Marinha japonesa apresenta novo “Destróier” – Izumo

Izumo

China e Coreia do Norte reprovam novo navio de guerra japonês

Após a Marinha japonesa ter apresentado ontem seu maior navio de guerra, o destróier Izumo, o Ministério da Defesa da China mostrou nesta quarta-feira sua preocupação pelo “contínuo rearmamento do Japão”, pedindo ao governo do país se centrar em “uma autodefesa pacífica”, informou a imprensa oficial.

“O Japão deveria refletir sua história, ser fiel a sua autodefesa e cumprir sua promessa de seguir um caminho de desenvolvimento pacífico”, assinalou o ministério chinês.

Izumo2

As autoridades da Coreia do Norte, tradicional aliado ideológico da China, também reprovou a apresentação do novo navio de guerra japonês, assinalando que o governo japonês cruzou uma “linha de perigo”.

Izumo3

Observadores citados pela imprensa oficial chinesa acusam o Izumo, que conta com instalações para helicópteros, de ser na realidade um porta-aviões, tipo de embarcação que é proibido ao Japão desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

O navio foi inaugurado ontem no porto de Yokohama e, segundo especialistas militares, é o maior já adquirido pela Marinha japonesa desde a Segunda Guerra Mundial, quando o Exército imperialista japonês, aliado da Alemanha nazista, contava com uma das frotas de porta-aviões mais potentes da História contemporânea.

EFE

Fonte: Terra

 

31 Comentários

  1. Na boa, os japoneses podem chamar isso como quiserem, mas o fato é que isso aí é um porta-aviões. E é um quase do tamanho (comprimento) do Charles de Gaulle. Tá na cara que é uma plataforma para lançamento de F-35B.

    O Japão dá o passo à frente, já preparando seus meios navais para operar a aeronave da Lockheed Martin, se for necessário um dia.

    A China que se cuide. Eu sempre disse que eles iriam bulir tanto que ainda iriam acordar o samurai que está adormecido há 60 anos: ao contrário da China, que nunca teve uma força naval séria, o Japão tem história, tradição e expertise em matéria de navios e Marinha de Guerra.

    E além de tudo o Japão tem GRANA SOBRANDO (a China também tem, mas não sobrando): se quiser/for preciso pode construir uma dúzia desses em espaço curtíssimo, rechear de F-35B e colocar a faca na garganta da China. O Japão tem gordura pra queimar.

    Trazendo para a nossa realidade, esse sim seria o tipo de porta-aviões ideal para a nossa Marinha, caso o Brasil se decidisse a um dia de fato tomar uma postura de projeção de poder.

    Saudações.

    • Caro Vader, o Japão não tem dinheiro sobrando, pois a sua dívida equivale a 2 vezes o valor de seu produto interno bruto, e a China, esse sim tem dinheiro sobrando, e isso tanto é verdade que empresta dinheiro aos EUA e ainda tem 3 trilhões de dólares no cofre juntando teia de aranha …

    • Eu particularmente sempre achei plataformas menores e adaptadas para caças com decolagem vertical a melhor opção. E preferencialmente agindo em esquadra mas espaçados um do outro até o raio máximo de ação do caça utilizado. No caso o f-35b.

      Por isto na época… antes de saber da tecnologia do rafale, preferia o gripen… por causa da sua capacidade mais independente. lembro que era pelo o seu data-link mais avançado, e trem de pouso mais resistente… aguentando pousar e decolar de estradas comuns.

      • “Por isto na época… antes de saber da tecnologia do rafale, preferia o gripen… por causa da sua capacidade mais independente. lembro que era pelo o seu data-link mais avançado, e trem de pouso mais resistente… aguentando pousar e decolar de estradas comuns.”

        Evidente… neste caso com o gripen, a estratégia se dando em terra.

    • Não concordo só pelo fato de dizer que o Japão tem gordura pra queimar. Se ele for para uma guerra com a China sem a “ajuda” dos EUA, em pouco tempo, minério de ferro, petróleo e outras matérias primas farão falta. Pois o Japão não as possuí e a China tem de sobra, mão de obra a China tem aos milhares, não se pode dizer o mesmo do Japão. Mesmo tendo uma população relativamente grande, nem se comprara com a China. Só acho que estão subestimando a China. Se for por experiências passadas, a China já foi um dos maiores impérios do mundo…

      • Marcelo, sua análise não corresponde aos fatos… a China também carece de certos subsídios que, em uma eventual guerra contra o Japão, não teria o apoio internacional que muitos pensam que eles dispõem… já o Japão possui fortes laços comerciais, políticos e culturais com países provedores de matéria prima…

      • Isso mesmo Blue Eyes, é por causa disso que dizem que os EUA invadiram o Afeganistão, pois a China está criando uma rota de fornecimento de matéria prima pelo lado noroeste do país e os EUA querem controlar essa rota para sufocar a Chinas se assim for preciso. Hoje o Japão é apenas um instrumento de guerra dos EUA logo serão bem fornecidos de matéria prima se necessário, desde que continuem obedecendo os EUA.

      • Acredito que a China sustentaria por mais tempo uma guerra que o Japão. Os parceiros internacionais fariam a diferença é claro, já que desde a segunda guerra mundial os EUA “defendem” o país, mas referindo a uma guerra entre os dois países. Sem apoio externo, a vantagem é ampla para o lado Chinês. A China importa petróleo do Irã e gas natural da Russia, além de ter suas próprias reservas, detém o monopólio das Terras Raras, possui 1/7 da população global, seu território é maior que o brasileiro. E é o Japão que tem um problema com seus vizinhos, lembrem-se que as duas Coreias já sofreram com o domínio Japonês, então não espere muito apoio deles. Os Russos já perderam uma guerra no inicio do século passado e estão longe de serem aliados. O Vietnã, mesmo tendo uma tensão com a China, deve muito desde a época da guerra contra os EUA. Sinto que esta região do Globo é muito suscetível a uma guerra e que poderia levar EUA e Europa a uma intervenção e quem sabe uma nova guerra mundial.

      • Marcelo, a China também não tem minério de ferro (ela compra do Brasil) e petróleo (ela compra de quem puder vender).

  2. Os Nacionalistas e radicais do japão devem estar agradecidos aos Norte Coreanos e Chineses,isso é um recado dado a China enquanto ela divulga a banheira que ela demorou quase 10 anos para colocar no mar e nem operacional está,o Japão constroi um porta-avioes de pequena dimensão só para burlar algumas antigas restrições e grupos pacifistas,agora só falta o Japão construir um navio nível YAMATO para ser a Nau Capitania.Os japoneses assim como americanos e Ingleses tem a tradição de serem grandes construtores navais,podem construir qualquer classe de embarcação.

  3. O Japão aprendeu toda a sua doutrina naval da Royal Navy e deu um estilo próprio chegando a derrotar a armada Russa da época imperial.
    Depois da II Guerra devido a restrições impostas pela derrota o país foi forçado a se pacificar e ser Samurai dos EUA.
    Mas sempre deram um jeitinho japonês para escapar das restrições impostas e contam com forças armadas modernas e em com contingente considerável.
    Esse é mais um “destróier” que vem se juntar a outra embarcação da classe Hyūga lançada a algum tempo atrás.

    “Helicopter carrier” Hyūga class helicopter destroyer

    https://www.youtube.com/watch?v=2Bduj9j2XGM

    http://www.youtube.com/watch?v=-P2iRBLwmyM

    A listinha da marinha japonesa

    https://www.youtube.com/watch?v=cHTu9g54WMA
    A China tem tido uma evolução fantástica mais o gap tecnológico ainda é grande,a boa notícia é que a maioria das empresas são chinesas e é isso que o Brasil deveria fazer.

  4. Os japoneses se armam sob os auspícios dos gringos com saudade da época de seu imperialismo …. uma situação que deixa ambos felizes …..
    Toda vez que são confrontados com as atrocidades que cometeram na guerra dizem que isso é passado e devemos viver no presente, mas ainda hoje a marinha deles carrega a bandeira do sol nascente (bandeira esta carregada durante a segunda guerra e é considerada o equivalente à suástica nazista na ásia) e nomeia seus navios com os mesmos nomes dos navios da época imperial …
    Não dizem por ai que quem não aprende com os erros do passado está fadado a repetir os mesmos erros novamente????
    Se cometerem o mesmo erro novamente, espero que desta vez seja pra valer mesmo para que não haja uma terceira vez …

    • A questão é que o japoneses nunca fizeram uma auto crítica, como os alemães fizeram…

      Até hoje suas autoridades máximas prestam homenagens em memoriais construidos pra líderes e criminosos de guerra da época… Isto é equivalente a se os alemães de hoje, fizessem monumentos e prestassem homenagens governamentais à Adolf Hitler e oficiais da Gestapo!

      Porque o que os japonese fizeram sudoeste asiático e especialmente na China, não tem outro nome: Foram genocídios e crimes de guerra a granel…!

      • Isso foi em guerra, mas não justifica… o pior é quem fez isso em tempo de paz:

        “Holodomor (em ucraniano: Голодомор) é o nome atribuído à fome de carácter genocidário, que devastou principalmente o território da República Socialista Soviética da Ucrânia (integrada na URSS), durante os anos de 1932 – 1933. Este acontecimento — também conhecido por Grande Fome da Ucrânia — representou um dos mais trágicos capítulos da História da Ucrânia, devido ao enorme custo em vidas humanas…
        Como tal, é por vezes designado de “Genocídio Ucraniano” ou “Holocausto Ucraniano”, significando que essa tragédia seria resultante de uma acção deliberada de extermínio, desencadeada pelo regime soviético, visando especificamente o povo ucraniano, enquanto entidade socio-étnica.”…

        como a esquerda é humanitária !!!…

      • Caro Alvez80, não acho que eles querem viver com esse peso na conciência para sempre, mas a diferença fundamental entre a Alemanha e o Japão está no fato de que a Alemanha não tem problemas de admitir o erro e viver com isso, mas no Japão a tradição deles não aceita o erro e a derrota, razão pelo qual se matavam no passado quando admitiam um erro ou ainda cortavam dedos da mão para mostrar que reconheciam o erro. Se o Japão for admitir todas as atrocidades que cometeu haveria consequencias sociais, históricas e políticas tão sérias que seria catastrofico para eles, principalmente para os políticos do PLD que hoje governam o país e estão diretamente ligados ao governo da época da guerra. É por isso que até hoje eles negam as atrocidades que cometeram no passado e revivem o sentimento nacionalista daquela época, porque precisam dele para não serem condenados pelo que fizeram ….. A cultura japonesa preza a estabilidade e harmonia a todo custo, mesmo que isso implique em negar a realidade, e é isso que fazem até hoje, omitindo fatos de seu povo e barrendo para abaixo do tapete tudo aquilo que vai contra essa aparência que querem impor a todo custo … ou seja, vai chegar um momento que não vai dar para continuar ignorando a realidade e vão ter de pagr um preço muito grande por ter insistido em viver uma realidade artificial

  5. Barca
    7 de agosto de 2013 at 15:23

    China e Coreia do Norte reprovam no navio de guerra japonês

    http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/china-e-coreia-do-norte-reprovam-no-navio-de-guerra-japones,2b8023d7f2050410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

    Assombração sabe para quem aparece. ==== O Nipos estão certos em começarem a correr atrás do prejuízo, afinal, o Dragão, vai lançar ao mar um Nae nuclerae nos próximos anos, e outros convencional…Q inveja, se às n ‘ortoridades’ tivessem + respeito e cuidados c a segurança do país?!.n FAs td sucateadas, a FAB sem caças, e vai parae em dezembro…sei ñ, quem ganha c essa situação?Quem? ou será um grupo?! E quem compõe esse grupo? Trágico.Sds.

  6. A China não tem do que reclamar já que estão construindo o seu primeiro porta-aviões e suas futuras escoltas Type 054D e as Type 55 já descrita aqui no Plano Brasil, essa última com poder de fogo maior que as DDG-51 americanas.

  7. Estava olhando a foto e fiquei impressionado com o acabamento, da liga entre os metais. Parece alisado o casco, impressionante. Se não foi alterado em fotoshop é de cair o queixo, não tem remendo, solda saliente, ranhura, nada. Compara com os nossos navios…kkkk

  8. isso é um perigo… os Japoneses tem um parque tecnológico muito grande, eles pode usar isso com muita facilidade. só falta um motivo, para eles mostrar oque eles são capazes….
    acredito que eles tem capacidade de superar a marinha americana, em um espaço curto. mais é claro se forem motivados…

  9. Te cuida china, os americanos estao afrouxando a coleira JAPONESA, a intençao e´libertar os caras,ai teremos uma situaçao critica para a china,mal se desponta como potencia e ja ha inimigos ferozes ao seu redor (Japao,India, Indonesia,Vietnam,Filipinas,Singapura),com a tendencia a arrogancia dos chineses eles estao gerando antipatia nesta regiao, a regeiçao aos chinas vai acabar sendo maior doque ao JAPAO,toquio trabalha para melhorar a imagem ,ja se discute pagar compensaçoes pelas agressoes a alguns paises visando amenizar as mas impressoes,se a china nao arregalar o olho ,irao ter que utilizar suas nucles para segurar o ferro que os japas pretende empurrar em seu trazeiro( isto se ate´la os japas nao tiverem as suas ,porque se tiverem a equaçao sera mais dolorosa para os chinas)! Constituiçao pode ser rasgada a qualquer momento ,basta o povo japones desejar e os americanos dar as bençaos !

    • “isto se ate´la os japas nao tiverem as suas ,porque se tiverem a equaçao sera mais dolorosa para os chinas”

      Tu acha que não possuem? O mercado negro inteiro deve ter oferecido o soco inglês pra o espancado.

Comentários não permitidos.