Brasil vai ter navio-laboratório para pesquisas no oceano

Marco Antônio Raupp, Ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação - Agência Brasil
Marco Antônio Raupp, Ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação – Agência Brasil

 

EFE
.
O Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou na terça-feira a compra de um navio-laboratório de US$80 milhões para pesquisas hidroceanográficas, durante o Congresso Brasileiro para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado em Recife.

A embarcação vai integrar o projeto do recém lançado Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas e Hidroviárias (Inpoh).

O objetivo é estudar a conservação da biodiversidade marinha, a melhoria de processos associados à pesca, aquicultura e maricultura, bioprospecção, proteção e adaptação de zonas costeiras para as mudanças climáticas, realização de estudos sobre vias fluviais, hidráulica fluvial e portuária.

“Estamos concretizando uma demanda antiga da comunidade científica, que culminará em um grande avanço para as pesquisas oceanográficas e para o uso sustentável dos nossos recursos marítimos e fluviais”, disse o ministro Marco Antonio Raupp.

O almirante Wilson Guerra informou que o navio está sendo construído na China. A previsão é que a embarcação seja entregue em outubro de 2014.

França, Japão, China e Rússia são alguns dos países que possuem navios equipados com alta tecnologia, destinados a essa finalidade. “Certamente, essa aquisição poderá alçar o Brasil ao nível das pesquisas realizadas nesses países”, avaliou Guerra.

O Inpoh foi lançado este ano pelo governo para viabilizar pesquisas que já são feitas em universidades, institutos e empresas no país. A compra da embarcação é resultado de um acordo de cooperação entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, a Petrobras e a Vale.

 

Fonte: BOL

 

4 Comentários

  1. Mais pesquisas sobre a costa brasileira vão nos dar mais informações sobre o movimento do oceano na costa brasileira e sobre os impactos das mudanças climáticas nessa dinâmica.

    Ótima notícia!

  2. O Atlântico Sul está cada vez mais em pauta, já temos uma parceria com o Japão,

    http://www.planobrazil.com/brasil-e-japao-realizam-expedicao-inedita-no-fundo-do-atlantico-sul/

    e agora esse navio que possivelmente agrega alta tecnologia que com certeza vai beneficiar o Brasil . Esse movimento de embarcações acaba gerando a necessidade de outros meio navais , aéreos ,segurança resgate, comunicações , observações, patrulhamentos, etc. Marcar nossa presença ostensivamente sem tirar o pé , Bandeira do Brasil em tudo ; se vacilar já sabe no que dá .

  3. Nestas horas eu me lembro de do nome de um programa de governo do FHC que eu gostava e acabou virando um slogan:

    Avança Brasil !!!

  4. O Navio deverá ter como objetivo principal, as pesquisas geológicas do leito marinho em nossa plataforma continental.

Comentários não permitidos.