Aeronave ERJ-145 AEW&C do lote indiano é vista em voos de teste em Campo Grande

embraer 145 AEW

ERJ-145 AEW&C da IAF

Roberto Valadares Caiafa

Originalmente contratado pela Força Aérea da Índia (Indian Air Force) e em desenvolvimento conjunto com o Defence Research and Development Organisation (DRDO), o ERJ-145 AEW&C daquela força foi clicado nesta segunda feira, antes das 17:00 horas, pelo fotógrafo aeronáutico Robert Dahler, que gentilmente autorizou a divulgação da imagem, nas cercanias da Base Aérea de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

A aeronave indiana apresenta bastantes diferenças em relação a versão brasileira como montantes do radar de novo desenho com maior resistência, sistemas de autodefesa (flares/chaff, interferidores/rwr) bastante avançado e uma completa rede de antenas para atender uma moderna suíte de comunicaçãoes, elint/comint e outro sistemas desenvolvidos pelo DRDO.

Emb 145aew

A aeronave também apresenta lança IFR (in flight refueling) montada sobre o teto do nariz e deslocada para a direita. Com o prefixo do fabricante PT-ZNA, é razoável supor que uma ampla bateria de testes de voo deve estar sendo realizados naquela região.

Fonte: Tecnologia & Fefesa

2 Comentários

  1. Lindo brinquedo, espero que os nossos do esquadrão guardião, sejam elevados a este nível também, esta sonda de reabastecimento viria bem a calhar nos nossos, levando em consideração a extenção territorial brasileira.

    Assim como também viria a calhar mais celulas para a FAB, temos apenas cinco da versão R99A ( e três R99B, de reconhecimento eletronico) muito pouco para o tamanho do país, no minimo o triplo, 15, as 5 já existentes no planalto central ( centro oeste) 5 em um esquadrão na região sul/sudeste , e 5 na região norte/ nordeste, seriam adequados com o tamanho do Brasil.

  2. Realmente é bonito e também deve ser muito eficiente, mas a Embraer é uma integradora de sistemas e estes são estrangeiros, qual a porcentagem real de equipamento brasileiro, ninguém sabe , ninguém viu ninguém divulga .

    Pardon, mas é um quebra-cabeça voador e estrangeiro.

    Abs.

Comentários não permitidos.