Começa a produção dos motores AL-41F1 de nova geração que equiparão os futuros caças T-50 PAK FA

Russian first stealth fighters T-50 perf

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Sugestão Thiago Carvalho

Os Motores das aeronaves Russas de quinta geração começaram a ser produzidos pela UFA, Engine Industrial Association (UMPO). As novas unidades serão instaladas nos protótipos do T-50 (Sukhoi PAK FA).

 

O novo motor do T-50 aumentou o poder de manobrabilidade da aeronave. Mais importante, ele vai abrir uma nova era na indústria de aeronaves de fabricação russa.

O protótipo T-50 é equipado com motores AL-41F1 da primeira fase. Este é um motor turbofan com pós-combustor e módulo de vetorização de impulso que é fabricado pela NPO Saturn. O motor AL-41F1 permite que uma aeronave possa atingir a velocidade supersônica sem usar o pós-combustor, o chamado super cruzeiro. O motor é equipada com um sistema de controle digital e um sistema de ignição do plasma.

Assista na íntegra o vídeo de voo do T-50 e observe as manobras que o protótipo ainda em desenvolvimento executa, sem o seu motor e sistema de vetorização definitivos.

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/13YjbN7″ standard=”http://www.youtube.com/v/v_-iomt2AUQ?fs=1″ vars=”ytid=v_-iomt2AUQ&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5700″ /]

O motor pesa cerca de 1,400 kg. A propulsão sem envolver o pós-combustor é de cerca 8.800 kgf (quilogramas-força). Com o pós-combustor esta marca aumenta para 15 toneladas de força.

Dentro dos próximos 10-12 anos, o caça receberá uma terceira geração destes motores ainda mais sofisticados, que atualmente são classificados sob o nome de código “Artigo 129”. O impulso de pós-combustão, que será produzido por estes motores vai ultrapassar a marca de 20 toneladas.

NPO-Saturn-51_0_5_Plus

“Nós nunca vimos aeronaves e motores como esses antes em qualquer outro lugar do mundo. Este motor tem maior potência e controle do bocal de exaustão. Eu acho que esta é a sua principal característica “, disse Ishbuldy Klysov, Chefe da Oficina de Montagem da UMPO.

A aeronave será capaz de realizar no futuro os objetivos da missão em uma ampla gama de altitudes e velocidades de voo.

O peso da estrutura tem sido reduzida pela utilização de materiais únicos, fabricados pela RT-Chemical and Composite Technologies and Materials. Vale ressaltar que os materiais compósitos compõem 25% do peso da carga morta da aeronave, que são usados ​​na construção de 70% da área da superfície da aeronave.

Graças aos desenvolvimentos da NPP Zvezda, o T-50 será equipado com um novo sistema de fornecimento de oxigênio para a máscara de respiração do piloto. O sistema processa o oxigênio do ar ambiente durante o voo, a fim de tornar o ar respirável.

NPO Saturn 117S engine 117SThe 117S (AL-41F1A)Thrust Vectoring Control (TVC) india Super Maneuverability  AL-41F eussia china Su-35BM,J-11B BS J-15 J-20 J-10 B A 142 kN (32,000 lb) thrust afterburner 86.3 kN (1O peso do novo equipamento é de apenas 30 kg, enquanto o sistema de cilindro de oxigênio para duas horas de voo pesa cerca de 90 kg. Isto permite a redução da carga útil.

O novo motor de segunda geração deve passar por testes agendados para 2015. Atualmente, todas as instalações industriais da UFA estão dedicadas a  produção em massa dos motores dos caças de  quinta geração.

De acordo com o Ministério da Defesa russo, o caças T-50 são esperados para entrar ao serviço da Força Aérea Russa em 2016. A força aérea encomendou 60 T-50 Aviões, porém, estima-se que a Força Aérea da Rússia precisaria de um total de 150-200 caças.

Os principais componentes estruturais dos lutadores estão sendo fabricados pelar Rostec. O motor está sendo desenvolvido pelos designers no Engine Corporation United . Especialistas da  RT-Chemical and Composite Technologies and Materials estão trabalhando no canopy da cabine e no recobrimento da fuselagem. A  Radioeletronic Technologies está criando os equipamentos embarcados, aviônicos que atendam aos requisitos das aeronaves de quinta geração.

Fonte: Rostec

 

 

9 Comentários

  1. o Brasil precisa URGENTEMENTE encerrar esse FX-2 que e uma palhaçada, e Comprar dos russos 60 caças SU-35s BR já estaria de bom tamanho sendo assim 12 aeronaves para cada região do pais levando em consideração o seu o seu alcance de 3.000km. assim abriria uma brecha com os russos para adquirirmos o T¨-50

  2. E tem gente que acha que a Russia não tem capacidade de desenvolvimento. Sem comentários.
    Cada um tem seu nível, os americanos obviamente estão na frente em desenvolvimento, mas temos que tirar o chapéu para os russos, os caras fazem acontecer.

    O Brasil merece sim SU-35 + SU-34 + YAK-130 ou então, se for de vossa preferência, alguns F-35 (+ – 60), alguns SH pra marinha e também alguns Gripens NG pra servir de low. Merecemos muita coisa.

    Agora, se pra 36 não definimos, imagina adaptar nossas forças ao SU-35, logística, data-link, hangares, adaptação de mísseis nacionais, surtidas (bucks) e outras coisas mais. Nossas forças tem competência para tal, não tenho dúvida… o que me preocupa é outra coisa: Brasília.

    Agora, como pitaco, tenho a impressão que vai dar SH e mais algumas coisinhas que serão cedidas pelo Uncle Sam no pacote quando a ‘Top Cat’ viajar pro norte. Agora (2), se eu estiver errado e nada acontecer por lá, bye bye so long farewell pro FXs.

    []s.

  3. Os russos livres realmente sao competentes, sao orgulhosos de suas origens ortodoxas e, ao contrario da europa viciada em mordomias e escravisaçao ,nao se vendem ao diabo por 30 moedas de pratas (petroleo) a europa ocidental tera apenas mais 4 decadas de sobrevida ,por isto apesar da torcida pra americanos ,tenho profunda admiraçao aos eslavos, aguardo a venda das maquetes !!!!

Comentários não permitidos.