EUA orientam agentes a acobertar espionagem da Justiça

usa

Uma unidade secreta da agência antidrogas dos EUA, a DEA, está reunindo informações obtidas de interceptações de inteligência, grampos telefônicos, informantes e de um enorme volume de registros de ligações telefônicas, e entregando esse material a autoridades de todo o país para ajudá-las na abertura de investigações criminais contra cidadãos norte-americanos.

Embora esses casos raramente envolvam questões de segurança nacional, documentos vistos pela Reuters mostram que as autoridades policiais foram orientadas a esconder o verdadeiro início dessas investigações – não só dos advogados de defesa, mas às vezes também de promotores e juízes.

Os documentos, sem data, mostram que agentes federais são treinados para “recriarem” a trilha investigativa, acobertando assim a origem da informação. Alguns juristas dizem que essa prática viola o direito constitucional do réu a um julgamento justo. Se os réus não sabem como a investigação começou, não têm como pedir uma revisão das provas.

“Nunca ouvi falar de nada disso”, disse Nancy Gertner, professora de direito de Harvard e ex-juíza federal. Gertner e outros juristas disseram que o programa parece mais perturbador do que as recentes revelações sobre o monitoramento de registros telefônicos feito pela Agência Nacional de Segurança (NSA). O esforço da NSA está voltado para conter terroristas, ao passo que o programa da DEA tem como alvo criminosos comuns, principalmente traficantes de drogas.

“Uma coisa é criar regras especiais para a segurança nacional”, disse Gertner. “O crime comum é completamente diferente. Parece que eles estão manipulando as investigações.”

Divisão de Operações Especiais

A unidade da DEA que distribui as informações se chama Divisão de Operações Especiais, ou SOD na sigla em inglês. Duas dúzias de agências parceiras integram essa unidade, o que inclui FBI, CIA, NSA, IRS (Receita Federal) e Departamento de Segurança Doméstica. Ela foi criada em 1994 para combater cartéis de drogas da América Latina. Começou com algumas dezenas de funcionários, e hoje tem várias centenas.

Hoje, grande parte do trabalho da SOD é sigiloso, e as autoridades pediram que sua localização precisa, na Virgínia, não fosse revelada. Os documentos vistos pela Reuters foram categorizados como confidenciais.

“Lembre-se que a utilização do SOD não pode ser revelada nem discutida em nenhuma função investigativa”, diz um documento apresentado aos agentes, ao instruí-los para que usem “técnicas investigativas normais para recriar a informação fornecida pela SOD”.

Um porta-voz do Departamento de Justiça, órgão responsável pela DEA, não quis comentar. Dois funcionários graduados da DEA defenderam o programa, dizendo que a “recriação” de pistas é uma técnica legal e usada quase diariamente.

Um ex-agente do nordeste dos EUA que costumava receber dicas da SOD descreveu assim o processo: “Só diziam a você: ‘Esteja numa determinada parada de caminhões num determinado momento e procure determinado veículo’. Então alertávamos a polícia estadual para encontrar um pretexto para parar esse veículo e colocar um cão para procurar drogas nele”, disse o agente.

Quando uma prisão era feita, os agentes fingiam que a investigação havia começado com a abordagem no trânsito, não com a dica da SOD, segundo o ex-agente. O documento de treinamento obtido pela Reuters se refere a esse processo como “construção paralela”.

Dois altos funcionários que falaram em nome da DEA, mas sob anonimato, disseram que o processo é mantido secreto para proteger fontes e métodos investigativos. “A construção paralela é uma técnica policial que usamos todos os dias”, disse uma fonte. “Tem décadas de idade, é um conceito pétreo.”

Uma dúzia de agentes federais ouvidos pela Reuters, aposentados e da ativa, confirmaram ter usado a construção paralela durante suas carreiras. A maioria defendeu a prática; alguns disseram entender por que pessoas de fora das instituições policiais estão preocupadas.

“É como a lavagem de dinheiro – você trabalha de trás para frente para limpar a coisa”, disse Finn Selander, agente da DEA de 1991 a 2008 e hoje membro de uma entidade que defende a legalização e regulamentação das drogas.

Alguns advogados e ex-promotores disseram que o uso da “construção paralela” pode ser legal para estabelecer a causa provável de uma prisão, mas que o emprego da prática para disfarçar o verdadeiro início de uma investigação provavelmente viola as regras do processo penal, já que oculta provas que poderiam ser úteis para os réus.

“Não se pode burlar o sistema”, disse o ex-procurador federal Henry E. Hockeimer Jr.. “Não se pode criar esse subterfúgio. São crimes de drogas, não casos de segurança nacional. Se você não traçar um imite aqui, onde irá traçar?”

REUTERS

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. “Não se pode burlar o sistema”, disse o ex-procurador federal Henry E. Hockeimer Jr.. “Não se pode criar esse subterfúgio. São crimes de drogas, não casos de segurança nacional. Se você não traçar um imite aqui, onde irá traçar?” ==== Q o sistema ,atraves de seus representantes trace esse limites p os poderosos ora no poder…dúvido.Sds.

    • Besteira, este cara ai deve ser um drogadinho, aonde ja se viu dizer que trafico de drogas nao representam perigo para a segurança nacional , sera que o imbecil esqueceu doque foi feito com a china imperial ,aonde viciaram seus habitantes para dominar o pais e agora no presente temos o afeganistao , mexico e ate´o Irao sofre pressao por causa dos viciados em heroina, mas como ele e´americano e respira os ares da libertinagem pode expressar a sua opniao,alias ja passou da hora de rasgarem a constituiçao americana,os tempos sao outros, uma ditadura por la seria o ideal, o pais esta virando uma mistureba de raças, cada uma puxando a brasa pra sua sardinha , nao ha mais uma maioria com 50% dos habitantes ,entao :

  2. o verdadeiro problema do brasil é uma par de decendente de fugido de guerra covardes como o avos desses parasitas ,
    vieram para o brasil pois são um bando de covarde deixaram seu pais em guerra para se esconder aqui
    chegando no brasil esses merdas tentaram o separatismo duas vezes ,mas tomaram no meio do toba desses palhaços ,
    hoje eles fingem ser de direita e ser contra a nossa américa latina inteira com o pretexto que são comunistas socialistas e outras babaquise de uma par de bichas que tem o DNA dos covardes , pois dessa forma tentando nos colocar contra nossos Hermanos talvez tenha algum espaço para o separatismo deles
    bando de nazista otario que não tem força nem para cag@r sabem que a única chance é jogar irmão contra irmão ,pois esses fascistas são vermes que só fazem peso na terra
    bando de lixo transvestido de patriota ,mas não passam de separatistas nogentos

    • Alias de cancer eles entendem, sao a naçao aonde se desenvolve os maiores avanços contra esta doença, ainda nao criaram algo contra o odiozinho infantil, mas ja estao trabalhando em armas moleculares para tornar grupos geneticos estereis, uma maneira light de fazer a faxina tentada na decada de 30 kkkkkk,vc surtou cara ,brincadeirinha ,relaxe !!!!

      • seu texto não melhora em nada o que eu disse dos estados unidos ,
        quem inventou o câncer tem que entender mesmo dele ,
        e sobre armas moleculares para diminuir a fertilidade de grupos genéticos ,
        eles devem ter usado na europa e japao ,aonde a taxa de nascimento é quase igual ao de óbito ,ou no próprio israel que perde, para cada 100 nascidos na palestina nasce 1 um judeu .
        não importa você tenta defender o indefensável e acaba por demostrar falando que os gringos, copiam ideias nazistas como controlar genética de fertilidade de grupos e as praticam .
        mas como eu não sou um cara pessimista espirito opaco e derrotista acho que nesse quesito também o brasil pode se defender ou atacar se for preciso,o brasil desenvolve varias vacinas em nosso território exemplo é a h1n1 e seus sub tipos ,quem desenvolve também sabe produzir o vírus
        e eu não acredito que eles usaram na europa japao ou israel ,eu apenas coloquei o nome desses países como PIADA , pois lá a natalidade virou um problema de governo aonde se paga para o cidadão ter um filho ,mas aqui o bolsa família é criticado ,
        mas o bolsa família japonês não!!!!
        o bolsa família italiano não!!!!!!
        o bolsa família alemão também não!!!!!
        LÁ NAS ZUROPA ISSO É APLAUDIDO POIS SENAO ELES DESAPARECEM

  3. 5 de agosto de 2013

    Michael Levine: “CIA deu proteção aos grandes traficantes de drogas”

    Arma mortal

    por Heloisa Villela, de Nova York, especial para o Viomundo

    A CIA deu proteção aos grandes traficantes de drogas do mundo.

    A imprensa norte-americana, prostituída por acesso ao poder, promove a guerra contra as drogas — que gasta bilhões de dólares sem resultados.

    A solução para o problema do tráfico é dar poder às comunidades afetadas pelo comércio e consumo das drogas.

    Estas são algumas conclusões de Michael Levine depois de 25 anos de experiência como agente secreto da Agência de Combate às Drogas (DEA) dos Estados Unidos. Norte-americano do Bronx, ele escreveu três livros nos quais conta, em detalhes, todas as operações que poderiam destruir grandes cartéis, mas que foram sabotadas pela CIA, a Central de Inteligência.

    Quando não aguentava mais a frustração, Michael Levine escreveu uma longa carta sobre a participação da CIA no chamado “golpe da coca”, na Bolívia, em 1980, que colocou o general Luis García Meza no poder. Michael enviou a carta a dois jornalistas da revista Newsweek.

    A carta, registrada, foi entregue. Ele guarda até hoje o recibo. Michael passou duas semanas ao lado do telefone, esperando que os jornalistas o procurassem em busca de mais informações. Nada. Na terceira semana, finalmente, o telefone tocou. Era o Departamento de Segurança Interna da DEA, avisando que ele estava sendo investigado.

    Daí em diante, Michael se calou, completou os anos de trabalho que faltavam cumprindo tarefas burocráticas e preparando os livros que desnudam a hipocrisia da retórica moralista do governo norte-americano em torno do combate às drogas.

    Nos anos em que trabalhou como agente da DEA, Michael Levine gravou conversas, registrou eventos e garante que não escreveu nada de memória. “Não precisei inventar nenhum diálogo”. Nesta entrevista ao Viomundo, ele relembra alguns dos casos que acompanhou de perto.

    Entrevista completa:

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/com-medo-de-morrer-michael-levine-dispara-cia-deu-protecao-aos-grandes-traficantes-de-drogas-do-mundo.html

    • Alves 80 você é um cara muito atento ao que acontece no mundo ,sempre trazendo textos para comprovar
      ,e seus argumentos são sólido
      o que essa DEA fez foi um extermínio de jovens latinos patrocinado pelos governos com a desculpa de trafico de drogas
      eles sabem que não podem atacar países que os jovens são maioria ,e farao de tudo para esperar nossa nação envelhecer , sem reposiçao ,por isso essa propaganda de ter no máximo dois filhos tentam diminuir a população jovem a todo custo,
      coitado dos sacos muchos que acreditam nisso .

  4. Valeu PÉ DE CÃO,
    e você tem razão nesta questão do envelhecimento da população…por isto além do número de filhos, há também um grande e bem organizado movimento de propaganda e apologia da homossexualidade, que conta com o apoio explicito das grande empresa de mídia, basta ver as novelas da Globo, onde sempre tem um gay em papel importante…

Comentários não permitidos.