Líder supremo do Irã não descarta diálogo com os EUA

iran

O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, não descartou o diálogo com os EUA, embora tenha lembrado que “não é otimista” com relação a isso e considerado que o país em questão não é confiável, informou neste domingo a agência estudantil de notícias iraniana, “Isna”.

“Na interação com o mundo, não devemos nos esquecer da atuação de nossos inimigos, ainda se por conveniência não lembremos deles”, disse o líder supremo iraniano em um encontro com funcionários do país.

Khamenei lembrou que no começo deste ano já havia falado que não “era otimista” com relação a um diálogo direto com os EUA, “embora nos últimos anos não tenha rejeitado a negociação em casos específicos como o Iraque”.

“Os americanos não são confiáveis, são irracionais e suas atitudes não são honestas”, reiterou hoje o líder supremo iraniano.

Por sua vez, o presidente eleito iraniano, o moderado Hassan Rohaní, afirmou que o Irã “não busca seguir com as tensões” na relação com os Estados Unidos, país que disse que deve admitir que “não se intrometerá em assuntos internos do Irã e reconhecerá seus direitos, inclusive os nucleares”.

Rohani assegurou que sente “que há uma nova oportunidade para interagir com o mundo”.

“Se usarmos essa oportunidade, será beneficente para as duas partes, para o Irã e para o resto do mundo”, acrescentou o presidente, para quem as sanções impostas a seu país não convêm ao Ocidente. “Só convêm a Israel”.

EFE

Fonte: Terra

26 Comentários

      • Já pensou se fosse a brasileira? Temos dezenas de estados do tamanho de países da UE, já não está na hora de passarmos a viver do nosso umbigo? Invés de pagar pau pra países que só querem o deles?….

        É POR ISTO!… tanta inteligência agindo por estas bandas! O Brasil é AZUL VERDE E AMARELO!… não é AZUL E VERMELHO, NEM SÓ VERMELHO!… Que vazem pro quinto dos infernos este bando de traidores!

      • Vou dar um pitaco meu amigo
        X-tudo Brasil é AZUL VERDE E AMARELO!…
        PRETO,BRANCO,ÍNDIO, MULATO…
        E quem apostar contra o BRASIL vai perder ! abraço !

      • O que vc chama de “cultura” eu chamo de aparências, e digo porque… já tivemos nomes de destaque nas artes musicais, cênicas, literárias e até nas ciências… hoje, devido ao socioconstrutivismo aplicado massivamente nas escolas do país, o nosso povo não passa de imitadores, macacos mesmo… não sabem produzir NADA além de imitar ou bater latas e tambores… à décadas que não temos NENHUMA figura que se destaque no cenário internacional como o fizeram um Tom Jobim, um Rui Barbosa, um Cesar Lates entre outros do PASSADO… hoje, devido a essa engenharia social criada para tornar o povo dócil e imbecilizado, não temos condições de falar em “cultura brasileira”, exceto a que fora produzida a mais de cinco decadas… realmente, não temos nada a ofercer a humanidade além daquilo que um dia produzimos com qualidade… mas isso foi antes da “revolução cultural” gramscista que assolou essas terras tupiniquins…
        http://www.youtube.com/watch?v=qQA0UNxVYxw
        e http://www.youtube.com/watch?v=iqYRffv22mo para ilustrar a questão…

      • Foi no X da questão!

        “O que vc chama de “cultura” eu chamo de aparências”

        “engenharia social criada para tornar o povo dócil e imbecilizado”

        Perfeito!!

      • Agora DEU aula, parabéns. Que cultura e educação temos? Pergunte para os jovens: o que é calcinha, bunda, tambor, batidão, funk,… todos irão saber. Agora pergunta para os mesmos o que é hipotenusa, o que é tabela periódica, magnetismo…. se 5% acertar você vive numa região boa.

      • Matou a pau olhos azuis, a desconstrução social, e os gramcistas marxistas, que infestam nossas instituições de ensino, como baratas, que nos imbecializar a nível nacional, fazendo com que o povo brasileiro em larga escala tenha a inteligência de um macaco mordendo uma lata de goiabada, são os issshiquentas da vida, lamentavel

  1. “Os americanos não são confiáveis, são irracionais e suas atitudes não são honestas”, reiterou hoje o líder supremo iraniano…”

    Alguns podem até não gostar do o líder supremo iraniano, o Imã Ali Khamenei mas ele diz a verdade quando se refere aos EUA !

  2. César Pereira estou contigo e com o khamenei , os Americanos não são confiáveis, mais racionais eles são sim e muito.

  3. Os EUA são manipuladores . Não são confiável mesmo. Irã tem que fazer sua bomba atômica logo para garantir sua segurança.

  4. “Os americanos não são confiáveis, são irracionais e suas atitudes não são honestas”, reiterou hoje o líder supremo iraniano…”

    Para ter certeza disso é só lembrarmos do acordo proposto pelos EUA levado por Lula e Erdogan aos iranianos, acordo esse que já estava decidido contrário a Teerã antes que os iranianos o aceitassem !

    • Essa é a maior farsa que o lulopetismo propaga! A questão é que quando da assinatura do acordo estava contemplada a quantidade de 1.200kg de urânio. ocorre que os iranianos já possuíam 2.500kg de urânio. Assim existem duas possibilidades: ou os iranianos enganaram Lula e Erdogan, ou Lula e Erdogan sabiam e resolveram participar da farsa para enganar a comunidade internacional . De toda forma os 1.300 kg de urânio faltantes tornavam inaceitáveis o acordo, de forma que não restou outra alternativa senão jogá-lo na lata do lixo e sapecar mais alguma sanções, recordando que as mesmas foram aprovadas por unanimidade entre os membros permanentes e esmagadora maioria entre os demais, mostrando de forma inequívoca o fracasso da dupla Iluminado de Garanhuns/ Megalonanico.

      • Inclusive foram aprovadas por Rússia e China. Essa farsa do acordo iraniano foi o maior mico da política externa do animal de nove dedos, depois do Zé Laya.

      • Vamos esclarecer as coisas como realmente aconteceram ! E TER A CERTEZA QUE ESSE EPISÓDIO FOI UM SUCESSO DIPLOMÁTICO DO ESFORÇO CONJUNTO DE BRASIL E TURQUIA ,QUE A TURMA DISNEY ENCISTE EM MOSTRAR COMO FRACASSO !
        Abaixo matérias e links que comprovam o fato que os americanos confiáveis, são irracionais e suas atitudes não são honestas !

        A ironia de um desprezo

        Das muitas histórias curiosas da diplomacia brasileira, essa vai ficar entre as melhores. Pra resumir.
        Em 2010, o governo americano confiou ao Brasil e à Turquia uma missão especial: ir até o Irã e negociar um acordo de troca de combustível nuclear. Oficialmente, o governo americano se colocava como “disposto a negociar” e evitar sanções ao país.

        E lá foram os dois: Lula e Erdogan, primeiro-ministro da Turquia.

        Mas aconteceu o que ninguém esperava: a missão deu certo. E não era pra dar? Bem, não. O envio de Lula e Erdogan foi feito justamente contando com o óbvio fracasso diplomático desses dois países inexperientes e despreparados para lidar com questões de “gente grande”. O fracasso sustentaria a decisão de novas sanções depois: “Tentamos negociar, mas… você sabe como é o Irã”.

        Lula e Erdogan fizeram o que foi pedido, conseguiram dialogar e voltar pra casa com a famosa “Declaração de Teerã” assinada: o Irã concordou em enviar 1,2 tonelada de seu urânio para ser enriquecido no exterior, sob supervisão da Turquia. Com a missão que deu errado por ter dado certo, a situação se complicou.

        A reação das experientes super-potências veio depressa. “Ah, mas eu não autorizei nem pedi pra fazer acordo nenhum. “, declarou Obama. Brasil e Turquia foram desacreditados na mídia, acusados de vaidosos, anti-semitas e anti-americanos, fazedores de acordos internacionais não autorizados.

        Mas os tempos são outros. Brasil e Turquia podem não ter a experiência das “super-potenciais mundiais”. Talvez até por isso tenham seus códigos particulares e um jeito próprio de conduzir as coisas a um entendimento.

        A reação do governo brasileiro foi vazar para a imprensa a carta de Obama, na qual o presidente pedia que Lula e Erdogan fizessem exatamente (nem mais, nem menos) o que fizeram. “Quem é que está mentindo agora?”

        O Brasil pode não ser o super-poderoso líder das complexas articulações internacionais, pode não ter a maior força bélica do mundo e continuar sem cadeira pra sentar no Conselho de Segurança da ONU. O Brasil é só um cara que já apanhou bastante, ganhou experiência lidando com seus problemas internos, não está mais a fim de levar desaforo pra casa e muito menos contribuir para a manutenção da postura bélica que dominou o século 20.

        Como disse o ex-Presidente Lula, na ocasião da missão Irã: “Há um milhão de razões para a gente ter argumentos para construir a paz e nenhum argumento para a gente construir a guerra”.

        A história completa sobre o episódio acaba de ser contada no livro A Single Roll of the Dice, do analista americano de origem iraniana Trita Parsi.
        http://www.alessandrabourdot.com/ironia-desprezo-declaracao-de-teera/

        MAIS LINKS: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120417_livro_brasil_ira_dg.shtml

        EUA ‘traíram’ Brasil e Turquia, e França e Grã-Bretanha tiveram ‘inveja’, diz autor de livro sobre Irã

        http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120417_livro_ira_entrevista_dg.shtml

      • Cesar, não me diga que do auge de seu meio século de vivencia tua ainda acredita em papai noel ???… o molusco nunca quis resolver questão alguma do oriente médio, mas simplesmente capitalizar dividendos para sua auto imagem de grande estadista que somente seu enorme ego acredita ter… quis dar uma de gostoso e os yankes mandaram ele a merda… simples assim…

      • Eu acredito sim que Lula levou uma bola nas costas,e provo isso com links de reportagem da BBC,olha só BBC que é inglesa e goza de muito prestígio !Do alto da minha longa existência nessa terra outrora chamada Pindorama,hoje conhecida como BRASIL digo que embora muitos achem, o brasileiro não é nenhum boçal,muito menos Lula, um homem que emergiu das massas populares, viveu o drama da seca que trabalho como tantos nesse país,andou de pau de arara foi perseguido pela ditadura e se tornou o 1º presidente genuinamente brasileiro sem sequer terminar o segundo grau !
        Um homem que ao contrário de muitos tem um passado de luta,se ele deixou de ser Lula para ser Lulinha é outra estória !
        ESSE HOMEM PRECISARIA DE MAIS ALGUMA COISA PARA SE PROMOVER !?

      • Precisa da verdade e não desse curriculum vitae criado para ele… nunca foi perseguido e trabalhar, trabalhar, nunca o fez… ele na verdade é filhote da ditadura, mais precisamente do general Golberi, da igreja católica e da esquerda caviar representada nos sindicatos por gente como ele que acendia uma vela para os trabalhadores e outra para os patrões… vc está se saindo um lulupetista muito mal informado ou um cooptado com intuito de desinformar a opinião geral… em qual vc se enquadra ???…

      • Sua màe deve ter penado com você,deve ter nascido de fórceps,pois vai ser chato assim na cabeça do cachorro !Não sabe dialogar sem ser incoveniente é por isso que fica sitando a Raquel Sherazade,vamos dialogar igual gente,nào com esse stress que você vive !

      • O BRASIL e tão grande que sempre irá incomodar os outros,o nosso país é como um elefante numa loja de louça,ou seja é impossível passar despercebido, embora alguns insistam em fechar os olhos para não vê-lo !
        Lula fez certo,colocou o BRASIL em seu devido lugar,nas alturas ,se nós queremos ser ”players” devemos assumir posições próprias e banca-las e não assinar tratados que nos prejudiquem como governos anteriores fizeram como no caso do Tratado de não proliferação de armas nucleares !

  5. Esse tema é muito fascinante,e muito complexo,vou tentar colocar aqui a minha humilde opinião,a cultura persa é fascinante,esse povo já dominou a maior parte do mundo conhecido,sendo conquistados uma única vez por na minha opinião o maior comandande de todos os tempos,Alexandre O Grande,muitos acham os Mulçumanos radicais e loucos,mas esse radicalismo não chega nem de perto ao radicalismo religioso que se sucedeu na europa medieval,nessa época o mundo Islamico era o centro da cultura mundial,nos campos da arte,da matématica,filosofia em geral,os persas e mulçumanos protegiam os judeus,muitos dos altos Conselheiros do Sultão Saladino eram Judes,quem na verdade sempre matou e perseguiu os judeus foram nós ocidentais,vejam na idade média,vejam o Nazismo,nós ocidentais fomos os monstros em matéria de exterminio de Judeus.
    Me permito pular essa descrição sobre o Islã pois não sou especialista,mas o Império dos filhos de MAOME durou até o fim da primeira guerra mundial ou 1922, com a queda do Imperio Otomano.
    Esse grafico mostra o que foi o Império Otomano:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:OttomanEmpireIn1683.png
    Fora o Imério Império Safávida
    E os Mongois com Babur( Imperador muçulmano da Ásia Central) descendente do GRANDE KAN…rsrs,que oficializou o Islã como religião oficial.
    Feito uma mera apresentação do Islã,vamos agora aos Xiitas iranianos,o Irã foi sempre um dos países mais cultos do Islã,sua cultura é rica e fasciante.A tomada do poder pelos radicais se deve praticamente a influencia americana e a violencia do Regime do XÁ Parlev que era corrupto e extremamente violento,se não me engano o estopim da revolução iraniana foi a morte de um estudante pela polícia secreta do XÁ,policia essa que chegou a treinar agentes da ditadura chilena,com a interferencia americana e o regime corrupto do chá fez nascer um forte sentimento nacionalista,que todos nos conhecemos como Revolução Iraniana,os americanos sempre tiveram e tem interesse nas vastas reservas não exploradas de Petroleo que o Irã tem,e eles já tentaram se aproximar do Irã,quando o Lula intermediou o acordo Nuclear e isso é fato conhecido a Hilary disse em vários meios ce comunicação que a ida de Lula seria a ultima oportunidade do Irã de mostrar que deseja o entendimento,o Lula recebeu uma carta do Obama dizendo os pontos que ele(obama) gostaria que fosse atendida para se negociar um acordo mais amplo,e muitos desses pontos se não os principais foram atendidos pelos iranianos,não por eles serem bomzinhos mais por quererem levantar o embargo que sofrem a anos, e ter uma garantia que não seriam atacados,mas o que aconteceu ?,o acordo foi sabotado,isso não é invenção minha,procurando qualquer um acha,o erro do Lula foi achar que o Obama era uma pessoa como o BUSH confiável,pois o Lula tinha uma certa amizade com o Bush e perguntou a ele sobre o Irã e o Bush disse que era um assunto complicado e que era para o Brasil não se meter,rude mais sincero,e não falso como o Obama.

  6. A prova disse erro americano é que até hoje nenhum acordo foi fechado,as potencias ocidentais mostram um porrete para os iranianos que por outro lado mostram as facas,e ficamos nessa situação.

Comentários não permitidos.