Israel pode atacar Irã sem apoio operacional dos EUA, diz rádio

iran

O Exército israelense pode atacar o Irã sem a necessidade de apoio operacional americano, mas uma intervenção somente de Israel seria qualitativamente inferior a que poderia efetuar junto com os Estados Unidos, disse nesta terça-feira uma fonte oficial israelense à rádio pública do país.

A fonte, que a emissora não identificou, manifestou suas dúvidas sobre a seriedade do compromisso da Administração de Barack Obama de impedir, a qualquer preço, que o Irã desenvolva armamento nuclear.

O comportamento da Casa Branca em relação à guerra civil na Síria, acrescentou, mostrou que Israel não pode confiar nas promessas de seu principal aliado quando se trata de assuntos considerados cruciais para sua segurança.

Israel teme, além disso, a abertura de um diálogo direto entre Washington e Teerã sobre o programa nuclear porque isso poderia gerar um relaxamento das sanções contra o Irã em troca do cumprimento de algumas condições da comunidade internacional. O medo israelense reside em que as eventuais cessões iranianas estejam abaixo de suas exigências.

As três reivindicações de Israel ao Irã, conforme o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu formulou em várias ocasiões, são: o desmantelamento da usina nuclear próxima à cidade de Qom, o fim do enriquecimento de urânio e a eliminação de todo o urânio enriquecido acima de 3,5%.

A eleição de Hassan Rohani como novo presidente do Irã trouxe esperanças para uma reabertura do diálogo sobre o tema nuclear.

Rohani disse no domingo, durante sua cerimônia de posse, que vai tentar manter relações construtivas com o resto do mundo, melhorar a situação econômica do país e resolver a questão nuclear durante seu mandato.

EFE

Fonte: Terra

33 Comentários

  1. E mais uma vez a velha retorica kaozeira de que osa fodões podem tudo na vida afinal de contas foram os escolhidos mas não fazem porque ? Porque sabem que podem tentarem uma aventura a qual não tem como garantirem o retorno de seus pilotos.
    Mesmo que atacassem o Irã não destruiriam e nem derrotariam o mesmo e nem tampouco acabariam com o programa nuclear Iraniano que so pode ser destruido com uma massiça invasão e destruidos paulatinamente um por um penetrando as instalações.
    E depois,tudo se resolveria ai ? Claro que não e a retaliação !
    Por mais que pensem conhecerem as reais capacidades Iranianas podem quebrarem a cara pois o Irã investe massiçamente em pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias as quais não vivem anunciando aos quatro cantos.
    Pago pra ver Israel se voce tem essa coragem toda.Sinto pena é de teu povo que deveria termer mais teus governantes do que o Irã.

  2. Israel ameça o Irã toda hora e quando Irã fala que vai varrer Israel do mapa vem muitos Judeus chorando , achando isso é ruim. Eles querem ameaçar, porém não aceitam ser ameaçado.

  3. Nuncajamaisemchance, Israel ainda nao esta rasgando dinheiro e se deliciando com merd., e se fizerem isto sem o consentimento dos EUA ,estarao cometendo suicidio ,alem de estarem justificando a existenciada bomba persa !

  4. Os judeuss até podem fazer essa temeridade, confiando nos Iankss.Vai lançar , espero q ñ, o n mundo eq está fracos das pernas economicamnte falando numa aspiral bem pior…Espero q os Palestinos ejam os 5º colunas.Arabes, semitas, contra os semitas sionistrass..quem viver verá.Trágico.Sds.

  5. Se o Irã cair na besteira de desmantelar seu programa nuclear vai se arrepender amargamente. Esse país será atacado de qualquer maneira. O que não se deseja, na verdade, é uma nova potência no Oriente Médio que venha a contra-arrestar os interesses israelenses e americanos.

  6. Concordo com você Claudio Queiro., Se o Irã parar seu programa nuclear, estaria comprometendo sua segurança. Sabemos que o Irã nuclear não ameça Israel, apenas garante segurança dos Iranianos. Sabemos também que o Israel quer ser o único fodão do Oriente Médio e não quer nenhuma potência para ameaçar o interesse deles, pois com Irã nuclear o país não poderá ser mais ameaçado militarmente…

  7. Mas, quem é que vai pagar US$ 300 no Barril de Petróleo?? A resposta do Irã não vai ser uma reação bélica contra o reduto judeu-nazi, mas, será fechar o Estreito de Ormuz. Basta uma semana fechado… e será um mês de pânico.

  8. Ninguém ali no OM quer um Irã nuclear, muito menos seus vizinhos não nucleares sunitas Turquia (OTAN) e Arábia Saudita.

    Arrisco dizer que se o governo americano simplesmente soltar a coleira de Israel é bem capaz de AS, Turquia e Emirados Árabes não apenas liberarem seu espaço aéreo mas também se juntarem a Israel para bombardear o Irã (basta ver que todos estes países possuem centenas de caças ocidentais em seus arsenais).

    Aliás, o grande medo de Israel não é ter um Irã nuclear, mas sim com este nuclearizado ser desencadeada uma corrida armamentista na região, que faria com que países conturbados e pouco confiáveis como Iraque, EAU e Egito, sem falar na própria Turquia e AS, também quisessem ter os seus nukes, arriscando-se a caírem estes nas mãos de terroristas do naipe do Hamas e Hizbollah (amplamente apoiados e financiados pelo Irã, diga-se de passagem).

    Entendam: Israel possui meios para se defender do Irã, seja este nuclear ou não. Qualquer movimento errado, digamos que o Irã por exemplo entregue uma BA para o Hizbollah e este faça um atentado terrorista em Israel, e Israel frita o Irã inteiro, do Azerbaijão ao Golfo e da Turquia ao Paquistão, pelo próximo bilhão de anos.

    Estes outros países não tem como se defender do Irã. Para eles, seria o retorno do terror safávida.

    Por fim, o Irã ainda não tem bombas atômicas não, pois se as tivesse já teria subido a retórica e saído da posição de eterna vítima internacional que se quer pespegar.

    Se as tem não irá armar. Se armar, não irá testar. E se testasse, não teria como entregar o dispositivo.

    Uma coisa é ter como construir uma bomba atômica: isso aí até o Brasil tem. Outra bem diferente é fazê-lo.

    Saudações.

  9. Pessoal,

    Condições para atacar, Israel as possui… O problema seria garantir a efetividade do ataque diante das medidas preventivas que os iranianos certamente estarão adotando, tais como reforçar as construções e provavelmente dispersar algumas instalações… Assim sendo a janela para um ataque fecha a cada dia…

    Quanto ao programa nuclear em si, tudo o que os iranianos provavelmente conseguirão será “atomizar” a região, propiciando os motivos para uma presença americana muito mais forte ( inclusive com armas nucleares ), além de acabarem forçando uma corrida armamentista. Esse, aliás, é o medo das potências ocidentais: ter que permitir que aquela região, que já é por si só um barril de pólvora, se arme cada vez mais, e forçando o ocidente a deslocar mais a mais forças para manter os ânimos estáveis…

    • verdade nacimento ,estamos esperando os israelenses virarem homem e sairem debaixo da saia dos yankes
      mas na verdade o ira já deve ter algumas bombas sujas ,e se acertar o muro das lamentaçoes vai ser só LAMENTOS
      o que eu vejo é israel tentando levar o mundo para a terceira guerra mundial se garantindo em suas bombas nucleares ,esse governo israelense nao da valor nem para o seu proprio povo ,e com certeza se o bicho pegar de verdade esse governo sionista ira correndo para os estados unidos

  10. Pois é Edu. O Irã já entendeu isso e apenas quer ganhar tempo fazendo de conta que querem negociar, que vão cooperar com a AIEA. O Irã não está nem um pouco errado ao jogar assim.

  11. Duvido muito que Israel tenha condições de aguentar as consequencias de um ataque irresponsável ao Irã. O Irã pode não ter armas com tecnologia de ponta, mas o que eles estão produzindo em termos de armamento já dá pra provocar um enorme estrago em caso de guerra com Israel. A confiança israelense está fundada em seu arsenal nuclear para querer brigar com o Irã sozinho. Só pode ser isso.

    • Salvo alguns mísseis de cruzeiro, de qualidade técnica e efetividade pra lá de duvidosa, o Irã não tem como projetar poder eficientemente até Israel. Praticamente não possui Marinha e sua Força Aérea é composta de velharias da década de 70.

      O que o Irã pode fazer em caso de um ataque israelense é insuflar contra Israel suas hordas terroristas, Hamas e principalmente o Hizbollah. Mas até aí, nada de novo para o Tio Jacó…

      • O Irã já provou que não está para brincadeiras, vencendo a guerra contra o Iraque, com apoio expliícito dos EUA, mesmo com o sacrifício de milhões de soldados. Seu exército é gigantesco e pode ser reforçado com milhões de reservistas. Israel perde mesmo que use armas nucleares. Aliás, o simples uso de uma arma nuclear justificará o fim de Israel. Assim, isso não acontecerá. A paz vai prevalecer e Israel e Irã vão aprender a respeitar seus vizinhos.

      • Durante a Guerra Irã-Iraque, o maior apoio aos iraquianos foi por parte da União Soviética, que forneceu uma pilha de equipamento. A França também não se acanhou, fornecendo aos iraquianos parte do que havia de melhor em seu “catálogo” de produtos na época…

        Em resumo, todos apoiaram o Iraque…

      • A única parte que se aproveita do seu comentário é a final. No mais, você está superestimando as capacidades do Irã

      • Walfredo, e como esse milhões de soldados irão atacar Israel? Marchando através dos desertos do Iraque e da Jordânia?

        Sem força aérea ou marinha o Irã não tem como atacar Israel.

      • X-Tudo, Saddam Hussein também tinha centenas de foguetes Scud de origem russa que lançou contra Israel na Tempestade no Deserto. Alguns dos que não deram pau e não foram interceptados pelos Patriot caíram nos alvos. Como resultado morreu meia dúzia de israelenses.

        Não se destrói um país com mísseis de cruzeiro. Não são os foguetes iranianos, de existência e qualidade prá lá de duvidosa, que irão parar Israel.

  12. “Seus profetas ressuscitarão”….É né !
    A Arabia Saudita meu caro Vader esta vendendo cada vez mais petroleo pra China e a cota cresce mais a cada dia pois os Orientais pagam o preço no ato.
    O Irã é o segundo maior produtor de petroleo do mundo e essencial a qualquer um.Tanto a China quanto a Russia o defenderão.
    Admiro voce meu caro com conhecimentos sobre tecnologia militar ficar achando que o Irã é belicamente medieval.
    O Irã é um dos poucos paises do mundo e nesse momento economico de vacas magras,que investe pesadamente em pesquisas e desenvolvimento tecnologico e isso eles não mostram pra ninguem.
    So para Israel fazer chegar suas hordas de caças ao Irã ja sera uma aventura e trazer a mesma de volta em segurança,outra aventura.
    Jamais atirarão bombas atomicas contra o Irã e a hora que alguem fizer isso tomara por dentro da cara tantas bombas atomicas que nem vai saber de onde estão vindo.
    Se existe um perigo a paz mundial ele chamasse Israel e se Israel segue a algum Deus esse Deus é Satanaz.
    Estão pedindo a muito tempo para serem mesmo varridos da face da Terra pois jamais viveram ao longo dos milenios em paz com ninguem.Desde que foram expulsos da Caldéia vagaram pelo deserto disseminando intrigas,discordias,guerras e genocidios.
    Hitler estava certo e hoje fazem com o povo Palestino o mesmo que lhes fizeram os Nazistas.

    • Maluquinho, não vou discutir política, economia nem o seu antissemitismo explícito. Tô aqui para discutir assuntos militares.

      Em termos de material bélico, perto de Israel o Irã está na Idade da Pedra.

      Olha só o prodígio de tecnologia bélica iraniano: http://www.cavok.com.br/blog/?p=38628

      Saudações.

  13. Vader
    7 de agosto de 2013 at 14:18

    Salvo alguns mísseis de cruzeiro, de qualidade técnica e efetividade pra lá de duvidosa, o Irã não tem como projetar poder eficientemente até Israel. Praticamente não possui Marinha e sua Força Aérea é composta de velharias da década de 70.

    O que o Irã pode fazer em caso de um ataque israelense é insuflar contra Israel suas hordas terroristas, Hamas e principalmente o Hizbollah. Mas até aí, nada de novo para o Tio Jacó…=== E vero, ma non tropo…os Palestinos serão os 5º colunas , torço pra isso;e o HESBOLLAH já infrigiu pesadas perdas à nefastas idf’s, sem falr q às mesmas estão entupidas de misseis de médio e longo alcance, e tem uma força de atake bem treinada, mt bem treinada…vide o estrago q está fazendo aos ‘rebeldes’ Sirios, e c experiência de guerra..Faz medo bater de frente. Sds.

    • carlos argus,

      O que os grupos guerrilheiros possuem é uma pancada de foguetes de diversos tipos… Mísseis mesmo, seriam somente artefatos mais simples ( tipo Igla ou Kornet ). Um míssil de médio alcance ou superior é algo complexo de usar. É um armamento grande, pesado e que requer avançado treinamento. Assim sendo, essas armas, por sua natureza, não se enquadram no perfil de um grupo guerrilheiro. Claro que podem tentar usar alguma coisa maior, mas seria de maneira pontual, pois seriam presas fáceis ao se exporem em demasia…

      Se houver um ataque em massa a Israel, será a justificativa perfeita para que os israelenses eliminem de uma vez por todas a oposição oferecida localmente. Diante do poder de fogo da IDF, seria um massacre…

    • Quem está causando pesadas perdas nos rebeldes sírios é o Exército Sírio, não o Hizbollah que, até porque sabe que Tio Jacó está de olho, está bem quietinho no seu canto, mantendo “low profile” pra não tomar bomba na cabeça.

      A última incursão israelense ao Líbano foi mal planejada e precipitada e Israel pagou por isso. Mas não caia na besteira de tomar aquela pequena incursão por uma amostra do poderio integral das IDFs.

      Enfim, caro Carlos, não confunda desejo com fatos.

  14. Enquanto Israel não invade o Irã… Olhem esta notícia:

    Arábia Saudita fecha contrato para importar médicos de Cuba
    Enviado por luisnassif, qui, 08/08/2013 – 07:41

    Sugerido por Humberto Cavalcanti

    Do Diário do Centro do Mundo

    Os sauditas estão importando médicos cubanos

    Paulo Nogueira

    Não deu no Brasil, mas é bom saber para uma discussão vital para a saúde pública nacional.

    A Arábia Saudita acaba de firmar um contrato de importação de médicos cubanos.

    É um programa de três anos, ao longo dos quais os médicos cubanos levarão aos sauditas sua “mundialmente reconhecida” excelência.

    Fora clinicar, eles funcionarão também como professores para os médicos locais.

    Note.

    Estamos falando da conservadora Arábia Saudita, aliada incondicional dos Estados Unidos.

    A cultura médica cubana – uma prioridade da Revolução desde seu início – acabou ficando ao largo do processo de mercantilização da medicina em todo o mundo nas últimas décadas.

    Retirado do blog do Nassif

    • Fonte fidedigna… rsrsrsrsrsrsrssrs… mas vamos aceitar como fato… mas digo que os árabes, com tanto dinheiro, estão andando de fusca podendo andar de Ferrari… essa lenda que médico cubano é bem formado só encontra eco no Brasil vermelhuxo… não a toa que o verminoso do chaves voltou de lá vestindo paletó de jacarandá… quer um conselho?… qndo tiveres unha encravada procure um médico cubano… agora, qndo tiveres um tumor ou problemas em órgãos internos, procure o Sírio Libanês ou o Albert Einstein… faça como o molusco e sua presidentE… não de chance para o azar… eles não foram pra cuba se tratar, foram??? é por isso que estão vivos… para o nosso azar…

      • Oi Todynho!

        Sente maior saudade do holyday on ice, harlem globetrotters, anos dourados….

        Mas isso não volta mais!

        Abraços!

Comentários não permitidos.