Projeto Boeing KC-46: Etapa de revisão critica de projeto em desenvolvimento

June 26 airpower summary: B-1Bs bomb enemy vehicles

Ivan Plavetz

A CDR do KC-46 é o ponto culminante de um período de nove meses de revisões dos projetos de componentes e subsistemas da nova aeronave. Na imagem, um KC-46 reabastece um bombardeiro estratégico Rockwell B-1B. – Foto Boeing Defense, Space & Security.

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e a Boeing Defense, Space & Security estão conduzindo com sucesso a etapa de revisão critica do projeto (CDR)  do novo avião reabastecedor KC-46

Essa fase do programa começou no princípio da semana passada nas instalações da Boeing em Mukilteo, estado de Washington. A CDR do KC-46 é o ponto culminante de um período de nove meses de revisões dos projetos de componentes e subsistemas da nova aeronave, as quais foram realizadas com a aplicação da experiência comercial e militar acumulada pelo fabricante e pela USAF, respectivamente.

A CDR, a poucos passos da conclusão, preconiza que o processo termine no final de setembro próximo. O major-general John F. Thompson, chefe-executivo  do programa dos novos reabastecedores da USAF, disse que a etapa CDR é produto do esforço implementado conjuntamente pela  Boeing e USAF.

“Concluir essa etapa será um grande passo a frente na direção de substituir a frota de veteranos tanqueiros KC-135 da USAF por uma avançada aeronave dotada de capacidades multimissão” destacou o alto-oficial. Thompson assinala que a maturidade do projeto do novo reabastecedor é fruto de um conceito derivado de um avião comercial de sucesso, o conhecido Boeing 767.

A CDR esta reunindo, além de gestores  da Boeing e USAF, equipes do  Departamento de Defesa dos Estados Unidos (US DoD) e Federal Aviation Administration (FAA). Uma vez completada a CDR, a Boeing irá agilizar a fabricação da célula da aeronave, a integração de hardware e software, e por último, o desenvolvimento do programa de testes do KC-46.

A USAF contratou, em fevereiro de 2011, a Boeing D,S&S para o fornecimento de até 179 KC-46 .O primeiro KC-46 totalmente configurado esta agendado para voar em 2015. A entregas correspondentes  ao lote piloto de 18 aeronaves devem iniciar-se em  2017.

A expectativa é que os 179 KC-46 sejam entregues até 2028.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa