Vem aí ‘trading’ estatal para a área bélica

tradingO governo se prepara para criar uma empresa de negócios para a área bélica. A informação foi publicada no Diário Oficial da União de 8 de maio, mas passou praticamente incólume pelos órgãos de comunicação. Portaria interministerial das pastas de Defesa e Indústria e Comércio criou Grupo de Trabalho “com a finalidade de realizar estudos e identificar ou propor medidas de fomento para a ampliação da capacidade da Base Industrial de Defesa, com a criação de uma trading de defesa”.

Além dos dois ministérios citados, o GT contará com participação do BNDES, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A portaria informa que haverá preservação de sigilo de dados sensíveis, ficando o tema, portanto, ao largo da nova lei de acesso à informação.
Informa o DOU: “A ‘trading’ deverá ter por objetivo promover, com apoio institucional, a comercialização (exportação e importação) de produtos de defesa, com a faculdade para operacionalizar contratos de compensação tecnológica, industrial e comercial”. Como o texto diz, a nova estatal – ainda sem nome – será preservada por sigilo. No entanto, fontes do setor acreditam que, ao comprar aviões para a FAB, o governo quer agir de forma profissional e obter compensações para suas empresas do setor, seja com a venda de peças e equipamentos ou com a obtenção de transferência de tecnologia. Especialistas dizem que a trading dará um caráter mais profissional às negociações entre o Brasil e as potências internacionais. Como se sabe, não há lugar para primarismo na área bélica, chamada sofisticadamente de “setor de defesa”. A nova empresa não tem nome, mas poderia ser Defesabrás ou Bras Trading.
Após uma década de negociações, o Brasil estaria prestes a fechar a compra de 36 caças para a FAB, por US$ 4 bilhões. Por serem aviões de combate, não serão usados para transportar autoridades, mas para dar proteção ao imenso território nacional. O ex-presidente Lula chegou a anunciar a importação de modelos Rafale, da francesa Dassault, enquanto circulou a notícia de que a Aeronáutica preferia o modelo Gripen NG, da sueca Saab. No entanto, ultimamente, tem-se falado muito na americana Boeing, produtora dos F/A-18 Super Hornet. O contrato seria assinado em outubro, durante visita da presidente Dilma a Washington. A nova estatal teria a função de permitir negociação de alto nível com os parceiros estrangeiros. Na verdade, para obter transferência de tecnologia dos inflexíveis norte-americanos, seria necessário ressuscitar o maior negociador do país, o Barão de Rio Branco.
Lula criou uma estatal para o pré-sal e Dilma uma para transportes, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). No setor de defesa, já existem a Engepron, vinculada à Marinha, e a Imbel, ligada ao Exército. O programa nuclear da Marinha gerou a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), e a Nuclep é uma estatal que fornece para qualquer cliente, mas ultimamente tem focado sua produção para os submarinos. Por último e não menos importante, há uma quase estatal, a Vinova, empresa ligada a satélites, com 49% de capital da estatal Telebrás e 51% da ex-estatal Embraer, agora uma empresa plenamente privada, mas com estreitos laços com o governo.

Fonte: Monitor Digital

39 Comentários

  1. Lula criou uma estatal para o pré-sal e Dilma uma para transportes, a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). No setor de defesa, já existem a Engepron, . vinculada à Marinha, e a Imbel, ligada ao Exército. O programa nuclear da Marinha gerou a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), e a Nuclep é uma estatal que fornece para qualquer cliente, mas ultimamente tem focado sua produção para os submarinos. Por último e não menos importante, há uma quase estatal, a Vinova, empresa ligada a satélites, com 49% de capital da estatal Telebrás e 51% da ex-estatal Embraer, agora uma empresa plenamente privada, mas com estreitos laços com o governo. ==== Essa sopa de letras, só espero q ñ sirva de cabide de emprego p os apradinhados c altos salários.Se vai ajudar a sair além dos 36 rafales outros mais,td bem…eu confesso q tenho medo das mamatas.Mais de 36 caças, + 22 subs, sistemas de defesa aérea, dirigiveis e o amarrado VLS( o foguete de hj é o míssil de amanhã)..Só espero q às n FAs ñ continuem sucateadas como estão. P ontem, sds.

  2. Mais uma estatal para virar cabidão de emprego pros cumpanheiros a exemplo de TODAS as outras.

    O governo do PT claramente quer fazer uma “Rosoboronexport” brasileira. Como o Min Def não possui gente competente para negociar a compra e venda de armamentos, nem gerenciar a transferência de tecnologia, me sai com essa agora.

    Imaginem o que os caras que aprovam as exportações, importações e transferência de tecnologia não irão receber de propina nessas negociações. Vai pagar propina quem quiser exportar, vai pagar propina quem quiser importar, vai pagar propina quem quiser utilizar a tecnologia adquirida pelo Estado brasileiro nas compras governamentais, vai pagar propina quem quiser passar para outros países a tecnologia nacional.

    Vai ser uma festa de arromba… Vai ter aspone enchendo o traseiro de dinheiro, vai ter gente viajando para o exterior a cada dois meses, vai ter gente ganhando “brindes” a torto e a direito. E a competitividade da indústria nacional numa dessas vai para o buraco com mais esse acréscimo no “Custo-Brasil”.

    Isso é simplesmente INACREDITÁVEL! A miopia, a cegueira, a cretinice ideológica do governo do PT é simplesmente infinita!

    A aposta do governo é num modelo falido do séc. XIX, em pleno séc XXI.

    O PT só está atrasado uns 200 anos…

  3. Excelente!… Uma BRA de verdade controlando e fomentando os negócios invés das ‘BRAZUX’ ‘BRAXING’ ‘BRASELÉ’ ‘BRASDA’ ‘BRAZKA’ …

  4. Nada está tão ruim que não possa piorar. A criação dessa estatal é prova clara, cabal, de que a “cúmpanhêrada”percebeu que pode faturar bastante em contratos de defesa. Por que motivo se sujar e se expor superfaturando uma escola ou posto de saúde se é muito mais fácil fazê-lo em contratos de defesa, e ainda usando como justificativa o sigilo imposto pela “segurança nacional”. De fato vai ser daqui para a frente um festival de corrupção, com vultuosas compensações pessoais por “transferênfia di tequinúlugia”, viradas de mesa para beneficiar quem paga mais propina e por aí vai….

    O mais deprimente disso tudo é que os comandos militares irão perder toda e qualquer autonomia para a escolha de seu material bélico. Quem escolhe agora são os “cúmpanhêros” ao seu belprazer ideológico e propineiro. E tudo isso usando ainda como justificativa o tal do “fortalecimento do papel do estado em setores estratégicos”. Mais uma vez o Brasil vai em direção à vanguarda do atraso. Viva o “Brasil – Putênfia!”

    • Brasil potência, bem entendido… Galante Tireless, você poderá sempre beijar a sua amada bandeira de estrelas e tiras, ou aquela outra que acalentas, que tem uma estrela de david… Portanto, poupe-nos.

  5. Pode ser uma boa medida, eu acredito que mesmo dentro deste governo demagogo e ravanchista, existam pessoas que tenham valores patrioticos com poder de decisão em areas estrategicas, como o min. da defesa, mesmo que poucos.

    agora temos que ver se isto não se tornará mais um cabidão de mamatas ceheios de ome dorme do partidão, e pouco pratico para a defesa e soberania de nossa nação, tomara que não.

    • Demagogos e revanchistas são os alucinados sem voto da direita, que tentam dar golpes na política e na mídia.
      😉

      • Só se seguirmos as pegadas dos esquerdalhas… bem que tentaram, mas não houve necessidade… os fabianos tucanalhas asfaltaram a estrada do poder para esses infames…

  6. CADÊ O DONALO,ele poderia dirigir essa Estatal ou ser responsável pela área de desenvolvimento,se algum doa amigos do Blog ver ele voando em algum disco voador feito de papelão,favor avisar a ele.

  7. Mesmo ??? Com o corte de um bi já começou bem.
    Mais ou menos como PAC- programa de aceleração do crescimento- fizeram um carnaval na hora de anunciar, agora se noticia 4 anos de atraso.
    Conta outra…

    • Quatro anos de atraso em quê, com o quê, onde e quando,?
      Dia desses o Globo publicou que as obras do PAC previstas para o presente exercício (2013) tinham conclusas apenas a ordem de 16%. O jornal teve que engolir uma nota do Ministério do Planejamento que informava que a ordem de execução apontava um percentual da ordem de mais de 28%, e isto em maio, com dados de março/abril…

      Informar sempre é melhor do que desinformar. Você sabia disso?

      • Dos 2 links que você forneceu, um leva a outros assuntos nada a ver e outro a uma página não encontrada.
        E pela matéria que ‘linko’ abaixo, creio que dá para entender porque “perdeu o interesse” no assunto PAC …

        “… 54,9% das obras previstas para serem concluídas até 2014 já foram feitas”

        Segue um link com matéria sobre o andamento do PAC no período entre 2011 e 2013:

        http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/06/pac-2-ja-atinge-r-557-bilhoes-em-execucao-ate-abril.html

      • Vc em razão os links quebraram, talvez por um grande número de acessos, mas é só ir n o Notícias Google e digite Quatro Anos PAC ou só PAC .

        Exemplo parcial:

        30/07/2013 06h30 – Atualizado em 30/07/2013 13h49
        Obras das principais rodovias do PAC têm atraso médio de 4 anos
        Governo faz sucessivas remarcações dos prazos de entrega das obras.
        Ministério diz que motivo é ‘transição’ e que andamento é ‘adequado’.
        Priscilla Mendes
        Do G1, em Brasília

        198 comentários

        As principais obras de rodovias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) registram atraso médio de quatro anos em relação à data inicialmente prevista de conclusão, segundo levantamento do G1 realizado com base em dados do Ministério do Planejamento, gestor do programa.
        Entre o primeiro balanço do PAC, em abril de 2007, e o último, divulgado em junho deste ano (veja reportagem do Jornal Nacional no vídeo ao lado), os nove empreendimentos em rodovias apontados como “ações significativas” pelo Ministério do Planejamento apresentam média de atraso de 48 meses, segundo o levantamento. Essas nove obras integram o PAC 2 desde o lançamento, em março de 2010 – oito estão em andamento e uma foi concluída.

        Eu não torço contra o PAC, quero o bem do Brasil.

      • os dados aparentemente são contraditórios…

        Do mesmo G1:
        ——————–
        “O ministério do Planejamento divulgou nesta segunda-feira (10/06/2013) que 56,3% dos investimentos previstos para a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) foram realizados entre janeiro de 2011 e abril de 2013.

        No total, foram investidos R$ 557,4 bilhões em ações de infraestrutura, logística, além de projetos sociais e urbanos.

        O governo também divulgou o sétimo balanço do PAC 2, que traz as ações (obras) concluídas de janeiro de 2011 até abril de 2013. De acordo com o ministério, 54,9% das obras previstas para serem concluídas até 2014 já foram feitas. Nesse caso, o valor total das obras já finalizadas é de R$ 388,7 bilhões.

        Dos R$ 557,4 bilhões totais, R$ 178,8 correspondem a financiamento habitacional. Outros R$ 152,2 bilhões foram realizados por empresas estatais. Já o setor privado investiu no período R$ 113,9 bilhões.”

  8. criticaram do mesmo geito quando a petrobras foi fundada !!!
    o que não podemos deixar é que depois de feita vem um Fernando Henrique da vida vender tudo baratinho baratinho
    como fez com a vale do rio doce a Embraer e etc e tal

    • Não assassine a língua pátria, analfa… instale ao menos um corretor gramatical nessa sua merda de S.O… vai no baixaki que tem de graça… oh, infame ignorância !!!…

  9. PÉ DE CÃO
    30 de julho de 2013 at 17:49

    criticaram do mesmo geito quando a petrobras foi fundada !!!
    o que não podemos deixar é que depois de feita vem um Fernando Henrique da vida vender tudo baratinho baratinho
    como fez com a vale do rio doce a Embraer e etc e tal. ===== Ñ esquecer dos satélites…Sds.

    • não carlus argus ,não esqueceremos jamais ,por isso mesmo que não voto nulo ,não me escondo ,hoje você deve se perguntar quem elegeu o fhc eu fiz essa pergunta em um texto atraz e ninguém respondeu esses que votaram no thc so sabem criticar os outros partidos e ainda dizem que votam nulo ,em cima do muro ,é aquele negocio como vai reclamar se esta abdicando o seu direito.

      • Vcs esquerdalhas devia era erigir um busto ao FHC e aos tucanalhas que asfaltaram a subida ao poder do SEU partidão para que fizesse mais cagadas… aposto que em números os petebostas irão privatizar mais que os tucanalhas…

  10. Quanto pessimismo ou seria outra coisa…?
    Nossas forças estão se profissionalizando e isso é muito bom.
    Quanto as criticas ao atual partido no governo, até parece que vão ficar aí para sempre. Até parece pré-campanha eleitoral… rsrrsrs mas só parece em!

  11. Agora eu acredito que o Fx vai ter um fim pois já arrumaram uma trading, envolvida em sigilo, pra faturar em cima que venha qualquer coisa porque a sede de dinheiro é grande por parte do PT.

    • A coligação trabalhista, maior coligação da história do país,não está correta ao criar uma estatal para gerir compras secretas de armamentos e tecnologias para o país. O governo é corrupto e a oposição composta de homens imaculados, cuja honestidade é atacada hodiernamente por esse estado corrupto e multinacionais ignaras como a Siemens. Como todos sabem, a Folha, o Estadão, a Veja, e a Globo garantem que só existem corruptos no governo federal. As armas devem ser compradas em licitações claras, que informem a todos os países a quantidade, qualidade, capacidade, localização, suprimentos, contratos de manutenção e treinamento, custos nos mínimos detalhes, efetivo, enfim, tudo o que for necessário para que ninguém seja surpreendido com nossa capacidade de resistência. É cada coisa que a gente lê por aí, não é mesmo?

      • Não há oposição no Brasil, somente ratos brigando por um pedaço maior do queijo gordo…

      • Para isso existem eleições. O povo escolhe em quem confia, ou pelos menos de quem desconfia menos. Agora, para aqueles que não tem votos, pois tiveram sua chance e não fizeram o que prometeram, sobra o papel de matraca da ética, ética que nunca tiveram, não tem e nunca terão.

  12. Quantos especialistas, nossa!
    Pena que não possa respeitá-los como tais, pois não reconheço as credenciais…

    Piada.

    • Ninguém está negando a criação da PROPINODUTOBRÁS… apenas que vão coloca-la para funcionar o mais breve possível, pois a sede por “recursos” dos partidários é IMENSA…

  13. Eu não sei não. O governo federal corta vário bilhões de reais da defesa e agora quer criar uma trading estatal que vai consumir não sei quantos bilhões. Francamente, alguém pode me explicar essa loucura?

Comentários não permitidos.