WZ-10 Helicóptero de ataque chinês

 

Z10

E.M.Pinto

Plano Brasil

O WZ-10 é o novo helicóptero ataque chinês. Seu desenvolvimento começou em meados da década de 1990. O Protótipo da Z-10 fez o seu voo inaugural em 2003. As primeiras unidades foram entregues ao PLA helicópteros ainda em 2009.

O helicóptero foi desenvolvido para ser a principal arma anti carros de combate do PLA porém possui ligeira capacidade de combate ar-ar. O seu desenvolvimento contou com a participação dos escritórios de projetos russos, Kamov Design Bureau.

A aeronave possui configuração padrão, com assentos em tandem onde o artilheiro fica posicionado à frente e o piloto no assento traseiro.  O WZ-10 foi concebido dentro da filosofia de uma aeronave ligeiramente furtiva, sua  geometria e materiais aplicados na fuselagem reduzem a seção transversal de radar, ou RCS.

 Especificações

Entrada em serviço

2009

Tripulação

Dimensões e peso

Comprimento

14,1 m

Diâmetro do rotor principal

12 m

Altura

3.85

Peso (vazio)

~5540 kg

Peso (máxima à descolagem)

7000  kg

Motores e desempenho

Motores

 2 × WZ-9 turbofan de 1000 kw 1350 shp

Potência do motor

2 x 1 531 cv

Velocidade máxima

300 kmh

Velocidade de cruzeiro

250 kmh

Teto de serviço

6 000 m

alcance

800 km

Raio de combate

não informado

Armamento

Canhão

30 mm 

Mísseis

HJ-9 ou HJ-10 mísseis anti-tanque, mísseis ar-ar TY-90 

 foguetes não guiados de  57 mm, 90 mm 

O cockpit e os módulos vitais da aeronave como os motores, tanques de combustível e módulos de aviônicos são blindados, protegidos por placas de blindagem em materiais composites e ligas de metais como titânio.

O helicóptero é equipado com um canhão de 30 mm, HJ-9, armado com munição perfurante anti-tanque, porém, seu arsenal d emísseis e foguetes são as principais armas da aeronave.

No auge do seu desenvolvimento o Z-10 aparecia equipado com os mísseis HJ-09 que segundo especialistas ocidentais um míssil equiparável ao TOW-2A.

PLA Z-10 attack helicopter (1)

Porém, recentemente uma nova arma foi-lhe desenvolvida o HJ-10 um míssil anti-tanque declarado como equiparável aos Norte Americanos AGM-114 Hellfire. A aeronave também é equipada com o míssil ar-ar WVR, TY-90, usado para auto defesa e combate aéreo. O Z-10 emprega ainda pods de interferência, reconhecimento e designação de alvos, bem como foguetes.

O protótipodo Z-10 foi equipado com duas turbinas canadenses Pratt & Whitney PT6C-67C proporcionando uma potência de 531 hp cada uma. Inúmeros motores foram testados na aeronave, inclusive modelos europeus  MTR390 que equipam o eurocopter Tiger e os russo Klimov VK-2500, que equipam as aeronaves mil mi 17. Apesar do atraso no desenvolvimento as aeronaves de série serão equipadas no futuro pelo motor nacional Wo Zhou – 9 (WZ -9) de 1.000 kW, consumo de combustível: 0,311 kg / (kWh) e relação potência-peso de  5:4 menos potente do que o projeto canadense.

[embedplusvideo height=”515″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/156y1AX” standard=”http://www.youtube.com/v/U4hjLLAunfk?fs=1″ vars=”ytid=U4hjLLAunfk&width=650&height=515&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep3948″ /]

A aeronave é equipada com sistema de controle fly-by-wire, HMD semelhante ao Honeywell M142 , IHADSS usado no AH-64 Apache. A aeronave possui sistema de TV,  sensores infravermelhos, radares e receptores de alerta laser, infravermelhos jammer e chaft flares.

Apesar do projeto original contemplar um radar de ondas milimétricas, e um MMW, e um radar de controle de fogo, FCR, a aeronave não possui tais radres, a versão final ainda não ficou pronta os primeiros exemplares não possuiam radar. Em breve as aeronaves serão equipadas com o FCR MMW desenvolvido pela China Northern Electronics Co. (uma subsidiária da Norinco.

PLA Z-10 attack helicopter (2)

Este MMW FCR é um radar de estado sólido e totalmente digitalizado, pesando 69,5 kg, menos da metade do antigo sistema soviético similar. O radar é designado como YH, abreviação de Yu Huo, YH MMW FCR e  é totalmente integrado com outros subsistemas de guerra eletrônica, tais como receptores de alerta radar RWR, receptores de alerta laser, LWR, medidas de apoio eletrônicas, ESM, e contramedidas eletrônicas, ECM.

A suite de guerra eletrônica, EW que equipa os Z-10 é de fato o primeiro sistema de EW chinês à integrar o radar, receptores de alerta radar, RWR, receptores de alerta a laser, LWR, medidas de apoio eletrônico, ESM, e contra-medidas eletrônicas, ECM, todos  juntos. 

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/156xXkC” standard=”http://www.youtube.com/v/T3SWXEcQOYI?fs=1″ vars=”ytid=T3SWXEcQOYI&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1038″ /]

O sistema é designado YH-96, segundo as informações do fabricante possui uma alta taxa de interceptação de sinais hostis. No modo totalmente automático, ele pode analisar a ameaça e lançar diferentes iscas e sinais de interferência. Alternativamente, os pilotos podem optar por lançar iscas ou sensores de interferência manualmente.

Recentemente uma nova arma foi-lhe desenvolvida o HJ-10 um míssil anti-tanque declarado como equiparável aos Norte Americanos AGM-114 Hellfire
Recentemente uma nova arma foi-lhe desenvolvida o HJ-10 um míssil anti-tanque declarado como equiparável aos Norte Americanos AGM-114 Hellfire

Ao contrário dos anteriores helicópteros chineses que tinham diferentes sistemas de navegação a bordo de forma independente, os sistemas de navegação do Z-10 estão totalmente integrados e estes incluem um giroscópio a laser, que será substituído no futuro por um giroscópio de fibra óptica atualmente em desenvolvimento

A aeronave possui também um radar altímetro intercambiável ​​com o altímetro laser. As priemrias unidades do Z-10 possuem um radar pulso Doppler. Também possui um sistema de navegação inercial INS, totalmente integrado com os sitemas GPS / GLONASS e que pode incluir no futuro o sistemas Galileo e Beidou de navegação por satélite. 

PLA Z-10 attack helicopter (3)

 

Para os potenciais clientes de exportação, é possível selecionar qualquer sistemas de navegação por satélite.

Atualmente designado WZ-10 (WZ, Wuzhuang Zhishengji, literalmente “Helicoptero Armedo), a aeronave de ataque é um helicóptero de ataque desenvolvido pela República Popular da China, projetado principalmente para as missões de ataque  e anti-tanque, projetado e construído pela Changhe Aircraft Industries Corporation (CAIC).

32 Comentários

  1. Cara eu gosto muito do meu país, e realmente quero a ele paz e nada além disso.
    Quero que nosso povo fique em paz com seu samba, sou futebol, outros com seu rock, animes, games, novelas e etc…

    Mas as vezes, eu gostaria muito que nosso país fosse alvo de um grande conflito para assim quem sabe despertar a necessidade de se investir em defesa.

    Reconheço nosso avanço em diversas áreas, mas deveríamos investir muito mais.

    As vezes sinto uma pontinha de inveja dos chineses, americanos, alemães, russos etc, mas não trocaria meu país por nada ^^

    • Tiago Santos você deve ser bem jovem, se me permite te darei um conselho
      nunca queira que seu país passe por um grande conflito por mais poderoso que ele seja !
      Devemos estar preparados sempre para o pior como você bem disse,mas o conflito só depois que cessar todas as alternativas !
      A solução será eliminarmos essa erva daninha que se apossou do orgulho nacional , voltarmos a ser brasileiros como por um breve momento voltamos a ser nos últimos meses !

    • Tiago se ocorre-se o que imaginou veriamos apenas o Brasil indo a Europa e EUA comprar material belico.
      Em suma não resolveria nada.
      Implantaram em nossa sociedade uma filosofia de que não temos inimigos e que somos o jardim zoologico e botanico do mundo.
      Nem nossas riquesas nos é permitido explorarmos pois degradariamos o jardim botanico e zoologico do mundo.
      Assim permanecemos apenas como reserva intocavel essencial para o dia que os donos do mundo quiserem vir aqui aqui e buscarem tudo o que quiserem.

  2. A informação sobre o peso máximo de decolagem está “estranha”, esta com peso máximo de decolagem de 5540kg, sendo o peso vazio de 5000kg, ou seja a massa dos pilotos + a dos armamentos + a dos combustíveis não pode passar dos 540kg. Isso não é muito pouco não?
    na primeira foto ele aparece portando 8 mísseis HJ-10 (~50kg cada) no total de 400kg, mais 2 TY-90 (20kg cada) no total de 40kg, mais dois pods de foguetes de 57mm (não achei a massa dos pods, mas deve passar os 100kg cada). sem contar com a massa dos pilotos e combustíveis a conta de padaria ficou em 640kg… ou seja nem sairia do chão.

    No wikipedia está para o Max. takeoff weight: 7,000+ kg
    http://en.wikipedia.org/wiki/CAIC_WZ-10

    Mas é fenomenal o grau de desenvolvimento de sistemas que a Republica Popular da China está alcançando.

    • Salve Fábio, estas informações que disponibilizei, são as do protótipo, coma evolução do projeto aumentou-se o peso da aeronave a potência dos motores, talvez ai esteja confusão. mas vou checar e corrigir, obrigado pela observação.
      sds
      E.M.Pinto

    • Salve Fábio, de fato tens razão, acabo de corrigir no texto. A carga paga de armas é de aproxiamdamente 1 500 kg, o peso vazio da aeronave é por volta de 5500 kg, os números eram do protótipo com 5000 kg mas confundi-me com o pso total, muito superior, obrigado pela correção abraço
      Edilson

  3. É a maquininha é de dar inveja!É, por causa dos medíocres de sempre estamos aí comendo poeira em berço esplêndido, achando que Deus é brasileiro e que ninguém nos ameaça!Distribuindo móveis e dinheiro, premiando a indolência e apatia do povo, pra eles não incomodarem a Corte republicana!

  4. Aí está o povo que faz aparelhos que ‘soltam pecinha’… enquanto eles vão se aprimorando, outros vão sonhando… é, fazer o que?…

  5. Uma máquina que não faz feio ante nenhum similar da categoria, principalmente se dotada com o melhor armamento e sistemas de pontaria e aquisição de alvos que os chineses produzirem para si mesmos… Não teria medo de comprar delas para o EB e a MB.

  6. é eu nao confio de geito nenhum em material chines, porem pelo menos eles estao se desenvolvendo e fazendo o deles próprios, diferente de nos né.

    • ta certo que aqui ja ouve alguns desenvolvimentos na area militar so que com muita demora e alem de tudo é muito pouco o que é “”desenvolvido”” aqui.

  7. Esses comunistas vermelhos investindo em defesa… Ainda mais na China, o coração do capitalismo moderno… que coisa é essa???

    Socialismo de mercado.. esse é o nome.. mas o partido que governa a China é o partido único comunista… e agora.. a retórica como fica??

    Não, só a direita liberta e traz avanços na aérea militar.. comunistas não fazem nada que presta, nada, nem armas!!

    • Com revezamento em “cama-quente”, um bilhão de escravos ganhando 10 dólares por dia e sem ninguém pra reclamar de nada senão a família paga a bala é fácil construir armas né Francoorp? 😉

      Quanto ao heli, apesar dos avanços os chinas ainda tem muita poeira pra comer até se compararem aos russos…

      • Olha…

        não to querendo perseguir ninguem

        mas vc é muito hipocrita… é o o retrato do falso moralismo à la Demostenes Torres

        vc querendo dar uma de defensor das causas sociais é vexatorio

        quando foi vc mesmo que ja soltou varias perolas

        – Pais pobre tem que levar bomba na cabeça pra aprender a ser gente
        – O Povo brasileiro merece morrer em fila de hospital
        – É melhor favorecer USA do que os quilombolas

        e varios outros absurdos que eu não vou gastar os metacarpos dos meus dedos digitando aqui

        se toca cara…

        faz um exerciciozinho de alteridade e se enxerga

      • Você já assistiu o desenho do Fudêncio que passava na MTV? 🙂

        Você parece o Fudêncio falando:

        “Mimimi. Mi. Mimimimi. Mimimiiiiiiii!”

        🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

        Ah moleque, vai jogar “birosca” com a tua turma vai… Nem tô falando contigo…

        Cara chato do c…

  8. Um dia esses Chinas vão incomodar o mundo.
    Acho que a gente(nossa geração) não vai ver, mas eles ainda vão aprontar “uma das grandes”.
    Quem viver, verá!

    • Se quiserem aprontar aptrontam agora.
      Basta lançarem um ataque massiço de misseis contra os EUA e veremos na Al Jazeera o casal Obama correndo pelos jardins da casa branca ele de ciroula e ela so de panties sendo perseguidos pelo mais avançado drone jameado da CIA

  9. Esse Wz-10 parece um grande avanço para a industria militar chinesa, mais ele ainda nao supera um mi mil 28 Night Hunter.

  10. Acho tanto esse projeto Chines interessante como tmbem admiro o Turco.
    Compara-los não sei mas qualquer um dos dois eu gostaria de ver no EB.

  11. Enquanto a China se desenvolve, superando atrasos, ( inclusive com relação ao Brasil, que optou desde o principio por seguir seu líder os States, que age para firmar dependências), o Brasil segue cagando.

Comentários não permitidos.