Exercícios da OTAN para defesa da Polônia “cheiram a guerra fria”

OTAN

O programa dos exercícios da OTAN Steadfast Jazz 2013 “cheira a guerra fria”, declarou Anatoli Antonov, vice-ministro russo da Defesa, ao intervir no Conselho OTAN-Rússia reunido ontem em Bruxelas.

“O ministério da Defesa duvida que esses exercícios possam contribuir para o aumento da confiança entre a Rússia e o Pacto do Atlântico Norte”, frisou.

No âmbito dos exercícios Steadfast Jazz 2013, que se realizarão na Polônia e nos países do Báltico, a OTAN pretende treinar atuação em caso de lançamento da defesa coletiva.

 

Fonte: Voz da Rússia

6 Comentários

  1. A Polônia ficou mais de cem anos partida, com a maior parte de seu território sob jugo do Império Russo, com mais um período sob total influência da União Soviética ( logo após a Segunda Guerra ). Daí o receio polonês… O mesmo vale para Letônia, Estônia e Lituânia, tanto tempo suprimidas sob a União Soviética.

  2. Antonov esta errado. Essa manobra militar nao cheira guerra fria porque nessa epoca Polonia era ocupada militarmente pela Uniao Sovietica e portanto nao estava em condicao de fazer manobras militares com a Nato. Hoje Polonia e parte da Nato e Russia esta sendo encirclada militarmente. Polonia hoje e uma democracia, e seus operarios que heroicamente lutou para que Polonia retornasse ao sistema capitalista, esta celebrando mais uma conquista democratica. Foi abolida o periodo de 8 horas de trabalho por dias. Agora trabalha quantas horas o patrao julga necessario e descansa sem pagamento quando seu trabalho nao e necessario. Foi tambem abolido o direito de ferias e outros direitos sindicais. Estao copiando o sistema que esta sendo adotado na Inglaterra chamado Contrato Zero Hora de trabalho. A pessoa assina esse contrato com a compania, e so trabalha quando e chamado mas deve ficar a disposicao do patrao. Se for chamado uma vez e nao puder ir porque esta trabalhando em outro lugar seu nome e retirado da lista. E obviamente so e pago as horas que trabalha. Nao tem direito a ferias, nem a qualquer outro chamado direito sindical. Trabalha, recebe um cheque e acabou. A democracia capitalista da nova era.

  3. Polonia foi ocupada por quase 150 anos pelo imperio russo de um lado e a Prussia de outro. Dai a sentimento de hostilidade que um polones com um certo grau de educacao sente pela Alemanha. Digo isso porque trabalhei com muitos polones em Londres e percebi esse sentimento. Na decada de 1990 os poloneses adoravam os EUA mas eram reservados em relacao a Alemanha. Hoje ainda trabalho com poloneses e muitos me disseram que nao sente esse preconceito anti russo, creio que o fator lingua, cultura, ambos sendos eslavicos e o fato que o Pacto de Varsovia foi abolido e a Uniao Sovietica nao mais existe, esta mudando a mentes das geracoes mais novas.

    • JOJO disse : ..” Polonês , com um certo grau de educção , sente pela Alemanha… ”

      Não é hostilidade, é :inveja!! Tanto é que a Polônia implorou para fazer parte da União Européia. A poderosíssima Alemanha manda na zona do Euro ! Os polaquinhos não soltam , sequer , um flato , sem pedir permissão a Alemanha.

  4. Polonia esta na Europa como cavalo de Troia norte americano. E esta adotando politica economica neolioberal que deixaria o pessoal do Pinochet com inveja. A abolicao dos direitos sindicais, como 8 horas de trabalhos, ferias, descanso pago, abolicao do direito de aposentadoria pago pelo estado, enfim abolindo o pouco que resta do estado de bem social naquele pais. podes crer Polonia vai criar bases para uma expansao economica. Vai tornar um foco de atracao para os investidores norte americanos e mesmo alemaes e ingleses que no momento julgam o custo da mao de obra em seus paises muito alto.

Comentários não permitidos.