Rússia está “decepcionada” com decisão de Obama de cancelar encontro com Putin

putin obama

A decisão do presidente norte-americano, Barack Obama, de cancelar um encontro planejado com o colega russo, Vladimir Putin, é decepcionante, mas ele ainda é bem-vindo na Rússia, disse um importante assessor de política externa do Kremlin nesta quarta-feira.

“Estamos decepcionados com a decisão do governo norte-americano de cancelar a visita do presidente Obama a Moscou planejada para o início de setembro”, disse o assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, a repórteres.

“Está claro que a decisão se deve à situação em torno do ex-funcionário dos serviços especiais dos EUA Snowden, que não criamos”, ele acrescentou.

Obama irá para a Rússia em setembro para uma cúpula do G20 em São Petersburgo, mas não se reunirá com Putin em Moscou antes do evento.

A Rússia concedeu asilo temporário a Edward Snowden na semana passada, rejeitando os apelos dos EUA para extraditá-lo.

Ushakov disse que a rixa sobre Snowden entre os antigos inimigos da Guerra Fria mostra que Washington não trata a Rússia como parceira igual e reiterou a postura de Moscou de que não poderia entregar o norte-americano de 30 anos porque Rússia e Estados Unidos não têm um acordo bilateral de extradição.

“Ao longo dos anos, os americanos evitaram assinar um acordo de extradição (com a Rússia) e constantemente recusaram nossos pedidos para extraditar indivíduos que cometeram crimes na Rússia, referindo-se à falta de tal acordo”, ele disse.

Ele acrescentou que o convite da Rússia para Obama visitar o país ainda estava em vigor.

Reportagem de Alexei Anishchuk

REUTERS

Fonte: Terra

 

7 Comentários

  1. que jogo esse!!! vai terminar em zero a zero… os EUA e a Russia, são o equivalente de Israel e a Palestina…

  2. Eu ja prefiro essa versão

    Yuri Ushakov, assessor de Putin para assuntos internacionais, aproximou-se bem mais da verdade; disse que “os EUA são incapazes de construir relações sobre bases igualitárias”.

    Como um urso polar que caça sua foca, Vlad – a Marreta sente que Obama manca, claudicação de proporções Carter-escas. Foi um bater de olhos, e Putin avaliou o quanto o governo Obama estava reduzindo a cinzas sua já claudicante credibilidade, e simultaneamente em duas frentes: por causa da escala do complexo orwelliano/Panóptico que Snowden expôs ao mundo; e pela violência ensandecida com que Obama insiste em caçar Snowden pelo mundo.

    Como mais meia dúzia de pregos pregados no esquife da imprensa-empresa norte-americana, o New York Times publicou editorial – há quem diga que teria sido “sugerido” pela Casa Branca – no qual tenta justificar o cancelamento do encontro:

    O sr. Putin é líder repressivo e arrogante, que trata o próprio povo com desprezo.

    É. E a Branca de Neve mora na Casa Branca.

  3. Todos a bordo pela Trans-siberiana

    O alarido adolescente do Obama-PEUA nada tem a ver com Guerra Fria.

    Para começar, EUA e Rússia dependem crucialmente um do outro em vasta lista de questões. Mas nesse fim-de-semana, alguns adultos estarão discutindo essas questões em Washington, pelo menos no plano teórico, quando o Ministro de Relações Exteriores, Sergei Lavrov e o Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, reunir-se-ão com o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry e Chuck Hagel, chefe do Pentágono.

    Basta que Vlad dê a ordem, e a já humilhante retirada do Afeganistão, dos exércitos de EUA/OTAN – postos para correr de lá, chutados no traseiro por um bando de pashtuns armados com fuzis Kalashnikovs falsos – será convertida em desastre cataclísmico.

Comentários não permitidos.