Política interna do Paraguai dificulta volta do país ao Mercosul

cartesfranco

Cartes tenta encontrar uma solução para a volta ao MERCOSUL sem desagradar o presidente Franco.

Vitor Sion

A novela sobre o retorno do Paraguai ao MERCOSUL tinha data para acabar. Na Cúpula de Montevidéu, realizada na semana passada, Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela decidiram colocar ponto final na suspensão do país no bloco a partir do momento em que o presidente eleito, Horácio Cartes, tomasse posse, em 15 de agosto.

Diferentemente do que havia dito na campanha eleitoral, porém, Cartes recuou e passou a exigir, para o retorno paraguaio, que a presidência do MERCOSUL não fosse exercida pela Venezuela. Caracas foi incorporada ao grupo após o início da sanção ao Paraguai, em junho de 2012.

O que está por trás do recuo de Cartes? Todos os presidentes do MERCOSUL elogiaram a transparência do pleito paraguaio, em abril deste ano, e parabenizaram o novo líder pela vitória (mesmo com o parecer contrário de alguns observadores internacionais). Até mesmo o venezuelano Nicolás Maduro, que é considerado persona non grata no Paraguai, declarou que pretende fazer o possível pela reintegração. Nenhuma nova rusga foi criada.

A nova posição de Cartes está relacionada com a política interna paraguaia. O Partido Colorado, que volta ao poder após cinco anos, não quer iniciar seu governo sob as fortes críticas do Partido Liberal. Apesar de as duas forças serem as maiores do país, elas costumam aliar- se, como aconteceu no caso do golpe contra o presidente Fernando Lugo, em junho de 2012. Ao recusar um retorno imediato ao MERCOSUL, Cartes respalda o posicionamento do atual presidente, Federico Franco, e adota uma posição conciliadora com o adversário-aliado.

Além disso, o Partido Colorado tem como base eleitoral a parcela mais rica da população do país, contrária ao MERCOSUL. Defensora do golpe, a elite paraguaia ficou ofendida pela suspensão no bloco, apesar de não ter sentido na pele os efeitos da sanção. Isso porque o Paraguai não teve qualquer prejuízo financeiro no período em que está fora do MERCOSUL. Muito pelo contrário: o país aumentou o comércio com países vizinhos nos últimos 12 meses.

Essa é uma das críticas que diplomatas brasileiros têm feito sobre a atuação do MERCOSUL. Sem sanções financeiras, o Paraguai não tem pressa para voltar às reuniões do bloco. A partir de agosto, pode-se apresentar um cenário esdrúxulo: a suspensão ao Paraguai é encerrada, mas o governo do país segue sem participar das reuniões.

Assim, o comércio paraguaio com Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela devem continuar crescendo, aproveitando-se das tarifas preferenciais, e Cartes aguardaria o fim da presidência venezuelana para retornar ao MERCOSUL no começo de 2014. A decisão ficaria de bom tamanho para colorados e liberais no Paraguai.

Resta saber se a decisão agradará os outros sócios do bloco, que, publicamente, defendem a reintegração imediata a qualquer custo. A conta poderá ser paga por Equador e Bolívia, interessados em ingressar no MERCOSUL e que deverão ter seus processos de adesão arrastados pelo Paraguai.

 

Fonte: Opera Mundi

16 Comentários

  1. o Paraguai esta fazendo toba doce ,achando que o mercosul é diabético vai se dar mau !!!!
    mas não esquenta Paraguai daqui a pouco as descontroladas separatistas e nazifaci do site virao aqui para te defender ,
    mas já adianto ,eles além de não conseguirem defender nem a eles próprios, acabam é afundando quem eles defendem também ,são o famoso boca de caçapa gogo de ema

  2. Pra mim isso ai é só conversa fiada. O Paraguai depende do Brasil até a alma. É impossível para eles sobreviverem foram do Mercosul, e a elite Paraguaia sempre foi conivente aos nossos interesses. Isso ai tá mais pra retórica pra consumo interno, para satisfazer o ego do povo, típico caso do marido traído. Mas é só passar essa fase e eles vão vir correndo doidos para entrar no grupo de novo.

  3. É simples,basta negar-lhes acesso ao porto de Santos que pedem pinico rapidinho.
    A unica saida deles é o Plata.
    Estão ilhados entre Bolivia,Argentina e Brasil.

  4. Tudo vai depender da eleição no Chile. Se ganhar Bachelet, em 17 de novembro, O Chile entra em rota de integração com o Mercosul, junto com o Peru de Ollanta Humala, isolando a Colômbia e o Paraguai na América do Sul e implodindo a Aliança do Pacífico.

    • Em que mundo paralelo você vive meu caro militonto petralha? Em termos de política o Chile está bem mais evoluído que o medíocre pensamento do Foro de SP que tanto vampiriza seus prejudicados neurônios! Mesmo ganhando Michele Bachelet a Aliança do Pacífico é um fato consumado. E Humalla foi um dos fundadores da Aliança e um dos seus mais entusiasmados membros. O único que será implodido, e reduzido à mediocridade, será o MERDO, ops! MERCOSUL.

      • Ainda que seja um sonho de um cidadão que você desqualifica, chamando-o de militonto petralha, denotando sua imensa falta de respeito pelo sonho alheio (denotando a sua “grande qualificação” para aceitar a diferença de opinião), acreditando que seja um sonho melhor ver o Brasil entregue a sarjeta de um desses países considerados grandes, que só gente desqualificada, e sem senso de cidadania que não entende (ou se entende gosta de ser lacaio) a razão de termos uma pátria de povo culturalmente colonizado.
        E de elite tão deprimente mentalmente.
        Que costuma debater sua simpatias e preferencias de forma imposta denotando um espirito servil e colonizado, enquanto negociam com seu simpáticos, de forma em geral fraudulenta, as calças de seus irmãos concidadãos.

  5. Faz bem o Paraguai em não aceitar o golpismo do Mercosul. Estão defendendo o lado deles. Se forem espertos deixam o Mercosul de vez e partem com força para a Aliança do Pacífico, um mercado comum muito mais vantajoso que o moribundo e fracassado Mercosul, pois composto por países em franco crescimento, e porque aceita acordos bilaterais com outros países e blocos.

    • Sim faz bem né e irão escoar suas produções por onde heim kkkk Por um tunel subterraneo por baixo dos Andes kkkk Querendo ou não querendo o Paraguai depende e muito do Brasil e tem avançado e muito com todos os beneficios que adiquire interagindo conosco.
      Se ficarem de frescurinhas basta o Brasil negar-lhes acesso a Paranagua e Santos e vetar o projeto do duto de alcool.
      Bem querendo ou não querendo aquela narco-republica que depende de nós tantos em negocios ilicitos quanto ilicitos deve pensar e pensar muito bem antes de abrir a boca ou dilatar a nadega.
      E por acaso eles se transformando ou não em base Americana representaria o que?Nada!A não ser que Chinoks escoassem suas produções kkkk
      Ano que vem tem eleição e em 2015 provavelmente a Vaka Loka sai e entra a simpatica Morotó Amazonico.Aquela mesma que lançou sua ultima campanha em New York,teve audiencia reservada por horas com Obama que desegnou inclusive seu marketeiro para cuidar de sua campanha.
      É né a politica vai mudar e pra todo mundo.Para Bolivarianos e para narco-estados tambem.
      Tadinha da Bolivia e do Paraguai.
      Então veremos o que fara a Venezuela.Ficara quietinha?Sentara no colinho do Brasil ou dos EUA?Pedira uma base Russa kkkk
      Se cuida Uruguai,ser agiota e legalizado comercio de maconha vai ficar sem ter aonde influir kkkk
      E o que dizer da Aliança do Pacifico.Que sejam felizes.
      Não necessitamos de ninguem.Podemos caminharmos por nossas proprias pernas e interagirmos diretamente com nossos interesses.
      As tres maiores potencias do mundo tem muitos interesses no Brasil e nenhuma delas gostaria de ter esse fluxo interrompido ou prejudicado.Então ratos latinos ponham vossas hemorroidas no salmora porque a Cobra vai fumar e fumar pelo rabo.

  6. O boçal autor de tão maltraçadas linhas linhas bem que tenta mas não esconder o óbvio ou seja, o completo fiasco do MERCOSUL. Ao invés de funcionar como um bloco econômico destinado a promover o livre comércio entre os países do mesmo trazendo prosperidade e bem estar para as populações, tornou-se picadeiro para os tradicionais delírios viralatísticos dessa parte do mundo.

  7. E nós perdendo tempo com o Paraguay!Precisamos de tecnologia, aérea,espacial, naval, de radar, de misseis, de satélites, de supercomputadores, etc!Estamos perdendo tempo nessa politicagem menor, com sócios pobres e fracos!Temos que nos aliar aos fortes, como disse alguém no blog!O pior erro estratégico do Brasil foi construir Itaipu com o eles, era melhor ter feito duas menores em nosso território, do que ter compartilhado Itaipu!Depois da suspensão do Mercosul eles vão querer fazer o mesmo que o silvícola boliviano está nos fazendo, impingindo humilhações!

  8. É só o Brasil ameaçar fazer como os States fizeram em relação ao México, e criar uma cerca em toda a extensão da fronteira para impedir a entrada de maconha e outras muambas que eles logo se enquadram.

    • Melhor é liberar pra Cobrada largar o aço quando a marinha Paraguaia vier defender seus contrabandistas e narcotraficantes.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Política interna do Paraguai dificulta volta do país ao … – Plano Brasil | Veja, Brasil
  2. Política interna do Paraguai dificulta volta do país ao … – Plano Brasil | Veja, Brasil
  3. Política interna do Paraguai dificulta volta do país ao … – Plano Brasil « Veja, Brasil

Comentários não permitidos.