Defesa & Geopolítica

Vice chinês pede que Kim Jong-un negocie desnuclearização

Posted by

kim-jong-un-vice-chines-rtr

Kim Jong-un cumprimenta o chinês Li Yuanchao durante encontro em Pyongyang – Foto: Reuters

O vice-presidente chinês disse ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, que Pequim vai pressionar por negociações para livrar a Península Coreana de armas nucleares, no momento em que lidera uma delegação a Pyongyang para marcar o 60º aniversário do fim da Guerra da Coreia.

Li Yuanchao é membro do Politburo chinês de 25 membros e as negociações representam o contato de mais alto nível entre a China e a Coreia do Norte desde que Kim assumiu o poder em dezembro de 2011, após a morte de seu pai Kim Jong-il.

Li levou uma “mensagem verbal” do presidente chinês, Xi Jinping, para Kim durante a reunião de quinta-feira, disse o Ministério de Relações Exteriores da China em comunicado nesta sexta-feira. “Como vizinho próximo da Península Coreana, a China vai persistir na desnuclearização da península, aderir à salvaguarda da paz e à estabilidade da península e persistir em usar o diálogo e as consultas para resolver o problema”, teria dito Li a Kim.

Li reiterou que a China está disposta a trabalhar com as partes envolvidas para promover as negociações entre seis partes e está “comprometida a pressionar pelo processo de desnuclearização”.

As negociações entre seis partes sobre o desarmamento envolvendo Coreia do Sul, Coreia do Norte, Estados Unidos, Japão Rússia e a anfitriã China fracassaram em 2008, depois que os norte-coreanos abandonaram as conversas. Kim disse a Li que a Coreia do Norte “apoia os esforços chineses para retomar as negociações entre as seis partes”, segundo o Ministério das Relações Exteriores da China.

REUTERS

 

Fonte: Terra

4 Comments

shared on wplocker.com