Rússia condena novas sanções dos EUA ao Irã

iran

A Rússia disse nesta quinta-feira que a aprovação pela Câmara dos Deputados dos EUA de um reforço às sanções contra o Irã não vai ajudar a resolver a disputa sobre o programa nuclear de Teerã.

Os parlamentares americanos aprovaram um projeto de lei, na quarta-feira, que vai reduzir as exportações de petróleo do Irã a quase zero, em uma tentativa de reduzir o fluxo de recursos para o programa nuclear iraniano e enviar uma mensagem forte ao Irã antes da posse do presidente eleito, Hassan Rouhani.

O vice-chanceler russo, Gennady Gatilov, disse que as sanções do Conselho de Segurança da ONU que já estão em vigor contra Teerã são suficientes. Ele sugeriu que o projeto de lei dos EUA, que ainda tem mais etapas a percorrer antes de se tornar lei, é contraproducente.

“As sanções adicionais são realmente voltadas para o estrangulamento econômico do Irã, mas não para resolver o problema da não-proliferação”, disse Gatilov à agência de notícias Interfax. “O que tem sido feito através do Conselho de Segurança é bastante adequado e suficiente.”

As potências mundiais esperam que o novo líder relativamente moderado do Irã cumpra com as exigências feitas a Teerã para recuar com a atividade nuclear, que suspeitam ter por objetivo permitir a fabricação de bombas. O Irã diz que as atividades nucleares são exclusivamente para fins civis.

O presidente russo, Vladimir Putin, deverá pressionar por concessões do Irã sobre seu programa nuclear quando encontrar Rouhani pela primeira vez, em setembro, no Quirguistão. A Rússia é um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, com poder de veto, e uma das seis potências mundiais envolvidas nas negociações sobre o programa nuclear iraniano.

REUTERS

 

Fonte: Terra

32 Comentários

    • “A Lei Iraniana de Prevenção Nuclear [orig. Nuclear Iran Prevention Act] foi aprovada na Câmara de Representantes dos EUA, hoje, 5ª-feira, por 400 votos a favor e dois contra: manifestação impressionante do controle que o lobby israelense exerce sobre os políticos eleitos nos EUA.”

      “A Lei Iraniana de Prevenção Nuclear mostra os políticos norte-americanos sob luz bem pouco lisonjeira. Paul Pillar escreveu post devastador sobre o comportamento acovardado daqueles políticos eleitos. Claro que não chega a acusar diretamente Israel, mas deixa bem claro que os deputados e senadores votaram sob violenta coerção.”

      1/8/2013, [*] MK Bhadrakumar, Indian Punchline.
      Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu

  1. O russo às vezes é meio igual ao português: literal…

    Ora, mas é lógico que é para estrangular economicamente o Irão! Sanções econômicas afinal de contas servem para isso!

    • Ai é?

      Então o que dizer da Inglaterra, que esta vendendo armas ao Irã? Que isolamento é esse?

      Hipocrisia pouca é bobagem, né, Demostenes Torres dos sites de defesa?

  2. As sanções são um mal necessário visto a retórica agressiva, as constantes ameaças à Israel e o projeto geopolítico de ser nação hegemônica no O.M

  3. O único país do oriente médio (além de Israel) com pesquisas científicas e relativos progressos na indústria de defesa o Irã assusta por ser visto como o país mais preparado para o mundo pós petróleo, possui programa espacial próprio com tecnologia 100% nacional tanto de foguetes quanto de satélites e isso incomoda demais Israelenses, Americanos e Europeus.

    Penso que sem a ajuda internacional,Israel jamais poderia infrentar o Irã militarmente,a menos que use suas armas nucleares, mas como Israel poderia atacar um país com as mesmas armas nucleares que dizia ser uma ameaça a segurança mundial nas mãos doa persas?

    Economicamente o pib do Irã e bem maior que o de Israel,o que poderia ser ruim para tel aviv já que um conflito entre esses países tende a se alongar, teerã já enfrentou 8 anos de guerra e Israel não tem din din pra sustentar um conflito rão longo sozinho por isso tenta arrastar o mundo (mais uma vez) a lutar uma guerra que é só sua.

    • bom texto Eduardo ,e além de crucificar jesus cristo eles os jude ainda querem começar a terceira guerra mundial
      não pago sapo para árabe mas eles não ficam falando que faz e acontece como israel esta fazendo ,
      os israelenses não estão sendo humildes ,
      e isso é porque os estados unidos estão jogando um para cima do outro como sempre
      mas fazer o que os israelenses confiando em algos saxões vao se dar muito mau

    • Eduardo Neves,

      Pelo contrário… Atualmente, os israelenses detém capacidade de projetar poder convencional sobre o Irã. A questão principal é por quanto a janela para um ataque convencional continuará aberta, haja visto que os efeitos de um ataque poderiam ser simplesmente nulos com a adoção por parte dos iranianos de medidas de reforço de suas instalações e proteção de seu espaço aéreo ( coisa que certamente já estão fazendo )…

  4. Esse trecho foi retirado do redecastorphoto

    A história mostra que nenhuma sanção ou conjunto de sanções jamais conseguiu subjugar o Irã, forçando-o a obedecer ao que dissessem os EUA. No pé em que estão as coisas, as declarações dos iranianos são muito realistas, sobre as limitações do governo Obama.

    Teerã sabe que há grupos de interesses entrincheirados nos EUA que não querem nenhum tipo de acordo; e que os israelenses contam com as tensões geradas em torno do Irã, para desviar as atenções da grande questão chave de todo o Oriente Médio: a questão palestina.

    http://redecastorphoto.blogspot.com.br/

  5. E tem mais!

    Israel absolutamente não quer, de modo algum, a integração do Irã como potência regional; não quer normalização de laços entre Irã e o ocidente; não quer ver o Irã aberto como a mais recente fronteira de energia – Israel absolutamente não quer nada disso.

    E não quer porque essas medidas implicarão que Israel será forçado a contentar-se com ser estado normal de 6 milhões de habitantes. Se desaparecer o fantasma iraniano, Israel será fatalmente empurrada a ter de resolver o problema palestino.

    Até hoje, a questão nuclear iraniana serviu como útil distração, ao longo de décadas, tempo durante o qual Telavive desencaminhou a chamada “comunidade internacional”.

    E então, de repente, começa essa nova campanha a favor do programa nuclear iraniano. O mais recente relatório de “think-tank” dos EUA diz que o Irã

    (…) em meados de 2014 terá capacidade crítica para processar material de urânio baixo-enriquecido e fabricar material a ser usado numa arma atômica, sem que os inspetores internacionais tomem conhecimento.

    Eureka! Descobriram a pólvora!

    A mensagem ocultada é:

    Não é hora de o presidente dos EUA inventar de “engajar” em negociações o Irã, país de traidores.

    Para os velhos observadores do Irã, a coisa volta, como uma sensação de déjà vu.

    A grande pergunta é se Obama terá a coragem política necessária para desafiar o lobby israelense e dar o salto de fé necessário para engajar o Irã.

    Mais um trehco retirado do redecasthorphoto

  6. Vader
    1 de agosto de 2013 at 17:03

    O russo às vezes é meio igual ao português: literal…

    Ora, mas é lógico que é para estrangular economicamente o Irão! Sanções econômicas afinal de contas servem para isso! ==== Essas msm sanções deveriam ser aplicadas aos judeuss, iriam aceitar as fronteiras Palestinas,de 1987, e ainda fariam a PAX .A verdade: dois pesos e uma medida…lamentável.sds.

    • Ora caro Carlos Palestino, é simples uai, não entendo a sua neura…

      É só mandar a sua adorável Rússia e a sua amada China Vermelha aprovarem tais sanções contra Israel, como aprovaram contra o Irã! 🙂

      Ou você se esquece que as sanções foram votadas no Conselho de segurança da ONU? Mesmo organismo em que sua amada Rússia e idolatrada China Comuna possuem poder de veto?

      Ou você está dizendo que sua idílica mafiocracia russa e memorável tirania maoísta chinesa erraram quanto ao Irã?

      E repito meu amigo: não há só judeus em Israel. Há em Israel gente de todas as etnias hebraicas e, inclusive mais de milhão de árabes israelenses (20% da população).

      Já te disse: contenha seu antissemitismo, ao menos em público…

  7. Gostaria de saber onde isto vai parar. A Russia ‘aparentemente’ não vai deixar o Irão na mão. Os americanos não vão se envolver diretamente, mas indiretamente algo pode acontecer. Só Israel atacando sozinho…. Vamos ver…

  8. Aquele que vêm prestar solidariedade ao odioso regime iraniano, como de costume, apelam para o velho e manjado simplismo que caracteriza a ausência de inteligência da esquerda. Reduzem o mundo, e em especial o intrincado quadro do Oriente Médio, ao velho maniqueísmo de bonzinhos e injustiçados bravos antiimperialistas iranianos contra “Uzamericanú mau e Ussiúnista ladrão de terra”. E isso se deve ao fato da visão míope da canalha esquerdista mundial. Raciocinam como se o mundo fosse plano e acham que geopolítica é palavrão.

    Se levassem a geopolítica a sério perceberiam as péssimas intenções do regime de Teerã, cristalizadas em um projeto geopolítico cujo objetivo é tornar a nação hegemônica no Oriente Médio. E com o fim de concretizar tal processo os iranianos levam acabo políticas de agressão que em sua maioria são dissimuladas. Como não coragem e tampouco estrutura para levar a cabo uma guerra direta com Israel visto que poderia inclusive sofrer o ataque de armas nucleares, levam a cabo uma guerra assimétrica e de desgaste por meio de seus prepostos do Hamas e do Hezbollah encastelados, respectivamente, na Faixa de Gaza e no Sul do Líbano sendo que uma das principais características desses grupos é a covardia posto que, além de não enfrentarem de frente as forças israelenses, utilizam a indefesa população civil como escudos humanos.

    Em outra frente, o odioso regime de Teerã lança uma campanha diplomática no sentido de tentar romper o isolamento que o aflige, campanha esta voltada para governos latinoamericanos sedizentes progressistas mas que na verdade apenas e tão somente caracterizam-se por serem populistas e autoritários no plano interno e praticarem o antiamericanismo pueril no plano externo, onde se destacava o finado presidente venezuelano Hugo Chávez. De igual forma também a atual diplomacia ideologizada do Itamaraty Brasileiro, caracterizada pelo desejo erótico de “peitar os EUA”também se deixou seduzir embora com consequências danosas para para o país a médio e longo prazo visto que a aproximação entre o ex-presidente Lula e Ahmadinejad terminou por sepultar as pretensões Brasileiras.

    Outra consequência da aproximação do regime iraniano com os regimes populistas e bolivarianos da América Latina foi a forte expansão da presença do Hezbollah assim como de suas fontes de financiamento. Segundo informações recentes o grupo terrorista libanês estaria firmemente estabelecido na Venezuela e na tríplice fronteira.

    Como se vê, o engodo vitimicista do regime iraniano, propagado pela rede de indigentes intelectuais de esquerda, não consegue apagar a realidade dos fatos.

    • Comentário perfeito meu caro Tireless. Assino embaixo.

      Só uma correção:

      “raciocinam como se o mundo fosse plano”

      Amigo, eles não raciocinam como se fosse plano o mundo, alguns deles REALMENTE acreditam que o mundo é plano!

      Ou você não lembra da Mula Nonedáctila Analfabeta dizendo que “a puluição anda pruquê u mundu é redondio, pruquê si fossi planu num andava?

      🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

      Abraço.

      • Mas que amor…. Em ?

        Vc sonha muito com a “chave de fenda” dele?

        Responde ai….

        O triste, é que a mula (e todos aqueles que vc critica) chegaram longe na vida…

        Quanto a vc,… Nao conseguiu passar de infante….

        Mas espere …

        Vc tem Um breve de piloto né?

        Muita coisa né?

        Hauhuahuahauhuahuahuahuahauhaua

        Fracasso …….

        É de dar pena

    • Meu Deus …

      Vc precisa de uma camisa de força urgente…

      Vc e a meia dúzia da trilogia que imaginam monstros escondidos no armário.. E se acham a maioria da população..

      Os gente atordoada…

      Eu tenho dó!

  9. Pessoal,

    Um Irã nuclear poderia se tornar um imenso fator de desequilíbrio na região, obrigando os países da península Arábica a apelar para o guarda-chuva americano como uma forma de se protegerem. Ou seja, tudo o que o Irã vai conseguir é ampliar a presença americana naquela parte de mundo, até mesmo com o deslocamento de armas nucleares americanas em resposta a um provável arsenal iraniano.

    Em suma, um Irã nuclear não interessa a ninguém ( talvez nem mesmo aos iranianos no final… )…

    • Parabéns RR! Sua intervenção é uma demonstração de sensatez em um festival de fanáticos apologistas da agressividade do regime iraniano. Um Irã nuclear iria forçar os EUA a deslocarem armas nucleares para a região, além de fazer com que Israel aumente o seu arsenal nuclear.

      • HMS_TIRELESS,

        Pois é…

        No meu entender, os principais interessados nessa questão, no final das contas, não são americanos em si, mas os próprios vizinhos do Irã, que seriam teoricamente os mais ameaçados por haver uma potência nuclear na região.

        Isso também poderia levar a uma corrida armamentista sem precedentes naquela parte de mundo, com ampliação considerável dos arsenais convencionais em todos os países, colocando uma região já tão problemática em risco ainda maior de guerra…

        Daí o medo dos americanos, que seriam obrigados a deslocar considerável quantidade de material bélico, e não apenas para apaziguar o Irã, mas também seus próprios aliados árabes…

  10. Vader
    2 de agosto de 2013 at 11:17

    Ora caro Carlos Palestino, é simples uai, não entendo a sua neura…

    É só mandar a sua adorável Rússia e a sua amada China Vermelha aprovarem tais sanções contra Israel, como aprovaram contra o Irã! 🙂

    Ou você se esquece que as sanções foram votadas no Conselho de segurança da ONU? Mesmo organismo em que sua amada Rússia e idolatrada China Comuna possuem poder de veto?

    Ou você está dizendo que sua idílica mafiocracia russa e memorável tirania maoísta chinesa erraram quanto ao Irã?

    E repito meu amigo: não há só judeus em Israel. Há em Israel gente de todas as etnias hebraicas e, inclusive mais de milhão de árabes israelenses (20% da população).

    Já te disse: contenha seu antissemitismo, ao menos em público…
    Responder ===== Vc está brincando?!?! como Palestino, sou semita, logo, ñ posso seer antimemita, e tampouco antijudeu, sou contr a política externa e seu imperialismo…falou Vader? Sds amigo.

  11. Muita gente aqui que gosta de criticar os outros, chamando de analfabeto, do alto de sua arrogância e do seu curso de piloto, nao passam de desconhecidos que levam a vida em latir os sites de defesa…

    O vidinha triste

    Mas desde que explodiu as acusações do Snowden, a gente ja sabe muito bem como essa gente ganha a a vida…

    Recebendo dólar pra patrulhar a internet

    • Que legal né Rafinha-Engenheiro-Das-Matemática-e-Filósofo-nas-Horas-Vagas, pelo menos a gente recebe em dólar do contribuinte norte-americano, não em real do ParTidão surrupiado do brasileiro trouxa né? 🙂

Comentários não permitidos.