absoluto de uma nação devastada pela guerra..

      Quem acredita que russos e chineses são bonzinhos deve acreditar também em saci-pererê, mula-sem-cabeça e boitatá.

      Eu realmente torço para que um dia os EUA tome consciência e se mandem de vez do Oriente Médio (aliás, do resto do mundo também). Aí todos esses países árabes, que cairão imediatamente sob o domínio ou russo ou chinês ou de ambos, verão como era leve a garra da águia, em comparação com a pata da ursa ou a mandíbula do dragão.

      Saudações.

  3. Uma coisa todos tem de admirar, independente da orientação política.
    O PRAGMATISMO RUSSO, se reflete até na forma de falar.

  4. eu li o texto do líder russo e concordo em tudo que esta escrito nele
    e por traz dessa patifaria toda exite as mãos do titiu pedofila sam ,acabando com a paz no mundo árabe para ajudar israle a continuar matando crianças palestinas

Comentários não permitidos.