BRASIL INTERESSADO NO ‘TILTROTOR’ V-22 OSPREY? SEGUNDO A ROTOR & WING MAGAZINE, SIM!

V22 osprey

“Segundo o Coronel Gregory Masiello do USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA), gerente do programa V-22 Osprey, Brasil estaria entre os interessados no ‘tiltrotor’ V-22 Osprey.

A informação sobre os países interessados no V-22 foi publicada na edição da revista Rotor & Wing Magazine, com data do mês de agosto de 2013, confirmando a notícia dada pela agência Reuters em junho de 2013.

Em relação à reportagem da Reuters de junho de 2013, a Rotor & Wing Magazine trouxe como principal novidade as possíveis quantidades (números de unidades), que alguns dos países interessados pretenderiam obter: Emirados Árabes Unidos – 16; Israel – 6; Qatar – 12; Canadá – 12 a 15; Japão – 6 a 10; Brasil – 10.”

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/16D6WVj” standard=”http://www.youtube.com/v/vglHpvcK-Jk?fs=1″ vars=”ytid=vglHpvcK-Jk&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7151″ /]

USMC Bell Boeing V-22 Osprey em vôo de demonstração no “Farnborough International Airshow” de 2012

Lista de países interessados no V-22 Osprey pode incluir o Brasil

bell_boeing_v_22

Segundo gerente do programa, Brasil estaria entre os interessados no ’tiltrotor’ V-22 Osprey. Revista especializada em asas rotativas, na sua edição do próximo mês de agosto, traz até a quantidade: 10 aeronaves

O coronel Gregory Masiello do USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA), gerente do programa V-22 Osprey, disse no mês passado que a aeronave já desperta a atenção de possíveis compradores externos. A declaração foi dada um pouco antes da assinatura de contrato, avaliado em cerca de US $ 6,5 bilhões, para a compra de 99 V-22 Osprey ao longo de cinco anos (veja link para notícia anterior ao final da matéria).

Segundo Masiello, o interesse internacional na aeronave manteve-se elevado. Conforme reportagem da Reuters publicada na ocasião, Masiello disse que o governo dos EUA havia fornecido briefings para a Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Itália, Brasil, Colômbia, Cingapura e Austrália. Ele também afirmou, conforme a Reuters, que o Pentágono estava trocando correspondência com três países em relação a possíveis compras do V-22, mas não mencionou quais eram os países.

Ainda segundo Masiello, o programa faz bons progressos e as 214 aeronaves em uso já voaram cerca de 190 mil horas de combate.

A informação sobre os países interessados no V-22 foi publicada na edição com data deste próximo mês de agosto da revista Rotor & Wing Magazine, confirmando a notícia dada pela agência Reuters no mês passado.

Em relação à reportagem da Reuters, a Rotor & Wing Magazine trouxe como principal novidade as possíveis quantidades que alguns dos países interessados pretenderiam obter: Emirados Árabes Unidos – 16; Israel – 6; Qatar – 12; Canadá – 12 a 15; Japão – 6 a 10; Brasil – 10. Pedidos de informação também teriam sido recebidos, segundo a Rotor & Wing Magazine, pelo Reino Unido, Colômbia, Líbia, Itália, Índia, Cingapura e Austrália, numa lista ligeiramente diferente da apresentada pela Reuters no mês passado.

O secretário de Defesa Chuck Hagel anunciou em abril que Israel seria o primeiro comprador estrangeiro do V-22. Fontes disseram que Israel receberia cinco ou seis V-22 a um preço estimado de US $ 70 milhões cada.

FONTE: Reuters Rotor & Wing Magazine  via Poder Aéreo

37 Comentários

  1. Sou mais o Mil mi 26 Halo,tem muitos no mercado e já mostrou que é o melhor para deslocar grandes cargas,é só perguntar ao pentágono,pelos serviços que eles os prestaram no Afeganistão.
    .
    [ google.com.br/imgres?imgurl=http://www.logisticadescomplicada.com/wp-content/uploads/2010/11/MI-26-carregando-aviao.jpg&imgrefurl=http://www.logisticadescomplicada.com/o-maior-helicoptero-do-mundo-%25E2%2580%2593-mil-mi-26-%25E2%2580%259Chalo%25E2%2580%259D/&h=400&w=600&sz=50&tbnid=qb5vwpq0YTc8_M:&tbnh=90&tbnw=135&zoom=1&usg=___tE2y-R3m7BWP5fNtt_PsvV1Aq8=&docid=QIZUK2ctwYezBM&sa=X&ei=mfz4UZbXIZL69gTE54HACQ&ved=0CEQQ9QEwBA&dur=3150#imgdii=qb5vwpq0YTc8_M%3A%3BRLNoXNXMP1zHfM%3Bqb5vwpq0YTc8_M%3A ]

  2. É bom mesmo! Se depender de esperar finalizar o kc-390 vai ser os hercules caindo do céu e os pilotos acampados na porta da embraer só esperando!

  3. Duvideodó.

    Mas vai saber? Agora que o governo do PT inventou a Propinobrás, pode ser que saia…

    Afinal de contas, pagamos a mesma coisa pela Kombi-Voadora da Apertaparafusobrás.

    Vejo grande utilidade dessas aeronaves no EB, para as Forças Especiais e Infantaria Aeromóvel. Na FAB apenas para CSAR e na MB não saberia dizer para que.

    Sds.

    • Ai fico contigo Vader, para o EB seria uma boa, ‘se’ viermos a adquirir estes, a prioridade seria ao meu ver para o EB, que está de parabéns pelas últimas aquisições pé no chão, sem ‘tot’.

    • Vader,

      Creio que a MB faria muito bom uso dessa máquina, desde que opta-se por opera-la a partir de navios de desembarque/doca, no deslocamento de fuzileiros navais… Se poderia opera-lo a distância um pouco maior da costa e garantindo ainda assim tempo de resposta menor por conta de sua velocidade…

    • Amigo Vader.
      Meu comentário é sem bandeiras e sem segundas intenções.
      A verdade é que a “Propinobrás” existe há muito tempo.
      Se fez uso dela todos os partidos e pessoas que já governaram e ainda governam este País (seja Federal, Estadual ou Municipal).
      Por favor, nâo jogue a culpa em um só.
      Veja também os escândalos atuais na compra de trens da CBTU e do metrô.
      Estamos quase sem saída. Se correr, a coisa pega. Se ficar a coisa come.
      Estou, como a maioria dos brasileiros, farto desses partidos. E apelo a você, como brasileiro que deve ser, a apoiar “um Brasil, melhor”. E lembre-se de que simplesmente, se falarmos em um “Brasil maior”, já estaremos incitando nossos vizinhos.
      Simples palavras, como já foi escrito, mudam o mundo. Mas palavras verdadeiras, fazem um mundo duradouro e muito melhor pra se viver. Palavras forjadas trazem ilusões e decepções.
      Vamos em frente. Com fé e coragem. Calma e boas motivações e intenções. E mesmo se, estiver pensando em “mim”, não esquecerei da profunda dependência que tenho de TODOS.
      Grande abraço.
      Um grande abraço.

      • Caro Afonso, concordo contigo, a corrupção sempre existiu.

        Contudo, faço uma ressalva: esse ParTido que aí está, esse governo que aí está, quando não tinha ganhado nada e era oposição, se vendia como a “vestal” da incorruptibilidade, atacando implacavelmente TODOS os outros como corruptos, enquanto que ele seria incorruptível.

        Os outros partidos que vem desde a redemocratização são os de sempre. Aquela farinhada do mesmo saco que conhecemos tão bem.

        Já o PT não: o PT se dizia diferente. Se dizia honesto. Se dizia capaz.

        Se mostrou o maior TRAIDOR das expectativas de todo mundo. Não é honesto, pelo contrário, é o PIOR que jamais existiu. Não é diferente. Não é capaz, pelo contrário: são incomPeTentes até a alma! Estão conseguindo destruir o pouco que havíamos conquistado desde a redemocratização, o que seja, a estabilidade econômica e a derrubada da inflação.

        Amigo, vejo que você é bem intencionado, mas talvez seja jovem demais para lembrar como era o PT na oposição. Eles eram implacáveis.

        Eles merecem agora provar do próprio veneno.

        Tem mais uma meu amigo: vc acha que eu nunca votei no PT? Ledo engano, já o fiz sim. Já fui ROUBADO, ou melhor, já sofri ESTELIONATO ELEITORAL com esse ParTido.

        Mas como diria Alborghetti, tem três coisas que você só faz uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT!

        Saudações.

  4. Com os custos desta aeronave,e a marinha brasileira pensando ate em cortar dia util por conta da tesourada dos petralhas ? espera sentado .

  5. Concordo com o Vader…Duvideódó…mais se vier seria bem vindo…porém do jeito que são as coisas entre as forças…oque voa é da Fab, oque ta na água é da Mb e o ta no chão é do Eb…nao acredito que venha para o Eb…mas vamos ser otimistas e como diria um velho amigo de blog…QUE VENHA 2 MIL PRA ONTEM…kkk

    • Dandolo, Grâo Mestre Científico do Sistema Solar, está cansado da Terra, e se desiludiu muito com a criatividade carnavalesca da PuTênfia Brazuka. Foi visto tomando banho de espuma numa banheira antigravitacional, já patenteada por ele em Marte mesmo, num cartório de patentes de Sidonia.
      Segundo, suas sábias palavras… os terráqueos (principalmente os brasileiros) ainda estãocheios de Idade da Pedra, apenas um pouquinho melhores por terem carroças fumaçentas à gasolina.

      • ViventtBR..
        Como dizia o Professor Pardal…. Quiá… Quiá… Quiá… Quiá…
        Você foi ótimo. Tão bom que estou acreditando que você é quem era o Dandolo…
        Quiá… Quiá… Quiá… Quiá…Quiá… Quiá… Quiá… Quiá…
        Abraços.

  6. o Brasil ñ vai adquirir … essa maquina .. pois ele ñ tem como mantela … VAI SER MAIS UM ELEFANTE BRANCO …

    • Vamos dar nome aos bois… Ehrhrhrhrhr… desculpe, aos elefantes.
      Esse cara aí voa… Então será o Dumbo branco…. rssss…
      No contexto, você está mais que certo.

  7. Tanta coisa mais necessaria e os burros pensando em gastarem dinheiro com essa porqueira que apenas servem para o deleite de atiradores de misseis.

  8. Se forem adquiridos (e tomara que sejam), quantas unidades a serem compradas seria o ideal? Pelo menos uma para cada força?

    Sds.

  9. Não acredito nesta aquizição mas em caso de for verdade só vejo utilidade no EB e FB isto se ele tiver maior capacidade de carga de velocidade,e de autonomia frente aos helicopteros alguem ai pode me informar as capacidades desta maquina.

  10. Se nem o feijão com arroz da defesa aérea eles realizam, agora vão compra essa belezinha? Melhor guardar o dinheiro para aparato mais úteis em nosso sistema defensivo!

  11. Os V-22 não são nesecessarios,Porém o Brasil deveria negociar com a Boeing a
    possivel aquisição de uns 12 CH-47F esses sim tem utilidade nas forças Armadas
    Brasileiras.

  12. Todo novo armamento para nosso gigante tropical desarmado é bem vindo – quanto mais melhor.
    No caso do Tiltrotor cairia como uma luva tática para a vastidão amazônica.

    Algumas comparações tiradas deste link: http://sistemasdearmas.com.br/ca/aco01tilt.html
    “Dos cenários estudados, o primeiro era de assalto anfíbio de uma força de coalizão junto com forças EUA no Golfo Pérsico. Compara com um helicóptero médio, foi concluindo que nas primeiras seis horas do assalto, o V-22 entregou 41% a mais de carga na zona de lançamento no cenário de curto alcance. A longa distância, completou o desembarque 15,7 horas mais rápido, ou 50% de vantagem.

    O segundo cenário era um conflito regional no teatro da OTAN, comparando uma força de helicópteros mista de 40 aeronaves (16 pesados, 8 médios e 16 leves) contra uma força de 27 V-22. A força de V-22 realizava a missão 45% mais rápido que a de helicópteros. Em uma incursão contra o quartel general de uma divisão blindada, a velocidade permitiu completar a missão em 39%-47% menos exposição às defesas. A força de helicóptero teria o dobro de perdas com menos helicópteros para continuar outras operações.

    O terceiro cenário era com os britânicos liderando um força multinacional em uma missão de evacuação na África. Foi comparado uma força de três V-22 com outra de três helicópteros. O Osprey evacuava mais rápido, superando a capacidade dos helicópteros de carga pesada. Um helicóptero médio e leve levaria quase dois dias para completar a missão feita em 20 horas pelo V-22. Em todos os cenários o V-22 era mais rápido, mais efetivo e sofreria menos perdas.”

    Para um país de vastidões geográficas, como o nosso, esse tiltrotor é um armamento bem aconselhável, que virá a ser uma ótima aquisição, caso se torne realidade.

    • ViventtBR,
      Amigo, Desculpe. Não querendo meter ” pitaco” e muito menos denegrir esta excelente máquina e muito menos ainda, o que você postou.
      Mas, cenários existem e eles mudam a cada instante. Tudo o que tem na matéria descrita, são simulações.
      Em simulções, até o T-29 poderia abater um F-16.
      Acredito que o V-22 seja uma excelente arma de apoio, mas por enquanto, não é mais que 20 a 30% superior a qualquer helicóptero médio ou pesado. Dependendo da missão.
      Mas, seria uma excelente opção. Porém, não pra outra “rainha” ou ” rei” de hangar.
      Abraços.

      • Fique livre para tecer suas considerações. E opinar sobre armamentos para nosso país. Sds!

        Mas os dados que eu postei não são fantasias

  13. KKKKKKKKKKKKKKKKKK. Isso só pode ser piada! Depois da tesourada que nossos queridos Larápios do dinheiro público deram na defesa, será que alguém ainda acredita nisso! Parece até piada de mau gosto!

  14. Pra que raios vão precisar dessa coisa? agora eles acham que 10 aeronaves deste porte vai tampar a lacuna da defesa aérea deixada pelo “FX para sempre”?

  15. va-lha me Deus,ta tudo dominado,quanta porcaria que escrevem,dizem,acham,talvez.será que é mas nâo é etc etc.socorro Dandolo,arruma um lugar aew em Marte…..to precisando… fora a todos esses politicos dos imfernos que só nos enganam a anos e nós ainda os aplaudimos e ainda por cima os reverenciamos na época das eleiçoes, somos os culpados….mea culpa….somos um país te tolos…saudaçoes coloradas.. a primavera ta perto…tomara que nao seja mais uma primavera !!vermelha!!.

  16. Nao vem nao, utilizar este heli no brasil apenas para levar apoio humanitario pra indio e caçar vitimas de acidentes aereos, seria desperdiçar recursos (ja basta as bolsas fazvagabundos ),isto nao e´pranois, seria muito util para os russos, tendo em vista a vastidao de seu territorio e a necessidade de deslocar mais ligeiramente ,esqueçam os MIL 17 e 26 , em se tratando de rapides em deslocamente eles estao em desvantagem !!!!!

Comentários não permitidos.