EUA: parlamentares aprovam ajuda armada para oposição síria

obama-signs-secret-pact-supporting-syrian-rebel-army

Os comitês de inteligência do Senado e da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovaram o envio de armas aos rebeldes na Síria, informaram nesta terça-feira veículos de imprensa americanos.

“Apesar das preocupações muito fortes sobre a firmeza dos planos do governo (dos EUA) na Síria e suas probabilidades de sucesso se chegou a um consenso após muita discussão e análise”, anunciou ontem à noite o presidente do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, o republicano Mike Rogers, em comunicado.

Aaprovação significa que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já pode autorizar a CIA (agência de inteligência americana) a ativar o programa de ajuda aos rebeldes que estava paralisado, segundo The Washington Post, que cita fontes legislativas e do Executivo. Essas últimas, que o Post não identifica, assinalam que ambos os comitês, que tiveram suas sessões a portas fechadas, votaram na semana passada sobre os planos do governo.

“O acordo permite que fundos que já estão no orçamento da CIA se reprogramem para a operação síria, uma ação clandestina que o presidente Obama aprovou no início de junho”, se explica no jornal. “A infraestrutura para o programa, que inclui instrução, logística e ajuda de inteligência – em sua maior parte da Jordânia- já está montada e as armas começarão a chegar nas próximas semanas”, acrescenta.

Alguns legisladores criticaram o plano como insuficiente para que tenha impacto em campo e pediram apoio aéreo americano para os rebeldes “com ataques sobre aeroportos sírios e o estabelecimento de zonas de exclusão aérea sobre o território que controlam os rebeldes”. Outros membros do Congresso se opõem, no entanto, a qualquer forma de intervenção militar americana na guerra civil da Síria, uma posição que conta com o apoio da maioria dos americanos, segundo “várias enquetes de opinião pública”, diz o jornal.

EFE

 

Fonte: Terra

22 Comentários

  1. Vão financiar o exterminio de cristãos na Siria, pelas mãos dos fanaticos da irmandade mulçumana ? bando de hipocritas.

  2. Volto a Reafirmar, os Americanos e os europeus estão dando metralhadora pra macaco. depois vão chorar quando estas crias estiverem soltando bomba em corrida do dia das crianças…

    • Vão chorar lágrimas de crocodilo… é justamente o caos(longe de casa) o que eles e a indústria de armas querem.

  3. vao sofrer as consequências e depois vao ficar reclamando de terrorismo(que eles mesmo desenvolvem e financiam), sao muito hipocritas mesmo.
    lamentavel.

  4. E.M.Pinto Volto a Reafirmar, os Americanos e os europeus estão dando metralhadora pra macaco. depois vão chorar quando estas crias estiverem soltando bombas do dia das crianças… ==== E ainda vão usar essas armas p retomare Golan ,invadida pelos judeuss..Quem viver verá.sds.

  5. Como dizem os “intelectuais” sionistas em seus livros best-sellers?

    O Mundo está mais pacífico do que jamais esteve!.. E tende a melhorar!.. Rs

    No final a Europa vai sofrer as consequencias como nunca antes, a extrema-direita vai se impor mais ainda!… Dará lugar a fascismos cegos! tudo fruto destas soluções mágicas dos “amigos da síria” Apertará mais a sociedade com mecanismos de controle!.. Resultado final satisfatório para os “amigos da síria” AMIGOS =b Mesmo com todas as mortes acontecendo… perto de um fim para o conflito! Porão mais lenha na fogueira!

  6. Um erro dos EUA financiar essa corja de fundamentalistas islâmicos. Um erro ainda pior se meter numa guerra se não for para entrar por terra, ar e mar, ganhando o espaço aéreo e bombardeando tudo, arrebentar e ganhar o conflito, conquistando o terreno, como fizeram no Iraque e Afeganistão.

    Os EUA deveriam deixar essa gente se matar sozinha. Está muito tarde para agirem. Vão mesmo acabar dando metralhadora pra macaco.

    E que o sangue dos mortos caia na cabeça de russos e iranianos, que mantiveram o Assad no começo da guerra, quando ainda não havia Al Qaeda na Síria e uma rápida derrubada do regime poderia levar o país de volta a rumos democráticos.

    Não vai sobrar pedra sobre pedra na Síria para nenhum dos lados ter lucro: nem russos, nem iranianos, nem árabes sunitas, nem turcos, nem os EUA.

    Paradoxalmente o único que vai acabar se dando bem é Israel, que deixará de qualquer maneira de ter um inimigo poderoso e organizado em sua fronteira norte. Além do que a diminuição de tropas nas proximidades de Golã pode ser uma má notícia para os palestinos, especialmente para os terroristas do Hamás na Faixa de Gaza. O que também por seu turno pode acabar favorecendo um acordo de paz com a Autoridade Nacional Palestina.

    • Eles ganharam no Iraque e Afeganistão???

      Sério isso??

      Acontece que eles não vão se matar sozinhos sem ajudas econômicas e militares e de pessoal pros rebeldes… é impossível isso, sem ajuda dos países da OTAN e aliados regionais essa guerra civil na nem sequer existiria, não teríamos 2 anos de guerra no país!!

      Valeu!!

      • Ué Francoorp, do ponto de vista militar os EUA GANHARAM SIM as guerras no Iraque e Afeganistão. Eles foram lá, derrotaram os exércitos defensores, derrubaram o governo então vigente e tomaram o terreno e o poder. Isso é uma vitória militar, goste o senhor ou não (não estou discutindo as razões ou conseqüências políticas, mas o fato em si).

        Ou por acaso existiu alguma parte do Iraque sobre controle das tropas de Saddam Hussein ou da Al Qaeda, até a retirada militar americana? E no Afeganistão, existe ou existiu algum lugar em que as tropas americanas não pudessem ir, em poder do Taleban (tirando as cavernas de Tora-Bora onde o Bin Laden morou um tempo, rsrs)?

        Quanto a se matar, os sírios já estão se matando sozinhos a 2 anos, sem intervenção nenhuma da OTAN, muito ao contrário do que aconteceu na Líbia, por exemplo, onde sua querida França e aliados menores botou pra fud. (logicamente que depois dos Tommies do Tio Sam e da GB reduzirem as defesas da Tripolitânia a zero para os Rafales passearem…).

        Se alguém mandou armas para os rebeldes sírios foram os vizinhos árabes, e a Al Qaeda, não a OTAN. Coisa que deve estar para mudar, infelizmente. Para azar do Assad, dos russos e dos iranianos, diga-se de passagem, que até agora só tiveram que se ver com “alahu akhbar” de 47 na mão, e agora vão ter que se ver com armas de verdade (senão com tropas).

  7. Bem…, o que dizer!?
    .
    O EUA pode ser chamado de tudo, mas, idiotas eles não são. Embora, eu reconheço que às vezes eles se esforçam um bocado para me convencer do contrário.
    .
    Creio eu que, como todo bom estrategista, os do governo norte-americano trabalham com a relação custo beneficio em suas escolhas.
    .
    Ao fazerem esta escolha (em questão), imagino que não é necessário ser um gênio para identificar qual é o risco. Contudo, eu não consegui, pelo menos até o momento, identificar o lucro, ou qual será a vantagem, posto que, toda vez que tento arrazoar sobre isso, minha conta não bate.
    .
    O custo sempre é muito alto, ao ponto de não justificar as vantagens, pois este será pago em vidas, provavelmente, muitas vidas ‘americanas’.
    .
    E aí, me vem a memoria as palavras de ninguém menos que, Winston Churchill:
    .
    — “Você sempre pode contar com os americanos para fazer a coisa certa – depois que eles tentaram todo o resto”.
    .
    Quanto a Europa, bem, estes simplesmente não tem opinião.
    .
    Na realidade tiveram que agir assim, simplesmente não havia escolha.
    .
    Saudações,
    .
    konner

    • “””Ao fazerem esta escolha (em questão), imagino que não é necessário ser um gênio para identificar qual é o risco. Contudo, eu não consegui, pelo menos até o momento, identificar o lucro, ou qual será a vantagem, posto que, toda vez que tento arrazoar sobre isso, minha conta não bate.””””

      Boa essa Konner, é exercitar a adivinhologia, mas como sempre e exercitando ela, eles querem dinheiro, grana, money… mesmo sabendo que é um perigoso jogo de xadrez … qualquer emergência tem o telefone vermelho do Kremlin , esses dois vão raspar até o último centavo do Assad.
      Abs.

  8. O caso Sírio é uma caixa cujo interior possui a receita com todos os males do mundo. Ao abri-la estarão liberando um mal que não poderá ser desfeito tão cedo…

    E O item que nunca esteve nessa caixa se chama “esperança.”

    E por que isso? Porque todos segurando a caixa nunca quiseram pautar-se pela “retidão,” nunca estiveram de fato alicerçados na real e verdadeira justiça. E quem segura a caixa? Eis eles, Arabia Saudita, Irã, Iraque, Índia(pode acreditar…), EUA, Russia, China, França, Inglaterra, Alemanha.

    Não há esperança ali enquanto estes estiverem segurando a caixa com suas mãos corruptas, hipócritas.

    Isso irá se transformar no pântano de muitos, muitos mesmo. O General Martin Dempsey num átimo de lucidez deu a dica. Mas, já é tarde…não será ouvido!

    Miserável homem, cego, surdo, recalcitrante…

    Grato.

  9. Realmente… depois vem falar que a OTAN não está envolvida…

    USA manda armas ou faz seus aliados na Região(Sauditas, Catar, Emirados Arabes) financiar e enviar armas fisicamente pros rebeldes fundamentalistas…

    Os Europeus continuam ajudando também…. e vemos isso NOS PRÓPRIOS REBELDES onde muitos chegam PESSOALMENTE E FISICAMENTE da Europa, e nas armas também, tem rebelde com FAL e telescópica, pistolas Beretta na caixa novinha, etc.. tem foto pra todo lado disso no Google!!

    Fazer esse tipo de negação é queimar a si mesmo e a verdade que prega, só isso, dá efeito contrário pois todos veem a verdade, basta entrar na internet!!

    E realmente Edilson… isso aí vai virar-se contra o ocidente, não tenha dúvidas!!

    Os primeiros ocidentais a sofrerem as consequências disso serão os Europeus, pois quando essa guerra acabar os rebeldes vão voltar pra Europa, e o que poderiam fazer tendo experiência de combate urbano adquirida na Síria???

    Depois veremos isso também do lado de cá do oceano, sabe como é né.. enviam armas, munições, explosivos pra lá, pra essa guerra aí… e os REBELDES FUNDAMENTALISTAS ISLÂMICOS COMBATENTES NA SÍRIA aprendem a utiliza-los, com eficiência de campo de batalha… com pressão de campo de batalha… com riscos de campo de batalha… Com tempos de eficiência de campo de batalha… e aí??… e agora?? … Quem ajudou o terrorismo??

    O que poderiam fazer ou exigir no Ocidente com todo esse conhecimento bélico adquirido, quando voltarem?? VIVERÃO COMO OCIDENTAIS?? Irão plantar Weed e fumar unzinho na paz da Califórnia legalizada medicinalmente (Globo News report), ou será que vão curtir uma praia com o vento nos cabelos e a brisa do mar quando visitarem um parente sírio libanês por aqui na 6-7° economia do mundo e um país ocidental também? (Nota de Real mostrada por rebelde sírio no YT) Sabe como eles são pacifistas né, gostam de viver em harmonia com todos os que acreditam em outras verdades…

    Será um mundo melhor pro ocidente?? Será um ocidente melhor pros ocidentais?? E isso sem citar a soma destes fatores sírio com as consequências das derrotas no Afeganistão e Iraque, que também trarão ainda mais “Paz e Amor” pro ocidente… e que muitos nem arriscam a fazer previsões ou estimativas, todos sabem é que não será nada de bom… nada que ousam sequer imaginar! Mas sabem que não será uma coisa só, uma coisa única.. serão muitas coisas e por um longo tempo… longíssimo tempo!

    Vamos ver se os “Astros e Sonhadores” de Hollywood, que são pagos também pra isso, conseguirão “imaginar” os tipos de ataques que poderiam vir, alertando os especialistas para o que podem enfrentar, e assim tentar alguma prevenção na pratica de campo… no 11/09 falhou, e nem Hollywood previu um tipo de ataque daqueles… mas o mundo ocidental vivia TRANQUILO E CALMO na época… isso mudou!

    Valeu!!

    • Ei Francoorp, convenhamos parceiro, usar FAL ou Beretta (hahaha, me lembrei da musiquinha dos tempos de caserna) não é sinônimo de estarem sendo apoiados pela OTAN né meu caro? Ambas são das armas mais vendidas do mundo…

      Se fosse assim podíamos dizer que os russos estão ajudando os rebeldes também, porque só dá 47 e RPG russo nas filmagens.

      No mais, os países árabes tem seus próprios interesses na síria, que são muito diferentes dos da OTAN. Na verdade os interesses árabes naquele país se resumem a uma única coisa: destruir os xiitas financiados pelos iranianos.

      Pra vc ver o quanto sunitas e xiitas se adoram.

      Essa guerra síria é só um capítulo do confronto que virá em breve, entre árabes e iranianos. Lembra muito a Guerra Civil Espanhola às vésperas da SGM.

    • Está afirmando que a OTAN não ajudou os rebeldes só por que citei esses exemplos de armamentos ai… entendi certo??

      Está dizendo que a OTAN não ajudou os rebeldes neste dois anos de guerra??

      Está dizendo que países da OTAN não permitiram que cidadãos que moravam em seus países se unissem aos rebeldes fisicamente pra lutar nessa guerra??

      Então está dizendo que os russos estão ajudando os rebeldes também, vendendo pros dois lados, é isso??

      Está dizendo que a OTAN não tem nada com a ver com a guerra da Síria e não exerceu nenhuma pressão sobre seus aliados na região, nesses dois anos, e que nem mesmo são a Arabia Saudita ou o Catar os maiores financiadores dos rebeldes na síria, mas os Xiitas financiados pelos iranianos, é isso??

      Está NEGANDO TODO O APOIO DOS PAÍSES OCIDENTAIS A GUERRA CIVIL NA SÍRIA??

      Ok… TODO VIRAM ISSO NÉ… façam o print, guardem o link dessa postagem… podem servir!!

      Mas vamos esperar resposta pra coisa melhorar!!

      • Francoorp, o que vocês vivem dizendo é que essa guerra foi a OTAN que causou.

        Infelizmente isso não corresponde à verdade. A guerra é civil, sectária e religiosa. Envolve forças regionais, como os países árabes e o Irã, envolve os russos, envolve os vizinhos e envolve o Hizbollah.

        Agora, se a OTAN deu apoio moral à guerra, se mercenários de todo o mundo foram pra lá lutar, se os russos estão vendendo armas para os dois lados, se os caras compram FAL da Bélgica e Beretta da Itália, não sei e não me interessa.

        O fato é: a Organização do Tratado do Atlântico Norte até agora não teve nada a ver com isso aí. Não enviou tropas suas e não enviou armas suas.

        Até agora…

      • Não vi elementos da tua parte… Só palavras… palavras e mais palavras..

        Então a OTAN NUNCA ENVIOU ARMAS DELES NÉ.. baseado em que diz isso??

        Pois segundo o que eu digo, eu trago o material aqui pra apreciação, não verdades de crença ideológica fútil:

        25 de novembro de 2011
        http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/middleeast/syria/8917265/Libyas-new-rulers-offer-weapons-to-Syrian-rebels.html

        Viu agora de onde vieram os FAL?? Os mesmos que a OTAN usou pra derrubar o kadafi fez chegar até a síria… com seu governo fantoche da Líbia!!
        Até parece que os líderes líbios mandariam as armas que receberam da OTAN sem pedir permissão… não é que eles sejam estúpidos, eles viram o que aconteceu com o Kadafi por ser tão “Livre” dos ditames da OTAN!! Meio obvio que foi a OTAN quem deu ordem pra enviar as armas!

        Vai gostar mais desse link debaixo:

        ”NATO headquarters in Brussels and the Turkish high command are meanwhile drawing up plans for their first military step in Syria, which is to arm the rebels with weapons for combating the tanks and helicopters spearheading the Assad regime’s crackdown on dissent. Instead of repeating the Libyan model of air strikes, NATO strategists are thinking more in terms of pouring large quantities of anti-tank and anti-air rockets, mortars and heavy machine guns into the protest centers for beating back the government armored forces. (DEBKAfile, NATO to give rebels anti-tank weapons, August 14, 2011)”
        Mas eu trago mais um pouco de material pra embasar as coisas que digo:

        15 de agosto de 2011:

        http://www.globalresearch.ca/breaking-news-nato-and-turkey-support-armed-rebels-in-syria-campaign-to-recruit-muslim-freedom-fighters/26019

        Mas como a tua técnica é de negação vai querer é negar a credibilidade do site… e isso queima você ainda mais… pois ninguém é bobo, de cair nessa tua técnica da negação!
        Diferente o meu estilo né… sem crenças ideológicas de fundo… somente materiais variados de fontes variadas pra embasar um raciocínio… assim não tem essa coisa “Crença na Verdade”!

        E mais… já te falei que essa tua técnica da negação vai prejudicar mais do que ajudar… pra mim é até melhor que continue fazendo assim, negue e negue, o tempo passa e as confirmações sempre vem!!

        Estou só esperando você parar com a retórica E TRAZER MATERIAL DE VERDADE…

        Tem muito material da época ainda demonstrando próprio isso tudo que falo:

        http://blogs.telegraph.co.uk/news/michaelweiss/100128701/with-western-support-syrias-rebels-will-bring-down-assads-regime-in-weeks/

        Vamos, poste alguma coisa ai além de palavras de ordem que mais parecem verdade fabricadas, diga as coisas claramente mas com base em algo além de ideologias… Não né… já está é correndo!!

        Mas já que gosta de material ocidental, que tal uma reportagem de 2012… confirmando mais um pouco o envio de armas pra Síria:
        December 5, 2012
        http://www.nytimes.com/2012/12/06/world/africa/weapons-sent-to-libyan-rebels-with-us-approval-fell-into-islamist-hands.html?pagewanted=all&_r=0

        Vamos aí que eu tenho um mar de links pra isso… vamos debater com nível, com documentação pra se basear os raciocínios!

        Valeu!!

  10. RESPOSTA AO COMENTÁRIO DO VADER – 23 de julho de 2013 at 14:38
    Vader,

    Esqueci de perguntar acima… Por que os Russos deveriam deixar um aliado cair JÁ DE INICIO só por que o OCIDENTE INICIOU UMA GUERRA CIVIL NO PAÍS???

    O Sangue tem que cair é na “cabeça de quem começa a guerra”, E FORAM OS OCIDENTAIS A COMEÇAR… o Assad estava quieto no canto dele… e os russos também, e quando as coisas começaram, os russos NÃO VENDERAM COMO FIZERAM COM A LÍBIA… e ainda conseguiram ajuda da diplomática e industrial da China e de pessoal combatente do Irã, até do Hezbollah, mas pode ser considerado iraniano também, pois é o Irão que financia… tudo por se cansaram de ver o modelo de “Geopolítica do Porrete” que vinha sendo praticado na região, tendo o modelo líbico como referencial disso!!

    Ser contra essa ajuda aos rebeldes e ser contra o Assad ter ficado no poder do país desde o inicio é meio “CONFUSO”… alias, é contraditório em si mesmo!!

    Se é o Assad que traz a estabilidade pro país e até pra região, SENDO UM LAICO NO PODER DE UM ESTADO LAICO, e até Israel já admitiu isso… se a Rússia não tivesse ajudado esse laico Assad NO INICIO DA GUERRA CIVIL, se ele tivesse caído, ainda no inicio como disse o amigo… HOJE TERÍAMOS ESSES FUNDAMENTALISTAS NO PODER DA SÍRIA… NO CONTROLE DO ESTADO… ADMINISTRANDO AS INSTITUÍÇOES… e o país seria uma “Republica Islâmica”… e não temos ilusões… seria uma DITADURA RELIGIOSA FUNDAMENTALISTA ISLAMICA … isso está claro vendo os combatentes rebeldes!!

    Então não entendi AINDA E DE NOVO essa coisa de “Que o sangue caia na cabeça dos russos e iranianos”… e sempre esquecendo da China na conversa!!

    Pelo visto o jogo de propaganda que o amigo faz é de “levantar a voz” pra tentar sujar sempre que possível a imagem dos russos e iranianos, sempre que uma ocasião se apresente onde eles estejam envolvidos… ou usar o mesmo molde pra quem for contra o interesse dos USA… só isso explica essa coisa aí sobre o “sangue na cabeça” pois se o “Assad deveria ter caído antes” os rebeldes estariam no poder e guerra civil concluída … mas coloca como “erro financiar os fundamentalistas islâmicos”… isso NÃO ENCAIXOU BEM, está meio confuso, as palavras de ordem que prega estão fora de ordem!!

    O resto sobre Alqaeda até que arrumou pra dar entendimento diferente, mas que tentou colocar todo mundo em um único balaio tentou… mas essa coisa também está estranha… os USA mandando armas pros rebeldes lutarem na Síria não estariam ajudando e armando os guerrilheiros do Alqaeda junto??

    Não é que se pode mandar armas, munições, explosivos, remédios, rações, coturnos, roupas, etc pros rebeldes sem fazer com que os membros de Alqaeda não sejam beneficiados, treinados e preparados… então a Rússia é culpada de não ter deixado que o Assad caísse e agora que os terroristas da Alqaeda estão dentro até no íntimo da guerrilha, a Rússia seria culpada dos USA ajudar a Alqaeda pra combater o Assad, que ainda não caiu desde o inicio da guerra civil??

    Acho que eu estou fincando meio doido por aqui… não estou entendendo direito…ou será que foi a propaganda de guerra que ficou louca???

    Realmente a propaganda de guerra é a base da hipocrisia geral!!

    Se fossem contra os terroristas na verdade e até mesmo de Alqaeda não mandariam armas pra rebeldes fundamentalistas lutarem na Síria, e ninguém seria descontente pelo Assad ainda estar no poder… estar no PODER DESDE O INICIO!!

    E pelo visto com essa decisão ocidental de APOIAR TERRORISTAS FUNDAMENTALISTAS ISLÂMICOS NESSA GUERRA CIVIL NA SÍRIA, o sangue que você tanto pede pra cair na cabeça de alguém vai cair sem duvidas… e pelo visto vai cair não só na cabeça… mas no rosto, no tronco e nos membros também… mas só que do OCIDENTE… isso vai voltar contra… está claro demais isso… ninguém tem duvidas sobre isso!
    Mas o que importa pra quem está na elite econômica, politica ou administrativa do estado, o terrorismo é coisa pra matar pobre que anda de metrô, ônibus ou estabelecimentos populares como restaurantes de classe media no máximo, não é mesmo??
    É trabalhador que morre com terrorismo mesmo, por isso o nome, pois espalha o terror na população… pois são eles que morrem com isso … não é barão da indústria, tubarão das finanças ou cacique politico… que problema tem?? Deixa eles virem depois da guerra com experiência em combate e explosivos, pobre a mais ou a menos não importa… é fácil de substituir!!

    Agora, é esperar que o Assad CONTINUE NO PODER DO PAÍS POR SER UM LAICO, e mande o maior numero de guerrilheiros pro colo de Allah, não importa o tempo que levar… e isso parece que até uma criança de 5 anos entende!!

    Valeu!!

    • Ah tá Francoorp, foram os ocidentais que começaram a guerra contra o Assad. Quem diria: a Al Qaeda servindo ao… Ocidente!!!

      Olha Francoorp, como te falei tenho mais o que fazer do que ficar respondendo aos seus loooooongos comentários.

      Então acredite no que você quiser…

    • Claro que não, você gosta e de Slogans de propaganda… frases curtas e simplistas… assim se faz politica barata e se conquista a mente dos fracos!

      Raciocínios LÓGICOS como os meus prejudicam a tua pregação da propaganda ideologia… isso é evidente, fazer raciocínios e perguntas sempre prejudicaram o simplismo e a crença ideológica!

      Normal que tente dissuadir os demais da leitura das minhas postagens, pois os raciocínios prejudicam a tua causa “Importada do Norte”!

      E como não existem deuses na terra…. fica difícil pregar a verdade mitológica!!

      Valeu!!

  11. RESPOSTA AO COMENTÁRIO DO VADER – 23 de julho de 2013 at 17:28

    Mesmo Vader…

    Pra mim do ponto de vista militar É O CONTROLE DO TERRITÓRIO QUE DEFINE A VITÓRIA, um controle militar durante a invasão é impossível, se está combatendo, mas o controle militar DEPOIS DE VENCER AS TROPAS INIMIGAS é parte da demonstração de vitória, e ainda ter um controle politico DURANTE A OCUPAÇÃO, e ainda pra ser vitória serve um controle Geopolítico depois da RETIRADA DAS TROPAS… CONTROLE direto sobre o território SEMPRE, como foi depois da 2°GM…

    Isso sim é ponto de vista militar e estratégico pra DEFINIR VITÓRIA!!, foi venceu tudo e todos, controlou o território e colocou no governo quem quis e ele obedece, tendo assim o controle politico interno… passou o tempo, tirou o grosso das tropas e continua no controle do território de forma geopolítica!

    Você destruir tudo e não ter controle do território, estando ou tirando as tropas depois de destruir tudo, de nenhum jeito quer dizer vitória de guerra… pode ser definido como um ÍNDICE DE DESEMPENHO DAS TROPAS, e não como uma VITÓRIA DE GUERRA!!

    Então ganharam seguindo o teu ponto de vista… beleza… vamos ANAIZAR ISSO COM OS DADOS DE FATO ATUAIS!

    Então os USA estão no controle do Iraque… mandam em tudo, tem o controle mesmo tirando as tropas, eles dizem e o Iraque politico e militar obedece… eles venceram a guerra… e como é que esse país, o Iraque PERDERDOR, nos dias hoje ameaça OFICIALMENTE o ALIADISSSISISISISIMO DOS USA na região, por nome de “ISRAEL”, que se ele quiser passar ou invadir seu espaço aéreo pra atacar o Irã, eles REVIDARÃO… que controle sobre o Iraque é esse.. um PAÍS QUE PERDEU A GUERRA PODE FAZER ISSO CONTRA UM TEU ALIADO E PROTEGER UM TEU INIMIGO???

    Sério isso??.. Isso existe aonde na historia militar que eu não vi??

    Que controle de território, politico, militar, econômico é esse que os USA tem no Iraque DEPOIS DE VENCER UMA GUERRA COMO VOCÊ DIZ, pra esse tipo de coisa acontecer??

    Então, na outra guerra, os Talibãs também desaparecem do mapa justo, foram vencidos… e os Burcas as mulheres do Afeganistão deixaram de usar… também tem o caso do controle do território do Afeganistão… me diz, como anda o trafico de Heroína pro Ocidente produzido no país, acabou, pois quando tinham os talibãs no poder eles controlavam isso, o índice de produção era baixíssimo??

    Então Acabou a guerra no Afeganistão… que beleza… o controle dos senhores da guerra no país acabou né… agora quem manda lá é o Karzai… ele manda em tudo e tem o controle do país inteiro né, sendo uma marionete ocidental que controla o país… e vai continuar tendo depois que a OTAN tirar as tropas… mesmo que os Talibãs ataquem o centro de Kabul em plena luz doo dia… isso que é controle do território depois de uma vitória do ponto de vista militar!

    Então tudo bem, vamos tirar as tropas da OTAN de lá e assim não vai ter Talibã no controle do território depois da retirada, já que foram derrotados… morreram, perderam a guerra, não tem condições de voltar justamente porque perderam a guerra!!

    ISSO SIM QUE É VITÓRIA EM GUERRA, foram lá, lutaram por mais de 10 anos, e quando começam a retirada os inimigos voltam pro poder ainda mais fortes… sério.. que vitória é essa???

    Não, eu sei que o controle do território é o PONTO DE VISTA DA VITÓRIA MILITAR… e nisso a OTAN nunca teve o controle real do território, NUNCA TEVE ISSO EM NENHUM DOS DOIS PAÍSES!!

    Então eu digo…. ganharam o quê se os inimigos voltam ao poder e vão continuar lutando contra o ocidente e seus interesses??

    Olha que a propaganda não basta pra falar de uma vitória… só existem países e instituições no poder pois esses tem o controle do território.. você pode invadir uma ilha de indígenas tribais e levar até alguns dos teus cidadãos pra morar lá… mas se não conseguir manter essa ilha sob seu controle ou como seus aliados dessa ilha deserta, e depois de tirar suas tropas de lá, e a ilha ficar independente, ISSO NÃO SIGNIFICA VITORIA… isso significa um NADA DE FATO!!

    Derrubar o Saddam e suas tropas não quer dizer nada se agora são os inimigos do ocidente que mandam no pais e o Irã começa a ter maior controle de comunidade se instituições do país…

    E invadir todo o Afeganistão e NÃO DESTRUIR O INIMIGO TALIBÃ também não quer dizer nada, pois passear por lá só pra gastar e depois voltar pra casa e o Talibã voltar ao poder que diferença fez na pratica?? NENHUM!!

    Ué Vader…

    De que ponto de vista militar mesmo essas foram “Vitórias em Guerra”… matar e destruir todo mundo consegue se tiver exército moderno… mas vencer os inimigos e dominar depois de destruir tudo é outra coisa, é FRACASSO!!

    Valeu!!

Comentários não permitidos.