Banco da Inglaterra ajudou a Alemanha nazista

BRITAIN-FINANCE-BANKING

Foto: AFP

Andrei Smirnov

O Banco da Inglaterra (Bank of England) ajudou os nazis: em 1939, ele transferiu as reservas de ouro da Tchecoslováquia para as contas do Reichsbank alemão e, mais tarde, a pedido deste último, vendeu uma parte do metal precioso. Esta informação escandalosa foi publicada pelo próprio Banco da Inglaterra.

No site oficial do Banco da Inglaterra, encontram-se disponíveis várias páginas de sua história, nas quais, sob o título “Czech Gold Incident“, é relatado com todos os detalhes – datas, nomes, números de contas e montantes – o chamado “caso do ouro tcheco”. Receando uma intervenção da Alemanha, os tchecos intentaram salvar uma parte das reservas de ouro do país, no valor de 5,6 milhões de libras, ou 300 milhões de libras de acordo com a taxa de câmbio atual. Em 1938, Praga decidiu transferir esse ouro para a Inglaterra.

Contudo, apesar das precauções tomadas, os alemães apropriaram-se do ouro tcheco, utilizando para tal objetivo a máquina burocrática. A pilhagem mediante esquemas bancários foi muito mais rápida do que uma operação militar. Através do Banco de Compensações Internacionais foi enviada uma ordem de transferência do ouro tcheco para as contas do Reichsbank. No espaço de 10 dias, a ordem foi cumprida.

Se deixarmos de lado a dimensão ética e o simples conceito humano de que ajudar o regime nazista é abominável, aquela transação do Banco da Inglaterra foi correta. Todo o trabalho foi feito com profissionalismo do mais alto nível, fez notar o analista financeiro David Buik:

“Aquela era uma transação comercial corrente, feita de acordo com uma ordem do cliente, e semelhante operação teria sido efetuada por qualquer outro banco. Na altura, a Grã-Bretanha ainda não estava em guerra com a Alemanha e, portanto, não havia nenhuma razão para declinar a ordem dos alemães: as relações entre os dois países se mantinham.”

O mais interessante é que a cúpula do Banco da Inglaterra, tanto agora como na altura, reconhece que atuou fechando os olhos à situação política na Europa, disse Patrick Jenkins, editor bancário do jornal The Financial Times:

“É de destacar que isso foi feito sem que o governo britânico o soubesse. Naquele momento, o governo estava no limiar da guerra e de nenhuma maneira podia prestar qualquer ajuda política ou econômica aos nazi-fascistas. O banco britânico, é evidente, atuou conforme seu próprio arbítrio, sem dar ouvidos a ninguém.”

Por outro lado, seria difícil admitir que o governo não estava de maneira nenhuma a par daquilo que o principal banco do país estava fazendo. Trata-se mais bem de uma atitude de conivência das autoridades, julga o analista financeiro David Buik:

“Eu o descreveria como um comportamento de avestruz: o governo dos conservadores meteu a cabeça na areia, permanecendo convencido de que os problemas de Hitler e do resto da Europa não eram nada mais do que uma fantasia alheia.”

Vários especialistas traçam paralelos entre aquele “incidente” e o trabalho dos bancos atuais. O mundo continua ignorando o que acontece em grandes instituições financeiras. O escândalo do ouro tcheco despertou o debate sobre a dureza dos mecanismos bancários e sobre uma determinada psicologia bancária, caracterizada pelo culto do profissionalismo e da tecnocracia, o empenho de servir o cliente apesar de todas as circunstâncias externas e o culto de seus próprios empregados, quando cerca de 50% dos rendimentos de todos os bancos são destinados à bonificação dos gestores de topo.

Não se pode excluir que a União Europeia, que procura com tanta insistência criar uma união bancária, o faça não só para ajudar as instituições do setor mas também para as controlar.

 

 

Fonte: Voz da Rússia

9 Comentários

  1. A ta bom, o dificil e´achar uma naçao que nao teve envolvimento com nasistas,o vargas era fa~~ de carteirinha, um dos mais influentes empresarios americanos H. ford idem ,os japas , a nobresa chinesa, os cumunas ate´fizeram um pacto ,stalinho deu ate beijo de lingua no fuher, a alemanha so se deu mal porque a biba nao conseguiu administrar seu odio e sua vontade de vingança,se as decisoes politicomilitares estivessem a cargo da raposa do deserto as coisas seriam diferentes,havia naçoes doidinhas e ansiosas para se aproximarem da alemanha, mas a frescura do austriaco ignorava estas possibilidades, teriam conseguido aliados de peso sem disparar um tiro, mas nao,a biba tinha orgasmos quando ouvia relatos de confrontos ,entao atrairam odio de todos os lados,ARROGANCIA os deixou de quatro , lamentavel !!!!!

  2. Essa noticia saiu alguns dias atras em jornais ingleses. Agora aqueles que dizem que nazismo e comunismo sao duas faces da mesma moeda e nao que nazismo e fascismo sao formas de governos que a burguesia capitalista internacional adotou quando se sentiu ameacada pela vitoria do bolshevismo na Uniao Sovietica vao ter que explicar porque o Banco da Inglaterra, na epoca quando Inglaterra ainda era o centro do maior imperio do mundo capitalista, pode trabalhar com Alemanha Nazista mas nao com a Uniao Sovietica. Nao foi so o Banco da Inglaterra que financiou Alemanha Nazista. O mesmo servico foi prestados por empresas norte americanas, como Ford, Standard Oil, General Motor e outras. O mundo capitalista viu no partido nazista, um instrumento em sua tentativa de destruir a Uniao Sovietica.

    • e eu pensando em comprar um vectra, ai tú me aparece com uma noticia dessas meu camarada, rasgou o coração de papai agora. não vou mais comprar esse lixo de carro já decidi.

  3. Vc não está errado, jojo, mas também não está completamente certo… houve sim, envio de capital para os comunistas durante grande parte do seculo XX… isso já foi provado, bem como tecnologia para desenvolvimento de armas… os donos do mundo jogam dos dois lados a muito séculos… não são amadores… então, menos entusiasmo na defesa dos comunistas… eles não foram o que foram sem a grana dos capitalistas…

    • Não foi a Inglaterra que forneceu caças aos Russos durante a II guerra mundial? Depois, eles até replicaram e começaram a fabricar os próprios.

      Sds.

  4. A promiscuidade do sistema financeiro internacional para com os nazistas nunca fora bem elucidada como deveria ser;a quem diga que Hitler perdera a guerra pela punhalada que dera nos financistas judeus,sionistas em especial,ao praticar a sua nefasta política de limpeza étnica,(que alguns de coração,adoraria que acontecesse no Brasil de hoje ),o famoso “Holocausto” .
    .
    Como se pode observar pelo envolvimento de grandes corporações financeiras e econômicos,não só europeus como americanos,todos contribuindo e cooperando com a ideologia fascista alemã,isso sem falas da CIA que deu guarida a muitos desses criminosos lá na terra da estátua da liberdade….Rsrsrs.
    .
    Hoje tal ideologia fascista continua a toda prova existindo e com gordas contribuições de admiradores de idéias ultrapassados e medievalísticas,basta ver no que tais ideias tornaram os EUA de hoje,só falta trocar as estrelas do seu estandarte por suásticas nazistas…rsrsrs….não é atoa que muitos pobres de espíritos,com ideais trevosos,cultuam a tais governos do naipe hitleristas ou estalianistas,ambas farinha do mesmo saco.

    • “Nós somos socialistas, nós somos inimigos do atual sistema econômico capitalista para a exploração dos economicamente fracos, com seus salários injustos, com sua indecorosa avaliação do ser humano de acordo com a riqueza e a propriedade em vez de sua responsabilidade e desempenho, e nós estamos todos determinados a destruir esse sistema sob todas as condições.” Adolf Hitler (discurso de Primeiro de Maio de 1927, citado por Toland, 1976)

Comentários não permitidos.