Brasil comprará 36 obuseiros autopropelidos dos Estados Unidos

071010-F-0209C-014

Sugestão: Rustam

O Comando do Exército do Brasil pretende assinar contrato com o Pentágono sobre o envio de 36 obuseiros autopropelidos usados, do modelo M109A5 de 155mm de calibre. O acordo deve ser assinado até o final de agosto.

Segundo o contrato, o exército americano fornecerá ao Brasil os obuseiros do seu estoque, previamente modernizando-os para o padrão M109A5+.

Os obuseiros receberão novos motores, transmissão melhorada, sistema da navegação, display de informações na cabine do comandante de carro, sistema de controle de fogo, estação de balística e suspensão.

Em 2012 o Brasil já comprou 36 obuseiros M109A5 dos Estados Unidos, os quais estão sendo modernizados para a versão M109A5+.

 Fonte: Voz da Rússia

60 Comentários

  1. Finalmente notícia boa de aquisição! tanques alemães.. obuseiros americanos.. so falta helicopteros de ataque russos =b

  2. Excelente notícia para a artilharia do Exército Brasileiro.

    O M109 é o mais utilizado obus autopropulsado do mundo, e sua versão A5+ pode ser considerada no “estado da arte”, sendo bastante próxima do A6 Paladin utilizado pelo US Army.

    Com essas 72 unidades (só para que se tenha idéia o Exército Chileno, o mais bem equipado da região, possui apenas 24), mais os 37 M109A3 operacionais, mais as compras dos Leopard 1A5, sem falar no Gepard para proteção da coluna blindada, o EB constitui de fato e de direito uma Força Tarefa Blindada de respeito, se não a melhor, sem dúvidas a maior da América do Sul.

    Parabéns ao Exército Brasileiro. Com pé no chão, sem mirabolâncias, sem invencionices e megalomanices, sem “ToTs irrestritas”, está fazendo o básico e se equipando com bom material de guerra.

    Saudações.

    PS: e mais material bélico “dusamericano cumedô di criancinha” comprado pelo governo “socialista” do PT, kkkkk… Tem gente aqui que precisa rever conceitos urgentemente, rsrsrs…

    • Cara o fato de termos um governo onde nossa presidente é de um partido “dito” socialista, não significa que necessariamente temos de comprar armamentos Chineses e Russos, creio que a liberdade que nosso país tem hoje, de comprar armamento de qualquer país e ter trâmite livre em qualquer lugar é justamente nosso principal diferencial se comparado aos demais países do mundo do G7 e Brics.

      Vc é claramente se posiciona como alguém da “direita”, em outro site sobre defesa cujo o nome não sei se posso dizer você sempre se posiciona fortemente contra o PT, mas quanto teve a matéria sobre a entrega de satélites do FHC vc nem se pronunciou. Talvez seja vc quem deve-se esquecer essa ideologia tola de direita ou esquerda e rever conceitos urgentemente.

      Independente da sigla que estiver no poder, devemos torcer pelo seu sucesso e pelo progresso de nosso país.

      • “…não sou “de direita” eu só sou anti-esquerda. ”
        ———————

        tucano que é tucano de verdade, nunca sai de cima do muro…

    • Uma hora vc diz que os submarinos comprados da França é obsoleto outra diz que comprar esses obus usados é uma ótima noticia, qual é o critério, a nacionalidade do produto?
      Se alguém precisa rever conceitos urgentemente aqui esse alguém é vc mesmo.

      E essa guerra de socialista com capitalista acabou, os dois evoluíram e a cada dia um se aproxima mais do outro.
      Adeus Guerra Fria e não volte!

      • Os submarinos convencionais franceses são obsoletos, não possuem AIP e custaram os olhos da cara, sem falar no Elefante Branco das Profundezas.

        Os obuseiros americanos M109A5+ podem ser considerados o estado-da-arte em matéria de obus autopropulsados, perdendo apenas para o M109A6 Paladin e o Panzerehaubitze 2000.

        Sem invencionices ou ToT irrestrita o EB vem construindo uma Força Tarefa Blindada digna do tamanho do Brasil.

        O resto é mimimi esquerdopata seu…

      • O sistema AIP foi considerado inadequado para o planejamento e teatro de operações da Marinha Brasileira, por isto foi descartado. Pela própria MB…

      • Todos os países do mundo que estão desenvolvendo novas classes de submarino convencional estão buscando desenvolver ou aprimorar a tecnologia AIP.

        Mas vai ver que a Marinha do Brasil está certa e o resto do mundo errado…

      • Carl, parece que a nacionalidade do produto é a questão fundamental pro Felipe (Vader), se for americana sinal verde, se for francesa, bom… ai o bicho pegou.

    • Ow amor grande pelo pêtê… Pelazizquerdas,,,

      Até aparece que foi expulso do foro de SP

      Serio…

      NO começo, essas besterianhas eram até engraçadinhas…. Agora parece síndrome viu…..

      Como assim o PT?

      Mas nao é no GUVERNO do PT que esta compra esta sendo feita?

      Ta vendo?

      Esquece de tomar o remedinho controlado ai da nisso!

      Depois são as minhas intervenções que nao acrescentam nada

      Há tempos vc so sabe falar as mesmas idiotices…

      É isquerdas pra cá
      É vermelhuxos pra lá
      É curso de piloto aqui
      É bolivarianos acolá……

      Pffffff

      Dá pena

      • Rafinha meu amiguinho, muito tarde pra nenên estar fora da cama. Volta pro cantinho, volta, que agora é hora da mamãe tá ocupada, tá filhinho? 😉

      • Não se iluda, caro X-tudo… as verdadeiras guerras se dão no campo das ideias, sejam elas verdadeiras ou não… delas depreendem o cenário a ser analisado e que armas serão utilizadas… essa é a guerra moderna, a guerra por corações e mentes… ainda mais agora, onde os estados detêm o conhecimento do funcionamento da mente e o uso intensivo de técnicas de engenharia social com fins de escravização das populações… hoje a ideologia reinante é a da esquerda, que a meu ver é a mais perigosa, no mesmo nível do cesarismo… cabe a quem estudou o tema liberar as almas calcinadas e escravizadas pelas falsas verdades… saudações…

      • Claro! Pegar até informações na ideologia das formigas!… por exemplo. Dado as devidas proporções quanto à complexidade.

        Uma ideologia sempre será o caminho errado. O nosso estado é muito complexo. A sociedade muda a cada segundo!… Não se pode seguir por uma ideologia que ao meu ver torna-se cega! “antórios”… e mais ainda quando se tem a oportunidade no Brasil de criar uma ideologia própria… NAO DEIXAM O PAIS AMADURECER seu proprio jeito de PENSAR O BRASIL!…

      • A muito tenho observado as técnicas de engenharia social… por isso nas décadas de 60 e 70 haviam laboratórios americanos e europeus que criavam verdadeiras colônias de formigas para estudar como elas agiam socialmente…

  3. Só compram coisas usadas… O Brasil é muito bem capaz de projetar um traco desses e fabricar no Brasil mesmo. Só não faz por que não quer…

    • Eu acredito que poderíamos sim fabricar uma máquina dessas aqui,como você bem disse,mas infelizmente se formos esperar o Estado tomar tal decisão,vamos ficar a ver navios !
      Infelizmente é ”contentar” com a roupa usada ou ficar com a bunda de fora !

    • Renato, penso mais o menos igual a vc, só mesmo coisa velha, mas se for comprada dos State pode mesmo que seja lixo. Com um missil a 10, 15 km pode se destruir esse caco velho, treinar a pontaria de um futuro inimigo.

    • Caro Renato, o problema não é o Brasil ter capacidade; capacidade nós temos até para construir caça stealth.

      O problema é ter ESCALA, e isso não temos, porque as FFAAs brasileiras compram a conta-gotas, até porque não vivemos em guerra com o mundo todo, como os EUA (exemplo).

      Armas de ponta (estado-da-arte) dependem de se ter escala de produção, senão vira outra Engesa.

      Para se ter escala de produção precisa-se ter ou compras de grande monta, o que não é o caso pois não estamos em guerra nem pretendemos entrar em uma, ou exportação: só que aí teríamos que competir no mercado internacional, com as agruras que conhecemos.

      Sem escala o mais correto é mesmo comprar o melhor equipamento possível (dentro de uma relação custo-benefício e compatível com a nossa doutrina de emprego) do exterior e equipar bem nossas FFAAs.

      Saudações.

  4. Excelente noticia, seria interessante modernizar o que já possuímos também, alguém tem noticia se existe esta possibilidade ?

  5. Serra que não são os mesmos comprados anteriormente? Onde está a fala de que não comprariam mais sucata se é que realmente compraram estes 36 obuseiros M109A5 ou é noticia requentada.

    • Também fiquei em dúvida,sera que não serão os mesmos adquiridos em 2012? E na verdade o total será 36 e não 72,a matéria esta meio confusa .

  6. X-tudo
    30 de julho de 2013 at 13:31

    Finalmente notícia boa de aquisição! tanques alemães.. obuseiros americanos.. so falta helicopteros de ataque russos =b ===== Acho e 36 e um número cabalistico…n ‘ortoridades’ sobrem dizer ‘5’ ou 36 …ainda pelo fato de serem ‘usados’..e melhor q

  7. Me desculpa as palavras, mas para mim é tirar prego do “c” dos americanos. Este tipo de equipamento o Brasil pode fazer e não precisa ficar refém dos mandos “Iankes”. Tá ruim…mas pode acreditar…do jeito que estão fazendo vai ficar pior.

  8. Claro que eu gostaria que fossem veículos novos mas ao menos são alguma coisa. E modernizados adequadamente são sim uma arma de alta qualidade para o nosso exército.

  9. Boa notícia o exército está conseguindo tocar seus projetos.São tanques Leopards, os Guepard ,Guaranis ,Ec725, Fuzis imbel e talvez o Pantsir.
    Não entendo nada de obuseiros e desconheço os concorrentes mas acredito que estejam com um bom preço , já que o estoque da US ARMY é grande.

  10. Receberão novos motores, transmissão melhorada, sistema da navegação, display de informações na cabine do comandante de carro, sistema de controle de fogo, estação de balística e suspensão.

    Estarão praticamente novos.

    Sds.

    • Mas a alma será mantida… A mesma que foi surrada até o osso!
      Se modernizar o tubo, não adianta. A precisão do sistema repousa na alma.

      • O sr. realmente acha que comprarão artilharia móvel sem ver os “canos”?…

        Eu não sei a complexidade da modernização do tubo mas conheço um pouco de usinagem. E com empresas grandes no Brasil acho que não seria um tanto impossível soldar a frio com material próprio e raiar!…

      • Existem certos tipos de aço que ainda não fabricamos… sem falar em tornos especiais e fresadoras adequadas… mas nada que não se possa arrumar, desde que tenha demanda… a Açominas, salvo engano, desenvolve aços especiais…

  11. Uma excelente aquisição; não há dúvidas… Com tudo isso, o EB conseguirá mobiliar suas unidades de artilharia alto-propulsada devidamente, o que somado as aquisições anteriores, coloca o EB como um dos mais bem equipados em termos de artilharia na América Latina…

  12. São Bons veículos, como o Vader disse o PZH2000 e o Paladim, são veículos superiores, assim como o Coalisão Russo.
    Mas o Exército precisa investir também em munições guiadas, hoje todas estas armas operam em munições com sistemas de guiagem de precisão que entre outras coisas, reduzem a necessidade de mais disparos e portanto, de veículos, acertando com menor CEP evitando danos colaterais.
    concordo que será necessário uma revisão doutrinária, mas acho que o exército está se preparando para isso.
    Armas de precisão são o futuro, tiro balístico é coisa da guerra da Coréia, a dos anos 50…

    • Caro Edilson, concordo que o Exército tem que desenvolver armas e munições de precisão, mas discordo quanto à obsolescência do tiro balístico.

      Tiro de barragem sempre será útil, especialmente contra infantaria, na ofensiva ou na defensiva. Com a vantagem do custo sobre as armas guiadas.

      Saudações.

      • Concordo, não levei em conta as barragens como disseste.
        retiro o que disse, ou melhor, se o exército quer apenas munições burras, estaremos prontos para a guerra da Coréia dos Anos 50, mas se ele desenvolver ou adquirir munições guiadas ai sim estaremos nos atualizando, rsrsrsr

    • Edílson, o XM2001 Crusader era tão inovador, tão à frente de seu tempo, que custava duas vezes e meia (US$ 25 milhões) o que custava um PzH2000 (US$ 10 milhões). Substituir os 1.800 Paladin do USA custaria a bagatela de US$ 45 bilhões!

      Por outro lado o Rumsfeld em sua “genialidade” achava que ele não era tão preciso ou móvel quanto havia sido prometido.

      Não duvido que um dia ainda desarquivem o projeto e o concluam, com novas tecnologias e custo menor. Mas em época de contenção de gastos até os americanos vão ter que se contentar com o M109A6.

  13. Ow amor grande pelo pêtê… Pelazizquerdas,,,

    Até aparece que foi expulso do foro de SP

    Chama os outros de esquerdopatas, mas ele nao tem a capacidade de enxergar quem são realmente os atordoados…….. Quem realmente são os “patas” da vida….

    Serio…

    NO começo, essas besterianhas eram até engraçadinhas…. Agora parece síndrome viu…..

    Como assim o PT?

    Mas nao é no GUVERNO do PT que esta compra esta sendo feita?

    Ta vendo?

    Esquece de tomar o remedinho controlado ai da nisso!

    Depois são as minhas intervenções que nao acrescentam nada

    Há tempos vc so sabe falar as mesmas idiotices…

    É isquerdas pra cá
    É vermelhuxos pra lá
    É curso de piloto aqui
    É bolivarianos acolá……

    Pffffff

    Dá pena

  14. Quanto a compra do material bélico, concordo com a aquisição….

    Parecem que is materiais estao num estado aceitável…

    Quanto à ToT ou qualquer contrato de transferencia de tecnologia ou know how, eu simplesmente me recuso a discutir isso com quem NAO TEM COMPETÊNCIA OU CAPACIDADE ACADÊMICA para tal….

    Pq em curso de piloto a gente nao aprende nada a respeito de tecnologia nenhuma

    • Tem razão, vc é bom demais (engenheiro das matemática que sabe o cálculo estrutural das berimbocas da parafusetas ui ui ui) pra discutir com qualquer um, aqui e em qualquer outro lugar.

      Por isso que suas intervenções não servem para nada pra ninguém né Rafinha? 😉

      • Até parece que um sujeito que lê matérias em revistinha de defesa feita por repórteres leigos acresce alguma coisa

        O que vc “acha” que sabe qualquer um com meia hora de leitura diária da revista tecnologia e defesa pode conseguir

        Ao contrario do que vc pensa, seu preparo é patético…..

        Me lembro de vc criticando o ÉRIC ROBSBAWN…. Dizendo que ele nao era um passo a frente ou atras na cíencia

        Mas me diz uma coisa

        O que vc entende de epistemologia?

        Ja leu Thomas Khun?
        Ja leu Paul Feyraben?
        Ja leu Karl Popper?

        Sabe alguma coisa de Bachelard?

        Tenha um pingo de humildade…. Vc se acha ao mesmo tempo advogado, economista, engenheiro, sociólogo, piloto, programador de software e etc… Mas na verdade vc nao passa de um monoargumento….

        Pelo visto, vc é melhor do que Sócrates ( que dizia “só sei que nada sei”) né?

      • Ow, ui ui ui Rafitcho, quer dizer que além de “engenheiro das matemática que sabe o cálculo estrutural e molecular quântico das berimboca das parafusetas” vc tb é filósofo?

        Que mais que você é também? Malabarista de circo? Gigolô de pulga? 🙂

        Eita cabra bão hein? 😉

      • Se tem alguém aqui é monoargumento, esse é você minha cara tiete do Foro de SP. Você repete os mesmos e cansados argumentos contra mim e o Vader. E você é tão patético, repetitivo e cansativo que repete as mesmas coisas o tempo todo.

        Mas o pior mesmo é quando você tenta cantar uma superioridade intelectual que não tem. Cita autores que certamente não conhece e livros que jamais leu. Quem te passa a listinha? algum estafeta do comitê central que lê nossas postagem e assopra no seu ouvido? ou você recebe a mesma por e-mail? E aquele seu papinho de que “mostrou valentia na vida, fez universidade pública e depois foi estudar nazoropa”?. É tão risível que só faltou você arrematar no final com “Brasil, um país de todos”.

        Quem um conselho? Tome vergonha na cara, vá fazer algo de útil e pare de ser um mero peão partidário…

      • Kkkkkkkk

        Olha quem fala em criar vergonha na cara……

        Ai ai ai

        Quando a falta de auto critica nao deixa a pessoa se enxergar……

        Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Eu ja li Karl Popper sim, meu caro…

        E ja li Bachelard tb….

        E a estrutura das revoluções cientifica de Khun…..

        Mas o que vc acha sobre mim, nao faz a menor diferença….

      • Chora meu caro militantezinho pago, chora! E enxugue as lágrimas na sua camisa do Che Guevara fedendo a suor…..O fato é que seu teatrinho de superioridade intelectual não cola, assim como citar os livros que você NÃO leu. E por que você não experimenta ler Ayn Rand? iria ajudá-lo a abrir sua mente….

      • Eu limpo a bunda com o Karl Popper… ele está no mesmo nível do autor de “insustentável leveza do ser”… só serve para meninas e senhoras descasadas lerem… me poupe com seu popper… vou te dizer quem é ele: ” O filósofo político Leo Strauss critica Karl Popper e pede o parecer do grande Eric Voegelin, que não mede palavras: “Popper é inculto filosoficamente, um completo e primitivo ideólogo intratável””… isto me basta…

  15. Certamente tudo o que vem de la vem incompleto.
    Não tenho conhecimento sobre essas armas mas ja li que uma industria Alemã que é parceira da que produz os Leopards fabrica o melhor obuseiro autopropelido do mundo e porque não buscar uma parceria com a mesma ou mesmo uma joint venture.

  16. kkkk parece ate a marcha das vadias ao passar enfrente a uma igreja começam a gritarem “O brioco é meu eu dou pra quem eu quiser” kkkk Porque não contestam o cara com argumentos ao inves de ataca-lo.
    Alem de ser mais inteligente ainda acrescenta alguma coisa a grande maioria que aqui se faz presente todos os dias e estes não são nós os gatos pingados que postamos abobrinhas mas os milhares que vem todos os dias ao Plano Brasil simplesmente para lerem as materias.

  17. ótima aquisição. Precisamos de um exército com poder dissuasório. Espero, no entanto, o planejamento e a execução de projetos mais ambiciosos para os próximos anos.

Comentários não permitidos.