“Novo período glacial será inevitável”, garantem cientistas

eraglacial

Pesquisadores associados à Academia de Ciências da Rússia afirmam que novo ciclo do período glacial deverá começar em 50 anos.

Os cientistas do Instituto de Ecologia Vegetal e Animal filiado à Academia de Ciências da Rússia vinham pesquisando como era a vida há milhares de anos para entender os problemas ecológicos atuais.

“Na Terra, tudo é cíclico, assim, o período quente é sucedido por um período frio e vice-versa. Atualmente estamos em um período de aquecimento”, explica Vladímir Bogdanov, diretor-geral do instituto.

Porém, ao contrário dos períodos anteriores, o novo ciclo está se desenvolvendo muito rapidamente e, ao longo dos últimos cem anos, tem se observado uma rápida migração de animais e plantas para o hemisfério Norte.

“Pelas nossas observações, o aquecimento climático da Terra continuará a acontecer por, no mínimo, mais 50 anos. Esse fato é mais perceptível em altas latitudes, como no Ártico e nas montanhas”, afirma Váleri Mazepa, chefe do Laboratório de Dendrocronologia do instituto.

Ao fim do presente ciclo, o período de resfriamento global do planeta não poderá ser evitado sugerem os cientistas. “As atividades humanas só poderão influenciar na intensidade do frio que estará fazendo no próximo período glacial da Terra. Isso dependerá de o quanto os gases de efeito estufa terão poluído a atmosfera”, salienta Pável Kosintsev, chefe do laboratório de Paleoecologia do instituto.  

Publicado originalmente pela ITAR-TASS

Fonte: Gazeta Russa

30 Comentários

  1. Ué, mas e o “aquecimento global”? Quer dizer então que era tudo nhém nhém nhém dos verdes aquela tese de que o mundo iria acabar com o derretimento das calotas polares? 😉

    • Pois é! É o inverso! Mas o efeito estufa tem nadica de nada a ver!… É idéia comprada! Pra mais um nicho de mercado! O nicho VERDE.

      E quem tenta provar a mentirada monstra é calado!… Suas teses são ignoradas.. nao sao publicadas.. a vida academica some pro resto da vida!

    • acredito que sim vader, tb faço a mesma pergunta.(na verdade eu to vendo que estes cientistas nao sabem é nada, e que este jogo do aquecimento global é para desenvolver novas industrias do ramo, para ganharem “dinheiro”, e criar novas vagas de “trabalho”, desenvolverem novos produtos e tal, por um lado acho que é positivo mas precisamos ver quanto que os países no mundo estão dispostos a gastar com isso, levando em consideração que é uma industria ainda em desenvolvimento e que acho que nao vai decolar tanto assim ).

    • Vi muita gente falando ‘o que acha’ e vi várias entrevistas de ‘cientistas’ e ‘especialistas’ na área ‘afirmando’ que esta estória (com ‘e’ mesmo) era conversa fiada…. o planeta, como diz o artigo, passa por períodos de aquecimento e resfriamento ‘constantes’ desde que existe.

  2. Uma otima noticia, espero que isto ocorra ja nos proximos 200 anos,o planeta esta precisando de uma faxina,o macaco sem pelos ta´fazendo um estrago enorme,o desperdicio de espaço e suprimentos e´muito grande, pra que encher esta joia com tantos macacos, e ainda se acham os queridinhos de GOD,sao presunçosos estes primatas, nunca torci tanto para os russos estarem certos !

    • Hahahahahaha, eu me lembro em minha viagem ao leste europeu e a Finlandia desse ultimo inverno… o minimo que peguei foi -22 C na Letônia..perguntei a uma amiga minha de la onde está o aquecimento Global? ela disse só existe pra vcs aqui nunca sentimos isso, kkkk, mas voltando a temática uma das Grandes autoridades no mundo em mudanças Climáticas se chama Dr. Luiz Carlos Molion….a sim Ele é brasileiro..: ) Grande Abraço a Todos.
      OBS. Estamos de Olho…

    • acredito que seja aqui na america latina e africa so que é muito cedo para dizer isso amigo x-tudo, muita “coisa” pode acontecer(pode ser que brasil nao seja mais brasil……… entende.)

    • Este tal de Al Gore era um dos que falavam sem conhecimento científico. Gostaria de saber qual era o verdadeiro intento deste cidadão. Os próprios compatriotas dele rechaçavam a ideia.

    • é alves tem muita gente desinformada chamar al gore e bill clinton de esquerda ,é coisa de gente que nao tem tv a cabo rsrsrs

  3. Como não apresentarem evidências na matéria não dá para ter a menor idéia se a hipótese dos russos faz sentido ou não. Mas dizer que algo vai acontecer não significa necessariamente querer que aconteça.

    Até porque para os russos a aquecimento global pode ser lucrativo: Novas rotas de comércio, jazidas e petróleo e minério e a Sibéria virando fronteira agrícola, bem como o Canadá. Deve ter gente nessas latitudes até esperando esse tal aquecimento.

  4. Não se enganem, se de ‘uma hora pra outra’ (não é assim que acontece, claro) a temperatura mudasse e os povos tivessem que migrar, o Brasil ia ser dividido feito porco. O Brasil ia ser reduzido à São Paulo, Rio, Minas e Espírito Santo, se sobrasse tudo isto….

  5. Se formos pelo raciocineo do cientista Russo estamos num periodo de aquecimento né ! Ele precisa é estudar mais.
    Ja entramos na decrecente nos aproximando do periodo glacial a tempos e enquanto os tolinhos trocam figurinha sobre efeito estufa o planeta vai é congelar a qualquer momento.
    Vi um documentario a uns anos atraz onde perfuraram a calota do polo norte e extrairam de sua profundeza vestigios importantes sobre outras eras glaciais que ocorreram anteriormente.
    O que regula a temperatura do planeta são os oceanos,as mares.
    A agua do oceano sai gelada dos polos circulando pelos mares aquecendo-se nos tropicos,retornando aquecidas aos polos.
    A densidade do ar é o inverso da densidade da agua.O ar quente é mais leve que o ar frio mais pesado.A agua quente é mais pesada que a agua fria mais leve.assim sendo quando a agua do oceano retorna aquecida nos tropicos aos polos ela por ser mais pesada afunda fazendo subir na mesma proporção agua gelada.
    Isto é pura fisica e muito mais facil de ser compreendida do que as inumeras kaozadas cientificas que proliferam sempre buscando notoriedade.
    O que fara,faz e sempre fez o congelamento do planeta é o choque termico da agua quente afundando e subindo a mesma quantidade de agua gelada a superficie.
    O Canada ficara embaixo de uma geleira de 2000mts de altura.A banquisa sul podera ate chegar ao sul da america do sul e se aproximara bastante da Africa do Sul.
    A area de terras habitaveis e cultivaveis diminuira causando disputas e guerras por terra por sobrevivencia.
    Alguns governos estocam alimentos e sementes a tempos enquanto o resto do mundo sera surpreendido e sucumbira.
    O mais letal a vida no planeta são os vulcões.As erupções despejam na alta atmosfera toneladas de poeira vulcanica e gazes.A poeira vulcanica atrapalha a passagem da luz solar interferindo na fotosintese.Os gazes vulcanicos principalmente o dioxido de enxofre ao chegar a alta atmosfera toma contato com goticulas de agua transformando-se em acido sulfurico letal.
    Ao entrar em contato com as goticulas de agua na alta atmosfera o dioxido de enxofre as tornam brilhantes transformando-as em micro-espelhos que refletem a luz solar de volta ao espaço.
    As marés e as erupções vulcanicas ditam o ciclo do planeta a centenas de milhões de anos e os idiotas são incapazes de compreende-lo.

    • Tá certo… é isso aí. O desequilíbrio destas variáveis é que fazem a mudança. Em menor escala é como a influência do “El Ninho” (temperatura das águas do pacífico) na agricultura (clima) para nós da Região Sul do Brasil. Assim como o magnetismo da Lua interfere nas Marés.

      • Ok…Somos tão limitados em conhecimento e raciocineo que so viemos a conhecer o El Niño e o La Niña so na decada de 90 e esses fenomenos ocorrem desde que a Terra se formou e eles não influem somente na parte sul da America mas no mundo inteiro.Apenas a variavel de dois graus acima ou dois graus abaixo ja causa um desequilibrio enorme.
        Notem que apos o Tsunami quando alguns cientistas afirmaram que houve uma oscilação de dois graus na angulação da Terra em relação ao Sol o clima mudou de vez e teremos cada vez mais invernos gelados e neve no sul do Brasil e cada vez mais verões mais quentes nos EUA,Europa e Asia.
        O mais perigoso a vida e existencia do planeta são as erupções vulcanicas que alem de interferirem como ja afirmei na incidencia de raios solares na Terra tambem prenuncia uma agitação maior tectonica.
        Eu não estou preocupado pois as ETzudas de himens complacentes estão vindo resgatarem-me e terei extases siderais.

  6. AQUECIMENTO GLOBAL É ECONOMIA, LUCRO.
    Falam da poluição e querem impedir que outros países poluam por uma questão de economia. Vejamos: 50% da poluição mundial, em 1990, vinha dos EUA, agora a China esta chegando perto, então imagina uma Rússia, um Brasil, uma Índia poluindo igual aos EUA. O meio ambiente entra quase que em colapso. Então para frenar o desenvolvimento econômico dos demais países jogam na mídia o efeito estufa, criam leis ambientais para tudo, e os empresários nestes países se ferram e não conseguem competir com os produtos dos EUA…. heheheh aprendeu o bacanal?
    Estudem a história das leis trabalhistas e irão entender que uma coisa deriva da outra. Também é lógico que ninguém quer ficar cheirando fumaça, nem eu quero, mas fumaça é adubo para as plantas. Para nós humanos o maior problema do mundo é a poluição das águas, que ninguém fala por que vai gerar novo negócio. 75% de nosso oxigênio vem da água (o fitoplancton). E porque ninguém fala? As grandes transnacionais já estão com a bunda em cima dos maiores reservatórios de água potável do mundo. Quando quase todo resto estiver super poluído e for inviável seu tratamento, o novo negócio econômico surgirá e então novos lucros astronômicos serão contabilizados. A AMBEV possui inúmeros poços artesianos com qualidade de água elevadíssima e não se desfaz no RS, embora tenha fechado mais de 13 cervejarias, a Nestle idem, A CocaCola também. Estão aguardando os preços subirem… Enquanto isso nosso saneamento básico na Brasil faz de conta que coleta esgoto e trata, ao menos cobra pelo serviço, e joga no rio. Não existe córrego ou riacho que não tenha uma vila ou cidade para cagar dentro. Em outras grandes indústrias químicas para o tratamento de efluentes ficar dentro dos parâmetros de poluentes adicionam água limpa, assim diluem o problema e descartam na natureza, simples.

Comentários não permitidos.