Rafael estuda adaptação de pod Litening em aviões stealth

LITENING_airborne_targeting_pod_Rafael_Israeli_defence_industry_DSEI_2011_001

Ivan Plavetz

A israelense Rafael Advanced Defense Systems esta considerando adaptar seu pod Litening, especializado em aquisição de alvos, para serem integrados ao avião de combate de 5ª geração Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter (JSF), os quais demandarão armas e equipamentos dotados de características especiais que conservem suas qualidades furtivas.

Foto1LiteningStealth.

O pod Rafael Litening (Foto: Rafael Advanced Defense Systems)

A companhia israelense preconiza que essa evolução do comprovado Litening é uma tendência natural, sendo que mais de 1.400 pods do modelo já foram vendidos tanto diretamente pela Rafael quanto pela Northrop Grumman, sua parceira estadunidense.

A Rafael está competindo em duas licitações para fornecimento de pods designadores de alvos, sendo que uma fonte da companhia revelou que se levando em conta as quantidades envolvidas nesses potenciais contratos, o numero de pods Litening produzidos poderá elevar-se para 2 mil unidades.

Outros negócios envolvendo o Litening estão em andamento na forma de propostas de modernização dos exemplares do pod em operação. A Rafael informa que a modularidade do Litening permite um processo e modernização relativamente fácil e a introdução de novos sensores e componentes eletrônicos.

Em 2011, a Rafael confirmou o desenvolvimento de uma versão de 5ª geração do Litening, o qual incorpora em seu design interações que facilitam sua integração em um grande numero de tipos de sistemas aéreos não tripulados (UAS), como por exemplo, o Israel Aerospace Industries (IAI) Heron TP.

Foto4LiteningStealth.

Uma variante específica para equipar aeronaves não tripuladas é um dos desdobramentos do projeto do pod designador de alvos Litening da Rafael. Foto Rafael  Advanced Defense Systems

O recente Litening G4 inclui um FLIR digital e um sensor de vídeo aperfeiçoado para imageamento diurno, além de um datalink que habilita o sistema a transmitir e receber uma grande variedade de dados procedentes de múltiplas fontes.

Foto3LiteningStealth.

Umas das alternativas que a Rafael deverá  considerar visando equipar caças stealth de 5ª geração com seu Litening  é criar uma configuração que se adapte no interior do compartimento de armas desses aviões (Foto: Lockheed Martin)

A Rafael diz ter constatado um aumento de demanda para sistemas como o Litening em função das crescentes necessidades operacionais que exigem uma permanente visão de largo campo de cobertura no terreno, e ao mesmo tempo, elevada capacidade de gerenciamento para uso de armas guiadas contra diversos tipos de alvos.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa