Releia também matéria do Plano Brasil:
No dia 24 de julho de 2013 o Ministério da Defesa confirmou que estava negociando com o governo da Espanha a transferência do Mirage F-1M para a FAA.
Os caças deverão substituir os velhos Mirages III e V e serão enviados para a VI Brigada Aérea.
“Estamos tratando com o governo da Espanha. É uma possibilidade importante considerar este (caça)…o Mirage cumpre um papel importante na defesa Norte(da Argentina)…” relatou o novo ministro da defesa.
A força aérea espanhola deu baixa no Mirage F-1M em 23 de junho passado. Estas aeronaves foram modernizadas na década de 90 (51 monopostos e quatro biplaces).
O Mirage F-1M tem uma plataforma inércial de última geração que aliada a alta precisão utilizando GPS integrado permite ao avião otimizar e atingir os seus objetivos. Em terra, o dispositivo MIS (Missão interface Station) permite a transferência de todos os dados da missão da unidade para o plano de terra através de um pequeno módulo de dados portátil (PDS), além de outros, como um HUD multifuncional.
NOTA DO EDITOR-01: O texto original foi editado, porém, a quantidade de unidades de F-1 ainda não foi informada. De concreto mesmo, sabe-se que a VI Brigada Aérea está voando com apenas 4 Mirages…
NOTA DO EDITOR-02: Governos que não tem uma política de defesa séria, dá nisso. Depósito de sucata…
FONTE: aviacionargentina.com via Cavok Brasil
Que aeronave linda, linhas de um caça puro.
mas será que as células já não estão bem surradas ?
Eu ate acredito que se não estiverem, pode dar um caldo ate os “hermanos” se livrarem do balivanianismo revanchista, a reconstruirem suas FAAs ( quem sabe com caças chinos Thunder)
Eu tenho o pensamento que material militar e estratégico, e não luxo, e só deve ser descartado quando tiver substituto, ou representar risco ao operador.mas na America latina, alem de usarem o que tem ate o osso, estão pegando a rapá dos outros, vergonhoso.
Pilotos argentinos já se encontram na Espanha, fazendo conversão…
Vou plagiar o comentário do WRStrobel é muito elucidativo :
“”””Vocês estão muito enganados, é um avião que tem modernização disponível e barata, custa o mesmo preço da modernização do F-5EM, o Marrocos pagou US$ 15 Mi e fica superior com radar RDY e glass cockpit.
Fica com a designação MF-2000, que é um F-1 modernizado pelos franceses da Astrac, em uso atualmente pelo Marrocos.
http://2.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/Smb1si7DTyI…
http://i30.photobucket.com/albums/c344/Cocker2000…
http://i41.servimg.com/u/f41/09/01/13/73/cockpi10… “”””””
+
http://www.youtube.com/watch?v=nltc_dq_VXI
Estou torcendo p os n hermanos conseguirem e bem barato, assim fica evidente a incapacidade e descaso p o ” vazio” significativo c a segurança do país ao postergarem à compra dos caças p a n FAB…essa dona e esse congresso. E dizer q votamos neles…trágico.Sds.
Sem desconsiderar as qualidades deste excelente avião mas, pelo tempo de uso, acredito que los hermanos vão gastar (o pouco) dinheiro à toa.
Sds.