Vice-presidente dos EUA dá explicações a Dilma sobre espionagem

joe-biden

Diogo Alcântara

O vice-presidente americano, Joe Biden, telefonou na noite desta sexta-feira para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de espionagem realizada pelo governo de seu país, por meio da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês), a e-mails e telefonemas de cidadãos e instituições brasileiros. Segundo a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas, Biden reiterou o convite para que uma delegação brasileira receba explicações técnicas sobre o caso.

“Ele (Biden) deu explicações mais gerais e reiterou o convite já apresentado pelo embaixador Thomas Shannon de que vá uma delegação de brasileiros a Washington para receberem mais explicações técnicas e políticas mais detalhadas”, informou a ministra. A conversa ocorreu a partir das 19h e durou cerca de 25 minutos. Segundo Helena Chagas, o tom da conversa foi amistoso, porém “firme” por parte da presidente brasileira.

“A presidente expressou grande preocupação com o que houve, com a invasão de privacidade. Disse que espera esclarecimentos, que (o assunto) vai além do governo brasileiro, mas também atinge a sociedade brasileira”, disse. “Além das explicações, ela espera esclarecimentos e mudanças de política. Que as políticas sejam alteradas para que não possa haver risco de violação de privacidade.”

De acordo com a ministra, a presidente aceitou o convite e enviará uma comissão, mas ainda não há data para a reunião nem composição do grupo. O colegiado deverá ser formado por representantes dos ministérios de Defesa, Justiça, Comunicações e Relações Exteriores, além do Gabinete de Segurança Institucional – pastas que vêm acompanhando o caso.

As repercussões do caso não abalaram o planejamento de Dilma em viajar para os Estados Unidos em visita de Estado. Segundo a ministra da Secretaria de Comunicação Social, no entanto, Dilma “espera que, quando houver a viagem, o episódio esteja superado”.

Fonte: Terra

16 Comentários

  1. Analisando e comparando a espionagem dos EUA e o caso Bolívia Amorim, vemos que há uma diferença trágica no comportamento governamental, com dois pesos e duas medidas :

    1- No caso EUA o governo : grita e faz escândalo.

    2- No caso Bolívia o governo : oculta e pior – por dois anos.

    • Sr.stadeu,
      .
      .
      No caso dos EUA o governo brasileiro só se manifestou porque a imprensa (rede Globo/fantástico) botou a boca no mundo,se dependesse do serviço de informação nunca teriam descoberto as peripécia do governo americanos(CIA) aqui no Brasil.
      .
      Aliás se passar um pente fino na PF do Brasil,veremos até onde vai a influência da CIA naquela instituição pois para mim;a li e em algumas instituição brasileira de segurança, há muita promiscuidade com o serviço de inteligência americano(CIA/FBI);até pelo seus alto grau exacerbado de adoração e paixão pela cultura americana;basta verificar o comportamento dos americanófilos ( quinta-coluna ) de plantão aqui no PB,quando este defendem caninamente o governo americano e escacham o Brasil,gratuitamente!
      .
      Para mim,essa “explicação” do “tiririca” americano é inexplicável e não é a toa que mandaram o “rei do bola-fora”(o vice-presidente) para tal tarefa,é até covardia que fazem com ele…Rsrsr.
      .
      Não é a primeira vez que a arapongagem americana deita e rola aqui no Brasil e tenha a certeza que eles não irão parar, se eles fazem com os seus mais chegados “aliados” imagine com os outros?
      .

      LEITURA
      .
      .
      Rumo a um neo-totalitarismo?
      Espionagem militar maciça dos EUA apoia-se na cumplicidade das corporações da internet e numa safra de filmes pró-guerra. Felizmente, agora sabemos de tudo
      .
      (*)Por John Pilger, do NewStatesman | Tradução Resistir.Info e Cauê Ameni
      .
      .

      “(…)Em 1971, Daniel Ellsberg trouxe a público os documentos do governo estadunidense conhecidos como The Pentagon Papers. Revelou que a invasão do Vietnã fora baseada numa mentira sistemática. Quatro anos depois, o senador Frank Church dirigiu audiências extraordinárias no Senado dos EUA: um dos últimos lampejos da democracia americana. Estas puseram a nu a plena extensão do governo invisível: a espionagem e subversão internas e a provocação de guerra pelas agências de inteligência e “segurança”, bem como o apoio que recebiam das grandes corporações e das mídias, tanto conservadores como liberais.
      Ao referir-se à Agência de Segurança Nacional (NSA), Church afirmou: “Sei que a capacidade que há para instaurar uma tirania na América. Devemos assegurar que esta agência, e todas as que possuem esta tecnologia [de espionagem] operem dentro da lei… de modo que nunca cruzemos esse abismo. Trata-se do abismo do qual não há retorno”.
      .
      Em 11 de Junho de 2013, após as revelações feitas por Edward Snowden (um ex-contratado da CIA e NSA), e publicadas por The Guardian, Daniel Ellsberg escreveu que os EUA agora escorregaram para “aquele abismo”.
      .
      A revelação de Snowden, de que Washington utilizou a Google, Facebook, Apple e outros gigantes da tecnologia para espionar quase toda a internet, é uma nova evidência da forma moderna de fascismo – esse é o “abismo”. Depois de alimentar regimes autoritários por todo o mundo – desde a América Latina à África e à Indonésia – o gene cresceu em casa. Entender isto é tão importante quanto entender o abuso criminoso da tecnologia.
      (…)”

      .
      .
      .
      (**)Fonte: [outraspalavras.net/posts/rumo-a-um-neo-totalitarismo/]

    • Negativo, o comportamento é igualzinho , os chiliques do GF , são apenas teatrinho. A ” presidentA ” já garantiu que vai visitar os EUA, e de quebra vai comprar os SH para a FAB .

  2. Se você não quiser fazer pra resolver um problema, agende uma reunião!Isso já virou piada!Os planos traçados junto ao EUA não podem azedar, por isso estão enfiando a cabeça na areia!

  3. Ta dando explicação demais também, o problema não sermos espionados( não existem virgem no puteiro da diplomacia internacional) o problema e não termos uma agencia de contra espionagem e inteligência que preste, temos a vergonha da Abin, um pugueiro de arapongagem e nada mais, que so serve para fazer dosie politico e vender para um e outro, mas para preservar os interesses nacionais cadê ?

    • Capa Preta o problema não é nem se na ABIM é um pulgueiro ou não e sim que ela obedece ordens e é constantemente desviada de funções e tem um general baba ovo do governo em seu gabinete que filtra tudo o que ele acha relevante ou não.
      A Abim era pra ser um órgão de atuação independente e com canal direto com a presidência da republica.
      O mesmo penso em relação a policia federal.
      É muito baba ovo pra dar piruadas,ficarem filtrando segundo suas conveniências,interesses e entendimentos.

  4. Pra povo latino o VICE BASTA!!.. Ah! Brasil… não aprende mesmo! Que não tem espaço na América para mais de um gigante! Já provaram isto por A mais B!!

  5. Esse cara está querendo q o Palestinos voltem a negociar o judeuSS, negociar o quê?!?! O nefastos judeuSS já tomaram + de 90 % das terras dos Palestinos e tem + 250 enclaves judeuSS espalhado nas terras dos Palestinos..Até crianças Palestinas c < de 4 anos eles prendem…Negociar o quê?Cabe ao invasor sair das terras ocupadas pelas armas…E os judeuSS vão fazer q essas pseudonegociações fracassem e vão dizer q foi culpa dos Palestinos, os Barbaros, truculentos, guerrilheiros e amantes da guerra..são,mentirosos e imperialistas invasores; nada aprenderam q sua história (anos 40 e os polgrons) ñ mt distante. Os judeuSS ñ respeitam os Palestinos ,filhos de Abraão/Ibraim (Gên.16:4)seus irmãos.O outro e seu próximo (lev.19:18) e esse é o povo q se diz ser o povo 'escolhido pelo inefável Yavéh, o Deus dos deuses e de Jesus o n Sr.(Sal.95:3 , João 20:17…Rev.1:1 )por isso foram excluidos de serem o povo de escolhido por Deus(Mat.27:51,Gal.3:7 Joel 2:32… )…Sds.

  6. Tem uma malucada Tupynambá louquinha pra botar as mãos seja em espiões quando terroristas e VANDALIZA-LOS ao estilo da casa.O Itamarati depois que de seu jeito para ser explicar.

  7. Realmente parece que alguns tem razão por aí…

    O Caso Bolivia-FAB só veio a tona pela imprensa Brasileira por que “Alguém Informado” decidiu entregar isso depois de 2 anos do acontecido e resolvido caso, entregando tudo pro açougue midiático com o claro fim de desviar o foco das atenções sobre a Espionagem dos USA por aqui, que começava a crescer em gravidade… deve ter coisa muito mais grave por baixo desse pano da espionagem americana por aqui, muito mais grave!!

    Melhor tornar ao foco da questão… a Espionagem dos USA no Brasil!!

    Valeu!!

  8. Caso os Brasileiros queiram explicações , que mande um comissão até os eua.
    kkkkk foi isso que o vice presidente disse , vamos pagar passagens para deputados e senadores passearem nos yankees.

  9. Isso aí Biden, dá uma adoçadinha na “muié”, compra uns perfuminhos franceses pra dar de presente, dá um 747 de regalo pra ela fugir da turbulência que a compra dos SH tá garantida. 🙂

Comentários não permitidos.