POLÍCIA MILITAR DA BAHIA VIVE SOB A “SÍNDROME DO SARGENTO GARCIA”

1320169Com boa parte da tropa à beira da obesidade, PM baiana cria ‘spa’

NELSON BARROS NETO
DE SALVADOR

Com um dos Estados mais violentos do Brasil para lidar, a Polícia Militar da Bahia ainda enfrenta outro problema: a “síndrome do sargento Garcia”, o militar obeso das histórias do herói mascarado Zorro.

O fato é: a tropa está acima do peso, à beira da obesidade.

Os dados estão em estudo feito pela própria corporação nos últimos cinco anos com 6.200 policiais (19% do total).

Avaliações físicas apontaram que o IMC (Índice de Massa Corporal) médio da tropa é de 29,5. Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), valores entre 25 e 29,9 indicam sobrepeso; a partir daí, a pessoa já é tratada como obesa “leve”.

“A situação é preocupante”, diz o coronel Nelson Ribeiro, do departamento de saúde, que montou uma espécie de spa para emagrecer os PMs.

Policiais “gordinhos”, na avaliação do comando da corporação, têm dificuldades para perseguir bandidos, carregar armamento pesado, atirar com precisão e até entrar e sair dos veículos. Pior quando o serviço se dá numa cidade famosa pelas ladeiras.

Policiais afirmaram à Folha, sob condição de anonimato, não terem tempo nem disposição para exercícios fora do expediente, período que costumam reservar a “bicos” como seguranças.

Como razões do sobrepeso, citam os já tradicionais lanches de graça que conseguem durante as rondas, de comerciantes que permitem “acesso livre” por medo de terem áreas desprotegidas.

O “spa”, criado pelo comando no ano passado, é uma clínica que promove programas de “reeducação alimentar e psicológica”. Os policiais ficam de quatro a seis meses fora do expediente normal: frequentam o espaço de dia e voltam para casa à noite.

As turmas têm limite de 50 vagas, e o atendimento ocorre mediante procura individual ou indicação de superiores. A corporação não deu detalhes sobre a dieta e as atividades físicas oferecidas.

“Não podemos deixar que se alcance um estágio de obesidade mórbida”, afirmou o coronel Nelson Ribeiro, que finaliza projeto para submeter os PMs a dois check-ups anuais.

A PM da Bahia informou, via assessoria, que os policiais fazem exercícios e exames médicos dentro de “diversos cursos de atualização e especialização”. Afirmou ainda que a tropa recebe auxílio-alimentação de R$ 199 para refeições necessárias ao longo do serviço.

Fonte: Folha 

3 Comentários

  1. Onde estão os tempos em que todo soldado era disciplinado e todas as manhãs, às 05:00 levantava, e fazia uma hora de exercícios físicos em jejum??

    Realmente a preguiça está tomando conta de todos no país, até dos policiais militares!!

    Isso aí é falta de disciplina PESSOAL, só isso, não é uma questão de Quartel ou corporação resolver, o soldado é soldado até mesmo fora da caserna, deveria fazer a sua parte pessoal também!!

    E agora, o que se deve fazer?? Lipo aspiração paga pelo estado é??

    Ou seria melhor fazer uma seleção dos barrigudos e dar um ano para se chegar a uma adequação física real para um soldado da PM, e exonerar os que não chegarem nas “Medidas Certas” e abrir novo concurso publico pra re-ocupar essas vagas liberadas??

    Valeu!!

  2. Mas sabe o que é isso entre outras coisas ? é o TAF véio, não estão cobrando, além do que a escala de trampo deve ser apertada pra caramba, além disso tem o bico que o cara é obrigado a fazer, ou seja :
    um dia no serviço outro dia no bico, um dia no serviço o outro dia no bico … 365 dias do ano.
    E ainda tem a cultura alimentar do próprio estado , muita caloria, gordura, carbohidrato; pouca fibra, verdura , legume, fruta …mais sedentarismo … pronto, tá feito um Sargento Garcia.
    Abs.

    Ahh sim, o cara também tem que se interessar pela forma física, questão de sobrevivência.

  3. é só fazer o taf mesmo ,mas isso não é apenas na policia da bahia ,em todos os lugares tem os chupetas de baleia
    e no eb que se cobra o taf ,mas se você é um subtenente que todo mundo gosta boa praça ele cag@ e anda para essa de T.A.F

Comentários não permitidos.