OTAN: Assad está vencendo na Síria

Syria_assad_Rare-speech_jan-2013

Segundo relatório da OTAN, o presidente Bashar Assad já pôs fim a qualquer ameaça da revolta sunita na Síria.

Funcionários disseram que, depois de avaliação conjunta com agências ocidentais de inteligência, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, OTAN, avalia que a campanha de rebeldes sunitas contra Assad fracassou ao longo dos últimos três meses.

Os mesmos funcionários disseram que o Exército Sírio, apoiado por Irã e Rússia, já terá conseguido capturar todas as principais fortalezas de forças rebeldes, exceto no norte da Síria, até o final de 2013.

“A maré parece ter virado definitivamente a favor de Assad”, disse o general Martin Dempsey, comandante do Estado-maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA, dia 18/7.

Os funcionários disseram que essa avaliação levou vários países da OTAN a suspender todos os embarques de armas letais para rebeldes sírios. Citaram a Grã-Bretanha, a França e os EUA.

“A campanha dos rebeldes deteriorou-se dramaticamente a partir de abril. Hoje, já não se sabe quem realmente luta contra Assad e quem está ali só para recolher o cheque de pagamento” – disse  um dos funcionários da OTAN.

O relatório de avaliação da OTAN diz que a maioria dos sírios envolvidos na revolta – inclusive o chamado Exército Sírio Livre – já não combatem contra o regime de Assad. Em lugar deles, o que se vê são combatentes de várias nacionalidades, a maioria dos quais ligados à Al-Qaeda.

“Os rebeldes sírios estão furiosos e frustrados porque o mundo não os ajudou” – disse o secretário de Estado dos EUA John Kerry, durante visita a um campo de refugiados sírios na Jordânia. – “Expliquei a eles que acho que as coisas não são tão claramente separadas nem tão simples como alguns deles supõem que sejam.”

“Há algumas condições que têm de ser atendidas, antes de qualquer envio de armas” – disse o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius. – “A França mantém sua posição. Podemos fazê-lo, mas não enviamos nenhum armamento letal.”

Em meados de julho, Grã-Bretanha e França manifestaram oposição a qualquer envio de armas para rebeldes sírios. Os funcionários da OTAN disseram que os dois países, que até junho ainda apoiavam empenhadamente a ideia de armar a oposição, afinal descobriram que qualquer grande quantidade de armas enviada para lá acabaria em mãos das milícias da Al-Qaeda.

Fonte:  Information Clearing House, de WorldTribune.com, Londres

44 Comentários

  1. “Os rebeldes sírios estão furiosos e frustrados porque o mundo não os ajudou”
    Esse John Kerry tem muita sorte de não ter sido atingido por um sapato,vai ser dissimulado assim na casa do Obama !

    “Expliquei a eles que acho que as coisas não são tão claramente separadas nem tão simples como alguns deles supõem que sejam.”
    Depois dessa acho que nem o Capeta aceita o John Kerry, la no Hell ,pois o cara é tão dissimulado que acabaria tomando o trono do inferno !

  2. Acho ótimo que o presidente Assad se mantenha no poder, é bom para Síria,bom para Irã, bom pro Hezbollah ,bom pra Israel,afinal o Assad é moderado.enfim não há solução melhor para a região neste momento.

  3. Errado, quem está vendendo na Siria é a Rússia, que desta vez não abriu as pernas como no Iraque, Afeganistão e Líbia.

  4. Faz bem a OTAN em não armar os rebeldes e em não se envolver no conflito sírio.

    Que o sangue dos que morreram em tal guerra caia sobre a cabeça de russos e iranianos, além dos terroristas da Al Qaeda.

    • É cada pérola da incoerência que esse Vader solta…

      Então segundo essa tua postagem, foram os russos e iranianos que fizeram essa guerra civil na Síria… “Que o sangue caia na cabeça dos Russos e Iranianos”… e ainda tentou coliga-los aos terroristas do AlQaeda que lutam junto com os rebeldes desde o início… colocando tudo na mesma linha de raciocínio e no mesmo balaio de gatos, tentando passar que todos eles são “A mesma Coisa” nesse cenário da guerra Síria…

      Eu tenho é pena de quem acredita nisso tudo aí que diz sempre e sempre… o cara tem que ter problemas mentais graves pra cair tua nessa conversa aí!!

      Vamos por partes… e fazendo perguntas, AO CONTRARIO dessas afirmações da “VERDADE” aí que o amigo SEMPRE FAZ… tentando manipular os fracos de mente a favor de uma tua ideologia!

      O que uma guerra Civil??

      Vendo no mundo inteiro os casos anteriores na humanidade, é uma guerra interna a um território, no caso um país, onde um grupo, ou vários grupos se aliam pra lutar contra o estado e seus governantes, e por essa razão, por lutarem contra o poder instituído são denominados “REBELDES”.

      E na Síria é o mesmo caso…

      OS REBELDES LUTAM CONTRA O GOVERNO SÍRIO… então existe um governo sírio e um movimento de rebeldes, em varias facções, rebeldes aliados lutando juntos, COM ALQUEDA ALIADA COM ESSES REBELDES, todos eles juntos contra o poder do Estado, uns contras os outros, uma luta armada, uma guerra… isso é meio obvio pra expressar a situação da guerra civil na Síria… TODOS SABEM DISSO!!

      Então, OS REBELDES LUTAM E MOVEM GUERRA CIVIL ARMADA, tentando derrubar o governo sírio, isso pra pegar o seu lugar no poder do país… derrubar o Assad e ficar no controle do estado sírio… e os terroristas do AlQaeda lutam juntos com os rebeldes na Síria, ISSO É UM FATO REGISTRADO E DOCUMENTADO ATÉ POR ELES MESMOS, pelos rebeldes e pela mídia mundial, e até pela ocidental…

      Então os rebeldes por consequência DESSE CENÁRIO, ESTÃO JUNTO COM ALQAEDA, e fazem guerra e LUTAM CONTRA O INTERESSE DOS RUSSOS E IRANIANOS na síria, e não junto com os Russos e Iranianos, e todos tem responsabilidades diferentes no conflito da Síria, como já vimos!!

      E o Governo sírio é APOIADO PELOS RUSSOS E IRANIANOS… apoiado integralmente e até o ultimo cartucho de munição se for o caso!

      Por que SERIAM os Russos e Iranianos OS RESPONSAVEIS por essa guerra civil na Síria se eles QUEREM ESSE GOVERNO NO PODER E DÃO APOIO TOTAL E COMPLETO ATÉ O FIM?

      Pra que OS RUSSOS E IRANIANOS fariam uma guerra na Síria se QUEREM O ASSAD NO PODER?

      Então… na realidade do conflito sírio, isso que disse é totalmente FORA DA REALIDADE, FORA DO QUE VIMOS NESSA GUERA DA SÍRIA, e guardei um monte de links sobre essa guerra, desde o início, e posso até te passar se quiser!!

      A OTAN não se envolver no conflito sírio foi forte… Não interveio militarmente como no Afeganistão, mas nem poderia fazer isso, o FATOR TEMPO MUDOU TUDO PARA OS INTERESSES OCIDENTAIS NESSE CONFLITO!!

      O povo do ocidente passou a ver com clareza quem são os rebeldes sírios, e assim a propaganda de guerra de lutar contra o ditador não funcionou… os civis do ocidente sabem que ditadores são apoiados no mundo inteiro por governos ocidentais, e dessa vez viram que é melhor uma ditadura laica do que uma ditadura religiosa, como seria o caso de uma vitória dos rebeldes na Síria!!

      O Tempo derrotou os fracos, os que não podem se permitir uma luta longa e desgastante, como sempre aconteceu na história militar e Geopolítica… e não é a primeira vez que cito isso!!

      O leitor que acredita nisso aí que disse tem que ser analfabeto funcional completo… tem que ler e não entender… ou então ser pior que analfabeto funcional, tem que ser iludido completo, tem que ver o mundo somente por uma crença e não por uma realidade de fato!!

      Vader… Falando sério…

      Desse jeito RIDICULO E TOTALMENTE INCOERENTE que você faz pra passar ideologia vencida vai é PREJUDICA-LA….

      Desse jeito você vai ficar É TOTALMENTE QUEIMADO NA INTERNET DE DEFESA… fazer propaganda barata DESSE JEITO está é QUEIMANDO VOCÊ E TODAS AS TUAS CAUSAS DEFENDIDAS… acabando com as tuas “VERDADES” e justificações na internet brasileira INTEIRA!!

      Já notou isso???

      Não me admira que você não seja mais um filiado do PCdoB… acho que te expulsaram de lá!!! Causa mais dano do que ajuda!!! KKKKK

      Valeu!!

      • Nossa Francoorp o seu problema é que você é muito prolixo. Não tenho a menor paciência de ler tudo o que você escreve.

        E tem péssima interpretação de texto, ou teria visto que na maior parte meu texto vai no mesmo sentido que o seu.

        Vou usar meu poder de sínteses e resumir pra você, ok?

        1 – Assad = russos + iranianos;
        2 – Rebeldes = Al Qaeda + países árabes;
        3 – 1 e 2 ≠ santos;
        4 – OTAN “dislikes” 1 e 2;
        5 – OTAN fora da Síria.

        Entendeu ou prefere que eu desenhe? 🙂

        O resto é ataquezinho bobinho por sua parte, motivo pelo qual lhe deixo um conselho: não se misture a uns e outros por aí, porque embora você seja meio despirocado das idéias ao menos você tem conteúdo, coisa que outros não tem.

        Não se rebaixe ok? 😉

      • saudades desse fórum e e de ler o que suas personalidades pensam..
        Mesmo não concordando com o que diz geralmente, esse post do vader, foi conciso ao máximo, com todo post poderia ser… até uma criança de 5 anos consegue ententer algo desse porte, sendo explicado dessa forma.
        Parabéns ao vader e um recado aos especialistas, que geralmente aprofundam em pontos muito específicos, e vão muito longe no uso de palavras.

      • Estou me policiando… quem fala demais da bom dia a cavalo… é que é dificil explicar o obvio aos esquerdopatas… eles nos forçam a ser prolixo… e em geral, nossas explicações vão pro lixo… rsrsrsrsrs…

  5. O envolvimento russo no conflito vai muito além do que a defesa da base naval de Tartus da qual os combates nem passaram perto, não seriam doidos nem mesmo os retardados comedores de pulmões, ou mesmo a vend ade armas aos sírios.
    A Rússia fez o ocidente recuar sim, e isto não vem a tona na mídia, a razão é que mais 1/3 dos rebeldes nem sírios nem mesmo semitas são, eles são oriundos das e repúblicas soviéticas, islâmicos do daguestão, afeganistão e principalmente do caucaso.
    A Rússia os combate desde as guerras da Chechênia, a primeira em 1992 e a segunda em 1997.
    Estes islâmicos lutam por uma unificação desde os balcãs até o interior da rússia, os russos sabem bem do que são capazes.
    quem tiver fígado ( aviso as cenas não são para qualquer um, são realmente fortes, tem que ser muito macho pra ver, não é brincadeira) assitam ao modus operandi dos Alah alkebar. O vídeo refere-se a um ataque a um posto de polícia da guarda de segurança interna no daguestão em 1999.
    http://www.youtube.com/watch?v=t7eF5fVSjok
    A resposta russa, não foi menos “indelicada”.
    O mundo não é o amr d eflores que pregam, o ocidente armou estes caras na Líbia, egito, tunísia e agora na líbia, a Rússia interviu pois os combate dentro do seu território e obviamente as armas iriam parar lá.
    Os americanos tiveram que sentir na pele o ataque a Boston para lembrar que os Chechenos praticavam terrorismo, esquecem-se de Beslan e do caso mais patético para inteligência russa, os 108 mortos do cinema.
    A Al Qaeda agora combate os dois lados os sunitas em Holms e o exército Sírio cujos conscirtos em sua maioria são cristão, alauitas e xiitas.
    Uma nova guerra vai começar por aquelas bandas e os rebeldes estão cercados, ou fogem para o Iemen e demais países do golfo ( Jordânia, Arábia saudita, Turquia, Qatar,etc..) que lhe deram apoio e dinheiro ou vão virar sabão.
    O fator desequilibrador do conflito, foi a chegada em março de uma frota à tartus que trazia entre utras coisas algo conhecido como Spetnaz, há inúmeros vídeos de russos treinandos os soldados de assad para o combate, os locutores falam em russo e avaliam as táticas de combate.
    Depois de Grozni eoutras cidades onde o combate assimétrico foi testado, (os russos perderam a primeira guerra da chechênia) eles aprenderam a lutar esta guerra e ao que parece os Sírios estão começandoa entender do negócio.
    vams aguardar as cenas dos próximos capitulos

    • e E.M.Pinto, os rebeldes agora que devem rezar mesmo pq nao vai demorar muito para que o exercito sirio pegue eles, e nao quero nem pensar no que o exercito sirio fara com eles.

    • Grande sacada chefe, eu não tinha visto por este lado, poucos tem sua Perspicácia sobre as entrelinhas da geopolitica mundial, por isso o Plano brasil e hoje o que é, muito bom 🙂

  6. “disse o secretário de Estado dos EUA John Kerry, durante visita a um campo de refugiados sírios na Jordânia. – “Expliquei a eles que acho que as coisas não são tão claramente separadas nem tão simples como alguns deles supõem que sejam.”

    “Há algumas condições que têm de ser atendidas, antes de qualquer envio de armas” – disse o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius. – “A França mantém sua posição. Podemos fazê-lo, mas não enviamos nenhum armamento letal.”

    Depois de vários balaços raspando nas cabeças!… =b Como Hillary diz!…

    Grupo dos “Amigos da Síria” $$$

    Efeito Pata de Urso

  7. E não se enganem, o alvo destes grupos islâmicos é um só Israel, quando e se eles conseguissem fechar o cerco nas nações que eles tentam controlar, eles estariam muito mais fortes e deflagariam o seu ataque em Israel e se bobiar até mesmo nos países árabes que os patrocinaram.

    • A verdade é que, vença quem vença, Israel se deu bem no conflito com a Síria, ao não apoiar nenhum dos lados explicitamente. Além de agora ter um país completamente destruído em sua fronteira norte, incapaz de lhe fazer frente na hipótese de conflito, não pode ser acusado pelo Assad de apoiar os terroristas, que foram ao contrário apoiados pelos países sunitas do OM.

      Se Israel souber fazer as coisas direitinho, e acertar alguma paz com o Assad após o término da guerra (devolvendo o controle das Colinas de Golã, por exemplo, que só tem valia simbólica para Israel), pode até sobrar um lucrinho para as empresas israelenses, na reconstrução da Síria.

      • acho muito dificil isso acontecer vader, vide o bombardeio feito por israel ao comboio de de armas que a siria iria passar ao hezbollah(nao tiro a razao de israel), o assad tb acho que vai manter a paz com israel isso é obvio seria burrice da parte dele se nao o manter, mas israel lucrar na siria acho que nao.

      • Caro Leonardo, Israel bombardear a entrega de armas para o Hizbollah é só uma forma de linguagem entre os dois estados, tecnicamente em guerra até hoje. É o modo de Israel dizer: “esse é o limite de vocês. Mantenham-se dentro desse limite que não os incomodaremos”. É linguagem, nada além disso.

        Posso estar enganado, mas acho que vencendo Assad a coisa pode acabar ficando boa para Israel, por este ter tido todas as oportunidades de entrar no bololô ao lado dos rebeldes e não ter feito nada.

        Sds.

      • entendo, (e seria como um tiro no pé se israel tivesse entrado a favor dos rebeldes), o melhor para israel é o que eu sempre disse(nao só eu mais como varios aqui no blog disseram) é o assad no poder, e nao só para israel mas para os EUA tb.

    • Israel tem trezentas ogivas nucleares e meios para lançá-las… Não será alvo de ninguém na região…

    • O maior arrependimento dos islamitas na guerra dos cinco dias foi não terem se unidos com mais coesão e enfrentado Israel com grandes chances de vencer… a Jordânia e o Egito pisaram na bola com os demais na época…

  8. Vader 22 de julho de 2013 at 10:17

    Vader não é bem por aí e vc sabe disso.

    1. A OTAN se envolveu até o pescoço disfarçada em “revolta popular” ao embalo da primavera árabe.

    2. Ocorre que na Síria a revolta não deu certo e os conflitos não pararam. Então eles enviaram Ban Ki-moon e observadores internacionais para tentar desmoralizar o governo de Bashar Assad com notícias falsas e absurdas como por exemplo de que a população estava sendo assassinada muito cruelmente pelas tropas do governo.
    Fizeram isto com a intenção de forçar uma intervenção internacional e tirar Assad do poder para colocar um fantoche qualquer lá alinhado aos seus interesses, já que o governo de Assad não é alinhado politicamente ao ocidente como os governos sanguinários e cruéis de Barein, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos por exemplo. Obs: estes três últimos a imprensa ocidental só mostra o que é bonito, é claro.

    3. Mais uma vez a estratégia não deu certo e não foi possível justificar e convencer o mundo de uma intervenção. Então pra não ficar mais vergonhoso do que já estava e em uma tentativa de sair por cima, com alguma moral de ter feito algo, Ban Ki-moon propôs um acordo entre as partes, no qual Bashar Assad deixaria o poder numa boa para por fim ao conflito. Não preciso nem falar que esta ideia cara de pau não deu em nada.

    4. Posteriormente tentaram levantar alguma prova material contra o regime sírio, já que os observadores internacionais, inclusive brasileiros, não conseguiram nada anteriormente, e divulgaram que as tropas do governo estavam utilizando armas químicas. Outra estória que não colou e a partir daí, vencidos pelo cansaço, as potências ocidentais não esconderam mais que estavam armando muito os rebeldes sírios.
    Ou seja, por mais que vc torça, o sangue dos que morreram em tal guerra não vai cair sobre a cabeça de russos e iranianos, mas sim dos responsáveis da OTAN que iniciaram tudo isso e armaram sim os rebeldes.

    5. Pra finalizar, já havia informações de que a Al-Qaeda estava envolvida com os rebeldes e tirando proveito da situação. Como os rebeldes se enfraqueceram, a Al-Qaeda automaticamente se fortaleceu, o que motivou a OTAN a parar de armar a oposição.

    • Caro xará:

      1. Se a OTAN tivesse se envolvido até o pescoço na Síria, teríamos mais um Afeganistão, inclusive com presença de tropas americanas e européias. Em nenhum momento houve qualquer menção a isso na Síria, mas apenas o envio de peacekeepers da ONU;

      2. Seja quem for o culpado, 1 milhão de mortos é gente pra caramba. Por outro lado, o Assad podia não ser alinhado com o Ocidente, mas era o mal que conheciam e mantinham sob a coleira, muito ao contrário da Al Qaeda que estava tentando derrubar Assad;

      3. A patética administração Obama não tinha forças para implementar mais uma invasão, com o povo americano cansado depois de duas guerras. Sem os EUA e sua máquina de guerra a OTAN é nada. Por isso que não se deu ataque ou invasão da Síria: porque o americano não quis.

      4. A tal da história das armas químicas sírias nunca comoveu ninguém, muito menos o público interno americano, já escaldado com a mentira das armas químicas iraquianas. Por outro lado, não há provas de que a OTAN tenha de fato armado rebelde algum, até porque se fizesse isso estaria armando a Al Qaeda, como deixam claro os franceses, no texto em comento. Até tinham autorização para isso, mas quando viram o balaio de gato que era aquilo lá, pularam fora, em tempo. Quem armou os rebeldes sírios foram os países árabes, e quem armou o outro lado foi a Rússia e o Irã.

      Concluo reafirmando:

      De qualquer maneira que a coisa se concluir, ficará bem para Israel. E pode ficar ainda melhor se este se aproveitar da fragilidade do novo governo Assad e fizer um bom acordo de paz.

      Sds.

      PS: não “torço” para ninguém daquele lado não: por mim quero que todos se explodam, incluindo russos e iranianos.

      • Agora a nossa conversa está mais próxima, mas reitero que a OTAN tem responsabilidade sim. Não como no Afeganistão, com os países do Tratado em crise isto seria muito desgastante, mas com as estratégias que descrevi no comentário anterior.

        Outra coisa, mesmo que os americanos quisessem, não teriam como justificar a intervenção, seria quase como no Iraque, mas pior, pois outras potências iriam se envolver de lados opostos. O prejuízo econômico e político seria enorme e com certeza isto pesou muito.

        Concordo com a sua colocação sobre o controle que existia com Assad e o perigo da sua derrubada pela Al-Qaeda.
        Concordo tbm que ficou bem para Israel.

        Isso aí, to saindo com pressa. Valeu

  9. Se você quer entender a Guerra na Síria, então procure os textos e entrevistas do colunista do Asia Times, Pepe Escobar…
    Os textos estão em inglês, são longos, mas interessantíssimos de se ler…
    Detalhe… Ele é brasileiro.
    No blog Redecastorphoto aparecem, vez por outra, textos dele já traduzidos para o português.

    😉

  10. Caro E. M Pinto…
    Tiveste uma coragem de leão para postar um link para aquele famoso vídeo…
    Aquilo é um dos maiores absurdos já filmados, e não tenho a certeza de que as ressalvas redigidas sirvam de alerta, apesar de explícitas e claras.
    Não é um vídeo fácil de se ver…

      • Não vi esse vídeo dos Zetas… Aliás em matéria de crueldade somos superiores, pois os nossos facínoras amarram pessoas dentro de colunas de pneus, encharcam de gasolina e tacam fogo. Queimam pessoas vivas…

        O vídeo é famoso: terroristas chechenos invadem a república vizinha do Daguestão, e numa cidade pequena cercam 12 recrutas da guarda local. Seriam os equivalentes dos nosso antigo “tiro de guerra”, sequer soldados profissionais eram. Os chechenos sabiam disso, mas não importava…

        Filmaram tudo, aliás, quem filma é uma mulher…

        O vídeo caiu na mão dos russos… Então eles promoveram uma caçada a coluna terroristas. Encurralaram a coluna em um vilarejo e literalmente destroçaram a coluna chechena. O detalhe macabro é que o vilarejo veio abaixo. Se houve baixas civis eu não sei, pois o vídeo só mostrava combatentes mortos, inclusive com close (o vídieo dos terroristas tinha uma parte onde eles se filmavam em marcha, e o vídeo das forças especiais russas fazem close de cada um dos terroristas vistos no outro vídeo. A impressão é que é uma confirmação da morte), mas as construções da vila estão todas elas no chão, arrasadas, escombros para todo lado…

        É o que sei.
        Em tempo: os russos não gostam da veiculação de ambos os vídeos, nem da barbárie dos chechenos, e muito menos da resposta dos Spetz. Aliás, no vídeo do encurralamento da coluna terrorista é possível ver vários tipos de uniforme dos Spetz, característicos da especialidade de cada unidade…

      • isso mesmo Ilya, as ações de ambos os lados são ocultadas e corretamente.
        Notem que uma das maiores armas dos rebeldes s´rios era mostrar aqueles vídeos de guerrilheiros preparando ataques e comemorando depois que matavam soldados e destruíam carros de combate, esta propaganda é o treinamento dos guerrilheiros e motivação para os atos. os Russos e os americanos também vira e mexe removem isto das redes, quem se lembra das decapitações no iraq?

      • Eu vejo a menor graça!… Pra mim são um bando de doentes que gastam energia com esta palhaçada invés de executar de uma vez. De preferencia fazendo-lhes cavar as próprias covas primeiro pra nao dar trabalho de cavar depois.

        Mas infelizmente, psiquiatras dizem que as forças armadas são um ambiente rico para “predadores”. A cadeia de comando é juiz e executor ao mesmo tempo. E qualquer desvio de personalidade de um dos subordinados logo é ocultado pelo o comandante pois sempre recai a culpa sob seu comando!.. Inclusive quando dentro das forças entre iguais é também ocultado!.. Dados alarmantes.. 20% dos alistados já sofreram abuso ou tentativa de abuso dentro das forças americanas.. O nível de suicídios e EPT não são á-toa! O mundo vive uma crise de ética!.. E está refletindo nas forças armadas.

      • Não eram soldados do exército e sim da guarda de fronteiras.
        Mas as degolações em vivo são práticas nestes grupos, os russos estão certos, armar estes caras é pior que dar armas ao Hisbolah, eles pelo menos fazem prisioneiros e aceitam negociações de trocas de reféns, quanto a estes ai do vídeo. Pra conta de alah alkhebar

Comentários não permitidos.