Snowden obteve asilo da Rússia e saiu do aeroporto

A cyber security analyst works in a watch and warning center at a Department of Homeland Security cyber security defense lab at the Idaho National Laboratory

O ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden recebeu asilo temporário na Rússia e deixou o aeroporto de Moscou onde se encontrava há mais de um mês, anunciou nesta quinta-feira à AFP seu advogado russo.

“Snowden deixou o aeroporto de Cheremetievo. Acabamos de entregar a ele um documento que prova que recebeu asilo temporário por um ano na Rússia”, declarou o advogado Anatoli Kutcherena.

“Foi para um lugar seguro. Espero que compreendam esta informação”, comentou o advogado falando ao canal de televisão Rossiya 24, quando mostrou uma cópia do certificado de concessão de asilo ao americano na Rússia.

Kucherena explicou à AFP: “O lugar não será divulgado por razões de segurança, já que é o homem mais procurado do planeta. Ele próprio decidirá para onde irá”.

AFP

 

Fonte: Terra

Snowden pode se sentir em casa na Rússia

Ksenia Melnikova

Edward Snowden pediu ao advogado Anatoli Kucherena para lhe trazer as obras completas de Karamzin. O ex-agente da CIA decidiu conhecer os trabalhos do célebre historiador russo depois de ler uma pequena parte de suas obras. Snowden gostou também do romance de Dostoievski “Crime e Castigo”. Segundo Kucherena, o norte-americano estuda ativamente a língua russa e também a história e cultura do país, porque quer ficar na Rússia e sentir-se em casa. Que mais o estrangeiro Snowden precisa para se tornar russo?

Para se sentir realmente em casa na Rússia Edward Snowden deve começar a preencher as lacunas desde a infância. E significa assistir a desenhos animados soviéticos. O norte-americano poderá saber que o Lobo e o Coelho de “Lobo Pateta” não é nada pior do que Tom e Jerry, e que o Ursinho Pooh russo é mais engraçado e bom do que o estadunidense.

Depois Snowden deve assimilar o programa escolar. Além de “Crime e Castigo” de Dostoievski, que o ex-agente da CIA já leu, vale a pena decorar pelo menos alguns versos de Pushkin e Lermontov, que todos os russos conhecem. Depois ler Gogol, Turguenev e Tolstoi.

Não poderá passar, é claro, sem conhecer o banho russo. Que russo nunca esteve nele ao menos uma vez na vida? O homem de negócios de Londres, John Kopiski, que vive na Rússia há mais de 20 anos, vai ao banho todas as semanas. “O banho é uma tradição muito boa”, diz ele.

A próxima na fila será a história. Se não conseguir assimilar todas as obras de Karamzin, que tanto quer ter em mãos, o americano pode folhear manuais escolares.

Adiante o programa inclui o cinema russo. Isto é obrigatório. É preciso começar com filmes soviéticos. “O Casamento em Malinovka”, “As Garotas” e, naturalmente, comédias soviéticas, com as quais formaram várias gerações de russos: “A Operação Y e Outras Aventuras de Shurik”, “O Braço de Brilhantes”. Com estes filmes o norte-americano poderá entender o humor russo.

Aprender a brincar como os russos é mais complexo. Para tanto Snowden precisará dos livros de Dovlatov, Ilf e Petrov. Para ser a alma de qualquer grupo pode-se citar seus livros e pode-se ainda decorar um par de anedotas. Apesar de, naturalmente, para “estudar” o humor russo o melhor é comunicar-se mais com russos em ambiente não oficial.

Quando Edward Snowden sair do aeroporto, que tanto lhe agradou, deve ir à cidade, aconselha o jornalista norte-americano David Burghardt, que vive na Rússia desde o início dos anos 90. Ir com amigos a um parque e fazer churrasco.

Depois disto o ex-agente da CIA deve esquecer dos hambúrgueres ou no mínimo deixar de encomendar pizza a Anatoli Kucherena e começar a provar pratos da cozinha russa. Não é obrigatório comer borsch, o único que os americanos conhecem. Além de sopas frias e quentes existem também saladas, tortas e pratos quentes e frios.

Além da história, o ex-agente da CIA deverá conhecer a cultura russa. Ópera, balê, quadros de pintores famosos – que todos os russos conhecem – diz a banqueira da Sérvia Mirjana Stojanovic, que vive na Rússia há 17 anos já:

“Eu gosto de realismo, pintura clássica e valorizo os continuadores desta escola de pintura e considero que a Rússia deve continuar suas melhores tradições culturais. Apesar de, naturalmente, ninguém pode agora repetir os pintores Savrasov e Levitan.”

Estes conselhos, provavelmente, ajudarão Edward Snowden a sentir-se um pouco russo. É verdade que como antes continua a ser um mistério quando ele precisará disto.

 

 

Fonte: Voz da Rússia

 

12 Comentários

  1. Kkkkkkk

    Toma!

    Pais forte e soberano é assim: dá asilo a quem quer e nao se preocupa com os outros..

    Bem diferente da atuação de uns e outros né? Que ficam pregando na internet até a doação da base de Alcântara pros yankees

    Abaixam tanto a cabeça que o rêgo aparece

    Huahuahuahauauhauahuhuahuaha

    Boa Rússia…. Continuem mostrando pros EUA que eles nao podem tudo!

  2. O Snowden, já tem seu nome garantido na historia. Prestou um grande serviço a humanidade ao expor como o governo americano viola o direito inalienável a privacidade pessoal não só de seus cidadãos mas de todos aqueles ao redor do mundo que tem confiado nas empresas americanas. UM ABSURDO!!!

    Com sua atitude, jogou luz não só naquilo que os EUA vem fazendo, mas também outros governos ditos democráticos(Inglaterra, França, Alemanha e etc), mas que agem com viés nazista, comunista, para ter acesso a qualquer informação sobre seus cidadãos para os ter sobre total controle. Isso tudo, ocorrendo na maioria das vezes de forma arbitrária, invasiva, não tendo autorização das côrtes judiciais constituídas. Estas ações permitirá os agentes detentores destes acessos à chantagear, achacar, pressionar, roubar, expor pessoas a um julgamento público onde não caberá defesa…

    O mais grave em tudo isso, é que, tudo pode estar sendo usado para que seja mantido o “establishment,” à ordem ideológica, econômica e política de grupos de poder no hemisfério ocidental. Tal poder nas mãos de uma elite social, econômica e política lhe dá condições de exercer forte controle sobre todo o conjunto da sociedade, inclusive sobre os agentes dos poderes estabelecidos…

    Agora, depois do Snowden, ninguém poderá dizer que não sabia…

    Grato.

    • Desculpe a intromissão…

      Mas, lendo seu post, lembrei de uma matéria vista a pouco tempo na internet sobre rede Netflix. Segundo a matéria eles podem traçar um perfil sobre você apenas com suas preferências pessoais.

      Acho isso é estarrecedor! Pois a cada dia ficamos totalmente refens de grandes corporações.

  3. Rússia tenha cuidado com Snowden, há muito puxasaquismo nessa matéria, é prudente não ir com muita sede ao pote !

    • Deixe disso !!!… o Snowden é um rapaz bem intencionado… deixem ele tranquilo… ele não é capaz de matar uma mosca… logo um nerd… bobagem !!!… rsrsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.