Araguari começa viagem para o Brasil

UK WELCOMES 250TH BRAZILIAN NAVY SAILOR FOR MAIDEN SEA TRIALS

image002Isabela Cavedem

Portsmouth, Reino Unido: O Araguari, terceiro de um de um grupo de três navios de patrulha oceânicos da classe Amazonas, construídos para a Marinha do Brasil pela BAE Systems, parte para cruzar o Atlântico rumo ao Brasil.

Assim como seus irmãos, Amazonas e Apa, que já estão na ativa no Brasil e que recentemente desempenharam um papel importante na operação de segurança do Papa Francisco em sua visita ao país, o Araguari foi projetado para conferir segurança marítima, bem como apoiar missões de ajuda humanitária e operações de busca e salvamento.

“O sucesso deste programa é um testemunho da sólida relação existente entre a BAE Systems e a Marinha do Brasil, trabalhando em parceria na entrega destes navios. O desempenho do Araguari foi incrível nos testes em mar, fazendo-nos imensamente orgulhosos ao vê-lo levantar âncora com sua primeira tripulação”, disse Nigel Stewart, Diretor Comercial da BAE Systems Maritime. “Durante esta parceria, recepcionamos ao Reino Unido mais de 250 membros da marinha brasileira e sentimos um grande prazer com a importância de nosso papel, ampliando a capacidade naval do Brasil”, completou.

O Capitão Giancarllo, responsável pela Equipe de Apoio da Marinha do Brasil, comentou: “Estamos muito orgulhosos de nossa participação neste projeto da Marinha.  Nossa estada no Reino Unido foi uma experiência muito amistosa e espero que represente o início de uma duradoura relação entre a BAE Systems e a Marinha do Brasil”.

O Araguari também fará visitas diplomáticas, na Europa e na África, antes de atravessar o Atlântico Sul, e ser recepcionado no Rio de Janeiro, em setembro.  Após uma breve estada na cidade, o navio seguirá para sua base, em Natal (RN).

Após a entrega oficial do navio em junho, os 80 tripulantes do Araguari concluíram o prestigiado treinamento Flag Officer Sea da Marinha do Reino Unido, contando com o apoio de uma equipe da BAE Systems, em preparação para a jornada e as operações a serem realizadas no Brasil.

O contrato de fornecimento de três navios-patrulha oceânicos e dos correspondentes serviços de suporte inclui ainda uma licença para a fabricação de outros navios da mesma classe, no Brasil, contribuindo para o programa de reequipamento naval do país e para o fortalecimento de sua capacidade industrial marítima.

Os navios da classe Amazonas, com 90 metros de comprimento, se baseiam no projeto dos navios-patrulha oceânicos da classe River, da Marinha Britânica, sendo ideais para suprir segurança marítima, nas águas territoriais brasileiras, incluindo a proteção das plataformas de petróleo e gás do país.

Todos estão equipados com um canhão de 30 mm e duas metralhadoras de 25 mm, além de dois botes rígidos infláveis e um convés para pouso e decolagem de helicóptero.  O navio oferece acomodações adicionais para 40 passageiros.

O Apa e o Araguari foram construídos no estaleiro de Scotstoun da BAE Systems e foram finalizados em Portsmouth, enquanto que o Amazonas foi construído em Portsmouth.

 Sobre a BAE Systems

image005

A BAE Systems é uma empresa global que atua nos segmentos de segurança, defesa, e aeroespacial com aproximadamente 94.000 funcionários em todo o mundo. A companhia fornece uma linha completa de produtos e serviços para forças aéreas, terrestres e navais, bem como soluções avançadas em eletrônica, segurança, tecnologia da informação e serviços de suporte a clientes. Em 2012, a BAE Systems alcançou vendas no valor de£17.8 bilhões, cerca de US$ 28.3 bilhões.

 

No Brasil, a BAE Systems está presente desde os anos 70, por meio de sua predecessora a VT Shipbuilding. Atualmente, a empresa mantém um escritório em Brasília (DF), que dá suporte às Forças Armadas, no que diz respeito a equipamentos como canhões navais, radares, veículos blindados, controles de voo para aeronaves, entre outros; e que busca estabelecer parcerias mutuamente benéficas, por meio da transferência de tecnologia, com os setores de segurança e defesa brasileiros.

Siga a BAE Systems no Twitter e fique por dentro das novidades da empresa: https://twitter.com/#!/BAESystemsBR

 

Visite ainda o site e conheça mais sobre os produtos e as atividades da empresa no Brasil:http://www.baesystems.com/brasil

14 Comentários

  1. Barco patrulha podemos comprar, mas nada mais ameaçador do que estes barcos patrulha, assim o Brasil vai caminhando não como a sexta maior nação do mundo, mas como uma nação pobre da Africa. Um Brasil atrasado com os políticos outrora perseguidos, agora no poder mostrando toda revolta contra os militares que no passado foram os carrascos. Armametos melhores só daqui a 10 ou 15 anos, quando essa corja (PT e PSDB) já tiver saído do poder.

  2. Este tipo de navio possui armamento mínimo, pois não é pensado para operações de combate, ele tem o propósito de fiscalizar as águas sob jurisdição brasileira, o que não impede de algumas marinhas os dotarem com armamento (canhão) de maior calibre.

    Abaixo tem o link para o decreto que regulamenta a fiscalização e o cumprimento de leis e regulamentos, em águas jurisdicionais brasileiras.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5129.htm

  3. Carlos Augusto: …Um Brasil atrasado com os políticos outrora perseguidos, agora no poder mostrando toda revolta contra os militares que no passado foram os carrascos. Armametos melhores só daqui a 10 ou 15 anos, quando essa corja (PT e PSDB) já tiver saído do poder. … === Se verdadeiro, é pura imbecilidade e burrice e jogando contra a pátria,+ julgo q os interesses são outros;são interesseiros e mt outras ilegali//…Somo nós, à maioria, q elegemos esses piratas pirados, essa “corja”.somo os culpados ,merecemos o governo q temos, foram eleitos.Trágico.sds.

  4. O navio e lindo, moderno, só acho que deveriam trocar o canhão de 30mm, por algo que imponha mais respeito.

  5. O que causa confusão em relação a esses navios patrulhas e seu armamento restrito é o fato de não termos guarda costeira, e serem colocados no mesmo patamar da finalidade de navios de guerra.

    Nosso litoral pelo sua amplitude, necessita ser patrulhado por um navio para alto mar e vários dias de navegada, que seja novo e portanto com alta disponibilidade. Esses patrulheiros vieram a preencher essa lacuna. Parabéns a Marinha por essa aquisição rápida, sem enrolação.

    Poderia ser uma corveta toda armada, até com AEGIS? Poderia. Poderiam eles mesmos terem tido alterações em seus projetos para serem dotados de vários outros armamentos? Poderiam. Contudo, claro que o custo, tanto dessas outras aquisições, como de conservação seria maior. E esta foi uma compra em que tanto o objetivo fim, como o preço de oferta importavam.

    Apesar da chiadeira e grande incompreensão sobre o porte dessas naves e seu poder de fogo limitado, não há absolutamente nada de errado.
    Patrulha, vigilância, em tempo de paz, contra sacanagens e piratarias pelo litoral, não é guerra.
    E tomara que venham mais desses. E só como um exemplo: O litoral sul, lá no Rio Grande do Sul, está precisando urgentemente de vigilância contra a roubalheira de nosso atum. E, não tem porquê, colocar barcos de guerra para isso, mas ao mesmo tempo não dá para patrulhar apenas com lanchinhas aqueles mares gelados e bravios.

    Mas quem sabe, o certo também, é a polícia e sua vigilância das ruas ser feita com tanques de guerra?

    Mais uma vez… parabéns a Marinha por esses patrulheiros de alto mar!

    • Amigo Viventt, estamos bem na fita, pra que corveta toda armada, até com AEGIS? Somos o país do Futebol e do Carnaval, você ta cheio de razão, parabéns pela sua inteligência.

      Vigilância das ruas com tanques de guerra da Marinha, no Rio isso acontece.

      • Amigo C.A. sou fortemente a favor do Brasil cheio de armamentos de real poder de fogo, em muitos outros posts faço essa defesa, e tenho sim fortemente esse desejo, inclusive classifico nossas FAs de FAs de Mentirinha.
        Porém, também não substimando sua inteligêcia… uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
        Sds!

  6. Pessoal concordo que os navios estam mal armados mas nossa marinha tem capascidade de melhoralo,o que mais me preocupa são os meios de defesa destes navios pois na verdade eles não passam de navios patrulha são mais de alerta antecipado do que de defesa e ataque eles alertam para que meios mais adquados sejam acionados me preocupa muito a vida dos marinheiros,em relação a uma ameaça que parta de outra marinha de guerra.HA CAPA PRETA me perdoe chamar sua atenção mas o grande nem sempre é mais forte,sei que usaste tal frase por estar preocupado,e quer o melhor para nossas forças armadas compartilho com voce a mesma preocupação.NOSSOS MILITARES NÃO SÃO TAM INJENUOS.

  7. Navio novo aí!.. Mas é patrulha! Só se por uns soldados de chumbo encima e bater foto! Pra impor respeito..

    O Brasil deveria ter guarda-costeira. Fica tudo nas costas da PF e das FA’s.

    Pra criar braço armado sem depender das FAs ou PF isto fazem! Vide a Força Nacional.

    E o Prosuper?… Como que vai ter marinha de guerra sem destroiers… fragatas… Tem que resolver é a raiz d problema! Senão continuarão empurrando soluções de: Ah!.. mas a questão é urgente! Então tem estas alternativas… Aí vai ser… corrupção!! a mil… e os militares entocados nos arbustos com fuzis banhados a ouro!!

Comentários não permitidos.